Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se átomos. Bases Classe de substâncias que têm ph maior que 7 e menor ou igual a 14. Exemplo: sabonete. Bicarbonato de sódio O bicarbonato de sódio é um composto químico que se utiliza muito na indústria, mas também na culinária para preparar alguns alimentos. Podes comprá-lo em qualquer loja ou hipermercado que venda produtos alimentares. Classificar Formar conjuntos de animais ou substâncias com características semelhantes. Comburente A substância necessária para que possa haver uma combustão chama-se comburente. Geralmente, o comburente é o oxigénio. Combustão Quando alguma coisa está a arder dá-se uma combustão. Acontece quando algumas substâncias reagem com o oxigénio e formam outras substâncias. Por exemplo, na combustão de uma vela, o pavio e a cera da vela reagem com o oxigénio do ar e formam-se outras substâncias, dióxido de carbono e água. Combustível As substâncias que ardem chamam-se combustíveis. Conclusão Uma conclusão é um conjunto de ideias que resulta de uma série de observações. Quando achamos que percebemos um determinado fenómeno até porque já conseguimos fazer com que ele aconteça em determinadas situações então podemos tirar uma conclusão. Por exemplo, se repetires muitas vezes a experiência de juntar vinagre ao bicarbonato de sódio e o resultado for sempre igual, então poderás concluir que: vinagre + bicarbonato de sódio = dióxido de carbono. Condensação Quando uma substância passa do estado gasoso ao estado líquido. Cromatografia Técnica utilizada para separar misturas. Há vários tipos de cromatografias, como por exemplo a cromatografia em papel. Cromatograma Quando se termina uma cromatografia obtém-se um cromatograma, com o qual se pode identificar o que formou a mistura.
Densidade A densidade relaciona o volume com a quantidade de partículas de uma substância. Uma substância muito densa tem muitas partículas juntas num volume muito pequeno. Dióxido de carbono (CO2) O dióxido de carbono é um gás que, na Natureza, existe no ar, nos vulcões e que também é libertado quando respiramos. É muito utilizado pelo Homem para gaseificar os refrigerantes e como extintor de incêndios. É ainda o principal causador do efeito de estufa. Dissolver Diz-se que uma substância se dissolveu noutra quando depois de as misturar deixa de se ver uma delas, por exemplo, quando se junta açúcar à água e se mexe deixa de se ver o açúcar porque este se dissolveu na água, ou seja, ficou cada vez mais pequeno e espalhou-se completamente na água, deixando de se ver. Domínios magnéticos Em alguns materiais os átomos permitem que os materiais tenham propriedades magnéticas. Ao arranjo destes atámos chama-se domínio magnético. Efeito de estufa O efeito de estufa é um fenómeno de retenção de calor pela atmosfera, de forma a que, durante a noite, as temperaturas na Terra não sejam demasiado frias. Se não houvesse efeito de estufa, não haveria vida na Terra. Hoje em dia, a poluição atmosférica provoca o aumento de efeito de estufa, tornando a Terra demasiado quente ( aquecimento global ), o que pode trazer consequências muito graves para o nosso Planeta. Estado físico A maior parte dos materiais que nos rodeiam são sólidos, líquidos ou gasosos. Chamam-se estados físicos a esta forma de classificar os materiais em sólido, líquido ou gasoso. Evaporação Quando uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso. Experiência Uma experiência é um conjunto de operações que se realizam com o objectivo de se confirmar determinada hipótese. Ou seja, se quisermos saber o que provoca um dado fenómeno, poderemos fazer uma experiência para tentar chegar a um resultado. Muitas vezes, é necessário fazer vários ensaios até chegarmos a uma conclusão. Fenómeno Um fenómeno é um acontecimento invulgar ou que nós só conseguimos observar em determinadas condições. Fusão Quando uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Gás Um gás é uma substância com forma e volume variáveis. Isto é, esteja onde estiver, ele adapta- -se perfeitamente ao espaço, ocupando-o por completo. Exemplos de gases de que já ouviste falar: o oxigénio, que precisas para respirar; o dióxido de carbono, que provoca as "borbulhas" dos refrigerantes; e o hélio, que faz com que os balões de borracha flutuem no ar.
Íman É um material que tem a propriedade de atrair (puxar) outros materiais. Indicador químico Um indicador químico é uma substância que adquire cores diferentes quando está em presença de soluções ácidas ou básicas. Líquido Estado físico que possui volume constante e forma variável, uma vez que fica com a forma do recipiente onde está contido. Por exemplo, a água. Magnetizar Um íman magnetiza outro material quando transforma esse material num íman. Por exemplo, uma agulha não é um íman, mas pode ser transformada num íman, ou seja, magnetizada. Massa É a quantidade de matéria que um material tem. Por exemplo, um elefante contém mais matéria que um rato, ou seja, a massa do elefante é maior do que a do rato. Matéria Chama-se matéria a tudo o que ocupa espaço (tem volume) e tem massa. Material (1) Material é tudo o que é formado por matéria. Material (2) Material é o conjunto de todos os objectos que precisas para fazer determinada experiência. Material magnético É um material que tem domínios magnéticos. Se os domínios estiverem arrumados, o material é um íman; se os domínios não estiverem arrumados, os materiais são magnéticos mas não são ímanes. Mistura heterogénea Quando se consegue distinguir pelo menos duas substâncias que formam a mistura. Mistura homogénea Quando não se consegue distinguir as substâncias que formam a mistura. Mistura É o que resulta quando se juntam duas ou mais substâncias. Mudança de estado Quando uma substância passa de sólida a líquida, de líquida a gás, de líquida a sólida, etc., diz-se que ocorreu uma mudança de estado, porque o seu estado físico ficou diferente. Partícula Partículas são partes muito pequenas de um material. Partículas são partes muito pequenas de um material. Imagina um monte de areia, ao monte de areia chamamos material, a um grão de areia chamamos partícula.
ph Escala que serve para determinar se as substâncias são ácidas, básicas ou neutras. Pólos Os pólos são as extremidades de uma pilha. Todas as pilhas têm um pólo negativo e um pólo positivo. O pólo negativo é uma zona onde há concentração de carga negativa e o pólo positivo é a zona onde há falta de carga negativa. A carga negativa vai do pólo negativo para o positivo, através de um circuito, originando a circulação de corrente eléctrica. Propriedade Característica própria de uma coisa, substância ou ser vivo. Reacção química É o mesmo que transformação química; acontece quando, ao juntarmos duas ou mais substâncias, se forma outra diferente. Por exemplo, quando juntas bicarbonato de sódio ao vinagre formase dióxido de carbono. Reagente Reagentes são as substâncias que, durante uma experiência, provocam um reacção química, transformando-se noutras substâncias. Relatório Um relatório é um documento escrito, onde se aponta tudo sobre um determinado assunto. Quando se faz uma experiência, deve fazer-se também um relatório para termos a certeza de que não nos esquecemos de nada. Resíduo Matéria que fica depois de certas reacções químicas. Resultado É o conjunto das alterações que se obtêm e que, normalmente, podem ser observadas no decorrer da experiência até esta terminar. Por exemplo, durante uma experiência podes observar algumas transformações, como mudanças de cor ou formação de gases. Estas transformações são o resultado da experiência e são, geralmente, apontadas num caderno e depois copiadas para o relatório. Solidificação Quando uma substância passa do estado líquido ao estado sólido. Sólido Estado físico que possui forma própria e volume constante. Por exemplo, uma pedra. Solução Uma solução é uma mistura que se forma quando uma substância se dissolve totalmente noutra. Solução saturada Diz-se que uma solução está saturada quando já não se consegue dissolver mais soluto. Por exemplo, uma solução de açúcar e água fica saturada quando já não se consegue dissolver mais açúcar (soluto). Soluto É a substância que se dissolve. Por exemplo, na solução de açúcar e água, o soluto é o açúcar porque se dissolve.
Solvente É a substância que dissolve a outra. Por exemplo, na solução de açúcar e água, o solvente é a água porque dissolve o açúcar. Substância Por exemplo, a água, o sal, o açúcar e o oxigénio, são substâncias porque se sabe como são formadas e quais as propriedades que têm. Substâncias neutras Classe de substâncias que têm ph igual a 7, ou seja, não são ácidos nem bases. Exemplo: água pura. Sulfato de cobre O sulfato de cobre é um composto químico utilizado para prevenir e tratar algumas doenças das vinhas. É um pó de cor azul e podes comprá-lo numa drogaria. Temperatura A temperatura permite saber se um material está quente ou frio. Os termómetros servem para medir a temperatura. Transformação É o mesmo que modificação ou alteração. Volume É o espaço que um corpo ocupa. Por exemplo, uma bola de futebol ocupa mais espaço que uma bola de ténis, ou seja, o volume da bola de futebol é maior do que o da bola de ténis.