Análise e Projeto de Sistemas Gerenciamento de Projetos Conteúdo: Gerenciamento de Riscos Aula: II Prof.: Eude Lacerda E-mail: eude.lacerda@ifnmg.edu.br
Apresentação Nesta aula você conhecerá o gerenciamento de Riscos: Antecipar o problemas; Gerenciar os possíveis problemas;
Objetivos Com estudo deste conteúdo, você: Classificar os risco segundo sua ameaça; Saberá prevê os risco de um projeto; Aprenderá gerenciar os riscos de um projeto;
O que é? Antecipar os riscos que podem afetar o cronograma do projeto ou a qualidade do software que está sendo desenvolvido e tomar medidas par evitar tais riscos(hall, 1998, OULD, 1999). E o Gerente de Projeto? É o trabalho mais importante para um gerente. Risco é como algo que você preferiria que não acontecesse.
Os riscos podem ameaçar o projeto. Existem três categorias de risco relacionadas: Riscos de Projeto: Riscos que afetam o cronograma ou os recursos de projetos. Ex.: a perda de um projetista experiente. Riscos de Produto: Riscos que afetam a qualidade ou o desempenho do software que está sendo desenvolvido. Ex.: a falha de um componente comprado para o desempenho esperado.
Os riscos podem ameaçar o projeto. Existem três categorias de risco relacionadas: Riscos de Negócio: Os riscos que afetam a organização que desenvolve ou adquire o software. Ex.: um concorrente que introduz um novo produto é um risco empresarial.
O registro de resultados da análise de risco deve ser feito: no plano de projeto, juntamente, com uma análise de consequências, E estabelecer as consequências dos riscos para: o projeto, produto e negócio.
Os riscos devem ser previstos; compreendidos os seus impactos sobre o projeto, o produto e o negócio; Tomadas medidas para evitar tais riscos. Plano de Contingência Serve para tomada de medida de recuperação imediata.
Estágios do Gerenciamento de Riscos: Identificação do riscos: identificar possíveis riscos de projeto, de projeto e de negócios; Análise de riscos: avaliar a probabilidade e as consequências desses riscos. Planejamento de riscos: planejar para enfrentar o risco, evitando ou minimizando seus efeitos sobre o projeto. Monitoramento de riscos: avaliar regularmente os riscos e seus planos para mitigação de riscos e atualizá-los quando mais sobre o risco.
Resultados do Processo deve ser documentado no plano de gerenciamento de risco. O processo de Gerenciamento de Risco É iterativo ao longo do projeto; É possível a alteração dos planos para prevenção de riscos e gerenciamento de contingência.
Identificação de Riscos O que é? É o primeiro estágio do processo de gerenciamento de riscos. Para que serve? Identificação de riscos que poderiam representar uma grande ameaça para o processo de engenharia de software, o software ou a organização.
Riscos Afeta Descrição Rotatividade de pessoal Projeto Pessoal experiente deixará projeto. Tamanho subestimado Projeto e Produto O tamanho do sistema foi subestimado. Baixo desempenho da ferramenta CASE Produto Ferramenta CASE, que apoiam o projeto, não executam como o previsto. Mudança Tecnológica Negócio A tecnologia sobre a qual o sistema foi construído é substituída por uma nova tecnologia. Concorrência de produto Negócio Um produto concorrente é comercializado ante que o sistema seja concluído.
Identificação de Riscos Pode-se usar um checklist para verificar os tipos de diferentes de risco como partida para identificação de risco. Veja alguns: Riscos de tecnologia: riscos que derivam das tecnologias de software ou hardware que usadas no desenvolvimento. Riscos de pessoas: são associados às pessoas da equipe. Riscos organizacionais: que derivam do ambiente organizacional onde software está sendo desenvolvido.
Identificação de Riscos Pode-se usar um checklist para verificar os tipos de diferentes de risco como partida para identificação de risco. Veja alguns: Riscos de ferramentas: que derivam das ferramentas de software e outros softwares de suporte usados para desenvolver o sistema. Riscos de requisitos: que derivam da mudanças nos requisitos de cliente e no processo de gerenciamento de mudanças de requisitos.
Identificação de Riscos Pode-se usar um checklist para verificar os tipos de diferentes de risco como partida para identificação de risco. Veja alguns: Riscos de estimativas: que derivam das estimativas de gerenciamento dos recursos necessários para construir o sistema.
Identificação de Riscos Exercício
Dúvidas
Referência Bibliográfica SOMMERVILLE, Ian. Software engineering. 9 ed. Pearson Prince Hall, 2011.