COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça a lista de exercícios com atenção, ela norteará os seus estudos. Utilize o livro didático adotado pela escola como fonte de estudo. Se necessário, procure outras fontes como apoio (livros didáticos, exercícios além dos propostos, etc.). Considere a recuperação como uma nova oportunidade de aprendizado. Leve o seu trabalho a sério e com disciplina. Dessa forma, com certeza obterá sucesso. Qualquer dúvida procure o professor responsável pela disciplina. Conteúdo UNIDADE 2: UNIDADE 2: CAPÍTULO 4: O crescimento da população brasileira, CAPÍTULO 5: A distribuição da população brasileira, UNIDADE 3: CAPÍTULO 6: O espaço rural brasileiro e o CAPÍTULO 7: O espaço urbano brasileiro. Recursos para Estudo / Atividades Anotações, Resumos Complementares e Exercícios sobre os conteúdos selecionados no livro (especialmente os ESTUDOS DIRIGIDOS PARA A INTERMEDIÁRIA E PARA A TRIMESTRAL: folhas extras).
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE ENSINO FUNDAMENTAL II Área de Conhecimento: Ciências Humanas Tipo de Atividade: GABARITO DO BLOCO DE RECUPERAÇÃO Disciplina: Geografia Prof.: Fernando Parente Data: 24/09/2014 2ª Etapa Nome: 7º Ano Turma: Nº Querido (a) aluno (a): Para que se organize melhor siga as orientações abaixo: LEIA com atenção cada questão; PROCURE compreender o que está sendo pedido, para você resolver; ELABORE respostas completas; FAÇA uma letra legível; RELEIA todas as suas respostas antes de entregar ao professor (a). QUESTÃO 01: (G1 - UTFPR 2013) SUCESSO! Professor: FERNANDO PARENTE No século XXI a população brasileira aumentou de forma mais lenta se comparada ao crescimento registrado a partir da segunda metade do século XX. As CAUSAS desse processo de redução da natalidade no Brasil estão relacionadas com: (A) O aumento da população que vive nas cidades e o casamento tardio. (B) A diminuição da participação da mulher no mercado de trabalho. (C) A disseminação de métodos de relacionamentos arcaicos. (D) A diminuição da imigração externa a partir do ano 2001. (E) O aumento do processo de emigração a partir de 2001. Gabarito: A
QUESTÃO 02: (PUC-RS 2014) CONSIDERE o gráfico com a Pirâmide Etária do Rio Grande do Sul de 2010. Sobre a população gaúcha e suas características, apresentada na pirâmide, está CORRETO o que se afirma em: (A) O nascimento de meninas é maior do que o de meninos, por isso há predomínio de pessoas do sexo feminino. (B) A base da pirâmide indica a redução dos nascimentos devido à migração da população em idade fértil para outras unidades da federação. (C) Há predomínio de população em idade adulta, e o número de idosos é maior do que o de jovens. (D) O topo da pirâmide evidencia o envelhecimento da população, havendo um predomínio de mulheres com idade mais avançada. (E) A análise da pirâmide permite inferir que o número de adultos e idosos é superior ao de jovens e adultos. GABARITO: D QUESTÃO 03: (ESPM 2007) O mapa a seguir DEMONSTRA:
(A) A marcha da industrialização brasileira. (B) Fluxo de migrações no século XX. (C) Extrativismo mineral. (D) As frentes pioneiras da agricultura brasileira. (E) A nova expansão industrial do século XX. Gabarito: B QUESTÃO 04: (G1 - IFSP 2012) OBSERVE as imagens a seguir de dois bairros periféricos em cidades brasileiras. Relacionando as imagens aos conhecimentos sobre o processo de urbanização no Brasil, pode-se CONCLUIR que (A) os bairros periféricos localizam-se somente nas grandes capitais brasileiras, ocupando, geralmente, terrenos muito valorizados. (B) as migrações do campo para a cidade são as principais causas de formação dos bairros periféricos no país. (C) as grandes cidades brasileiras apresentam problemas urbanos semelhantes, como a expansão periférica desordenada. (D) a formação de bairros periféricos está relacionada à existência de áreas impróprias para a ocupação convencional. (E) as áreas periféricas são parecidas, porém somente nas cidades do Nordeste é possível relacionar pobreza com periferia. Gabarito: C QUESTÃO 05: ANALISE o gráfico seguinte e FAÇA O QUE SE PEDE:
EXPLIQUE o significado de êxodo rural. Consiste no fluxo migratório do espaço rural para o espaço urbano em busca de melhores condições de vida, causando assim, o esvaziamento do campo e o inchaço das grandes metrópoles do nosso país. QUESTÃO 06: LEIA a frase seguinte e FAÇA O QUE SE PEDE: Embora populoso, o Brasil pode ser considerado um país pouco povoado, pois abriga uma baixa população relativa, com cerca de 22 hab./km². RELACIONE o fato de o Brasil ser populoso, porém pouco povoado com os conceitos de população absoluta e de população relativa. Ao falarmos que o Brasil é populoso dizemos que o número total de habitantes (população absoluta) é elevado, porém, a sua densidade demográfica, ou seja, a sua população relativa é baixa pelo fato dele ser pouco povoado: a sua população de encontra mau distribuída pelo território. QUESTÃO 07: CITE uma característica da agricultura familiar e comercial. A agricultura familiar se caracteriza por abastecer o mercado interno do nosso país de alimentos, enquanto a agricultura comercial é monocultora, ou seja, produz um único alimento para exportar para outros países do mundo. QUESTÃO 08: EXPLIQUE o significado de reforma agrária. Consiste na redistribuição democrática de terras produtivas do nosso espaço rural, com o objetivo de favorecer os agricultores de subsistência no nosso Brasil.
QUESTÃO 09: A rápida industrialização, o crescimento populacional acelerado e o êxodo rural, de um lado, e a falta de investimentos públicos, a pobreza e a inexistência de políticas de controle ambiental, de outro, explicam a crítica situação do ambiente nas cidades brasileiras. (COELHO, M. de A.; TERRA, L. GEOGRAFIA DO BRASIL. Editora Moderna: São Paulo, 2002.) ANALISE o problema ambiental da poluição hídrica existente nas cidades brasileiras, causado pela relação predatória da sociedade com a natureza. Por causa do crescimento desordenado das metrópoles na atualidade, vemos que a poluição hídrica se tornou um dos mais preocupantes impactos ambientais do espaço urbano nacional. O governo não vem melhorando a infraestrutura das cidades para que os nossos recursos hídricos não sejam poluídos com esgoto doméstico e industrial. QUESTÃO 10: EXPLIQUE, respectivamente, o significado de metrópole e de região metropolitana. As metrópoles são cidades com alta densidade demográfica, geralmente interligadas às cidades vizinhas e que concentram vários tipos de instituições públicas e privadas, assim como, diversos tipos de atividades de prestação de serviço. Já as regiões metropolitanas são grandes áreas urbanizadas, formadas pelas cidades de municípios vizinhos, que se unem umas às outras. NSP, 100 anos de MISSÃO na EDUCAÇÃO!