Descobertas sem Limites E. E. Ministro Costa Manso Professor(es) Apresentador(es): Sílvia Schuster Maria Graziela Alvarenga dos Santos Realização:
Foco do Projeto Construção, pelos alunos, de jogos de tabuleiros e quizzes contendo conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, especialmente, da área de ciências da natureza (física, química, matemática e biologia), tudo baseado em pesquisas e em estudos realizados durante as aulas.
Contexto de Aplicação A E.E. ministro costa manso é uma escola do PEI, localizada no bairro do Itaim, área central da cidade de São Paulo, onde existem muitas empresas. o seu público não é do entorno, a maioria dos alunos vem de comunidades distantes como por exemplo, Paraisópolis. O público alvo: alunos do ensino médio integral e prévestibulandos. Duração: um semestre
Justificativa Jogos didáticos sobre diversos conteúdos vêm sendo propostos, como alternativas ao processo tradicional de ensino, centrado em memorização e aplicação de fórmulas para resolução de questões. torna-se importante ensinar aos estudantes a elaboração de jogos educativos que envolvam as diferentes áreas do conhecimento e diferentes tecnologias, como uma ferramenta para aprimorar sua metodologia de estudo, ao longo do ensino médio. estes jogos educativos podem ser de qualquer natureza (tabuleiros, rpg, virtuais, cartas, construtores, inclusive com o uso de micro controladores), desde que permitam aos estudantes, que elaboram os jogos, um contato maior com a área de seu interesse e os motive para os conteúdos do currículo. jogo é o resultado de interações linguísticas diversas em termos de características e ações lúdicas, ou seja, atividades lúdicas que implicam no prazer, no divertimento, na liberdade e na voluntariedade, que contenham um sistema de regras claras e explícitas e que tenham um lugar delimitado onde possa agir: um espaço ou um brinquedo. (soares, 2008:3 apud domingos e racena)
Objetivo O objetivo deste projeto é desenvolver o protagonismo juvenil, a criatividade, o raciocínio lógico, o espírito de equipe, o compartilhamento de ideias e soluções, por meio da estruturação e elaboração de jogos que envolvam as diferentes áreas do conhecimento e também do desenvolvimento de um projeto envolvendo ciência, tecnologia e língua portuguesa.
Desenvolvimento/ Metodologia DIVISÃO DOS ALUNOS, EM PEQUENOS GRUPOS, VISANDO A ELABORAÇÃO E A PRODUÇÃO DE JOGOS. ESSES GRUPOS DEVEM CONTER ALUNOS DE 1º, 2º E 3º ANOS PARA QUE HAJA UMA MAIOR INTEGRAÇÃO. A CADA AULA SERÁ OFERECIDO UM INSTRUMENTO QUE POSSIBILITE O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE LÓGICA E DA CRIATIVIDADE INDIVIDUAL. EM UM SEGUNDO MOMENTO, SERÃO DISCUTIDAS AS ESTRATÉGIAS PARA A CONFECÇÃO DOS JOGOS. NA CULMINÂNCIA, CADA GRUPO APRESENTARÁ SEU PRÓPRIO JOGO, EXPLICANDO SUAS REGRAS E OBJETIVOS.
Recursos Utilizados Textos paradidáticos, artigos científicos, jogos variados, sites especializados em jogo e vídeos. em alguns momentos o uso da internet foi necessário, além de programas virtuais para a construção de jogos. materiais: folhas de papel paraná tamanho a3; cartões de visita para impressão; folha tamanho a4, conjuntos com 24 canetas hidrocolor, caixas de lápis de cor, 36 cores, papel contact transparente ou similar, folhas de papel cartão e de papel sulfite branco tubos de cola em bastão, fita adesiva, tesouras, estiletes cartucho de tinta para impressora tubos de tinta acrílica de diferentes cores.
Registros
Resultados Os objetivos foram alcançados, pois houve a apresentação de alguns jogos, como uno da tabela periódica, jogo de tabuleiro, quizz e dominó, todos produzidos pelos alunos e que poderão ser testados e praticados por todos os visitantes do stand. os alunos que participaram dos projetos conseguiram melhoraram nas disciplinas envolvidas, além de associá-las nas perspectivas cognitivas. não houve tanta dificuldade na realização dos projetos de jogos, já que se conseguiu a liberação da sala de informática para as pesquisas e os materiais utilizados foram de fácil acesso.
Conclusões O projeto teve tanto resultado que de 39 alunos que o realizaram, vinte e cinco deles continuarão neste próximo semestre, inclusive alguns inscreveram-se em cursos extracurricular, oferecidos por faculdades.