Disciplina Objectivos Conteúdos Programáticos Legislação para Operações Turísticas Análise do quadro legal aplicável no contexto da atividade das agências de viagens. Caracterização dos organismos Institucionais do Turismo. Noções fundamentais do Direito : Princípios gerais, Direito Comercial e Direito do Trabalho. Legislação do Turismo: o Papel do Estado no Turismo, sua intervenção, formas e áreas de ação. Regime Jurídico do Sector do Turismo. A organização Institucional: Administração Central, organização do Governo e o enquadramento das suas competências do Turismo, as Associações Nacionais e as Organizações Internacionais de Turismo.
Operações Técnicas em Turismo I Analisar a distribuição turística, as entidades e meios que a configuram, estimando a sua evolução e a incidência das novas tecnologias sobre a mesma. Analisar as relações comerciais, operativas e contratuais das agências de viagem e operadores turísticos com os diferentes fornecedores de serviços turísticos. Proceder a operações básicas de comercialização de serviços turísticos. Conceito e distribuição de serviços intermediários turísticos. Processo de distribuição dos diferentes serviços e produtos turísticos, a internet e a comercialização online. Agências de viagens: tipos e funções. O alojamento como componente do produto turístico. Os estabelecimentos de alojamento, classificação, características e modalidades de alojamento. Relação entre as empresas de alojamento e as agências de viagem e os operadores turísticos. Principais fornecedores de alojamento, tipos de tarifas e condições de aplicação. Cadeias hoteleiras. O Transporte como componente do produto turístico. O Transporte aéreo regular, principais companhias aéreas, relação com as agências de viagem e operadores turísticos, tipos de viagens aéreas, tarifas, fontes informativas de transporte aéreo regular. Transporte aéreo em charter, companhias aéreas charter e brokers aéreos tipos de operações charter. Transporte terrestre: vias de comunicação de aluguer de autocarrose automóveis com e sem condutor, serviços bus, principais companhias. Transporte aquático: características, portos e classificações, modalidades de serviços de transporte marítimo, características e classes de barcos, principais companhias marítimas. Cruzeiros: companhias, rotas tarifas e reservas. Outros serviços turísticos e informações: serviços de acompanhamento e assistência turística. Serviço de guia turístico, seguros de viagem e contratos de assistência em viagem, vistos e documentação requerida para viagens. Informações uteis para a preparações e realização da viagem. A Comercialização de serviços turísticos: noções e conceitos fundamentais, procedimentos básicos informação, orçamentação e reserva.
Operações Técnicas em Turismo II Contratação e elaboração de documentação para diferentes tipos de serviços, incluindo aluguer de meios de transporte, contratos de alojamento e outros. Desenvolvimento dos processos de elaboração, programação e operação de viagens organizadas e produtos similares, identificando e aplicando procedimentos, técnicas e recursos tecnólogicos. Realização dos processos fundamentais ao funcionamento administrativo das agências de viagens. Procedimentos de Front-office, designadamente: atendimento ao Cliente, serviço de reservas, orçamentação de serviços, emissão de documentação - Transportes, Alojamento e outros serviços turísticos. Organização de um File. Procedimentos de Back-office. Gestão de Files, gestão de fornecedores,identificação, selecção e contratação, monotorização e avaliação. Inventários - transportes, alojamento e outros serviços turísticos. Internacional Air Transport Association -regras, documentos e procedimentos. Procedimentos de gestão administrativa: financeiros, Recursos Humanos, marketing e operações e qualidade. Geografia dos Recursos Culturais Conhecer o património expressivo de um país e sua identidade, designadamente as suas práticas culturais assentes nos valores tradicionais (Gastronomia, Canto, Folclore, Artesanato, entre outros). Conhecer o património cultural material e imaterial de Portugal nas suas dimensões históricas, arquitectónica e arqueológica. Definição de Património. Práticas culturais e dinâmicas tradicionais em Portugal. Património Arquitectónico, Património Artístico, Património Cultural, recursos culturais de interesse turístico, definição de recursos e inventariação e avaliação dos mesmos.
Geografia dos Recursos Naturais Enquadrar e compreender as dinâmicas politico-territoriais de Portugal. Conhecer e interpretar o contexto geofísico português. Conhecer e Interpretar os modelos da Geografia Humana e as variantes dos recursos naturais existentes em Portugal A Posição de Portugal no Mundo. A constituição do território nacional, sua posição geoestratégica e geoeconómica. Princípios de geomorfologia regional, ambiente e Estudo da Paisagem. Recursos naturais de interesse turístico: Fauna - espécies Flora - espécies. Concepção e Desenvolvimento de Itinerários e Circuitos Nacionais e Internacionais Conceitos e ferramentas necessárias à criação e construção de itinerários e circuitos turísticos. Principais intermediários entre o programador e o cliente final. Principais clientes e destinatários. Principais produtos e segmentos. Análise de programa. Definição de Ideia. Elaborar um programa turístico. Fases de contrução do mesmo, definição da ideia, levantamento de recursos, orçamentação, programação e avaliação qualitativa. Organização de circuitos e roteiros turístico-culturais. Promotores públicos e privados. Especialização e segmentação dos mercados turísticos. O Turismo enquanto meio para o desenvolvimento económico e para a promoção cultural e social das populações. Principais intervenientes na programação e roteiros turísticoculturais: unidades de alojamento, agências de viagens, operadores de turismo, organizadores de eventos, cliente.
Sistemas Globais de Distribuição Utilização de suportes informáticos específicos da distribuição turística. Programas de gestão de agências de viagens ou de front-office. Sistemas globais de distribuição. Estruturas e funcionamento. Consulta, reserva, venda e emissão de documentos para os serviços de transporte (aéreos,maritimos), de alojamento e outros
Técnicas de Acompanhamento de Grupos, Animação e Organização de Eventos Caraterizar os diferentes tipos de grupos, os profissionais que os acompanham e os seus procedimentos. Identificar o tipo de comunicação face ao grupo. Identificar e caracterizar os principais conceitos que envolvem a área da animação e da organização de eventos no contexto do turismo. Determinar modelos estratégicos de planeamento e desenvolvimento territorial, através da captação de eventos. Conceber modelos de gestão operacional de animação e organização de eventos. Conceber modelos de produção de animação e eventos. Definir e caracterizar os diferentes tipos de grupos; Procedimentos gerais do acompanhamento de grupos. Saber como comunicar com um grupo em função do perfil e comportamento deste. Os eventos no contexto do turismo: eventos, conceito, génese e âmbito. Tipologias de eventos. Planeamento estratégico: visão, emissão, objetivos, análise interna e externa, definição de estratégia do evento. Gestão operacional e produção. Programação, condicionantes, recursos humanos e financeiros, marketing, manegenment, gestão logística. Segurança e gestão de risco. Protocolo. Elaboração de proposta.
Protecção Civil e Suporte Básico de Vida Compreender e aplicar as metodogias de análise, de prevenção, proteção e gestão do risco. Conhecer e saber aplicar todos os procedimentos técnicos do processo de suporte básico de vida. Saber fazer a abordagem da vitima em segurança e identificar tipologias de sinistralidade, bem como proceder segundo o modelo de prevenção, alerta e socorro (PAS). Riscos Naturais, Sistemas de Prevenção, e Planos de emergência. Exercicios de proteção civil (evacuação; emergencia médica; salvaguarda de pessoas e bens). Modelo de Suporte basico para a vida, Vitima ( abordagem e plano de ação), abordagem e tipologia de pré-diagnostico, Modelos de intervenção - Paragem cardio-respiratoria, aplicaçã+b1:e12o PLS, suporte técnico de estabilização e evacuação. Conhecer e conceber modelos de planeamento estatégico para responder a situações de emergência. Conhecer os mecanismos de prevenção e aplicação de primeiros socorros. Diagnosticar a situação de paragem cardiorespiratória. Saber os riscos para o reanimador e identificar fontes de perigo. Realizar a abordagem básica aérea, massagem cardíaca e posição lateral de segurança. Identificar características associadas a processos traumáticos e actuar em conformidade.