projetos de design e comunicação visual para a cidade contemporânea solange de oliveira patrícia a. nascimento sheila nicolini neto orgel ramos júnior
estudo de casos Parque das Nações (Lisboa); Estação das Docas (Belém/PA); Rio Cidade (Rio de Janeiro).
estrutura do seminário 1 objetivos e justificativa da escolha 2 panorama 2.1 contexto 3 propostas 3.1 objetivos e conceito 3.2 estratégia e infraestruturas. arquitetura. paisagismo. arte urbana. mobiliário e comunicação visual. benefícios sociais 3.3 gestão 4 conclusão
1 objetivos e justificativa Localizar e analisar temporal, espacial e socialmente áreas de degradação urbana submetidas à intervenções que possibilitaram uma sensível requalificação de espaços e conseqüente congregação social, a partir de um estudo comparativo de casos sobre três projetos de revitalização: uma estrangeira em um país de conjuntura semelhante à nossa e duas outras brasileiras. Propiciar uma reflexão sobre a nossa realidade.
2 panorama Parque das Nações
2 panorama problemas sociais semelhantes: corrupção, pobreza, periferização; pressão da UE em direção à tecnologia e globalização; orgulho do passado imperialista, tradicionalismo, preservacionismo, conservadorismo; status de capital européia do charme, elegância e cultura.
2.1 contexto localização e limites: parte oriental da cidade, limitado por dois rios, uma linha ferroviária e uma avenida; vocação: refinarias, depósitos de produtos petrolíferos e materiais de guerra, matadouro, aterro sanitário, estação de tratamento de resíduos sólidos e águas residuais, diversas instalações portuárias e pequenas indústrias; degradação: devido ao tipo de indústrias implantadas sem critério, falta de preocupação ambiental, uso inadequado do solo, envolvimento da zona portuária com o tecido urbano em situação conflitual.
2.1 contexto
2.1 contexto
3 propostas construído por ocasião da Expo 98 possibilitou a requalificação urbana, paisagística e ambiental; conceito: revalorização da relação da cidade com o Rio Tejo, recuperar o ambiente e a paisagem, reconverter o uso, integrar o espaço no tecido da cidade e a participação na sua identidade, construir uma nova centralidade na área metropolitana; oportunidade de modernização e internacionalização da cidade; ações concentradas de acessibilidade e transportes, equipamentos, serviços e infraestrutura; capacitar a cidade para enfrentar os desafios de sua própria modernização.
3.1 objetivos e conceito oportunidade única de aplicar novos conceitos quanto aos meios urbanos do futuro; ênfase para a relação com o meio ambiente; recuperação de uma área destituída de qualquer valor ambiental e devolução à cidade. 1993 1998
3.2 estratégia e infraestruturas proteção a áreas de maior sensibilidade ambiental, espaços verdes fruidos, uso da frente ribeirinha; incentivo ao uso do transporte público, bolsas de estacionamento; racionalização do uso de energia pelo Sistema Centralizado de Frio e de Calor; Sistema Automático de Recolha de Resíduos Sólidos, Galeria Técnica.
3.2 estratégia e infraestruturas
3.2 estratégia e infraestruturas arquitetura criação de uma Nova Cidade, com ênfase na arquitetura; incentivo ao transporte público, preocupação e respeito a acessibilidade; os equipamentos propiciam atividades de lazer, contribuição cultural; valorização e consolidação de uma nova imagem urbana pelo aspecto singular da arquitetura; renovada relação entre os edifícios e a frente ribeirinha; Pavilhão de Portugal Álvaro Siza; Teatro Luís de Camões Manuel Salgado e Marino Fei; Torre Vasco da Gama equipe londrina SOM; Estação do Oriente Santiago Calatrava.
3.2 estratégia e infraestruturas arquitetura
3.2 estratégia e infraestruturas arquitetura
3.2 estratégia e infraestruturas arquitetura
3.2 estratégia e infraestruturas paisagismo cerca de 500 árvores preservadas por transplante; terra vegetal preparada e originária dos próprios terrenos do parque, parte delas são provenientes da Estação de Tratamento de Águas Residuais e do lixo.
3.2 estratégia e infraestruturas arte urbana vários artistas escolheram o mar, as águas e a navegação como assunto e outros a azuleijaria e os tradicionais desenhos das calçadas portuguesas; identidade nacional relembrada.
3.2 estratégia e infraestruturas mobiliário urbano e comunicação visual
3.2 estratégia e infraestruturas benefícios sociais estudos identificaram as necessidades da cidade ideal ; espaço de elevada qualidade, integrando as mais diversas funções urbanas; centro de negócios: respeito à dimensão humana, recentes tecnologias; zonas residenciais contam com serviços de apoio 5 km de frente ribeirinha: prazer de passear às margens do Rio Tejo.
3.3 gestão área notadamente tido como referência turística e de lazer de alta qualidade, espetáculos são oferecidos aproveitando o espaço e as instalações do parque; alguns edifícios tiveram sua vocação original reorientada dando continuidade de funcionamento; mercado imobiliário aquecido. 2010