Roteiro da Apresentação do Experimento Densímetro Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão: Densidade = massa volume A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite. A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm 3 ). Vejamos a densidade de algumas substâncias: Álcool etílico...0,789 g/cm 3 Água...0,997 g/cm 3 Leite integral...1,03 g/cm 3 Alumínio... 2,70 g/cm 3 Diamante...3,5 g/cm 3 Chumbo...11,3 g/cm 3 Mercúrio...13,6 g/cm 3
Experimento 1 - Densidade: Materiais: Espátula ou colher Canudinho de plástico Álcool Sal de cozinha NaCl Água Fósforo ou isqueiro Régua 3 etiquetas Alicate Construção dos Densímetro: 1º Passo: Utilizando uma régua, gradue o canudinho de 0,5 em 0,5 centímetro, usando a ponta do prego (ou palito de dentes) molhado em cola colorida e deixe secar por 15 minutos.
2º Passo: Enquanto a cola seca prepare as provetas, identificando cada uma com etiquetas e colocando em cada uma volumes iguais de cada líquido (água, solução de NaCl e álcool). 3º Passo: Aqueça uma das extremidades do canudinho e com um alicate pressione esta extremidade para fechá-la.
4º Passo: Usando a espátula, coloque sal no canudinho, até que ele adquira peso suficiente para atingir certa estabilidadequando for imerso no líquido.
Procedimento: 1 Passo: Será realizado no primeiro momento a demonstração do Experimento, como se segue: 2 Passo: Haverá questionamentos sobre tal experimento, onde veremos os princípios que nortearam a sua construção, tal embasamento de conceitos primordiais serão relacionados, com base na formula matemática na qual DENSIDADE É IGUAL A MASSA DIVIDIDA PELO VOLUME do recipiente.
3 Passo: Suscitação de questionamentos dos motivos hipotéticos das densidades das soluções contendo; açúcar, sal de cozinha, água e álcool. O que acontece? E sabendo que densidade é igual a massa dividido pelo volume ( ρ = m/v ), e uma vez que você tem a massa e o volume, pode-se encontrar a densidade do corpo que se está estudando.a água é geralmente utilizada como referencia. Quando se diz que um corpo tem uma densidade igual a 3, estamos dizendo que sua densidade é 3 vezes maior que a densidade da água.quando fechamos uma extremidade do canudinho, seu interior ficou cheio de ar, fazendo com que sua densidade seja menor que a da água, daí a necessidade de se colocar um " pesinho " dentro do canudinho e aumentar sua densidade.como os nossos líquidos possuem volumes iguais, mas massas diferentes, as densidades serão diferentes, conseqüentemente o nosso densímetro não ficará no mesmo nível nos três líquidos. Questões (1) Qual solução se mostrou com maior aumento de volume após a colocação dos densímetros de canudinhos?
(2) Qual a relação da densidade dos canudinhos versus bolinhas de gudes inseridas nos recipientes? Como sugestão, solicitamos que você procure a unidade que se expressa a densidade no Sistema Internacional de Unidades e a forma usual que se utiliza. Para a determinação da densidade do sólido, pese inicialmente a esfera de vidro e anote a massa. m1 =. Preencha com água da torneira, o volume de 60 ml em uma proveta de 100mL. Anote o volume inicial: V1 =. Insira a esfera de vidro e anote o novo volume V2 = Determine o valor da densidade da esfera de vidro. Questionamento: Qual o valor da densidade se adicionarmos a 2ª esfera de vidro na proveta? (3) No seu entendimento sobre densidade, e que podemos observar no nosso cotidiano a presença de densidade em alguma solução? (4) Numa lagoa os objetos não flutuam tão facilmente quanto numa praia, qual o motivo esperado?