COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 3 ano 3º A, B e D 3º C Semana de 14 a 18 de março de 2016. quinta-feira segunda-feira Leia o texto para realizar as lições de Língua Portuguesa da semana. A lebre e a tartaruga Certo dia uma lebre topou com uma tartaruga e, ao ver como ela andava devagar, caiu na risada e zombou muito dela. Como você é lenta e desajeitada disse a lebre. É tão desengonçada, andando com essa sua concha pesada, que até admira que consiga chegar a algum lugar. A tartaruga deteve-se na estrada poeirenta, levantou a cabeça, virou-se para a lebre e sorriu. Então vamos apostar uma corrida disse ela. Na hora que você escolher. Aposto dez moedas por dez quilômetros. A lebre se pôs a dar pulos toda animada. O quê! Dez moedas? Podemos começar agora mesmo? Só dez quilômetros? E sem esperar pela resposta da tartaruga, disparou pela estrada. A tartaruga saiu atrás, com toda a lentidão. Sem olhar para trás nem para os lados, foi seguindo a passo firme e regular pela estrada. Num instante, a grande velocidade da lebre deu-lhe uma grande dianteira, e ela, rindo consigo, virou-se para ver a que distância se encontrava a tartaruga. Não conseguiu avistá-la, e, como estava um pouco cansada e achou que um descanso seria muito agradável, acomodou-se ao lado de uma placa da estrada, para tirar uma soneca. Vou dormir um pouco disse ela. Tenho muito tempo, e se a minha vagarosa amiga passar por aqui enquanto eu estiver dormindo, eu acordo, alcanço-a, e ainda assim venço a corrida com facilidade. A tartaruga, enquanto isso, ia avançando, e depois de muito, mas muito tempo, chegou à placa da estrada, embaixo da qual a lebre roncava sonoramente. A tartaruga não parou. Sem hesitar, foi em frente, levando às costas o seu grande casco, rumo ao distante marco de chegada. A lebre, muito confiante na própria vitória, dormiu ao sol. Quando finalmente acordou, já era quase noite: ela tinha dormido demais! Piscou, pôs-se de pé com um pulo, olhou de um lado e de outro e saiu em disparada. Embora corresse mais rápido do que o vento, não conseguiu alcançar a tartaruga. Quando atingiu o marco de chegada, a tartaruga já estava lá, sorrindo calmamente consigo mesma. Moral: Devagar se vai ao longe. (Mathias, R. Fábulas de Esopo. São Paulo: Círculo do livro, 1983.) Segunda-feira Curitiba, 14 de março de 2016. Quais são as personagens da fábula que você leu?
Terça-feira Curitiba, 15 de março de 2016. Esse texto transmite um ensinamento. Qual? Quarta-feira Curitiba, 16 de março de 2016. Por que a tartaruga propôs à lebre uma corrida? Quinta-feira Curitiba, 17 de março de 2016. Por que a lebre resolveu dormir no meio da corrida? Sexta-feira/História Curitiba, 18 de março de 2016. Tema: República romana e a formação do exército Conheça um pouco mais do exército romano lendo o parágrafo a seguir. Na Roma Antiga, o sal era muito importante para todos os povos. Com o sal eles temperavam os alimentos, deixando-os mais saborosos. Era como uma especiaria preciosa. Por isso, os soldados romanos recebiam sal como pagamento, daí vem o nome de salário. Explique por que, hoje em dia, as pessoas não recebem mais sal como pagamento.
Segunda-feira Curitiba,14 de março de 2016. Observe a figura abaixo: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 14 de março a 18 de março de 2016. Copie e responda com atenção: a) O menino de boné ocupa o lugar na fila. b) O dono do cachorro é o da fila. c) O antecessor do menino de boné ocupa o lugar da fila. d) O sucessor do menino com carrinho ocupa o da fila. Terça-feira Curitiba, 15 de março de 2016. Observe as cenas e numere-as com numerais ordinais, de acordo com a sequência dos acontecimentos. Anexo
Quarta-feira Curitiba, 16 de março de 2016. Copie e resolva: Ana está no décimo oitavo andar de um prédio. a) Se ela subir mais seis andares, em qual andar irá chegar? b) Se ela sair do décimo andar e descer nove, em qual andar chegará? Quinta-feira Curitiba, 17 de março de 2016. Copie e resolva: O livro que Rodrigo está lendo tem 150 páginas. Hoje iniciou a leitura da quinquagésima página. a) Quantas páginas já leu? b) Quantas páginas faltam para ele terminar a leitura? Sexta- feira/ Ciências Curitiba, 18 de março de 2016. Fazer no caderno de Ciências. Tema: Poríferos e cnidários Leia e faça o que se pede. É muito comum as pessoas usarem esponjas artificiais para lavar a louça, a pia e outros locais da casa. Você tem uma dessas esponjas em casa? Desenhe uma em seu caderno e indique os poros.