O Olho Humano
Esquema simplificado do olho humano A estrutura do olho humano comporta-se como uma lente convergente, comumente distante de 5 mm da Córnea e a 15 mm da retina.
Funcionamento do Olho A luz vinda de um objeto entra no olho através da lente ( córnea + humor aquoso + cristalino + corpo vítreo). A imagem é projetada na retina
Funcionamento do Olho Na retina estão células nervosas (cones e bastonetes) sensíveis à luz. Estas células levam as sensações visuais ( cor, textura, tamanho,etc.) através de pulsos elétricos que caminham através do nervo óptico.
Informações sobre o olho Diâmetro médio: 20 mm Ponto remoto: Ponto mais afastado, onde se pode ver com nitidez o ponto que está no infinito, sua distância ao olho é denominada distância máxima de visão distinta.
Informações sobre o olho Ponto próximo: Ponto mais próximo da vista, porém a imagem ainda não se torna nítida, onde sua distância ao olho é denominada distância mínima de visão distinta. Situado a cerca de 25 cm do olho. Acomodação visual: Mecanismo que varia a curvatura do cristalino devido a contração dos músculos ciliares.
Defeitos da Visão ( Ametropias) 1) Miopia 2) Hipermetropia 3) Presbiopia ou vista cansada 4) Astigmatismo
Miopia Anomalia devido a um alongamento do olho na direção do eixo óptico ou de uma excessiva convergência do cristalino. Devido à isso, o foco do cristalino está antes da retina.
Miopia Ponto remoto fica a uma distância finita. Por isso, o míope tem dificuldade em ver de longe.
Miopia Visão normal Visão míope
Miopia Sem miopia 1 grau 2 graus 3 graus
Miopia Correção: Lentes Divergentes. As lentes fazem os raios paralelos ( vindos do ) emergirem como se estivessem vindo do ponto remoto.
Miopia Em suma, a lente faz com que o objeto situado no infinito seja visto como se estivesse no ponto remoto do míope, fazendo com que a imagem seja vista nitidamente e sem esforço de acomodação. O foco da lente deve coincidir com ponto remoto do míope. f C = PRM 1 = PRM PRM = ponto remoto do míope.
Hipermetropia Anomalia devido a um encurtamento do olho na direção do eixo óptico ou de uma baixa convergência do cristalino. É um defeito oposto à miopia. Devido a isso, o foco do cristalino está depois da retina
Hipermetropia Esforço de acomodação é feito para um objeto no infinito ( o que não acontece no olho normal). Como o esforço é feito antes do normal,o ponto próximo do hipermétrope se encontra a uma distância maior que 25 cm. Logo, hipermetropia causa dificuldade em ver de perto
Hipermetropia
Hipermetropia Correção: Lentes convergentes. As lentes fazem os raios de um objeto no ponto próximo normal (25cm) emergirem como se estivessem vindo do ponto próximo do hipermétrope (PPH).
Hipermetropia Em suma, a lente faz com que o objeto que está há 25 cm seja visto no ponto próximo do hipermétrope. E faz com que um objeto no infinito seja projetado na retina, conforme a figura abaixo.
Hipermetropia A distância focal f é calculada considerando p = 25 cm = 0,25 m e p = - PPH, onde PPH é o ponto próximo hipermétrope e o sinal de negativo se dá pelo fato de a imagem ser virtual. Com a distância focal, calcula-se a convergência C da lente. Daí, temos para hipermetropia: 1 1 1 = f 0.25 PPH C = 1 f
Exemplos. Uma pessoa com vista normal consegue enxergar objetos, nitidamente, a partir de uma distância de 25 cm. Outra com hipermetropia, usa óculos com 3 graus (dioptrias). Então, pode-se concluir que a lente usada nessa correção e o ponto próximo dessa pessoa, em metros, são respectivamente: a) Divergente 0,3. b) Divergente 1,0. c) Convergente 0,25. d) Convergente 0,3. e) Convergente 1,0.
Exemplos. Uma pessoa não consegue ver nitidamente um objeto se esse estiver localizado além de um ponto denominado ponto remoto. Nesse caso, a imagem do objeto não seria formada na retina, como ocorre em um olho humano normal, mas em um ponto entre o cristalino (lente convergente) e a retina. Felizmente, esse defeito pode ser corrigido com a utilização de óculos. Qual a vergência da lente a ser utilizada se o ponto remoto de um olho míope for de 50 cm? a) - 1 di b) - 1,5 di c) - 2 di d) - 2,5 di e) - 3 di
Presbiopia ou vista cansada Perda de acomodação devido ao envelhecimento do cristalino, que torna-se mais rígido e por isso não responde ao esforço dos músculos ciliares. Daí, há um afastamento do ponto próximo e a consequente dificuldade em enxergar de perto.
Presbiopia ou vista cansada Correção: Lentes convergentes de modo semelhante ao hipermétrope.
Astigmatismo Defeito causado pelo formato oval da córnea ( que em um olho normal possui formato esférico). Como resultado, as imagens formadas se encontram em planos diferentes, fazendo a imagem ficar desfocada.
Astigmatismo
Astigmatismo Correção: Lentes cilíndricas, podendo ser convergentes ou divergentes