Software Configurador Versão 2.0
Software Configurador Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento deve ser reproduzida sem a permissão por escrito do desenvolvedor.
Sumário 3 Sumário Capítulo 1 Iniciando o Configurador Desotec 5 Iniciando o aplicativo 5 Capítulo 2 Configurações 7 Porta de Comunicação 7 Capítulo 3 Envio de Comandos 10 Operação obrigatória para envio de comandos 10 Ajuste do fator K 11 Entrada do... Fator K através de Pulsos e Diam etro da Roda 11 Entrada do... Fator K através de um Fator K conhecido 12 Envio de ajuste de reles de comando 12 Envio de ajuste de odometro 13 Envio de ajuste do numero de série 14 Consultar Configurações 14
Capítulo Iniciando o Configurador Desotec 1
Iniciando o Configurador Desotec 5 Capitulo 1 Iniciando o Configurador Desotec Este capítulo trata como deve ser executado o aplicativo e os atalhos para execução do mesmo. Iniciando o aplicativo Vamos começar executando o programa Analisador. Localize o atalho chamado Configurador Desotec em sua Area de Trabalho ou em Menu Iniciar, Configurador Desotec e dê um duplo-clique nele. Assim que o aplicativo completar a carga, será exibida a tela inicial do sistema. Figura 1 - Tela inicial do aplicativo. Observe as sempre as instruções apresentadas na tela inicial. Esta tela possui as opções iniciais que o aplicativo disponibiliza para uso. Estas opções são descritas em detalhes nos capítulos a seguir.
Capítulo Configurações 2
Configurações 7 Capitulo 2 Configurações Este capítulo trata sobre a configuração do aplicativo. Porta de Comunicação Clicar neste menu exibirá uma janela com a porta de comunicação do aplicativo e a taxa de comunicação da mesma. O conjunto de opções TAXA DE TRANSFERÊNCIA indica a velocidade de comunicação da porta COM que será selecionada e o campo SELECIONE A PORTA DE COMUNICAÇÃO DESEJADA indica a porta serial do computador que deve ser selecionada para comunicação. Caso você não possua porta serial nativa ( caso de equipamentos mais novos ), pode-se usar também um adaptador USB-SERIAL com este aplicativo. Apenas tenha em mente que o maior endereço que pode ser utilizado é a COM9. Caso a porta serial de seu equipamento esteja em um endereço acima de COM9 por favor consulte o manual de seu sistema operacional e modifique o valor. Veja na imagem, a tela de configuração da porta COM e a velocidade de transmissão. Figura 2 - Tela configuração porta Serial. Clique na seta da caixa de seleção e ao abrir a lista escolha dentre as opções disponíveis a porta que você deseja usar. Figura 3 - Portas COM disponíveis para seleção Selecionando a porta desejada, caso a opção da Taxa esteja diferente de 9600 marque a taxa para 9600. Sempre será usada essa taxa em nosso aplicativo. Para aceitar as configurações, clique em SALVAR.
8 Software Configurador Caso a porta escolhida não esteja disponível ou esteja em uso por outro aplicativo, surgirá uma mensagem de erro indicando que a operação não foi bem sucedida. Figura 4 - Exem plo de m ensagem de erro indicando que a porta não existe Corrija os problemas encontrados ( se eles ocorrerem ) e depois clique em SALVAR. Se a atualização das configurações for bem sucedida será exibida a mensagem indicando que as configurações foram gravadas. Figura 5 - Mensagem de configuração salva com sucesso
Capítulo Envio de Comandos 3
10 Software Configurador Capitulo 3 Envio de Comandos Enter topic text here. Operação obrigatória para envio de comandos Antes de enviarmos configurações para o equipamento é obrigatório e necessário : 1 - Manter a locomotiva parada. Observe que a velocidade no display deve ser zero. 2 - Colocar o cabo de coleta em modo de Ajuste K. Para esta operação observe a posição das chaves : Coloque a chave virada para o lado indicado como Coleta, conforme imagem abaixo. Figura 6 - Detalhe da chave para Modo Coleta ativado Coloque a chave virada para o lado indicado como Ajuste K, conforme imagem a seguir. Figura 7 - Detalhe da chave para Modo Ajuste do K ativado
Envio de Comandos 11 Ajuste do fator K Esta opção ajusta o "Fator K" do velocimetro. ATENÇÃO : Alterações indevidas do fator K podem levar o equipamento a indicar erroneamente a velocidade e a distância percorrida. Apenas altere o fator K se você souber o fator K correto a ser inserido. Os valores permitidos para o fator k estão entre 7500 e 90000. Essa ajuste pode ser feitas de duas maneiras, através da entrada dos valores de Pulsos por Volta e Diametro da Roda ou diretamente com um Fator K já conhecido. Nas próximas seções veremos as duas formas de configuração. Entrada do Fator K através de Pulsos e Diametro da Roda Iniciaremos com a entrada dos Valores de Pulsos por Volta e Diametro da Roda. Selecione na caixa de seleção a opção Valores de Roda e Pulsos, conforme imagem a seguir. Figura 8 - Janela com a seleção de Valores de Roda e Pulsos escolhida. Digite o parametro de Diametro da Roda ( em polegadas ) no campo Diâmetro da Roda e a quantidade de Pulsos por Volta do sensor de roda ( ou caixa de engrenagens ) no campo Pulsos por Volta. Em seguida clique em Enviar Configuração. Caso as configurações tenham sido aceitas com sucesso pelo equipamento Velocimetro, o sistema emitirá uma mensagem informando que o comando foi aceito.
12 Software Configurador Entrada do Fator K através de um Fator K conhecido Selecione na caixa de seleção a opção Fator K, conforme imagem a seguir. Figura 9 - Detalhe da janela com a seleção de Fator K selecionada. Digite o parametro Fator K no campo Fator K. Lembre-se que os valores permitidos vão de 7500 a 90000. Em seguida clique em Enviar Configuração. Caso as configurações tenham sido aceitas com sucesso pelo equipamento Velocimetro, o sistema emitirá uma mensagem informando que o comando foi aceito. Envio de ajuste de reles de comando Ao escolher a opção de envio de ajuste de reles de comando o aplicativo exibirá os grupos de Relês para envio das configurações. Por padrão, todos os relês estão desativados. Figura 10 - Janela para preenchim ento dos param etros dos relês Ao clicar no campo de seleção Ativar Rele 1, Ativar Rele 2 ou Ativar Rele 3 serão habilitados os campos necessários para o preenchimento. Cada grupo possui o seu campo Valor de Acionamento e Valor de desligamento. Veja na imagem a seguir todos os grupos ativados e seus campos.
Envio de Comandos 13 Figura 11 - Detalhe da janela com todos os grupos ativados Preencha os campos com os valores necessários lembrando que estes campos referem-se a velocidade marcada no equipamento velocimetro. Portanto preencher o Valor de Acionamento do relê 1 com um valor de 12 fará com que a saída se ative assim que a locomotiva alcançar 12KM/h e preencher o Valor de Desligamento com 9 fará a saída se desativar assim que a locomotiva chegar a 9KM/h. Outro tópico importante é que a diferença entre o valor de acionamento e o de desligamento deve ser sempre no mínimo 2. Caso deseje que algum relê seja desativado desmarque a opção relacionada ao relê e o software desativará o relê. Assim que tiver preenchido os campos desejados,clique em Enviar Configuração. Caso as configurações tenham sido aceitas com sucesso pelo equipamento Velocimetro, o sistema emitirá uma mensagem informando que o comando foi aceito. Envio de ajuste de odometro Essa opção permite a calibração do valor do odometro armazenado no equipamento. As alterações são válidas após o envio do comando. Figura 12 - Janela para preenchim ento do param etro do odom etro Digite o valor de odometro desejado no campo Valor do Odometro e em seguida clique em Enviar Configuração.
14 Software Configurador Caso as configurações tenham sido aceitas com sucesso pelo equipamento Velocimetro, o sistema emitirá uma mensagem informando que o comando foi aceito. Envio de ajuste do numero de série Esta opção permite ajustar o numero de série do equipamento. Figura 13 - Janela para preenchim ento do param etro do num ero de série Digite o valor do numero de série desejado no campo Valor do Odometro e em seguida clique em Enviar Numero Serial. Caso as configurações tenham sido aceitas com sucesso pelo equipamento Velocimetro, o sistema emitirá uma mensagem informando que o comando foi aceito. Consultar Configurações Esta opção consulta os valores cadastrados no equipamento Velocimetro. Clique em Solicitar Configuração e o aplicativo preencherá os campos com os parametros configurados no equipamento Velocimetro. Figura 14 - Detalhe da janela para consulta dos param etros
Envio de Comandos 15 Os campos relacionados aos relês por serem campos de preenchimento opcional podem estar desativados. Observe que os campos que não estiverem habilitados serão preenchidos com "DESATIVADO". Figura 15 - Janela para consulta dos param etros com o relê 1 desativado Caso deseje alterar o parametro Fator K consulte a seção Envio de Comandos, Ajuste do Fator K. Caso deseje alterar o parametro dos relês de comando consulte a seção Envio de Comandos, Envio de Ajuste de relês de comando. Caso deseje alterar o parametro do odometro consulte a seção Envio de Comandos, Envio de Ajuste de odometro. Caso deseje alterar o parametro do numero de série consulte a seção Envio de Comandos, Envio de Ajuste do numero de série.