Legislação e Ética Profissional Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Formação e ficha profissional: Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Pregoeiro / Bolsa de Valores (Modalidade: Pregão Eletrônico) Analista de Sistemas / Secretaria do Planejamento e Gestão Instrutor / Escola de Gestão do Estado do Ceará - EGPCE Professor de Lógica de Programação / CEPEP Professor de Informática Aplicada / CEPEP Professor de Gestão Aplicada / CEPEP Professor de Legislação e Ética Profissional / CEPEP
Introdução O exercício de qualquer das profissões fiscalizadas pelo Sistema CONFEA/CREA enseja a assunção de uma série de responsabilidades à qual, tanto os profissionais como as empresas, estão sujeitos, de modo que a caracterização de qualquer lesão ao interesse de outrem, (continua)
Introdução ocorrida em face deste exercício profissional, dependendo da situação, tem o condão de acarretar penalidades que podem chegar até o cancelamento do registro profissional, dever de refazimento ou indenização, além de penalização criminal.
Introdução Para apresentar este universo jurídico aos profissionais da área tecnológica, é indispensável uma ligeira incursão à teoria do direito, embora superficialmente, a fim de não tornar enfadonho ao interesse da categoria profissional a qual este manual é dedicado.
Introdução Apesar de eventos e acontecimentos naturais receberem a incidência das normas jurídicas, tal como o nascimento com vida, a morte etc, são as relações jurídicas, especialmente as expressas em contratos cujos objetos configuram realização de (continua)
Introdução trabalhos nas áreas da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, o cerne da abordagem no presente trabalho. Estes contratos, quer os relativos aos projetos, quer os relativos às execuções, são fontes geradoras de direitos e obrigações em várias esferas do direito. (continua)
Introdução O não atingimento dos resultados finais almejados, face à inobservância das técnicas profissionais adequadas, redundará na responsabilização do profissional responsável.
Situações objetivas relacionadas com o exercício das profissões fiscalizadas pelo Sistema CONFEA/CREA, que acarretem lesões à direitos alheios, independentemente da existência de contratos, como por exemplo, o desabamento de um muro sobre um transeunte, ou um curto circuito causador de (continua) Introdução
Introdução um incêndio que atinja o usuário de um prédio comercial, em razão de sua evidente relevância, também acarretam responsabilizações. As relações de trabalho protegidas pela CLT, que normalmente decorrem da atividade econômica dos profissionais da área tecnológica também, por esta razão, poderão recair sobre a categoria profissional no exercício de suas profissões.
Introdução Serão tecidas considerações acerca das obrigações e responsabilidades dos profissionais e empresas da área tecnológica, o tempo que perduram, os tipos e esferas de repercussão, etc., demonstrando, ante a apresentação das noções jurídicas pertinentes, o universo que o profissional está adentrando ao contratar a prestação de seus serviços, (continua)
Introdução de modo a oferecer condições que lhe permitam se precaver, se proteger e mensurar seus honorários de modo proporcional às responsabilidades assumidas no momento da celebração dos acordos, quando isto for possível.
Introdução NINGUEM SE ISENTA DE CULPA ALEGANDO O DESCONHECIMENTO DA LEI
O estudo da Ética deu-se com os filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores de diversas áreas do conhecimento dedicam-se ao seu estudo.
Ao iniciar um trabalho que envolve a ética como objetivo de estudo, consideramos importante, como ponto de partida, estudar o conceito de ética, estabelecendo seu campo de aplicação e fazendo uma pequena abordagem das doutrinas éticas que consideramos mais importantes para o nosso trabalho.
Ética: conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. Moral: conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe. Direito: o que é justo e conforme com a lei e a justiça.
A Ética, a Moral e o Direito estão interligados. A Ética consiste num conjunto de princípios morais, a Moral consiste em conjunto de regras, só que a Moral atua de uma forma interna, ou seja, só tem um alto valor dentro das pessoas, ela se diferencia de uma pessoa para outra e o Direito tem vários significados, ele pode ser aquilo que é justo perante a lei e a justiça, aquilo que você pode reclamar que é seu.
A Ética tem uma relação maior com as profissões. Ela seria como uma regra a ser seguida, um dever que profissional tem com aquele que contrata o seu serviço. A partir do momento em que se começa a exercer uma profissão, deve-se começar a praticar a Ética.
A Moral e o Direito tem a seguinte base: a Moral tem efeito dentro da pessoa, ela atua como um valor, aquilo que se aprendeu como certo e o Direito tem uma relação com a sociedade, o Direito é aquilo que a pessoa pode exigir perante seus semelhantes, desde que esteja de acordo com a lei, aquilo imposto pela sociedade.
O que significa ter ética profissional?
Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Ser ético nada mais é que cumprir os valores da sociedade em que vive, é agir sem prejudicar o próximo, é agir e se responsabilizar pelas consequências de suas ações. Todo ser ético pensa antes de agir e age sabendo que terá que assumir os resultados.
Código de Ética Profissional Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. O código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.
Código de Ética Profissional Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. O código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.
A consciência moral, segundo a autora do livro Convite à filosofia, Marilena Chaui, está ligada ao senso moral e ambos dizem respeito a valores, sentimentos, intenções e ações referidas ao bem, ao mal e ao desejo de felicidade, sentimentos e ações que estão intrínsecas às relações que temos com o outro, portanto fazem parte da nossa vida.
A consciência e o senso moral se manifestam em nossas vidas com bastante frequência, em situações como, por exemplo: em que jovens inexperientes têm que escolher entre a juventude ou o filho que não foi planejado;
A consciência e o senso moral se manifestam em nossas vidas com bastante freqüência, em situações como, por exemplo: em que um pai de família desempregado tem que optar entre ser honesto e continuar na mesma situação ou aceitar um emprego desonesto; Etc. II - Ética, Moral e Direito
Como podemos ver a consciência e o senso moral estão diretamente ligados a valores sociais como: honestidade, honradez, justiça e também aos sentimentos provocados por esses valores como: vergonha, admiração, dúvida, entre outros.
Geralmente não paramos para refletir sobre os valores morais a que estamos sujeitos, isso porque somos educados para conviver com eles e aprendemos desde cedo que devemos servir a esses valores. Isso porque isso são valores sociais e culturais.
Cada sociedade criou e cria seus conceitos sobre o que é ser ético ou antiético. E para não julgarmos sem fundamentos precisamos conhecer primeiro as culturas diferentes da nossa e acima de tudo respeitá-las.
Ética Conceitos e Classificações: DEFINIÇÃO 1: Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. DEFINIÇÃO 2: Ética é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.
Ética Conceitos e Classificações: DEFINIÇÃO 3: é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
ÉTICA - MORAL Permanente Temporal Universal Cultural Regra Conduta de regra Teoria Prática Princípios Aspectos de conduta específicos