PROGRAMA ENSINO INTEGRAL. Projeto de Vida

Documentos relacionados
Profª. Samara Santiago. Projeto de Vida: proposta educacional interdimensional 07/02/19

AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, FORMAÇÃO CIDADÃ E PROJETO DE VIDA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NO CHÃO DA ESCOLA

ESCOLA DA ESCOLHA Projeto de Vida. São Paulo, 24 de Maio de 2018

O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS

OT MEDIAÇÃO ESCOLAR 31/08/2018 das 08h00 às 14h00

O ENSINO DE SOCIOLOGIA (CIÊNCIAS SOCIAIS)

III Projeto Político Pedagógico. 3.1 Princípios. 3.2 Valores. Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade.

Ricardo Carvalho de Almeida

Programa Analítico de Disciplina EDU263 Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos

CADERNO DE ORIENTAÇÕES

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Experiência de aprendizagem em espaços educativos escolares e nãoescolares

ESCOLAS DE REFERÊNCIAS: MUDANÇA DE PARADIGMA NA EDUCAÇÃO

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

PROGRAMA DE DISCIPLINA

Pensando Bem: Vivendo Melhor

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Palavras-chaves: Avaliação Educacional; SPAECE; Gestão Pedagógica.

ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA FÉLIX ARAÚJO

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos. Profa Dra Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM BELO HORIZONTE

INDICADORES DE QUALIDADE

MÓDULO 1. Disciplina Ementa Bibliografia. Fundamentos da Educação Ambiental. Carga horária: 45 h/a

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL PROJETO DE VIDA. Professoras: Marcoelis Pessoa e Silvana Castro

ICE Instituto de Corresponsabilidade pela Educação

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão

Orientar os alunos na obtenção do critério ângulo, ângulo (AA) de semelhança de triângulos usando como meio algumas atividades experimentais.

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano:

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Culturas de Participação: Jovens e suas percepções e praticas de cidadania. Aluno: Roberta Silva de Abreu Orientador: Irene Rizzini

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Básica

Reflexões... A família e a adolescência no contexto da contemporaneidade

Disciplina: Avaliação Institucional, da Aprendizagem e Responsabilidade Social

Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação.


PLANEJAMENTO DE ENSINO

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E AS PREMISSAS DA EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL.

CINEMA E HISTÓRIA: UMA BIBLIOGRAFIA INTRODUTÓRIA

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EVIDENCIADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea

PLANEJAMENTO DE ENSINO

ROBÓTICA EDUCACIONAL

Planejamento pedagógico para curso EAD. Profª Drª Adriana Clementino Senac-SP / Fipen

A ATUAÇÃO DO PIBID/QUÍMICA/UFMT NA ESCOLA PLENA: FOMENTANDO AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

EMENTA DA DISCIPLINA. Tópico Especial: INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, GESTÃO E PROCESSOS TECNOLÓGICOS GTE040

Portfólio de cursos internos do NTE

POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO

O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1732T1 - Didática. Docente(s) Eliane Bambini G.

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período:

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Transcrição:

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL Projeto de Vida

Por que Projeto de Vida?

Por que Projeto de Vida? Quem o jovem será no futuro é fruto das OPORTUNIDADES que tiver e das ESCOLHAS que fizer. As escolhas que o jovem fizer estão relacionadas aos valores que ele tiver, ao valor que ele tiver atribuido às coisas, aos fatos, etc.

O que é Projeto de Vida?

O que é Projeto de Vida? Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço A Bahia já me deu régua e compasso Quem sabe de mim sou eu... Gilberto Gil É o traçado entre o ser e o querer ser.

Projeto de Vida é Um processo de autoconhecimento, identificação dos desejos, desenvolvimento das potencialidades e revisão pelos valores dos alunos.

PARA CONSTRUIR O PROJETO DE VIDA A escola pode incentivá-lo a refletir sobre: quem ele é quem ele gostaria de ser e ajudá-lo a refletir e planejar o caminho que ele precisa seguir para alcançar o que ele pretende ser.

Principais objetivos do Projeto de Vida dos alunos

Principais objetivos do Projeto de Vida dos alunos Possibilitar que os alunos, no seu processo escolar, tracem um planejamento para atingir seus objetivos nos estudos, estabelecendo roteiros e metas. Possibilitar que cada aluno tenha constituída uma base sólida de valores e conhecimentos que o conduzam a continuidade dos seus estudos. Possibilitar que os alunos descubram a necessidade de projetar seus sonhos e desejos em forma de ações e vivenciarem a experiência de construção com o apoio dos professores, da equipe escolar e da família.

Na construção do Projeto de Vida considerar A reflexão sobre sonhos e planos. Que é um processo complexo e, por vezes, demorado. Que pode ser alterado à medida que o aluno amadurece.

Na construção do Projeto de Vida considerar QUE O PROJETO DE VIDA É O EIXO CENTRAL DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL. QUE O PROJETO DE VIDA ENVOLVE TODOS OS ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE. QUE O PROJETO DE VIDA É UM ESTIMULO AQUELES QUE NEM OUSAM SONHAR. QUE O SUCESSO DA ELABORAÇÃO DO PV DEPENDE DO DESEJO PESSOAL E DA ORIENTAÇÃO E APOIO DOS EDUCADORES E DA FAMÍLIA.

PROJETO DE VIDA O EIXO PRINCIPAL DA ESCOLA PROJETO DE VIDA BASE NACIONAL COMUM

Bibliografia recomendada: ARAUJO, Ulisses F. Educação e Valores: pontos e contrapontos. São Paulo. Summus,2007. BRENIFIER, Oscar. O que é o saber? São Paulo: Editora Caramelo, 2005. Coleção Filosokids. Quem sou eu? São Paulo: Editora Caramelo, 2005. Coleção Filosokids O bem e o mal, o que são? São Paulo: Editora Caramelo, 2005. Coleção Filosokids O que é a vida? São Paulo: Editora Caramelo, 2005. Coleção Filosokids COSTA, Antonio Carlos Gomes da: COSTA, Alfredo Carlos Gomes da: PIMENTEL, Antonio de Pádua Gomes. Educação e Vida: um guia para o adolescente. Belo Horizonte. Modus Faciendi,2001. 2ª Ed. COSTA, Antônio Carlos Gomes. Protagonismo Juvenil: Adolescência, educação e participação democrática, Salvador: Fundação Odebrecht, 2000. COSTA, Antonio Carlos Gomes da (Org). O Mundo, o Trabalho e Você. São Paulo. Instituto Airton Senna, 2009. DAMON, William. O que o Jovem quer da Vida? - Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo, Summus Editorial, 2009. DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a Descobrir Relatório para a UNESCO da Comissão internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez,2004. 9ª Ed.

Bibliografia recomendada: DELORS, Jacques. A Educação para o século XXI- Questões e perspectivas. Editor Penso. 2005 GARCIA, Xus Martin..As 7 competências básicas para educar em valores.são Paulo. Summus, 2010. ICE Manual Operacional Protagonismo Juvenil: Suas Práticas e Vivências. Recife, 2009. MARTINELLI, Marilu. Conversando sobre Educação em Valores Humanos. São Paulo. Peirópolis,1999. NOVAES, Regina (Org). Juventude e Sociedade: Trabalho, Educação, Cultura e Participação. São Paulo.Editora Fundação Perseu Abramo, 200 PISTRAK,M.M. Fundamentos da Escola do Trabalho. A Auto-organização dos alunos. Ed. Brasiliense, 1988. PNUD Brasil - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento www.pnud.org.br/6 TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital. Editora Agir. TORO, José Bernardo - 7 Aprendizajes Básicos para la Educación en la Convivencia Social. Santafé de Bogotá, Fundación Social - Programa de Comunicación Social, 1993.