Coordenadora Geral: Eliana Carla Kobori Coordenadora Técnica: Maria da Penha Oliveira Silva Supervisores: Flávio Lôbo Guimarães e Soraya Kátia Rodrigues Pereira Brasília Março/2011
Contexto Estatuto Criança Adolescente Lei 8069, de 13/07/90 Lei 12.010/2010 (Adoção) Art. 19 2 o A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária Realidade: muitas crianças adolesceram nas instiuições de acolhimento no decorrer dos anos anteriores a nova lei e hoje, ao se aproximarem dos 18 anos não reúnem as condições para se auto-sustentarem. Crianças e adolescentes em acolhimento no DF: 531 (1a.VIJDF 2011) Adolescentes entre 12 e 18 anos: 266
Objetivo Preparar o adolescente de 15 a 18 anos de idade em situação de acolhimento para o desligamento do serviço da entidade, motivando-o para a construção de um projeto de vida, incluindo a ressignificação de sua história de vida, a orientação profissional e a construção de sua autonomia. (roteiro = guia = itinerário = fases para se chegar em algum lugar)
Metodologia Referencial teórico: Psicodrama, Psicologia social e Comunitária, Teoria da Redes Sociais e Comunicação audiovisual Técnicas e Recursos: jogos dramáticos, dinâmicas de grupo, estudos de textos, vídeos e filmes. Recursos audiovisuais da fotografia digital, construção de vídeos e blogs eletrônicos. Oficinas: Serão formados 02 grupos de até 20 adolescentes cada, encaminhados pelos serviços de acolhimento ou por outros parceiros, no caso de existência de vagas. Os grupos serão conduzidos por 02 psicólogos, 01 assistente social, 02 estagiários de psicologia e um técnico de comunicação audiovisual. Serão realizadas 22 oficinas no período de março a dezembro de 2011.
Fases do projeto I. AQUECIMENTO/INSTRUMENTALIZAÇÃO II. PROJETO DE VIDA III. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL IV. O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA V. CONSTRUÇÃO DOS ÁLBUNS: meu projeto de vida e as estratégias para realizá-lo VI. LEVANTAMENTO DO PERFIL E OS ENCAMINHAMENTOS VII. REALIZAÇÃO DE WORKSHOP
I - Aquecimento e Instrumentalização Processo de preparação para fazer emergir a espontaneidade - sentir-se livre e seguro para entrar em ação e interagir com o grupo. Reconhecimento do Eu e do Outro respeito às diferenças. Prepará-los para a grupalização : criações coletivas. (Eu com o Outro / Eu com Todos) Manipulação de câmera fotográfica. Enquadramento de imagem. Montar vídeo-álbum. Construção de blog eletrônico. Construção da caixa-álbum.
II - Projeto de Vida AUTOCONHECIMENTO: ter conhecimento de sua história, ter consciência da força de suas emoções; desenvolver formas e meios para expressar os sentimentos e opiniões, sentir-se motivado para fixar e atingir objetivos; ter valores éticos. INDEPENDÊNCIA E AUTO-CONFIANÇA. Acreditar em si e na capacidade de realizar seus sonhos, tomar decisões em segurança (Autonomia) SONHO: Todo grande projeto nasce de um sonho. É algo que vem da alma. Ele nasce lá dentro de nós e possivelmente está ligado à nossa missão de vida. (Ir adiante)
III Orientação Profissional Encorajar o desejo de escolher uma profissão. Apostar nas potencialidades: reconhecer os talentos, habilidades, competências e interesses. Treinar os diferentes papéis e refletir sobre eles. Aproximar o adolescente do mundo das profissões, dos cursos profissionalizantes e do mercado de trabalho.
IV O exercício da autonomia (a saída do serviço de acolhimento) Conhecer a comunidade e as redes de apoio: escola, saúde, trabalho, delegacias, lazer, esporte, cultura, etc. Documentos necessários para o exercício da cidadania. Promover a educação financeira (moradia, alimentação, higiene, escola, lazer, etc.)
V A construção dos álbuns (meu projeto de vida e as estratégias pra realizá-lo) I. Quem sou eu? II. Meus sonhos! III. Vida em sociedade: estudo trabalho, lazer IV. O que eu quero ser? V. Como chegar lá? VI. Mapeamento da rede VII. Construção do desligamento.
VI Levantamento do Perfil e os encaminhamentos Realização de trabalho para traçar o perfil de cada adolescente: levantamento de aptidões e habilidades Realização de visitas juntamente com os adolescentes a empresas parceiras, a instituições culturais, a escolas de formação e outras instituições de formação profissional. Encaminhamento aos cursos profissionalizantes e/ou mercado de trabalho.
VII Realização de Workshop Apresentação dos resultados do projeto. Exposição dos trabalhos, fotografias e vídeos
INSCRIÇÃO Encaminhar solicitação de inscrição pelo e-mail: contatoroteirosparacidadania@gmail.com ou pelos telefones (61)3345 1195 ou 8117-0006
Apoio Institucional www.tjdft.jus.br/vij Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude www.mpdft.gov.br http://www.unip.br/universidade/campi/brasilia www.projetoaconchego.gov.br