ScanTo3D www.istsistemas.com.br O ScanTo3D do SolidWorks permite abrir dados escaneados por qualquer scanner (arquivos de malha ou nuvem de pontos) ou dados de curva de software matemáticos, preparar os dados e convertê-los em uma superfície ou modelo sólido. Estes dados podem ser convertidos em um novo documento de peça ou importados para o documento de peça ativo no momento. O ScanTo3D reduz significativamente o tempo necessário para construir modelos 3D complexos a partir de dados não digitais e pode ser aplicado das seguintes maneiras: Projetista da área médica podem criar objetos anatômicos para referência em projetos, como por exemplo, um sólido criado a partir de dados escaneados de uma mão, usando a Criação automática do Assistente de Superfície do ScanTo3D. Projetistas de produtos de consumo podem criar representações rápidas de componentes físicos feitos de argila, espuma, etc. Projetistas mecânicos podem criar referências rápidas para peças diversas. O ScanTo3D está disponível somente no SolidWorks Premium. Para ativar o ScanTo3D, clique em Ferramentas > Suplementos e selecione ScanTo3D.
O ScanTo3D possui uma interface compatível com os scanners NexEngine que permite iniciar um escaneamento através de um comando direto do SolidWorks. Os dados de um escaneamento podem ser convertidos para um modelo solido através de dois métodos:
Criação semimanual: Referência de malha direta, útil para superfícies muito complexas, como produtos de consumo. Criação semi-automatizado usando os assistentes de Superfície e de Preparação de Malha que o orienta no processo do ScanTo3D. O Assistente de Superfície auxilia na criação de superfícies automaticamente a partir de uma malha. A Criação guiada do Assistente de Superfície requer mais interação do usuário e funciona melhor para modelos para formatos principalmente analíticos (formas simples, como peças usinadas), mas não para peças complexas. Os Assistentes de Superfície e de Preparação de Malha o orientam no processo do ScanTo3D. Se você já tem dados de malha limpos, use somente o Assistente de Superfície para criar um modelo sólido. Utiliza-se a criação automática do Assistente de superfície para formatos anatômicos e orgânicos, a criação guiada para faces analíticas associados à ferramenta Análise de desvio para analisar e refinar as superfícies. O ScanTo3D suporte os seguintes tipos de arquivos de dados escaneados: Arquivos de malha (*.nxm; *.scn; *.3ds; *.obj; *.stl; *.wrl; *.ply; *.ply2) Arquivos de nuvem de pontos (*.xyz; *.txt; *.asc; *.vda; *.igs; *.ibl) O ScanTo3D também importa automaticamente as texturas de arquivos 3D,.3ds,.obj e.wrl do Studio, contanto que elas estejam claramente vinculadas ao arquivo da malha. Caso contrário, a malha é importada sem texturas. Quando se importa um arquivo de malha ou nuvem de pontos para o ScanTo3D é possível definir o sistema de unidades a ser usada, podendo ser: Centímetros, Metros, Polegadas ou Pés. Para arquivos de malha que contém múltiplas malhas, é possível mesclar malhas para remover ou aparar as sobreposições automaticamente para gerar uma malha individual válida. Os assistentes do ScanTo3D são subdivididos em painéis de propriedades específicos para melhor auxiliar nos processos de importação, reparação e suavização de malha, curvas e superfícies importadas.
1. Assistente de Preparação de Malha O Assistente de Preparação de Malha prepara e limpa os arquivos de malha ou nuvem de pontos. Este assistente produz um recurso de malha a partir do qual você pode criar superfícies e um modelo sólido usando o método referência de malha direta ou o Assistente de Superfície e esta subdividido pelos seguintes painéis: 1.1 Painel de propriedades de Orientação: Alinha o recurso de malha ou nuvem de pontos com a origem global e os planos, o que é importante pra a manipulação posterior apurada do modelo. 1.2 Painel de propriedades de Remoção de ruído: Para dados de nuvem de pontos, esta ferramenta divide a nuvem em partições e remove pontos que estão fora da distribuição média, resultando na remoção dos pontos de ruído. O ruído é definido ou como pontos que estão fora da distribuição média, ou como remendos separados da malha que têm área pequena. 1.3 Painel de propriedades de Remoção de dados insignificantes: Normalmente existem dados insignificantes nos dados de nuvem de pontos que vêm de acessórios usados para manter a peça no lugar enquanto ela é escaneada. Escolha uma ferramenta para selecionar os dados não significativos, depois clique em Excluir para removê-los.
1.4 Painel de propriedades de Limites de malha: Os limites de malha se forma ao longo das arestas limitantes. O ScanTo3D só pode criar curvas limitantes ao longo de arestas limitantes. As arestas limitantes em geral são encontradas em malhas que representam superfícies ou têm grandes furos. Exemplo de limite de malha 1.5 Painel de propriedades de Simplificação: A simplificação reduz o número de vértices para recursos de malha, ou o número de pontos para recursos de nuvem de pontos, resultando em um arquivo menor e mais simples. A simplificação frequentemente é necessária quando a nuvem de pontos é muito grande, e o tamanho pode ser simplificado para formar uma malha com mais eficiência. Se você receber uma mensagem de aviso de pouca memória, remova o ruído da nuvem de pontos e simplifique o modelo para melhorar o desempenho. É possível simplificar a malha inteira ou somente regiões específicas.
1.6 Painel de propriedades de Suavização: A suavização da malha pode ajudar a reparar áreas serrilhadas ou indefinidas. Você pode suavizar a malha inteira ou regiões específicas. 1.7 Painel de propriedades de Preenchimento de furos: O Assistente de Preparação de Malha detecta automaticamente furos grandes no recurso de malha e os lista em Furos a preencher. Se você não quiser preencher determinados furos, remova-os da lista ou selecione-os na área de gráficos para removê-los. O preenchimento de furos é particularmente importante se você estiver extraindo superfícies-b com o PropertyManager Identificador de faces porque assim obterá melhores resultados. Exemplo de furos 1.8 Painel de propriedades de Conclusão da malha: Indica que a preparação da malha foi concluída. 2.0 Assistente de Curva O Assistente de Curva cria curvas de limite e de seção em arquivos de nuvem de pontos e de malha. Você também pode importar e editar arquivos.ibl,.igs,.txt, e.csv contendo dados de ponto que definem conjuntos de curvas discretas. As curvas são criadas em um esboço 3D e são totalmente editáveis no aplicativo SolidWorks. É possível também utilizar estas curvas para criar superfícies, como superfícies limitantes e em loft respeitando os métodos de criação:
Discreta Curva de seção Curva de limite 3.0 Referência de malha direta Depois de usar o Assistente de Preparação de malha é possível utilizar os vértices do recurso de malha para esboçar diretamente na malha e em seguida, usar os esboços para criar as superfícies e o modelo sólido. Recomenda-se usar a referência de malha direta para formas complexas porque é mais fácil e mais exato do que o Assistente de Superfície. Exemplo: 4.0 Assistente de superfície O Assistente de Superfície converte um recurso de malha em superfícies e um modelo sólido, ele pode criar superfícies automaticamente ou guiá-lo na criação das superfícies. 4.1 Criação automática: Você define e visualiza os detalhes da superfície (número de superfícies). É possível editar as linhas de recurso para extrair superfícies mais adequadas. As linhas do recurso formam os limites entre regiões. Em seguida, o ScanTo3D cria um sólido automaticamente. Este método é útil para
objetos orgânicos e anatômicos. Linhas do recurso = laranja Limites do remendo = preto Extremidades das linhas do recurso = círculos vermelhos 4.2 Criação guiada: Identifique as regiões da malha para a criação de sub-malhas usando a Pintura automática e, opcionalmente, a Pintura manual, depois extraia as superfícies. Este método é útil para objetos que contém áreas que você pode extrair como superfícies analíticas, como planos, cilindros, etc. 5.0 Análise de desvio Análise de desvio pode ser utilizado para exibir desvios entre a malha e outras entidades criadas com uma referência à malha. Os desvios são indicados pelas cores na malha posicionando o cursor sobre o desvio para ver seus valores específicos. Também é possível salvar um relatório detalhado dos desvios. A Analise de desvio se divide nos seguintes tipos de análise: 5.1 Desvio de superfície para malha: Uma exibição em cores na malha mostra o desvio entre a superfície extraída e a malha. Para cada vértice na malha, o software calcula o ponto mais próximo normal à superfície. 5.2 Desvio de curva para malha: Espículas coloridas ao longo da curva mostra o desvio entre os pontos de amostra na curva e os pontos projetados na malha. 5.3 Desvio de malha para malha: Faça uma malha original para usar como referência ao criar outra malha de trabalho. Meça novamente na malha original para assegurar que a malha de trabalho permaneça dentro da tolerância.
6.0 Edição de malha O Painel de propriedades de Edição de malha permite mover, mesclar, copiar, aplicar escala ou offset na geometria da malha. Esta funcionalidade é útil para peças de plástico que contém superfícies diretamente relacionadas a operações de manufatura. Por exemplo, para aplicar uma escala para a contração em uma operação de injeção de molde. 7.0 Exportar arquivos Depois de importar um arquivo de malha ou nuvem de pontos para um documento do SolidWorks usando o ScanTo3D, você pode exportar o documento como outro tipo de arquivo que contém os dados da malha ou nuvem de pontos. É possível exportar um documento do SolidWorks que contém dados de malha ou nuvem de pontos nos seguintes formatos: (*.xyz), (*.wrl),(*.stl), (*.3ds) e (*.obj). É preciso ter o suplemento ScanTo3D instalado para que estes tipos de arquivo sejam exibidos.