1. LEVANTAMENTO EM CAMPO
|
|
|
- Thais da Rocha Paranhos
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 1. LEVANTAMENTO EM CAMPO O primeiro passo antes de começar um levantamento é identificar as estações que comporão à poligonal, tal que sejam acessíveis e que em conjunto abrangiam à totalidade do nosso alvo. Adicionalmente, deverá identificar-se um par de pontos de coordenadas conhecidas (chamados aqui de R1 e R2), a partir dos quais será definida a orientação e localização geográfica do levantamento. Finalmente, sugere-se traçar um croqui da poligonal, dos pontos de referência e do prédio alvo Começaremos estacionando o equipamento num dos pontos de coordenadas conhecidas (R1). Observe que esse ponto poderá ser o primeiro vértice da poligonal sempre e quando estiver perto do alvo (R1=1) Se no local há uma chapa estacione o equipamento sobre o ponto sinalado nela, senão crave uma estaca no local e estacione o equipamento sobre o centro da estaca Para estacionar estenda as pernas do tripé até que a base esteja acima da chapa (estaca). Procure deixar a base do tripé o máximo horizontal possível Regule a altura das pernas do tripé até a base atingir a altura do seu peito. Isto é só para maior conforto na hora de medir Coloque a estação total na base do tripé e ajuste o parafuso da base Ligue a estação total (botão vermelho) e aperte o botão User. Um laser indicará o prumo do equipamento Fixe uma perna do tripé no solo e mexa as outras duas até que o laser fique justo acima da marca na chapa (estaca) Observe a bolha circular que esta na estação total. Regule a altura de cada perna do tripé até conseguir centralizar a bolha circular (ver Figura 1). Figura 1. Nivelamento da bolha circular Fonte: Figura 2. Nivelamento eletrônico 1.9. Quando estiver nivelada a estação total aparecerá na tela um nível eletrônico. Faça um segundo nivelamento ajustando os parafusos da estação total segundo as instruções na tela do equipamento (ver Figura 2) É muito provável que o laser não esteja mais na marca da chapa (estaca). Para centrar de novo, solte um pouco o parafuso da base e desloque suavemente a estação total. Quando centralizar fixe o parafuso da base de novo Se for necessário faça de novo a nivelação eletrônica da estação total. Uma vez o equipamento foi estacionado e nivelado no primeiro local, se procederá a criar uma obra ou projeto de trabalho:
2 1.12. Aperte o botão Menu na estação total, e depois selecione a opção Projeto (F1). Para criar um novo projeto ou ver o atual selecione a opção Obra (F1). Por ser a primeira estação do levantamento vamos criar uma nova obra e salvá-la. Aperte o botão de Enter para finalizar Selecione a opção Estação (F2) para definir uma nova estação dentro da obra criada. Geralmente as estações da poligonal são nomeadas com números inteiros sequenciais antecedidos da letra E. Ao criar uma estação deverá definir a altura do equipamento, para isso, meça com uma trena desde a marca na chapa (estaca) até a marca circular que está nas laterais da estação total SÓ PARA O PRIMEIRO LOCAL: se deseja pode definir as coordenadas da estação, para isso selecione ENH e defina em metros as coordenadas X,Y,Z do seu ponto. Se não conhece ainda as coordenadas utilize valores arbitrários como (1000,1000,500). Aperte Enter para finalizar a definição da estação A continuação, vamos visar ao ponto de ré da estação. Para isto, selecione a opção Orientação (F3) e zere o ângulo (Hz=0) Com a ajuda de outro colega localize o bastão do prisma no ponto de ré, isto é, na estação anterior ou no caso da primeira estação no outro ponto de coordenadas conhecidas (R2). O bastão sempre deverá ser nivelado segundo a bolha circular Ingresse a altura do bastão na tela da estação total Centre a mira da estação total justo na base inferior do bastão e soba lentamente até o prisma Quando a mira estiver centrada no prisma selecione a opção ALL. Aperte Enter Selecione a opção F4 e defina o nome do ponto a ser visado. As irradiações são nomeadas geralmente segundo o número da estação seguido de um numero inteiro sequencial (1-1,1-2,2-1,2-2,...) Localize o bastão no ponto a ser visado. Preencha na estação total a altura do bastão Centre a mira da estação na base inferior do bastão e soba lentamente até o prisma Selecione DIST para calcular a distância e os ângulos até o ponto, e selecione GRAV para salvar a informação na estação total Ao salvar uma irradiação será criado automaticamente um novo ponto na estação total. Repita os passos 1.21 até 1.23 para todas as irradiações associadas ao local onde esteja estacionado, inclusive o próximo local onde será estacionado o equipamento. Desligue o equipamento e transporte-lo para o próximo local. Repita os passos 1.2 até Continue assim até ter estacionado o equipamento em todas as estações da poligonal. 2. IMPORTAÇÃO DOS DADOS 2.1. Uma vez feito o trabalho em campo, vamos importar os dados da estação total no programa Posição. Para isto clique em Comunicação no painel superior e busque a estação total que usou no levantamento dentro da tela Comunicação entre Estação/Coletor e Computador
3 Nesta oportunidade vamos selecionar a estação TC407 da LEICA e uma taxa de transmissão dos dados de valor padrão para essa estação. Enquanto à porta de comunicação selecione aquela onde esteja conectada a chave da licença do programa no seu computador - COM1 no exemplo Posteriormente, clique na opção Receber Dados da Estação e selecione o projeto que deseja importar e o formato de importação. Neste exemplo selecionamos o formato Posição observe que ao selecionar o projeto é indicada a quantidade de medições que foram feitas em campo. Para concluir a importação clique em importar Medições e indique um nome ao arquivo de dados, logo o programa ira receber os dados da estação. É importante ressaltar que esse arquivo não pode ser visualizado no programa e que a sua extensão depende da estação na qual foram coletados - neste caso.tcl. 3. MONTAR A CADERNETA 3.1. O seguinte passo é montar uma caderneta de trabalho com base nos dados importados, uma vez que a caderneta (arquivo.cad ) é o arquivo base de trabalho no programa Posição. Para isto volte à janela Comunicação (omita o erro se nenhuma estação estiver conectada), clique na opção Montar Caderneta e selecione o arquivo salvo no passo anterior.
4 3.2. Na janela de Conversão de arquivos são apresentados os erros grosseiros feitos no levantamento em campo, tais como: Não foi definida a altura do prisma numa estação Não foi definida uma ré numa estação Existem medições duplicadas, entre outros Caso exista algum erro ou deseje modificar uma medição deverá clicar na opção Editar Arquivo. Observe que para cada medição feita há uma linha no arquivo, ordenadas segundo como foram coletadas em campo. Nesta janela é possível, por exemplo, apagar ou inserir medições através dos botões ressaltados em vermelho.
5 3.4. No arquivo de dados existem três tipos de registros (diferenciados na primeira coluna) que podem ser modificados através das caixas de edição ressaltadas em azul: Estações (EST): Só podem ser mudados o nome da estação e a altura da estação. Ré (RE): Estão localizados justo embaixo das linhas de estações. É possível mudar o nome do ponto de Ré e o ângulo horizontal fixado para a visada a ré. Irradiação (PV): É possível editar o nome do ponto visado, o ângulo horizontal e vertical da observação, a distância inclinada medida e a altura do prisma. Todos os registros do tipo COD: [RE ] deverão ser apagados, pois são erros próprios da importação dos dados que devem ser omitidos Uma vez feitas todas as edições basta clicar em Gravar para salvar as modificações. Durante a edição só é possível voltar atrás clicando em Cancelar, voltando ao último arquivo salvo Clique na opção Converter e defina um nome para o arquivo.cad. Feche a janela de comunicação. Irá aparecer uma janela como a que segue Observe que à esquerda estão indicadas todas as cadernetas abertas. Caso deseje abrir um arquivo basta clicar em Arquivos e procurá-lo Finalmente, clique em Caderneta para visualizar o arquivo que acabou de montar.
6 4. EDIÇÃO DA CADERNETA 4.1. A caderneta possui toda a informação coletada em campo para as visadas de vante. Acima pode ser identificado o nome da estação onde foi feita a visada selecionada, a altura da estação total nesse local, o ponto de ré e o azimute com respeito ao ponto de ré, o qual deve ser zero segundo o passo Caso seja necessário todos esses dados podem ser mudados simplesmente clicando sobre eles No corpo do arquivo são apresentadas todas as visadas na ordem em que foram gravadas na estação total. Para cada visada é possível conferir e modificar se for necessário- os ângulos verticais e horizontais, a distância inclinada medida, a distância horizontal e vertical correspondente, e a altura do prisma nessa visada Finalmente, nas cinco primeiras colunas de cada visada é possível conferir e modificar se for necessário- os seguintes parâmetros de medição: T: Tipo de distância medida. Neste caso distância inclinada. V: Tipo de ângulo vertical medido. Neste caso zenital. H: Tipo de ângulo horizontal medido. Neste caso horário. L: Tipo de visada. Existem três tipos: visadas a estações que fazem parte da poligonal (P), a estações que não fazem parte da poligonal (A), e a irradiações (I) Geralmente, o parâmetro L está configurado por default para irradiações (I), motivo pelo qual deve ser modificado para as estações da poligonal (P) ou auxiliares (A) Caso hajam visadas de ré na caderneta devem ser tratadas como irradiações (I). 5. CONFIGURAÇÃO 5.1. Antes de processar a caderneta é necessário configurar os métodos de cálculo do programa Posição. Para isto selecione feche a caderneta e clique na opção Configuração da faixa de opções principal. Irá aparecer a seguinte janela.
7 5.2. Para levantamentos pequenos selecione no modo de cálculo a opção Topográfica Nesta guia a poligonal será ajustada pelo método dos mínimos quadrados (MMQ). Selecione essa opção. Os parâmetros do MMQ são a precisão angular da estação total a qual é de 7 segundos para a estação TC407 da Leica selecionada ao começo, e a precisão linear do equipamento, definida como 2 mm + 2 ppm para a estação TC Selecione a aba Toleräncias. Ali serão modificados os parâmetros para determinar a qualidade do ajustamento Para os tipos de levantamentos mencionados na introdução as tolerâncias estabelecidas pela ABNT geralmente são maiores que as teóricas. Selecionaremos a opção Não ABNT para ser mais rígidos na qualidade dos levantamentos A tolerância angular é função da precisão angular da estação total. No caso da TC407 coloque 7 segundos. Defina a tolerância linear como 1/5000 ou menos e a tolerância altimétrica como esta apresentada na figura superior. Feche a janela. 6. CÁLCULO DA POLIGONAL E DAS IRRADIAÇÕES 6.1. O processamento da caderneta levantada em campo consiste basicamente em calcular e ajustar a poligonal do levantamento, para posteriormente calcular as irradiações com base na poligonal ajustada Antes de calcular a poligonal, clique em Partidas na faixa de opções principal.
8 6.3. Primeiro defina o tipo de poligonal feita. Neste caso selecionaremos uma poligonal fechada Posteriormente escreva o nome dos pontos de coordenadas conhecidas e coloque as coordenadas do primeiro ponto No segundo ponto pode fazer duas coisas segundo a informação que seja conhecida: inserir as coordenadas do ponto ou inserir o azimute do alinhamento que liga os dois pontos Finalmente, insira a sequência das estações da poligonal segundo como foram levantadas em campo. Clique em Gravar e feche a janela Uma vez definidas as partidas, clique em Calculo da Poligonal na faixa de opções para fazer o ajustamento da poligonal. Observe que na janela são apresentados os erros obtidos no ajustamento, o número de estações, a área e o perímetro da poligonal. Os valores em vermelho correspondem aos erros que estão por acima das tolerâncias definidas no capitulo anterior Finalmente, clique em Calculo de Irradiações na faixa de opções para o calculo das coordenadas das irradiações feitas em campo. Neste caso nenhuma informação significativa é apresentada na janela. 7. CÁLCULO DA POLIGONAL E DAS IRRADIAÇÕES 7.1. Após de realizar os cálculos da poligonal e das irradiações só falta apresentar os resultados, para isto existem três tipos de saída de informação: croqui, tabela de coordenadas e relatórios da caderneta.
9
10
11
12
Caderneta. Caderneta Automática
Caderneta Caderneta Automática Após a transmissão de dados da estação total para o Posição é possível realizar o cálculo de caderneta. Clique em >Comunicação, selecione a marca, o formato dos dados e a
1.4 Caderneta Caderneta Automática
1.4 Caderneta 1.4.1 Caderneta Automática Após a transmissão de dados da estação total para o Posição é possível realizar o cálculo de caderneta. Clique em >Comunicação, selecione a marca, o formato dos
FICHA 2. Processamento de Poligonal Fechada e Calculo de Fechamento Angular e Linear no Programa POSIÇÃO
FICHA 2 Processamento de Poligonal Fechada e Calculo de Fechamento Angular e Linear no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos,
1.2 Comunicação Receber dados da Estação
1.2 Comunicação 1.2.1 Receber dados da Estação Para receber os dados de uma estação total clique em >Comunicação e selecione a marca, o formato dos dados e a série da sua estação. Vale ressaltar que a
APOSTILA DIDÁTICA DE COLETA DE DADOS NA ESTAÇÃO TOTAL TOPCON E PROCESSAMENTO NO PROGRAMA POSIÇÃO FUNÇOES BÁSICAS
APOSTILA DIDÁTICA DE COLETA DE DADOS NA ESTAÇÃO TOTAL TOPCON E PROCESSAMENTO NO PROGRAMA POSIÇÃO FUNÇOES BÁSICAS Unidade Curricular: Topografia 3 Autor: Flavio Boscatto Dezembro 2009 ÍNDICE 1 OBJETIVO
Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK.
Aula 01 Criando Novo Projeto, Introdução Manual de Dados na Caderneta de Campo, Importação de Arquivos Textos e Arquivos Brutos de Estações Totais, Cálculo de Poligonal Fechada. 1º Passo: Após abrir o
PLANILHA PLANIMÉTRICA
GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 PLANILHA PLANIMÉTRICA Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. CRIANDO PLANILHA PLANIMÉTRICA Para se criar uma Planilha Planimétrica
PRÁTICAS TOPOGRÁFICAS
PRÁTICAS TOPOGRÁFICAS Elaboração: Professora Rachel Gonçalves Braga Estagiária Paula Marinho Ferreira Estagiária Renata Gonçalves da Silva Revisão: 0 0 1. Prática Manejo com o GPS Local de realização da
OPERAÇÃO TC407 NOÇÕES BÁSICAS
OPERAÇÃO TC407 NOÇÕES BÁSICAS A) INTERFACE Conjunto de teclas que permitem o acesso a diversos menus de programas e configurações. Além disto no display do instrumento são apresentados os dados medidos
O objetivo da Topografia é, representar graficamente uma porção limitada do terreno, através das etapas:
O objetivo da Topografia é, representar graficamente uma porção limitada do terreno, através das etapas: 1. Materialização de um eixo de referência no terreno ao qual serão amarrados todos os pontos julgados
Operação Básica da Estação TC 407 Leica.
Profa. Dra.. Maria Aparecida Z. Zanetti Prof. Dr. Luis Augusto Koenig Veiga 1 Comandos básicos Operação Básica da Estação TC 407 Leica. Neste item será apresentado de forma resumida como operar a estação
Configuração. Modo de Cálculo do Programa
Configuração Modo de Cálculo do Programa Define como as reduções dos cálculos de poligonal e irradiações serão efetuadas, de acordo com as opções: Topográfico: Indica que o cálculo será feito sobre um
DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005
DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 1 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,
Obrigado por utilizar o Sistema GeoOffice! Com certeza seus trabalhos ganharão maior agilidade e eficiência.
Obrigado por utilizar o Sistema GeoOffice! Com certeza seus trabalhos ganharão maior agilidade e eficiência. 1 Como cadastrar um equipamento Na barra de menus clicar em Arquivo,Opções,Equipamentos,Novo.
Manual do Sistema. Página 1/14
Manual do Sistema Página 1/14 1. MÓDULO DE CÁLCULO 1.1 Utilitários 1.1.1 Importar ASCII Esta ferramenta permite que um arquivo no formato.ascii ou.txt sejam reconhecidas pelo Sistema. Segue abaixo exemplo
Nesse tutorial você será apresentado ao módulo de topografia do Bentley topograph.
Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Nesse tutorial você será apresentado ao módulo de topografia do Bentley topograph. Iremos mostrar detalhadamente como formatar uma caderneta
USO DO EXCEL. I - Ângulos e funções trigonométricas
USO DO EXCEL I - Ângulos e funções trigonométricas Profª. Érica S. Matos Departamento de Geomática Setor de Ciências da Terra Universidade Federal do Paraná -UFPR Dicas Excel No Excel é possível converter
Topografia 1. Métodos de Levantamento Planimétrico. Prof.ª MSc. Antonia Fabiana Marques Almeida Outubro/2013
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM ESTRADAS E TOPOGRAFIA Topografia 1 Métodos de Levantamento Planimétrico Prof.ª MSc. Antonia Fabiana Marques Almeida [email protected]
FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO
FICHA 1 Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos, onde
TUTORIAL DE LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO COM A ESTAÇÃO TOTAL TS02
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PTR - Departamento de Engenharia de Transportes LTG - Laboratório de Topografia e Geodésia TUTORIAL DE LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO COM A ESTAÇÃO TOTAL
TOPCON DL-500 GUIA RÁPIDO OPERAÇÕES INICIAIS
TOPCON DL-500 GUIA RÁPIDO OPERAÇÕES INICIAIS 1.Preparações iniciais do nível São apresentados nesta seção os procedimentos para configuração do Nível DL 502 503. 1.1 Configuração do nível 1. Com o nível
ESTAÇÃO TOTAL TOPCON SÉRIE ES GUIA PRÁTICO LEVANTAMENTO DE POLIGONAL
ESTAÇÃO TOTAL TOPCON SÉRIE ES GUIA PRÁTICO LEVANTAMENTO DE POLIGONAL Índice 1. Nivelar e centralizar o instrumento... 3 2. Criando Obra... 3 3. Poligonação... 5 3.1 Configurando a estação... 5 3.2 Orientando
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes EXERCÍCIOS - TOPOGRAFIA Prof.: CARLOS YUKIO SUZUKI APRESENTAÇÃO Esta apostila de apoio didático à disciplina Topografia,
PLANILHA DE NIVELAMENTO
GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 PLANILHA DE NIVELAMENTO Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. CRIANDO PLANILHA DE NIVELAMENTO Para criar uma Planilha de
Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono. Prof. Herondino
Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono Prof. Herondino Edição Vetorial A edição de dados vetoriais no SPRING é executada sobre mapas temáticos, cadastrais, redes e de MNT (modelos numéricos de terreno).
Apostila de aulas práticas de topografia
Centro Universitário do Planalto de Araxá Apostila de aulas práticas de topografia Prof. M.Sc. Diogo Aristóteles Rodrigues Gonçalves Prof. Cristiano Ferreira Alves Araxá MG AULAS PRÁTICAS PRATICA 1 Goniologia
Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra - Departamento de Geomática Prof a Regiane Dalazoana
1 Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra - Departamento de Geomática Prof a Regiane Dalazoana CAPÍTULO 1 - REVISÃO MATEMÁTICA GA069 - TOPOGRAFIA I LISTA DE EXERCÍCIOS a) Transforme os
7 NIVELAMENTO GEOMÉTRICO
7 NIVELAMENTO GEOMÉTRICO 44 7 NIVELAMENTO GEOMÉTRICO A partir dos dados mostrados nas planilhas anexas, pede-se determinar as cotas ajustadas dos pontos da poligonal levantada no campo, pelo processo de
Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas
Desenho de fôrmas Vamos criar o desenho de forma do pavimento "Superior". Além disso, teremos o acabamento final de uma planta, isto é, introduzir desenhos de corte, eixos de locação, cotas, etc. Geração
NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA I CURVELO 2017
NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE Elaboração: Professora Juliana Reinert Professora Rachel Gonçalves Braga Professora Tais Lorena Pereira da Silva Estagiária Bárbara Ribeiro Costa Estagiária Paula Marinho Ferreira
POSICIONAMENTO RELATIVO NO SOFTWARE TOPCON TOOLS
CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA DISCIPLINA: GNSS POSICIONAMENTO RELATIVO NO SOFTWARE TOPCON TOOLS ELABORADA PELOS PROFESSORES: MATHEUS PEREIRA GUZATTO IVANDRO KLEIN Florianópolis, Setembro de 2016 6 1 PROCESSAMENTO
ESTAÇÃO TOTAL TOPCON SÉRIE ES GUIA PRÁTICO FERRAMENTA OFFSET
ESTAÇÃO TOTAL TOPCON SÉRIE ES GUIA PRÁTICO FERRAMENTA OFFSET Índice 1. Ferramenta Offset... 3 1.1 Offset de Distância... 3 1.2 Offset de Ângulo... 5 1.3 Offset por Duas Distâncias... 6 1.4 Offset no Plano...
Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos
Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos [email protected] SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha
Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).
Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica
INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Curso de Engenharia Civil Topografia Aplicada INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA Prof.ª AMANSLEONE DA S. TEMÓTEO 26/02/13 CONTEÚDO INSTRUMENTOS UTILIZADOS EM MEDIDAS LINEARES DIRETAS
A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.
Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos
Existe um desvio entre o azimute verdadeiro e o azimute magnético.
AZIMUTE MAGNÉTICO E VERDADEIRO Existe um desvio entre o azimute verdadeiro e o azimute magnético. 1 COORDENADAS RETANGULARES E POLARES No sistema de coordenadas cartesianas a posição de um ponto fica definida
EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO
EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO a) Calcular as cotas dos pontos abaixo, obtidos por nivelamento trigonométrico. b) Fazer um esboço do levantamento. Cota do ponto A = 125,2 m Estação P. V. Ângulo Altura Altura
Instalação - FlexiStarter
Inserir o CD de instalação, após abrir o CD clicar em Autorun Inserir também o Token no computador. Na janela que vai abrir, deixe selecionado «Português(padrão) e clique em Ok. Aguarde que o programa
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar
ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira
NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA
5 NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE Elaboração: Professora Juliana Reinert Professora Rachel Gonçalves Braga Professora Rachel Martini Professora Tais Lorena Pereira da Silva Estagiária Bárbara Ribeiro Costa
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE GEOMENSURA MÓDULO I UNIDADE CURRICULAR TOPOGRAFIA I 5.10.4
CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES
TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma
Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird
Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.0 Data Elaboração 27/10/2011 Paginas 21 Data Revisão 22/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3
ENGENHARIA CIVIL CURSO: TOPOGRAFIA PROF.: RIDECI FARIAS LEVANTAMENTO DE NIVELAMENTO
ENGENHARIA CIVIL CURSO: TOPOGRAFIA PROF.: RIDECI FARIAS LEVANTAMENTO DE NIVELAMENTO BRASÍLIA, DF 13/11/2004 1. OBJETIVOS Ao final do levantamento de nivelamento, o grupo deverá ser capaz de realizar um
INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS (PLANIMETRIA)
Topografia INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS (PLANIMETRIA) Prof. Paulo Carvalho, M.Sc Macedo, M.Sc Prof. Emilia Rabanni, Dra. Poli, Brasil.. 2014 2/27 Instrumentos Topográficos do Equipamento 3/27 TEODOLITO É
Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel
Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Objetivo O objetivo dessa atividade é exercitar a elaboração de gráficos com a utilização de um software de planilha eletrônica. Também faremos uso da função
BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007
BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de
CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)
TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar
CYGNUS KS-102.
www.santiagoecintra.com.br www.santiagoecintra.com.br www.santiagoecintra.com.br INTRODUÇÃO Teodolito observação de ângulos H, V e distância por taqueometria. Teodolito com distânciômetro observação ângulos
Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros
Exercício 43 Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Siga os seguintes passos: 1. Crie um novo livro de nome Formulário 2. Altere o nome da 1ª. folha para Formulário 3. Altere o
Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides
Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando as imagens selecionadas Passo 3: Preparando-se para a criação de seu
Solicitação de Serviço
Solicitação de Serviço Agenda Acesso ao módulo Cadastro de solicitação de serviço Tipos de serviços Pesquisa e edição de solicitação Visualização de relatório de solicitação de serviço Acesso ao Módulo
GEOMAX SÉRIE ZOOM APLICATIVO IMPLANTAÇÃO. 1- Inserindo as coordenadas dos pontos no instrumento
GEOMAX SÉRIE ZOOM APLICATIVO IMPLANTAÇÃO Introdução. O Objetivo deste guia é ensinar como utilizar o programa implantação das estações Totais Geomax série ZOOM 20 E 30, sem qualquer menção à metodologia
TOPOGRAFIA B-II CAMPO 03 NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO IRRADIAÇÃO
GRAFIA B-II CAMPO 03 NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO IRRADIAÇÃO 1) OBJETIVO Realizar a deterinação das coordenadas tridiensionais (XYZ) de pontos de relevo na área abrangida pela poligonal de cada equipe, be
APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016
Página 1 de 14 APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Caro estudante, esta apostila destina-se a uma apresentação rápida e elementar com um programa de SIG e seu fácil
Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice
Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I Profa. Adriana Goulart dos Santos Planimetria Uso de instrumentos para a obtenção das medidas das distâncias e das
FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério. Topografia Básica. Aula 07 Levantamento Topográfico. Profº Weldon Martins
FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério Topografia Básica Aula 07 Levantamento Topográfico Profº Weldon Martins Sumário Levantamento Topográfico Metódos de Levantamento para pontos de apoio Triangulação
Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1
Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai
Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.
Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece
Opção Relatório HTML
Opção Relatório HTML Olá pessoal! Neste informativo vamos mostrar como configurar relatórios em HTML. Quando um relatório é gerado em PDF ficamos limitados somente leitura, não nos proporciona outras opções
FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial
FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para [email protected], para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre
CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO
1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DECLIVIDADE
1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DECLIVIDADE 1- Calcular a declividade para os casos abaixo, sendo que os valores altimétricos referemse às cotas dos pontos: a) b) 1 c) d) Calcular a declividade entre os pontos
Os botões gráficos na parte superior da figura são a interface de operação do CamGesture.
CamGesture O CamGesture para a câmera Kworld permite que você controle o PC para realizar disparos, filmagens, gravações e arquivos de localização de multimídia por gestos (punhos). Para ativar o CamGesture,
Esta função tem por objetivo a transformação de coordenadas UTM em geográficas e vice-versa, e também a transformação entre sistemas de referência.
1.7 Geodésia/GPS Esta função tem por objetivo a transformação de coordenadas UTM em geográficas e vice-versa, e também a transformação entre sistemas de referência. 1.7.1 Transformação de Coordenadas Para
Impressora. Instruções. Tel: Escaneie para maior suporte online
Impressora M AX 3D Instruções Tel:0086-574-88037579 Escaneie para maior suporte online Mini Romaneio Os itens abaixo são todos os acessórios da caixa. Confira os itens antes de usar. Impressora MAX 3D
Prof. Heni Mirna Cruz Santos
Prof. Heni Mirna Cruz Santos [email protected] É o conjunto de operações, procedimentos e equipamentos utilizados no campo (terreno), de forma a implantar e materializar pontos de apoio topográfico,
Ponto Secullum 4 Cópia de segurança
Ponto Secullum 4 Cópia de segurança O Ponto Secullum 4 permite que sejam importados dados de cadastros e marcações do Ponto Secullum 3 e próprio Ponto Secullum 4. O sistema importa informações de banco
Bem-vindo ao Picture Package Producer2
Manual do Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando
Cadastro do Perfil Profissional:
Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...
Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial
Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do
Topografia. Técnicas de Levantamento Planimétrico. Aula 7. Prof. Diego Queiroz. Vitória da Conquista, Bahia
Topografia Técnicas de Levantamento Planimétrico Prof. Diego Queiroz Contato: (77) 9165-2793 [email protected] Aula 7 Vitória da Conquista, Bahia Tópicos abordados Poligonação ; Tipos de poligonais;
Medidas de Direções. Material de apoio Topografia
Medidas de Direções Material de apoio Topografia Érica Santos Matos Departamento de Geomática Setor de Ciências da Terra Universidade Federal do Paraná -UFPR Medida de direções O que se mede em campo são
Desenho assistido por computador II CAD II
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento
Manual de Instruções do Movimento de Caixa
Manual de Instruções do Movimento de Caixa 1 Sumário MANUAL DO MOVIMENTO DE CAIXA 3 Cadastrando o Plano de Contas 3 Cadastrando as Contas Bancárias/Caixa 4 Cadastrando um Tipo Contábil pelo Athenas3000
Tutorial para Power Point
Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar
NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate
NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT
Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED Fiscal?
Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED Fiscal? A partir desta ferramenta, é possível realizar a importação dos dados cadastrais de empresas Clientes do Escritório
Tutorial de Teste. Objetivo: Teste de pickup/dropout temporizado (51), levantamento da curva temporizada, teste de pickup instantâneo (50).
Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: INEPAR Modelo: INI Função: Sobrecorrente 50 e 51 Ferramenta Utilizada: CE-6000 Objetivo: Teste de pickup/dropout temporizado (51), levantamento
BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida
BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de
CRIAÇÃO RÁPIDA DE PROGRAMAS (SHOWS)
TUTORIAL Nº 001 CRIAÇÃO RÁPIDA DE PROGRAMAS (SHOWS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma rápida e simples,
Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria
Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos
Instruções para instalação do Palm
Instruções para instalação do Palm Iniciando o Palm 1. Ao ligar o Palm aparecerá a tela do Setup. Clicar no ícone da Casinha. 2. Aparecerá na tela um trevo de quatro folhas. Clicar com a caneta do Palm
CCE0381 Topografia. D) Meça (se necessário, com ajuda do professor) a mesma distância em metros, usando uma trena.
Prazo: --/--/---- LAB AULA: SEG TER QUA QUI SEX HORÁRIO: 1,2 3,4 PROFESSOR: Daniel Caetano R.A.: NOME: GABARITO Instruções: A) Esta atividade é individual. QUESTÕES - AULA 01 B) Meça quatro vezes o comprimento
Nível 1A Inserção de dados Geométricos
Nível 1A Inserção de dados Geométricos Inserçã o dos desenhos DXF Entre no Prefwise. Escolha a opção (na barra de ferramentas à esquerda) Clique em materiais na aba a direita. Obs.: Os códigos dos perfis
Objetivo. Coletor de Dados Cadastro de Layout no Sismoura. Importar arquivo de coletor para o Sismoura.
Coletor de Dados Objetivo Coletor de Dados Cadastro de Layout no Sismoura. Importar arquivo de coletor para o Sismoura. Pré - Requisito O software do Coletor de Dados deve estar instalado no computador
SophiA Biblioteca MÓDULO INVENTÁRIO
SophiA Biblioteca MÓDULO INVENTÁRIO Treinamento O Módulo Inventário do SophiA Biblioteca é uma ferramenta com o objetivo de auxiliar o gerenciamento de acervos de pequeno, médio e grande porte. O módulo
PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL
1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira [email protected] Conceitos básicos de
Instalação do Rotary Attachment
Instalação do Rotary Attachment Modo de instalação: 1 - Para a instalação do Rotary attachment desça a mesa de recorta até que fique no ponto mais baixo possível e desligue a laser. 2 - Coloque o Rotary
MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)
MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:
CAPÍTULO 3 INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
19 CAPÍTULO 3 INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS 3.1. INTRODUÇÃO Diversos procedimentos de campo em Topografia são realizados com o auxílio de equipamentos como estações totais e teodolitos. Para que estes equipamentos
Gerador de Relatório do PPD. SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0
Gerador de Relatório do PPD SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0 Ago2017 Guia Rápido SVMPS1 Manual Bem Vindo / Sobre este documento A aplicação é para emitir relatório de faturamento da conta de ar condicionado
Conhecendo a aba Início
Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...
