Acidente do Trabalho Prática - Exercícios

Documentos relacionados
LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Ações Judiciais Possíveis no Acidente do Trabalho

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Atuação do Advogado do Empregador Reclamada no Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Atuação do Advogado da Reclamada no Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. O Direito Trabalhista e o Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. Remuneração Prática - Exercícios Aula 3. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - II. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Direitos Trabalhistas que Surgem com o. Acidente do Trabalho. Professor: Dr.

LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO

PERGUNTAS E RESPOSTAS ACIDENTE DE TRABALHO:

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA. Sujeito Passivo / Grupo de Empresas / Sucessão

C Peça Prático-Profissional

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

IX CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DO TRABALHO DA 23 a REGIÃO. PROVA PRÁTICA (SENTENÇA) 20 DE MARÇO DE INSTRUÇÕES GERAIS.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - I. Professor: Dr. Rogério Martir

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual.

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO EMPRESARIAL

LEGALE PÓS ONLINE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula 1 Holding Planejamento Sucessório. Bloco - I

Leonardo Saraiva Pagio Editora Ática S.A. Editora Ática S.A. Leonardo Saraiva Pagio. Giselle Bondim Lopes Ribeiro

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

CONSULTORIA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL

DIREITO PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL DE A À Z

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Seguradora Centauro Vida e Previdencia S/A Juiz Prolator: Juiz de Direito - Dr. Jairo Cardoso Soares Data: 20/05/2010

PROVA ESCRITA P 3 SENTENÇA CÍVEL

AULA Existem cinco perguntas para qualquer tipo de benefícios:

O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E A JURISPRUDÊNCIA DO STJ (ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS)

DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL

O DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado!

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO ATRAVÉS DA HOLDING. Pós Graduação Direito de Família

PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL DIREITO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM PRÁTICA DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade.

A COBRANÇA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS PERANTE A JUSTIÇA DO TRABALHO

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

Facebook: Sano Advocacia WhatsApp: (11)

Salário maternidade para homem

Ante a ausência de recurso voluntário, os autos subiram a este Tribunal por força do reexame necessário.

LAUDO MÉDICO PERICIAL.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade?

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADOR ANDRÉ REVERBEL FERNANDES Órgão Julgador: 4ª Turma

Transcrição:

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente do Trabalho Prática - Exercícios Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho, Professor Universitário, Pós Graduação e de Cursos Preparatórios Para Carreiras Jurídicas, Sócio da Martir Advogados Associados - Consultoria Jurídica Empresarial e para o Terceiro Setor e Consultor da Revista Filantropia. 1

Caso 1 Exercício Prático João é mergulhador profissional e trabalha para o Centro de Pesquisa Marítima de uma Multinacional. Em 2010 ao descer do barco no porto, após concluir os trabalhos do dia, prendeu seu dedo na borda do barco, onde existia um objeto solto e perdeu parte da primeira falange do dedo. Foi afastado, realizou o tratamento médico padrão, o dedo cicatrizou, mas esteticamente não ficou com uma boa aparência. Não houve perda da capacidade laborativa diante, atividade que exerce. Em 2013 percebeu problemas auditivos oriundos dos 15 anos de trabalhos prestados como mergulhador para a mesma empresa.

Caso 1 Exercício Prático Seu médico informou que dentro de alguns anos terá que utilizar aparelho auditivo, pois está perdendo sua capacidade auditiva. Em 2014 começou a ter problemas respiratórios que culminaram em um enfisema pulmonar, doença contraída pela aspiração da fumaça do motor dos barcos que o transportava diariamente para o local dos mergulhos (Diesel), momentos em que o empregador não lhe fornecia qualquer EPI.

Caso 1 Exercício Prático A doença se agravou e em Janeiro de 2016 foi aposentado por invalidez pelo INSS. Pergunta-se: 1 Qualifique as lesões sofridas por João durante o contrato de trabalho? 2 Todas são passivas de indenização? 3 Que tipo de indenização? 4 - O que deve ser postulado em uma RT?

Caso 2 Exercício Prático Pedro, João e José saíram juntos as 18h da empresa ao encerrar o expediente. Pedro como faz habitualmente pegou o ônibus (transporte público) e se dirigiu para casa. Ao descer no ponto de destino escorregou e quebrou o tornozelo e o braço em vários pontos, ficando afastado por 30 dias, vindo a se recuperar 100%. João, que voltou para casa de bicicleta, como também faz todos os dias, parou em um bar para conversar com alguns amigos, ficou por lá cerca de 3h e ao sair foi atropelado ficando afastado por 60 dias e ainda com problemas na perna,

Caso 2 Exercício Prático... problemas estes que prejudicaram sua capacidade laborativa em 30%. José retornou para casa com um veículo da empresa, como fazia todos os dias, passou na casa de sua mãe, ficou por lá cerca de 40 minutos, e foi para casa, momento em que o veículo por falta de manutenção ficou sem freio e bateu em um poste. José, sofreu graves lesões na cabeça, pois estava sem cinto, ficou afastado por 90 dias e perdeu 20% da capacidade laborativa por problemas neurológicos.

Caso 2 Exercício Prático Pergunta-se: 1 Podemos afirmar que os 3 acidentes são acidentes de percurso? 2 Os acidentes do caso prático considerados de percurso geraram estabilidade? Podem ser objeto de indenização? Se os 3 empregados entrarem com reclamações trabalhistas, qual seriam as teses de defesa?

Caso 3 Exercício Prático O caseiro de um sítio estava arrumando o telhado quando foi chamado pelo patrão insistentemente. Se desiquilibrou e caiu. Foi socorrido, ficou afastado por 25 dias e atualmente alega que está com um problema na coluna. A perícia do INSS foi negativa para a extensão do benefício e ocorreu a alta. Neste meio tempo, mesmo com o contrato em tese suspenso entrou com uma RT postulando indenização. No processo judicial foi determinada perícia que ainda não foi concluída. Neste meio tempo voltou ao trabalho e uma semana depois trouxe novo atestado.

Caso 3 Exercício Prático O empregador neste meio tempo pediu para que o caseiro desocupasse o imóvel enquanto está em discussão sua situação para que pudesse contratar outro caseiro para o sítio, o mesmo se recusou e informou tal ato no processo. O Juiz disse que não há o que decidir e que aguardasse a perícia e audiência de instrução. Neste meio tempo o empregado e empregador se desentenderam e o empregador foi agredido pelo empregado. Como consequência lhe foi aplicada a Justa Causa.

Caso 3 Exercício Prático Pergunta-se: 1 Há responsabilidade do empregador em indenizar? Pontue os requisitos para tanto. 2 - Quais as consequências da Justa Causa? 3 O Reclamante terá que desocupar o imóvel? 4 Havendo recusa na desocupação do imóvel o que é possível fazer no âmbito processual?

Caso 4 Exercício Prático Proferida Sentença onde o laudo pericial constatou perda da capacidade laborativa de 10%, por lesão no tornozelo, o Juiz de primeiro grau fixou indenização de R$ 60.000,00 equivalente a 10% do salário do Reclamante até completar 65 anos, transformando a pensão em indenização e ainda outra indenização por dano moral no valor de R$ 150.000,00. Ressalta-se que atualmente encontra-se aposentado perante o INSS por conta deste acidente.

Caso 4 Exercício Prático Pergunta-se: 1 Correta a indenização por dano material? 2 Correta a indenização por dano moral? 3 Corretos os valores? 4 Correta a aposentadoria concedida pelo INSS? Existe coerência com o laudo do perito judicial trabalhista?