Seja Cara de Pau Vender é sedução Saber qual o momento certo de fechar a venda é uma qualidade dos melhores vendedores. Valorize sua experiência e intuição para sentir qual é a ocasião perfeita para fechar o negócio. Cabe ao vendedor gerar a necessidade de compra do cliente. O vendedor deve destacar as qualidades do produto e as oportunidades que você está oferecendo. Você deve responder sempre a pergunta chave do cliente: O que eu ganho comprando este produto?
Goste de Vender Vender é prazer O verdeiro vendedor quer vender o tempo todo, seja o que for. O segredo é enxergar boas oportunidades onde os outros não veem nada. Quem gosta de vender está sempre atento ao mercado, a economia e concorrentes. Importante estar aberto a receber informações.
Seja Bem-Humorado Vender é diversão Divirta-se no trabalho, junto aos colegas e com os clientes e você será naturalmente simpático, companheiro, acessível e diferenciado. Um sorriso sincero quebra o cliente mais duro na queda.
Desenvolva sua marca Vender é destaque Ser original é muito importante, claro que aliado a superação de meta. O produto pode ser o mesmo, mas o jeito que o cliente receberá as informações tem de ser diferente, só seu. Identifique os seus pontos fortes e busque estar sempre se aprimorando.
Seja persistente Vender é perseverança Esteja preparado para receber um não como resposta, porém não aceite a negativa sem resistência. Como diz o ditado, o não é a véspera do sim. O vendedor é o tipo de profissional que não pode desistir fácil, não pode se acomodar. O vendedor é o único profissional que sabe qual será o retorno do seu trabalho na hora, pela mágica da comissão, portanto use isso como estímulo. Lembre-se também de que se você não efetivou uma venda naquele instante, pelo menos já iniciou o processo na cabeça do cliente, e a hora da venda pode estar próxima.
Divulgue seus produtos Vender é comunicação Sempre fale de seus produtos em qualquer ocasião que se apresente. Comunicar, comunicar, comunicar!
Acredite no que vende Vender é fé É fundamental acreditar no produto que estamos vendendo. Se não nos convencermos não conseguiremos convencer ninguém sobre as qualidades e benefícios do produto. Monte os principais pontos do seu discurso, faça uma lista dos pontos fortes, da maneira de utilizar, dos diferenciais, das condições de venda. Prepare-se para ter informação para qualquer pergunta e argumentos fortes para qualquer hesitação do cliente.
Conheça o produto Vender é consciência Conheça o produto O vendedor tem obrigação de conhecer cada detalhe do produto ou serviço que vende e saber tudo sobre seu funcionamento, seus aspectos técnicos e suas aplicações. Tudo faz a diferença para o cliente. O que o seu produto tem de diferente do concorrente, sem falar mal do concorrente.
Atenda bem e ouça seu cliente Vender é parceria Muitos vendedores incorrem no mesmo erro frequentemente : adoram falar, falam o tempo todo, o cliente só fica escutando, muitas vezes aborrecidos. O consumidor quer ser ouvido, ele deseja ser compreendido em suas necessidades, ainda que muitas vezes não saiba expressar claramente porque não domina os aspectos técnicos, nem está a par das opções que tem. Muitas vezes não basta ouvir, é necessário compreender o cliente. E isso requer muito treino do vendedor.
Não abandone o cliente Vender é fidelidade A relação entre o vendedor e o cliente não termina na hora em que a venda é fechada, muito pelo contrário. É exatamente do momento em que efetivou uma venda que o vendedor se torna parceiro do cliente. É muito barato manter os clientes que já conquistamos do que buscar novos compradores no mercado.
Transmita confiança Venda é confiança A maior virtude, e ao mesmo tempo a mais eficaz arma de um vendedor é sua capacidade de transmitir confiança, é dar ao cliente a segurança de que o produto que ele está adquirindo tem um preço justo, e de fato atenderá suas necessidades ou aumentará sua qualidade de vida. Primeiramente coloque-se no lugar do cliente e responda com honestidade; você compraria o produto que está vendendo?
Esteja disposto Vender é empolgação Uma maneira simples mas eficiente de automotivaçãoé encarar a jornada como um desafio. Há duas maneiras básicas de acordar pela manhã. Uma é maldizer o despertador que interrompeu seus doces sonhos. Outra é sentir que novo dia é uma nova chance para transformar aquele sonho em realidade. Quem já acorda sentindo-se derrotado não chega nem ao café da manhã. Quem pensa em vendas com qualidade já abre animado a agenda e saboreia os compromissos (oportunidades de vendas) e o telefone (clientes e prospectar).
Tenha mentalidade de vendedor Tudo é venda Todo mundo é vendedor. Todo mundo tem o que vender, não necessariamente um bem tangível ou um serviço pode ser uma idéia que se quer divulgar, um gosto pessoal que se quer compartilhar, um projeto para o qual se quer parceiros. Mostre ao mundo o que você tem para vender e o mundo será seu freguês.