DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 1 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO, especifique o diretório que vai ser criado o projeto, nomeie o projeto, crie uma descrição, Marque as opções de salvamento (10 minutos) e criação de backup. 4. Uso esses botões para alternar os modos de planilha, desenho e estrada. 5. Mude para o modo planilha clicando no botão planilha. 6. No menu planilha clique na função NOVA PLANILHA
7. Nomeia a planilha como Poligonal. 8. Clique na aba Dados da poligonal, nessa aba nós informamos a nossa Estação e ré. Insira os dados de partida da poligonal. No nosso caso você deverá inserir os dados abaixo nos seus respectivos campos. - Escolha o tipo de poligonal (Poligonal Fechada); - Defina a Estação (P1) e abaixo as coordenadas da estação de partida (X = 1000,000, Y = 2000,000 e Z = 100,000)
- A Ref: é a referência de partida da Estação, ou seja, é a ré da estação. O azimute a ser usado é o da estação em relação à ré. No nosso caso será o Az P1-P7. - Esse é primeiro momento que você vai introduzir valores angulares, sendo assim, para entrar com ângulo no sistema fazemos da seguinte maneira: Para o ângulos = 100º 22 33 Deve-se digitar na célula: 100,2233 O programa vai entender que aquilo que estiver antes da virgula equivale a graus (º) e o que tiver a direita da virgula será minutos( ) e segundo ( ) consecutivamente - Clique em OK.
9. Configure a entrada de dados na barra de configuração. Nessa barra você determinar o tipo de posicionamento adotado no levantamento (ângulo horário), o tipo de distância (Dist. Inclinada, Dist. Horizontal ou Fios Estadimétricos). Ainda é necessário definir o tipo de ponto a ser registrado. 10. Após a configuração da entrada de dados insira os dados na linha de registro.
11. Ao terminar a inserção na primeira linha clique na seta para baixo. Em seguida aparecerá a janela abaixo: Nessa janela você classifica o próximo ponto a ser criado. Na planilha atual teremos apenas pontos classificados como VATE. 12. Complete a planilha com todos os pontos da poligonal. 13. Após editar a planilha poligonal podemos calcula-la. Vá até o menu planilha, clique na função calcular ou clique no ícone na barra de ferramentas. Abrir-se-á a caixa a seguir:
Nessa caixa existem três seções: Método de Compensação, Opções e Valores admissíveis para os erros. Nesse primeiro momento desejamos apenas calcular a poligonal. Então na seção Opções deixe apenas calcular poligonal como está no exemplo. Não altere o método de compensação. As tolerâncias poderão ser as atribuídas no exemplo. Clique em Próxima! Essa outra caixa trás os valores encontrado após o processamento dos dados. Você pode pedir o programa para compensar os erros e visualizar a probabilidade de erros.
Após analisar o relatório de probabilidade clique em próxima! Nessa caixa temos os resultados obtidos após a compensação. Clique em próxima!
Nessa caixa temos o relatório de probabilidade de erros lineares. Clique em próxima! Você poderá salvar o relatório em arquivo *.txt para uso futuro em um relatório técnico clicando em salvar e especificando o diretório. Clique em finalizar! 14. Após termos calculado a poligonal podemos passar para edição das outras planilhas que conterão as irradiações e completarão o nosso projeto. 15. Agora basta repetir o processo de criação de planilha que acabamos de executar. Só que nessa etapa teremos pequenas mudanças
Após criar e nomear a nova planilha você deverá clicar na aba Dados da Poligonal!
Não esqueça que antes de fazer a busca das coordenadas pelo botão buscar você deve nomear a estação e a ré! É bom lembrar que nós dividimos o nosso levantamento e agora nós temos uma poligonal fechada que é a poligonal principal e várias outras poligonais abertas. Nessas poligonais abertas conterão as irradiações cadastradas em campo. Ao término da edição das planilhas de irradiações você deverá calcular cada planilha. Após o processamento mude para o modulo de trabalho desenho! Você terá uma vista parecida com a figura abaixo:
16. Nessa faze poderemos iniciar a edição de entidades gráficas que constituem o terreno. Uma das mais utilizadas ferramentas do universo CAD do programa é a barra construir. Nessa barra você encontra ferramentas para construir ponto, linha, polilinha, circunferência, arco, Retângulos, Texto, etc. 17. Durante a edição do desenho se você desenha alterar a formatação dos pontos, textos, linha e outras entidades vá até o menu Formatar. Para cada entidade 18. Você vai ter uma ferramenta específica de formatação: 19. A versão do Datageosis Demo 2005 possibilita você editar todo projeto. As únicas limitações estão na não possibilidade de exportar as planilhas e o desenho. Para tal função é necessário ter a chave de liberação do programa.