Responsabilidade Social
INSTITUTO DE CIDADANIA EMPRESARIAL DO MARANHÃO ICE/MA MISSÃO: Difundir o conceito de desenvolvimento sustentável de modo a incentivar as empresas a adotarem a responsabilidade social como parte de sua estratégia de negócio. VISÃO: Empresas participando e investindo efetivamente na melhoria dos índices sociais do Maranhão.
HISTÓRICO 1999 Programa da Fundação Kellogg encontro em S. Luís 2000 Grupo de empresários reune-se sistematicamente 2001 é fundado o ICE-MA 16 empresas aderem. 2008 58 empresas associadas.
PRINCÍPIOS: Acreditamos... No estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade; Na construção de uma relação ética das empresas com todos os públicos com os quais se relacionam; Na atuação em rede para redução de problemas sociais; Na força de transformação social das empresas ou do setor produtivo; Na construção de um modelo de desenvolvimento que seja inclusivo.
VALORES: Diversidade Responsabilidade Transparência Ética Inclusão social Cidadania e Respeito a realidades locais
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO ICE-MA Mobilizar as empresas para a prática da R.S.E; Estreitar relação com agentes indutores da RSE no Brasil e América Latina ( trabalho em rede); Implementar projetos comuns como forma de exercitar o Investimento Social Privado; Inserir R.S.E e desenvolvimento sustentável na pauta dos meios de comunicação. Fortalecer a prática de organizações sociais.
VOCAÇÃO DO ICE-MA: ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL Empresas Poder público ICE Organizações Sociais
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ASSEMBLÉIA GERAL CONSELHO DELIBERATIVO CONSELHO FISCAL DIRETORIA EXECUTIVA GERÊNCIA GERAL Deborah Baesse Eixo I - Mobilização Empresarial Assessoria Técnica. Eixo II - Diálogo Intersetorial. Eixo III - Sustentabilidade Comunicação Nº. de funcionários: 8 Técnicos. 8 Educadores 1 estagiário. Monitoramento e Avaliação de Resultados
OBJETIVOS E AÇÕES DE CADA EIXO ESTRATÉGICO I Eixo Mobilização Empresarial Assessoria Técnica Objetivos Assessorar tecnicamente as Empresas Associadas Fortalecer a relação com associados através da mobilização e assessoria técnica Mobilizar recursos humanos, materiais e financeiros. Ações Assessoria Técnica as empresas. Programas: Voluntariar - LIDERAR-SE Oficinas de R.S.E. Acompanhamento dos projetos e ações realizados pelos associados. Elaboração e apresentação de Projetos específicos
OBJETIVOS E AÇÕES DE CADA EIXO ESTRATÉGICO II Eixo Diálogo Intersetorial Objetivos Estreitar relação de cooperação com as organizações sociais, capacitando-as na área de gestão e pedagógica. Ações - Projeto Presenças - Grupos Temáticos (GTEMAs) - Projeto AJEC - Programa ELUDs Canto Coral Projeto Natal o ano todo Projeto Jogos e Brincadeiras Projeto Leitura em cena Estreitar relação de cooperação Com o poder público -Rede Social de Segurança Cidadã - Observatório Social.
PROJETOS & PROGRAMAS PROGRAMA ESPAÇOS LÚDICOS Natal o Ano Todo Coral Canto Curumim Brincar e Criar é só Começar Leitura em Cena Liderar-se GTEMAS Presenças Programa voluntariar Seminário de responsabilidade social Rede social de segurança cidadã Assessoria técnica em R.S.E. Programa de Desenvolvimento Institucional
PROGRAMA ESPAÇOS LÚDICOS Objetivo: contribuir para o desenvolvimento biopsicosocial de crianças e adolescentes, através de atividades sócio-educativas e culturais, utilizando o lúdico como recurso de aprendizagem. 9 Espaços Lúdicos (brinquedotecas) estruturados e em funcionamento; 600 crianças e adolescentes do bairro do Coroadinho atendidas; 2.150 crianças da rede municipal de Ensino Infantil atendidas; 30 educadores em processo de formação continuada; 100% das crianças e adolescentes freqüentando a escola regular; Fomento a uma rede municipal de Espaços Lúdicos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luis SEMED; APOIO: EMPRESAS ASSOCIADAS PATROCÍNIO:
CORAL CANTO CURUMIM Objetivo: despertar habilidades artísticas e elevar a auto-estima de crianças por meio do canto coral. 60 crianças atendidas na faixa etária de 05 à 10 anos; Ampliação do universo cultural das crianças e de seus familiares; 22 apresentações do coral em variados espaços; Elevação da auto-estima de crianças e adolescentes; Participação no 30º e 31 º FEMACO - Festival Maranhense de Coros promovido pelo Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão; Participação no ENCOTHE Encontro de Corais de Teresina. APOIO: EMPRESAS ASSOCIADAS PATROCÍNIO:
NATAL O ANO TODO Objetivo: desenvolver a criatividade e expressividade a partir da exploração de materiais e técnicas enquanto recursos expressivos da linguagem plástica. 90 oficinas de arte-educação realizadas no período de 2005-2007 360 crianças e adolescentes atendidos 4 exposições de arte realizadas 3 coleções de cartões de natal produzidas 68.000 cartões comercializados Rica produção artística, demonstrando elevado nível de criatividade e expressividade das crianças e adolescentes APOIO: EMPRESAS ASSOCIADAS
Objetivo: Promover a discussão sobre a responsabilidade social, difundindo conhecimentos e aproximando atores sociais em torno do desenvolvimento local. Realização de 3 edições (2005/2006/2007) Parceria com a Fundação Vale do Rio Doce; Mais de 2.000 participantes; Público diverso: lideranças sociais, empresários, poder público e estudantes; Participação de mais 70 palestrantes de renome nacional; Realização de 3 mostra de trabalhos de organizações sociais locais; Qualificação do debate no estado do MA.
Objetivo:contribuir para o fortalecimento da prática do Voluntariado através da articulação intersetorial e apoio técnico às empresas e organizações sociais na estruturação de suas ações e programas de voluntariado. 22 empresas associadas inscritas; 16 ações sociais realizadas (educação, saúde, meio ambiente, cultura); Parceria com o Dia V FIEMG; Mais de 500 voluntários mobilizados; Mais de 4.000 pessoas envolvidas; Público atingido: crianças, idosos, funcionários e seus familiares.
Objetivo: capacitar lideres empresariais e sociais em responsabilidade social, promovendo a aproximação e diálogo intersetorial. Maior demanda por assessoria e apoio técnico na implementação de atividades de RSE e ISP; Adoção da metodologia LIDERAR-SE pelo CMDCA e Fórum DCA para a capacitação de gestores de organizações sociais; 28 organizações sociais fortalecidas; 32 líderes empresariais capacitados e aptos para desenvolver ações de RSE em suas empresas; 46 líderes sociais capacitados e aptos a promover o desenvolvimento das organizações sociais onde atuam; 05 GTEMAS em andamento (geração de renda, avaliação e monitoramento, inclusão digital, voluntariado e meio ambiente) APOIO: EMPRESAS ASSOCIADAS PATROCÍNIO:
PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS: Conceitual: Compreensão do tema por parte do setor empresarial ruptura com o assistencialismo - papel estratégico da sustentabilidade para os negócios. Práticas: Despreparo do poder público para o diálogo, planejamento a longo prazo. Sobrecarga das micro e pequenas empresas 86% - SEBRAE Fragilidade das organizações de base; Desafio interno: Envolvimento da alta gerencia nas ações e projetos do instituto Sistematização das práticas desenvolvidas pelo instituto Transformar práticas em conhecimentos.
Mudanças Aumento da procura pela temática. Criação de cursos na academia. Procura constante de estudantes em fase de monografias. Numero crescente no seminário de responsabilidade social - + de 300 pessoas Inclusão da responsabilidade social empresarial no PROCEM Aumento de número de assessorias técnicas das empresa associadas. Aprendizagens: É preciso fazer junto. Construir nossas ações com a nossa cara / respeito a realizada local. Diálogo intersetorial Iniciar o trabalho pelo público interno.
A empresa não é um fim em si mesma, e sim um instrumento de desenvolvimento social José Mindlin
R.S.E. VOCÊ PODE FAZER NÓS PODEMOS APOIAR OBRIGADO! www.icema.org.br daniel@icema.org.br