PERÍMETROS 2008
Considerações iniciais A mensuração dos perímetros dos segmentos corporais,que correspondem às circunferências, podem auxiliarem estudos de crescimento, bem como fornecer índices de estado nutricional e níveis de gordura(estimativa indireta). CONCEITO: É o perímetro máximo de um segmento corporal,medido em ângulo reto em relação a seu maior eixo.(martins,2006) OBSERVAÇÃO: A perimétria pode ser interpretada isoladamente ou em combinação com medidas de dobras cutâneas tomadas no mesmo local, sendo também utilizada para estimar a densidade corporal de forma indireta e na ergonomia.
Instrumento FITA MÉTRICA 1. Fita métrica flexível(porém não elástica); 2. Com precisão de 1mm; 3. Preferencialmente ter marcação numérica somente do lado destinado à leitura; 4. Ter 07(sete) milímetros de largura; 5. Pode ser metálica ou material sintético.
Considerações gerais PROCEDIMENTOS: 1. O plano da fita deve esta adjacente à pele e, suas bordas perpendiculares em relação ao eixo do segmento que se quer medir. 2. Medir o perímetro em sua extensão máxima, com o zero da fita estando por baixo do valor da leitura; 3. Realizar as mensurações exercendo leve pressão sobre a pele; 4. Medir sempre sobre a pele nua; 5. Determinar e marcar,sempre que possível,os pontos de referência anatômica com lápis dermográfico;
Considerações iniciais PROCEDIMENTOS: 6. Realizar leitura com aproximação de milímetros; 7. Realizar sempre duas mensurações e quando o valores obtidos diferirem entre si,fazer uma terceira mensuração e tirar a média; 8. Mesurar sempre que possível,na presença de outro avaliador ou na frente de um espelho para garantir que a fita métrica seja colocada no mesmo plano/horizontal à face anterior e posterior do avaliado. 9. Realizar a leitura sempre de frente e à altura do valor numérico. (OBSERVAÇÃO...)
Propósito: 1. Avaliar o tamanho do crânio,para que se calcule o tamanho aproximado do cérebro; 2. Serve também como medida de referência para a concepção de acessórios de trabalho e:opu esportivo; 3. Identificar doenças como a hidrocefalia. Referência Anatômica: 1. Parte superior da sobrancelha,protuberância occipital e borda superior da aurícula Prof.Moisés Moisés Mendes Técnica de Mensuração CABEÇA
CABEÇA POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Se for bebê recém nascido é mensurado no colo da mãe. 2. Jovens e adultos devem ficar sentados,mantendo a cabeça segundo o plano de Frankfut. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Posicionado do lado direito do avaliado.
CABEÇA PROCEDIMENTO: Passar a fita sobre a protuberância occipital,acima da borda superior da aurícula e acima da sobrancelha.
Propósito: 1. Mensuração utilizada em estudos crescimento,performance atlética e motora e obesidade Referência Anatômica: 1. Parte inferior da proeminência da laringe(pomo de adão) de Prof.Moisés Moisés Mendes Técnica de Mensuração PESCOÇO
PESCOÇO POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Sentado ou em pé,na posição ereta,mantendo a cabeça orientada segundo o plano de Frankfurt POSIÇÃO DO AVALIADOR: Posicionado ao lado da face direita do avaliado.
Técnica de Mensuração PESCOÇO PROCEDIMENTO: Passar a fita num ângulo reto com relação ao eixo longitudinal do pescoço.
OMBRO Propósito: 1. Auxilia na observação da mudança de tônus devido ao treinamento de força Referência Anatômica: 1. Região de maior volume dos músculos deltóides na porção inferior ao acrômio.
OMBRO POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.
OMBRO PROCEDIMENTO: Passar a fita em torno do avaliado de trás para frente,após o avaliador realizar uma expiração.
TÓRAX PROPÓSITO: 1. Avalia o crescimento e o desenvolvimento da estrutura corporal POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática,com pés afastados à largura dom ombros,braços levemente afastados(permitindo a passagem da fita). POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.
TÓRAX PROCEDIMENTO: Para Homens: A fita deve passar sobre os mamilos. Para Mulheres: Recomenda-se a medida sobre a quarta costela costo-esternal(lateralmente,esta corresponde a sexta costela). Homens Mulheres
BRAÇO RELAXADO PROPÓSITO: 1. Fornece o índice de depósito de gordura e de massa muscular local. POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática,braços estendidos ao longo do corpo e palmas das mãos voltadas para coxa 2. Ou braços estendidos e abduzidos até a altura do ombro com rotação lateral. 3. Ou com o braço flexionado tanto quanto se permita a contração máxima do bíceps com punhos cerrados POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática ao lado do avaliado.
PROCEDIMENTO: A fita deve passar sobre a maior porção do bíceps. Técnica de Mensuração BRAÇO RELAXADO
ANTEBRAÇO PROPÓSITO: 1. É utilizada em algumas equações para predizer a densidade corporal e o desenvolvimento muscular. POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática,braços estendidos ao longo do corpo um pouco elevando a frente,com a palmas das mãos voltadas para frente em pronação. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática e ântero-lateral em relação ao avaliado.
Técnica de Mensuração ANTEBRAÇO PROCEDIMENTO: A fita deve passar sobre a maior porção do antebraço.
PUNHO PROPÓSITO: 1. É utilizada como indicador do crescimento e como modelo de segmento corporal para a indústria da moda ou esportiva. POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática,braço semi-flexionado e com a palma da mão voltada para cima.(obs:a musculatura deve esta relaxada) POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.
PUNHO PROCEDIMENTO: Passar a fita em torno do punho, de baixo para cimaaior porção do antebraço. OBSERVAÇÃO: Com crianças pode ocorrer dificuldade na mensuração,pois a fita não se aloja corretamente.nestes casos deve-se utilizar uma fita mais estreita.
CINTURA PROPÓSITO: 1. É utilizada como indicador De gordura corporal ou visceral,além de parâmetros para industria da moda e esportiva. POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.
Técnica de Mensuração CINTURA PROCEDIMENTO: Passar a fita em torno do avaliado de trás para frente,mantendo sempre a mesma no plano horizontal,após o avaliado fazer uma expiração normal.
ABDÔMEN PROPÓSITO: É utilizada para indicar predisposição para diabetes e doenças cardiovasculares. POSIÇÃO DO AVALIADO: Em posição ortostática. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.
ABDÔMEN PROCEDIMENTO: Passar a fita em torno do avaliado de trás para frente,mantendo sempre a mesma no plano horizontal,após o avaliado fazer uma expiração normal.
QUADRIL PROPÓSITO: É utilizada para indicar predisposição para diabetes e doenças cardiovasculares,quando comparada com a medida do abdômen POSIÇÃO DO AVALIADO: Em posição ortostática,coxas unidas e braços estendidos ao longo do corpo. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Agachado do lado direito do avaliado.
QUADRIL PROCEDIMENTO: Faz-se a mensuração no maior perímetro do quadril,levando-se em consideração a porção mais volumosa das nádegas.( Que é observada lateralmente a pelve).
COXA PROPÓSITO: É utilizada para indicar massa magra e/ou adiposidade, sendo que o perímetro distal pode indicar atrofia. POSIÇÃO DO AVALIADO: Em posição ortostática,coxas afastadas para manusear a fita livremente com o peso corporal dividido nas duas pernas. corpo. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Agachado do lado direito do avaliado.
Técnica de Mensuração COXA PROCEDIMENTO: 1. Porção Proximal:localiza-se a prega glútea,aloja-se a fita na porção da coxa mas próxima da prega. 2. Porção Medial: Pede-se o avaliado para elevar a pena num ângulo de 90graus, coloca-se a fita na prega iguinal, até a patela e marca-se 50 %, envolvendo o segmento. 3. Porção Distal: localiza-se a borda proximal da patela e marca-se três centímetros acima.
PERNA PROPÓSITO: É utilizada para indicar adiposidade e desenvolvimento muscular. POSIÇÃO DO AVALIADO: Em posição ortostática,com afastamento lateral das pernas e peso corporal dividido nas duas pernas.ou sentado. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Agachado do lado direito do avaliado.
Técnica de Mensuração PERNA PROCEDIMENTO: Verificar a região correspondente ao maior perímetro da panturrilha movendo-se a fita métrica em torno da perna.
TORNOZELO PROPÓSITO: É utilizada para projetos de calçados e aparelhos fisioterápicos. POSIÇÃO DO AVALIADO: Sentado,com os pés afastados e peso igualmente distribuídos em ambos os pernas,ou em posição ortostática com o pé apoiado sobre o banco ou degrau de uma superfície paralela ao chão. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Agachado do lado direito do avaliado.
Técnica de Mensuração TORNOZELO PROCEDIMENTO: Passa-se a fita ao redor do tornozelo do avaliado na referência anatômica e se faz a medida considerando o plano horizontal possível.
PERIMETRIA Aula disponível no: http://professormoises.wordpress.com Obrigado!!!!
CRONOGRAMA DIA-19/05-Dobras cutâneas; DIA-23/05- Não haverá aula; DIA-26/05-1 Avaliação as 10:00h