O FOLCLORE DE PERNAMBUCO
O QUE É FOLCLORE Folclore é tudo simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, canções, mitos, hábitos (incluindo comidas e festas), utensílios, brincadeiras, enfeites. Para conhecermos a história de um povo, de um país ou de uma região do país é importante que conheçamos a sua cultura, suas tradições, ou seja o seu folclore. O folclore é também uma forma de manifestação cultural dos povos.
O FOLCLORE PERNAMBUCANO O marcante passado histórico aliado a criatividade do povo pernambucano resultaram em uma cultura popular extremamente rica e diversificada. Dos europeus, o gosto pelas danças da corte, pelos bailados e epopeias; dos negros escravos, os requebros, a religiosidade e ritmos cadenciados; dos índios, o misticismo, a graça e a leveza de movimentos, próprios de uma raça que tinha na dança o reflexo do seu dia-a-dia. Assim surgiram as mais variadas expressões populares, quase sempre associadas aos principais ciclos festivos: ciclo carnavalesco, ciclo quaresmal, ciclo junino e ciclo natalino.
Ciclo Carnavalesco: é a principal festa popular, manifestando-se em praticamente todo Estado. Destaque para Olinda e Recife ( Boa Viagem e Centro ). Blocos, troças, clubes, maracatus ( rural e de baque virado ), caboclinhos, ursos, blocos, escolas de samba, afoxés, mascarados, bonecos gigantes, bois de carnaval. Ciclo Quaresmal: malhação de Judas, serra velho e micarême, sendo este um carnaval no Sábado de Aleluia, manifestação bastante observada há anos passados e que vem sendo revivida atualmente. Ciclo Junino: ocorre durante o mês de Junho, quando se homenageia Santo Antônio, São João e São Pedro. Manifesta-se em praticamente todo o Estado. Destaque para Caruaru ( a capital do forró ) Carpina, Paulista, Petrolina, Recife e Olinda. É tempo de fogueira, de ruas enfeitadas de bandeirolas e balões, de fazer adivinhações, de soltar fogos, de apreciar bandas de pífano, cantadores, acorda povo, bacamarteiros, violeiros, emboladores e de dançar quadrilha, forró, ciranda, xote, xaxado, coco e baião. Ciclo Natalino: seu principal representante é o pastoril. Pode-se também observar o pastoril profano, a queima da lapinha, o reisado, a cavalhada, o fandango e o bumba meu boi.
EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS Pinto (apud MARTINS JUNIOR, 2006) revela que o aproveitamento do folclore nas escolas é uma das mais válidas contribuições pela intenção formativa e pelo caráter de nacionalidade que imprime, pois a cultura é manifestada através da linguagem, da criação e da expressão do povo. A prática da Educação Física na escola completa e equilibra o processo educativo, e a inserção das manifestações folclóricas, como a dança, os jogos e brincadeiras, podem ser bem utilizados por essa disciplina (e por outras também) devido ao seu forte teor cultural. As crianças apreendem o saber popular, a cultura, os códigos da sociedade em que vivem. Os jogos e brincadeiras têm grande potencial educativo quando se pensa no sentido da reflexão sobre a cultura.
As atividades folclóricas podem ser empregadas no conteúdo de Educação Física no ambiente escolar, como um recurso auxiliar a fim de desenvolver a auto-estima, a criatividade, a coordenação viso-motora, a linguagem escrita, oral, musical e corporal, resgatando o elo entre o presente e o passado, despertando no aluno o estimulo pelo estudo, desenvolvendo hábitos de brincadeiras, musicas, poemas, versos, dramatizações e enfim, toda a riqueza cultural que se encontra ora adormecida e desconhecida pela nova geração.
AS DANÇAS As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
PRINCIPAIS DANÇAS DO FOLCLORE BRASILEIRO