E S C O L A BÁSICA 3/S A N T E R O DE QUENTAL ACTIVIDADE EXPERIMENTAL Caracterização de soluções ácidas e básicas através dos indicadores 1ª PARTE Objectivo: Observar a acção dos iões H + e OH - sobre os indicadores. Caracterizar as soluções ácidas e básicas através dos indicadores. Graduar o carácter ácido ou básico de uma solução por intermédio de indicadores: escala de ph. O que é um ácido? De certo modo já conheces o termo acidez. Quando nos referimos ao sabor de certas substâncias como o sumo de limão, das maçãs verdes e do vinagre, dizemos que é ácido. Alguns líquidos existentes no laboratório e que são designados por ácidos, têm um gosto semelhante. No entanto, em nenhuma circunstância te deves servir do sabor para os reconhecer, em virtude de muitos deles serem bastante perigosos. Qual será então a melhor maneira de os reconhecer? Como identificar soluções ácidas e básicas? Um processo fácil e que iremos estudar em seguida, é o de verificar o efeito dos ácidos em certas substâncias. A essas substâncias dá-se o nome de indicadores. Sumo de limão 1- Investigação da acção dos ácidos sobre a tintura azul de tornesol (cerca de 2 cm 3 ). Adiciona, a cada um deles duas gotas do indicador tintura azul de tornesol.
2- Investigação da acção dos ácidos sobre o azul de bromotimol (cerca de 2 cm 3 ). Adiciona, a cada um deles duas gotas do indicador azul de bromotimol. 3- Investigação da acção dos ácidos sobre o vermelho de metilo (cerca de 2 cm 3 ). Adiciona, a cada um deles duas gotas do indicador vermelho de metilo. 4- Investigação da acção dos ácidos sobre a fenolftaleína (cerca de 2 cm 3 ). Adiciona, a cada um deles duas gotas do indicador fenolftaleína. 2ª PARTE O que é uma base? Há certas substâncias de sabores diferentes e que se revelam escorregadias ao tacto como por exemplo, pasta de dentes, detergentes, soda cáustica (hidróxido de sódio), bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato de sódio), amónia e muitas outras. Tal como nos ácidos, também podemos utilizar indicadores que por mudarem de cor na presença de bases nos ajudam a identificá-las. Detergente
1- Investigação da acção das bases sobre a tintura azul de tornesol adiciona duas gotas do indicador tintura azul de tornesol. 2- Investigação da acção das bases sobre o azul de bromotimol adiciona duas gotas do indicador azul de bromotimol. 3- Investigação da acção das bases sobre o vermelho de metilo adiciona duas gotas do indicador vermelho de metilo. 4- Investigação da acção das bases sobre a fenolftaleína adiciona duas gotas do indicador fenolftaleína.
3ª PARTE O que é um indicador? Como pudeste observar nas experiências realizadas, há substâncias que apresentam uma cor quando em contacto com os ácidos e outra quando em contacto com as bases. Existem muitas outras substâncias que têm cores diferentes quando misturadas com soluções de ácidos ou bases. Estas substâncias como já sabes chamam-se indicadores. Alguns dos indicadores podem ser extraídos de substâncias que existem na natureza (tornesol, couve-roxa, amoras negras,...) e outros podem ser obtidos no laboratório. Há um indicador que para além de nos informar se uma determinada substância é ácida, básica ou neutra, fornece-nos também uma indicação do grau de acidez ou alcalinidade, isto é, se uma substância é mais ou menos ácida ou básica, este indicador chama-se indicador universal e apresenta uma variedade de cores correspondentes a diferentes graus de acidez ou alcalinidade. Sumo de limão Detergente 1- Investigação da acção dos ácidos sobre o indicador universal (cerca de 2 cm 3 ). Utiliza indicador universal e regista para cada solução a mudança de cor e o correspondente valor do ph. 2- Investigação da acção das bases sobre o indicador universal soda cáustica. Adiciona a cada um dos tubos água destilada (cerca de 3 cm 3 ). Utiliza indicador universal e regista para cada solução a mudança de cor e o correspondente valor do ph.
3- Medição do valor do ph duma solução usando um aparelho de grande precisão Utilizando um aparelho medidor de ph, mede o ph das solução que te foram fornecidas, mergulhando nelas os dois eléctrodos do medidor. Faz o registo dessa leitura: Copo 1 Sumo de limão Copo 2 Copo 3 Copo 4 Detergente Copo 5 Copo 6 CONCLUSÃO: Bom trabalho!!! PERNA, Luís (2002). Caracterização de soluções ácidas e básicas através de indicadores Actividade experimental Nº6 Ciências Físico-Química 10º Ano. Escola Secundária de Raul Proença.