PLANEJAMENTO 2 º TRIMESTRE TURM A: 7º ano PERÍODO: 27/05/02 a 07/09 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Artes Angela da Fé Oportunizar ao aluno vivencia prática com embasamento teórico e crítico de arte, com materiais, instrumentos e procedimentos variados. Exercitar o olhar observando e selecionando imagens de boa qualidade: Desenvolver o espírito crítico e o respeito a sua produção e a dos colegas. Contextualizar artista e obras. Empregar potencialidades criativas através da valorização do trabalho e do pensamento crítico. Construir formas de pintura, desenho e habilidades plásticas. Ciências Dulcidia Nallem Diferenciar os padrões morfofisiológicos dos seres do Reino Animal reconhecendo sua diversidade, Caracterizar os filos de invertebrados reconhecendo sua diversidade, Diferenciar as características dos filos platelmintos e nematelmintos para saber como se prevenir das doenças causadas por vermes, Diferenciar os exemplares dos filos dos anelídeos, moluscos e equinodermos Desenho de observação. Luz e sombras. Impressionismo, leitura de obra de arte. Surrealismo. FIC Poríferos: diversidade e características. Cnidários: diversidade, característica, reprodução dos exemplares. Platelmintos e Nematelmintos: diversidade, características, ciclo reprodutivo, doenças que causam, sintomas, prevenção e tratamento. Anelídeos: diversidade, características e reprodução dos hirudíneos, oligoquetos e poliquetos.
reconhecendo a diversidade biológica de cada um, Identificar as características biológicas dos moluscos, poríferos e cnidários reconhecendo as principais diferenças entre os seres vivos, Reconhecer o filo dos artrópodes como o mais numeroso grupo de animais identificando as características específicas de seus representantes reconhecendo sua importância ecológica. Artrópodes e Equinodermos: diversidade, característica e reprodução dos exemplares. Importância médica, econômica e ecológica dos invertebrados. Educação Física Marilê Goetz - Masculino Educação Física Juliana Vielitz Feminino Conhecer aspectos históricos e noções Jogos Pré-Desportivos de Handebol e gerais sobre as regras do handebol, futsal e atletismo. Futsal. Caminhadas, alongamentos e Vivenciar diferentes práticas relaxamentos. relacionadas ao futsal, handebol e atletismo. Jogos Cooperativos de Futsal e Agir de forma cooperativa e solidária na Handebol. realização das atividades propostas. Atividades de passes, arremessos, chutes, Desenvolver nos alunos múltiplas cobranças de faltas, de sete metros, de pênalti, capacidades para conseguirem lidar com o de tiro livre, ataque e defesa. imaginário, com os símbolos, fazer estimativas, Jogos de tabuleiro: dama, moinho e calcular estratégias, criar regras e convenções xadrez. para favorecer as relações sociais. Vivenciar diferentes práticas relacionadas às atividades ginásticas. Ginástica Dança. Conhecer diferentes culturas, através da história das Copas e curiosidades dos países participantes. História da Copa do Mundo e Curiosidades de Esportes, além do Futebol que os países participantes praticam.
Vivenciar diferentes práticas referentes aos jogos de tabuleiro. Reconhecer as necessidades históricas e os interesses que geram mudanças nos esportes. Ensino Religioso Fabriela Mengue Perceber que ninguém vive sozinho, o convívio e a troca são necessários à sobrevivência de todos. Aprender a respeitar as diferenças no meio em que vive. Reconhecer os diferentes tipos de valores propostos pelas tradições religiosas. Compreender a importância das festas religiosas e seus ritos. Geografia Rejane Sorgetz Conhecer a estrutura da população brasileira bem como seu processo de formação. Identificar e relacionar conceitos como densidade demográfica, taxa de crescimento populacional, taxa de mortalidade e mortalidade infantil, expectativa de vida. Reconhecer a importância do processo imigratório com a formação da população brasileira relacionando com as diferenças culturais existentes no nosso país. Analisar dados demográficos relacionando-os com a organização, estruturação do espaço urbano brasileiro; Identificar as causas dos principais problemas urbanos. Comparar diferentes espaços brasileiros e suas complexidades administrativas. Valores Datas comemorativas e festas religiosas A população brasileira: a base da sua formação populacional; A contribuição das migrações e a estrutura da população brasileira. O Brasil urbano: regiões metropolitanas e os grandes desafios urbanos; Brasil: sociedade e política: os indicadores socioeconômicos; A divisão da população pelos setores da economia; Diferenças sociais internas.
Identificar as diferentes atividades que formam cada setor da economia além de relacioná-los com o PIB. Analisar indicadores socioeconômicos do Brasil comparando-os com os de outros países. História Bruna Pilati Diferenciar os conceitos de nação e de Estado. Compreender a importância das reformas religiosas para as sociedades. Perceber a expansão marítima como fator fundamental para a formação étnica e cultural dos diferentes países colonizados. Visualizar a relevância da África para o contexto das grandes navegações, bem como perceber sua exploração exacerbada. Língua Inglesa N2 Monique C Língua Inglesa N1 - Eunice Raupp Falar sobre habilidades Descrever o tempo, as estações e a temperatura Expressar o que gosta e não gosta Falar sobre preços Estados Nacionais e Modernos As reformas religiosas As grandes navegações África Gramática CAn (habilidades) Conjunções: and& but) Palavras interrogativas, perguntas diretas e respostas curtas, substantivos contáveis e não contáveis, presente simples: like, palavra interrogativa: How much, presente simples: want Vocabulário Verbo, tempo, estações, comidas e
bebidas, insetos, itens pessoais. Pronúncia diferença ao pronunciar CAN/CAN T, short and long a, Final + sons, preços Leitura animais inteligentes, wildfire (fogo incontrolável), Comidas incomuns do David, Compras à noite Língua Inglesa N1 - Camila Perceber a diferença de there is e there are e saber fazer seu uso na fala e escrita; Saber fazer perguntas usando how many e respondê-las apropriadamente; Compreender o significa do verbo can em suas variadas possibilidades e saber fazer o uso corretamente; Compreender e saber fazer o uso das preposições in, under, next to, in ; Saber fazer o uso das wh-questions: what + like e how; Língua Inglesa N1 João Paulo Contextualizar os conteúdos que serão estudados com as situações diárias. Escrita mensagem de e-mail, boletim do tempo, Mensagem de e-mail, postagem em um blog There is e there are How many Verbo can Preposições: in, under, next to Wh questions: what + like e how Expressar habilidade com CAN/CAN T. Falar sobre condições climáticas.
Falar mais inglês em sala de aula, incentivando assim os alunos. Língua Portuguesa Antonio de Oliveira LINGUAGEM E GRAMÁTICA: Filho Reconhecimento da estrutura da oração. Conceituação de sujeito e predicado. Classificação dos sujeitos e predicados. Regência verbal. PRODUÇÃO E ENTENDIMENTO DE TEXTO: Estudo das características da biografia e autobiografia. Estudo das características do retrato e autorretrato. Estudo das características da linha de tempo. Estudo das características do poema (soneto e haicai) LEITURA: Leitura de textos conforme os gêneros textuais trabalhados. Leitura de um livro por escolha do aluno. Leitura de um livro indicado pelo professor: Alê, Marcelo, Ju & Eu Jane Tutikian Matemática Luciana Matte Compreender e aplicar conceitos matemáticos Converter Celsius em Fahrenheit. Verbos no presente simples Utilização de frases interrogativas (preços) Geometria Ângulos complementares Complemento de um ângulo - 90 x
Música Felipe Koetz Identificar as notas nas claves de Fá e de Dó. Ângulos suplementares Suplemento de um ângulo 180 x Ângulos opostos pelo vértice O.P.V. Números Racionais Representação na reta numérica Comparação de números racionais Operações com números racionais Adição Subtração Multiplicação Divisão Potenciação Radiciação Generalizações e expressões algébricas Linguagem algébrica Simplificação de linguagem algébrica Ponto de equilíbrio Igualdades Princípios de equivalência Equação Problemas com equações Leitura e escrita nas claves de Fá e de Dó. Criação de uma sequência melódica nas claves de Fá e de Dó.