PROJETO JOVEM DOUTOR DO CENTRINHO/USP EQUIPE RESPONSAVEL: Elaine Souza Jeniffer Dutka Marlene Aparecida Merconi Márcia Regina Ferro Marcia C. Almendros F. Moraes Silvana Maziero Custódio Sonia Tebet Mesquita Tiago Henrique Rodella da Silva
Há vinte anos... (em 1990) durante a realização do Encontro Nacional de Coordenadores, um filho de coordenador, o Fernandinho, ao enfrentar problemas na escola resolveu dar uma aula sobre fissura. Depois disso, a classe mudou a atitude, e Fernandinho passou de nariz torto para o professor em fissura... Surgia aí a ideia de Coordenadores Mirins para os pacientes filhos de Pais Coordenadores.
Em 2010... Em 2006... Prof. Chao Lung Wen: ao contrário do que o nome sugere, o Jovem Doutor não significa o jovem médico, mas ele sugere o jovem com um bom conhecimento em algum assunto específico que possa ajudar uma comunidade. a partir do projeto Jovem Doutor idealizado pelo Prof. Chao Lung Wen: especialmente no Centrinho o Projeto Jovem Doutor atuará com jovens que tenham conhecimentos específicos em fissuras labiopalatinas. Trata-se de uma oportunidade de exercício de cidadania e de iniciação científica, com aplicação prática dos conhecimentos obtidos por meio de sua vivência no Centrinho e com materiais didáticos, sob a orientação dos profissionais do Hospital.
Quem é o Jovem Doutor do Centrinho? Pacientes, filhos dos Pais Coordenadores, em princípio, procedentes do Estado de São Paulo, na faixa etária de 15 a 20 anos, totalizando 41 pacientes em tratamento no HRAC, procedentes de 38 municípios.
Objetivo inicial é: a socialização de informações sobre anomalias craniofaciais e deficiência auditiva e sobre o tratamento oferecido pelo HRAC, assim como as formas de acesso aos seus serviços.
O caminho a percorrer... seleção indicação capacitação avaliação Psicologia Fonoaudiologia Serviço Social Educação e Terapia Ocupacional Assessoria de Imprensa
Cabe ao Jovem Doutor: Realizar as atividades programadas no período de duração do projeto sendo uma apresentação por mês,compreendendo 09 módulos, respeitando as férias escolares. Temas Institucional informações sobre o hospital e formas de acesso aos tratamentos oferecidos. Cuidados com a criança com fissura labiopalatina. Problemas na fala e como amenizá-los. A questão do Bullying nas escolas. Estes são alguns temas importantes para que as crianças com fissuras cresçam com menos traumas Acessar a rede social por meio do blog para trocas de experiências Comunicar aos profissionais do HRAC as dúvidas que surgirem Comparecer aos retornos no HRAC para continuidade dos treinamentos com equipe Apresentar um relatório das atividades desenvolvidas no semestre.
O que cabe ao HRAC? Informar a escola sobre o projeto e as atividades a serem desenvolvidas e propor parceria Oficializar essa parceria com a escola do Jovem Doutor do Centrinho Capacitar o Jovem Doutor (equipe interdisciplinar) Fornecer: material didático (DVDs, aulas em power point e outros) Banners Fôlderes Jalecos
Material Didático Produzido por Profissionais do HRAC e concedidos/doados ao Jovem Doutor do Centrinho Para educação e difusão cultural Onde escolas públicas e particulares (do respectivo Jovem Doutor do Centrinho e suas comunidades)
Responsabilidades O material didático deverá ser utilizado pelo Jovem Doutor do Centrinho, único e exclusivamente, para a educação e difusão cultural nas escolas; o não cumprimento deste item, bem como a não realização das atividades, concederá ao HRAC o direito de suspender ou cancelar o projeto. O DVD não deverá, em hipótese alguma, ser doado ou vendido; Qualquer cópia do DVDs será considerada cópia não autorizada e sua mera existência será compreendida como violação aos direitos de propriedade. Em hipótese alguma é permitido ao Jovem Doutor do Centrinho, na pessoa de seus pais, ou responsáveis legais: Copiar, alterar, ceder, sub-licenciar, vender, dar em locação ou em garantia, doar, alienar de qualquer forma, transferir, total ou parcialmente, sob quaisquer modalidades, gratuita ou onerosamente, provisória ou permanentemente, informações relativas ao mesmo. Modificar as características dos DVDs, ampliá-lo ou alterá-lo de qualquer forma, sem a prévia, expressa, específica e autorizada anuência do HRAC.
Quais os benefícios que o Projeto traz? a oportunidade de exercício de cidadania e de iniciação científica com a disseminação dos conhecimentos sobre fissura labiopalatina nas instituições de ensino. o enfrentamento do preconceito o crescimento pessoal a formação de outros agentes multiplicadores o desenvolvimento de habilidades a valorização o reconhecimento a autoestima o apoio e continuidade das atividades dos pais (coordenadores)
A educação para a cidadania deve ser um princípio básico para a formação do indivíduo.