GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E.E.F.M. MARIA EDILCE DIAS FERNANDES. PROJETO: ESCOLA DIGITAL PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental: 20 Alunos do 8º ano; 24 do 9º ano Ensino Médio: 1º anos tarde:165 2º anos tarde:154 3º :77 1º anos noite:160; 2º anos noite;105 3º anos noite;93.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Professor Coordenador do LEI: Francisca Lucileide Saraiva Silva; Professores de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias: Maria Zilderlânia Pereira do Nascimento; Maria Alcivane Batista de Goes; Fátima Maria da Conceição Rodrigues; Ana Célia Saraiva Monteiro; Maria Edileuda de Aguiar. MULTIPLICADORES DO NTE: Meyre Lino e Ionês Alves APRESENTAÇÃO/ JUSTIFICATIVA: A necessidade que o ser humano tem de se comunicar não é de hoje, a linguagem é algo inerente a este de acordo com Hjelmslev citado por Chauí (2001, pág.137) A linguagem está sempre a nossa volta, sempre pronta a envolver nossos pensamentos e sentimentos (...) A Linguagem é, assim, a forma propriamente humana da comunicação, da relação com o mundo e com os outros, da vida social e política, do pensamento e das artes.. Ao utilizar a linguagem para interagir com o mundo, o homem está pondo exercitando sua humanidade, pois está aprendendo a partilhar a planejar, a reivindicar. Atualmente o conceito de comunicação está bastante amplo, pode ser escrita, falada, virtual (. Pela internet falamos com o mundo inteiro em tempo real. Com isso o conceito de educação também mudou. Hoje a figura do professor continua imprescindível mas não é necessário ele está ao vivo aliás o próprio conceito de sala de aula já não é mais a mesma: Quatro paredes um quadro negro, carteiras em fila, a sala de aula atual pode ser qualquer lugar com um computador ligado a internet. O conceito de tempo também já não é o mesmo. Alguns lamentam a falta de calor humano nessas relações outros aproveitam para estreitarem as suas relações pois não têm tempo para se relacionarem de outro modo. PROINFO Projetos e ambientes inovadores (2000) da Secretaria de Educação á Distância, na introdução quando fala da informática na educação destaca: (...) à informática trará novas
possibilidades a esses processos (ensino e aprendizagem ), resultando em uma aprendizagem mais eficiente, mais profunda,mais abrangente, mais confortável, mais motivada, mais feliz. Essa aprendizagem é o caminho da construção de uma sociedade mais humana e digna. O claro que ela não e a salvadora da pátria, mas poderá ampliar os muros da escola. Cita ainda ''... a informática ''criará espaço para a relação, para o debate, para elaboração de uma nova agenda, de um novo projeto. Nossa proposta de trabalho visa a ampliação dos muros da nossa escola para o mundo, através desse novo processo comunicativo que só é possível com a internet. Com o intuito de trocar experiências através de fóruns, blogs, bate papo, que acontecerá entre a nossa escola: E.E.F.M Maria Edilce Dias Fernandes e outras escolas interessadas na troca de experiências. Uma característica fundamental é que os registros desses processos comunicativos ou melhor os textos produzidos nesses diálogos, serão analisados posteriormente em sala de aula pelos professores de Língua Portuguesa dentro da perspectiva de uma nova forma de variação lingüística: o internetês. O processo comunicativo será na perspectiva de trabalho com o conceito de variação lingüística pois pretendemos motivar o aluno a escrever na variante padrão da língua a partir da sua linguagem e mostrar que o internets, assim como no de falar de cada um, caipira, coloquial, não está errado, mas precisamos desenvolver também mais uma modalidade da língua, a modalidade padrão. O importante é que ele perceba que no processo comunicativo quando mais linguagens dominarmos melhor. Desse modo acreditamos que estamos abrindo mais uma porta para a reflexão em torno de uma nova forma de aprender.
OBJETIVO GERAL: Analisar o processo comunicativo com o uso da internet para além dos muros escolares (escola virtual) possibilitando um trabalho com a linguagem usada nesse processo a partir da visão do respeito as diferentes linguagens. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Criar fóruns de discussões, blogs, comunidades, bate papos, ferramentas de comunicação na internet; Ampliar o conceito de comunicação a partir da internet; Criar uma escola virtual (comunidade, blog, site) para interagir com outas escolas. Motivar o uso do LEI (Laboratório Escolar de Informática), para o desenvolvimento de projetos que contribuam para aprender com as tecnologias (internet); Trabalhar as produções textuais com conceitos de língua, linguagem, variações; Reescrever os textos (diálogos) dos alunos. respeitando a sua linguagem, incentivando o uso da linguagem padrão; Aproximar pessoas através da web; Divulgar a página da escola na web (comunidade educativa escola digital); Trocar experiências com outras instituições educacionais; Criar uma escola virtual para trocar de experiências com outra instituições escolares; Criar uma relação dialógica de ensino e aprendizagem; METODOLOGIA O projeto Escola Digital visa a ampliação do processo comunicativo entre docentes e discentes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Edilce Dias Fernandes e outras instituições educativas, especialmente, escolas do Ensino Médio, promovendo a troca de experiências através de fóruns, bate papos, lista de discussões etc. a partir de agendamento. As escolas/instituições, professores ou aluno poderão sugerir temas, datas para a realização da interação e troca de experiências, os alunos. Todos poderão participar a convite dos gestores da página virtual da escola Escola Digital à convite dos gestores, ou entrando no www.educarede.org.br clicando em comunidades, em seguida Comunidade Escola Digital, que é a nossa Escola Virtual. Além da possibilidade de interação, os participantes encontrarão notícias da escola/ temas para pesquisa, projetos/atividades que estão sendo trabalhadas/ fontes para links
interessantes, além de outros que os participantes, poderão sugerir. È um espaço totalmente aberto ao diálogo. Descrição da experiência (resultados alcançados/ passos alcançados). Nossa experiência iniciou em março / 2008 quando o www.educarede.org.com.br aprovou um Projeto enviado pela nossa escola para abertura de uma Comunidade de aprendizagem a qual nomeamos de Escola Digital, ampliamos em seguida para o Blog Escola Digital e criamos também um canal no youtube que divulga os vídeos da escola. O objetivo é divulgar a Escola, evolvendo todos num mundo virtual de aprendizagem. Atualmente estamos editando a comunidade. Já disponibilizamos, o Correio Digital (Links para a comunicação, fóruns, bate papos, blog), onde os temas podem ser sugeridos tanto pelos gestores, quanto pelos participantes. Falta envolver alunos e professores, pois sem cooperação não existe Comunidade de aprendizagem, isso será feito no próximo planejamento. BIBLIOGRAFIA: Proinfo: Projetos e ambientes inovadores / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação Seed, 2000. 96p. - (Série de Estudos, Educação a Distância, ISSN 1516-2079;v.14). Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação. Seed. 2005. 204 p.; jl. Sites consultados: www.educarede.org.br www.idbrasil.gov.br.