NA GAVETA DA MEMÓRIA... Adâni Corrêa Daniela Bortolon Uma vida sem memória, não é uma vida. Luis Buñel. 1) Leituras escolhidas e justificativa da escolha: # Gaveta dos guardados, Iberê Camargo; # Obras de Iberê Camargo; # Vídeo sobre vida e obra do autor. Justificativa: Este projeto se justifica tendo em vista que: a) a arte é uma forma de expressão que desperta a sensibilidade para diversas habilidades, neste caso, em específico, leituras em geral (da obra de arte e da obra literária); b) os pensamentos contidos em A gaveta dos guardados desperta o que está escondido na memória de cada um; c) a literatura é um meio de formação da identidade do leitor através da afetividade presente nas obras. 2) Série que se destina o trabalho: Quinta e sexta série Ensino Fundamental 3) Objetivos: - Ler e analisar trechos da obra Gaveta dos guardados, de Iberê Camargo; - Apreciar algumas obras de arte de Iberê Camargo, a fim de identificar sentimentos e sensações da turma; - Elaborar releituras a partir das obras de arte trabalhadas; - Produzir um relatório final, partindo da saída de campo à Fundação Iberê Camargo.
4) Fundamentação teórica: Atualmente, a escola vem sofrendo mudanças radicais em diversos aspectos estruturais e educacionais. Com isso, a sala de aula é cada vez mais vista como um espaço de tortura e obrigação, sendo que o professor é aquele que impõe e cobra e o aluno aquele que acata ou repele. Todo esse modelo reflete no desânimo frente aos instrumentos ditos mais tradicionais, como o livro, por exemplo. Vejamos no excerto...à medida que as crianças crescem mais e mais alternativas de lazer abrem-se para elas, e a leitura deve competir com estas (p.45). Assim, os professores de língua e literatura, enfrentam um grande desafio: como aproximar o aluno da literatura pela afetividade, ou seja, como conquistá-lo para a leitura, conforme Ruddell e Speaker: No estado afetivo, o leitor estabelece a direção do objetivo, as expectativas pelo tempo necessário para criá-lo (p.34). A partir desse pensamento, podemos dizer que a arte é um dos princípios básicos do despertar para a afetividade, uma vez que ela lida com os sentimentos, fazendo com que o apreciador manifeste-se de alguma forma. Além disso, a arte aproxima o olhar do expectador do texto, pois como afirma Immanuel Kant: a literatura e a arte em geral como um modo de representação que por si mesmo é final, embora sem fim, no entanto, propicia a cultura dos poderes da mente para a comunicação social ( p.26). Enfim, o presente projeto procura abordar aspectos da arte e da literatura de Iberê Camargo pulverizados numa sala de aula de quinta série, a fim de despertar a criatividade e convidar os alunos à leitura dessas e outras obras pelo viés da sensibilidade e dos relatos pessoais. 5) Metodologia O projeto terá a duração de 20h/a, divididas em 10 aulas de 2h, e os trabalhos serão guardados para uma futura exposição para os alunos das outras turmas. 1ª aula:
- Previamente, os alunos deverão trazer uma caixa de sapatos, representando uma gaveta, contendo objetos importantes para eles; - Falar sobre o quê cada objeto representa para si, retirando-os das gavetas e mostrando-os para os colegas, que deverão compartilhar a importância de cada objeto para o seu dono. (Todos estarão sentados em um círculo); - Os alunos elaborarão uma frase que expresse o valor dos objetos para eles e escreverão no caderno. 2ª aula: - Antes do início da aula, a professora afixará pela sala de aula trechos do livro Gaveta dos guardados; - Em duplas, escolher um dos trechos de que mais gostaram e ilustrá-lo através de desenhos; - Cada dupla apresentará o pensamento escolhido e a ilustração feita para a turma; - Montar um painel com todas as ilustrações apresentadas; Tema de casa: Pesquisar algo sobre Iberê Camargo (biografia) e anotar no caderno. 3ª aula: - Verificar quem conseguiu dados sobre a vida de Iberê; - A professora comentará que ele é o autor das frases vistas na aula anterior - Assistir ao filme sobre a vida e a obra do artista; - Emitir comentários sobre o vídeo e fazer anotações no caderno sobre o que acharam mais importante; - Um grupo é escolhido para elaborar um cartaz sobre a vida de Iberê Camargo, coletando dados do filme e da pesquisa feita pelos colegas. 4ª aula: - A professora selecionará um dos capítulos de Gaveta dos guardados e trará para os alunos fazerem a leitura; - Produzir um texto individual sobre o que cada um guarda do passado em sua memória; - Apresentar seu texto à turma.
5ª aula: - Baseando-se no texto escrito na aula anterior, os alunos deverão representar o que escreveram através de uma pintura; - Apresentação dos trabalhos para a turma; - Exposição 6ª aula: - Apresentar algumas obras de arte de Iberê Camargo: # Ciclistas; # Riacho; # Auto-retrato; # Guria; # Fantasmagoria IV. - Os alunos observarão as telas e relatarão os sentimentos que cada uma despertou. 7ª aula: - Os alunos farão a releitura de uma das obras, com recorte e colagem de revistas, fazendo algumas modificações, se assim desejarem. 8ª aula: - A turma se dirigirá até a sala de Informática e pesquisarão o site que fala sobre Iberê Camargo: www.iberecamargo.com.br - Retorno à sala de aula. Escutar a canção do Jota Quest, Vento, e registrar o que sentiram ao ouvir a música e tentar relacioná-la à temática que está sendo estudada. 9ª aula: - Visita à Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. 10ª aula: - Elaboração de um relatório final sobre a visita e sobre todo o projeto desenvolvido;
- Montagem da exposição para as outras turmas (com os trabalhos realizados, as telas do artista, fotos do passeio...). REFERÊNCIAS CAMARGO, Iberê. Gaveta dos guardados. CRAMER,Eugene e CASTLE,Marrietta. Incentivando o amor pela leitura. Porto Alegre, Artmed, 2001.