CONTROLE DE AUDIÊNCIA Natal/RN - Setembro de 2015
Bem vindo ao Pje O Processo Judicial Eletrônico (PJe) projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um sistema de informação que permite a prática de atos pelos magistrados, servidores, advogados e demais usuários, de forma confiável a partir de fluxos configuráveis, liberdade de uso com segurança de múltiplos perfis e integração com outros sistemas, entre outras funcionalidades. Este guia, desenvolvido pela equipe do PJe do TJRN, é um instrumento que se destina a auxiliar o usuário do sistema a realizar audiências no sistema Pje.
Migração para Novo Fluxo de Audiência 1. Audiências já aprazadas Para os processos que têm audiências aprazadas no fluxo antigo de audiências, os quais se encontram nas tarefas Realizar Audiência ou Aguardar Audiência, o usuário deverá usar o botão Encaminhar para novo fluxo de controle de audiência. OBS.: A opção Realizar não está mais disponível em Ações, conforme se observa abaixo.
2. Designar Audiência 2.1 Na tarefa Análise de secretaria, para designar, realizar ou mesmo cancelar uma audiência, deve-se escolher a opção Controlar audiência, clicando em Prosseguir na tarefa selecionada e no botão de OK, conforme tela abaixo: 2.2 Marcar Audiência - Designe a audiência na forma desejada (manual ou sugerida) e reserve a sala.
2.3 Intimar da Audiência - Após a confirmação da audiência e da reserva da sala, aparecerá a tela abaixo com a confirmação Sala reservada com sucesso. Caso queira intimar da designação via sistema/correios, clique no botão indicado para este fim. Haverá a possibilidade de também se intimar da designação via mandado, clicando no botão indicado. Caso não queira expedir intimações, clique em Aguardar audiência/cancelar e sair da tarefa para demais opções, dentre elas, aguardar a realização da audiência. conforme figura abaixo: 2.3.1 Clicando na opção em Intimar da designação via mandado, o fluxo encaminhará o processo para a tarefa Expedir mandado de audiência. A tarefa será aquela destinada às intimações das partes para a referida audiência, conforme figura abaixo:
2.3.2. Clicando na opção em Intimar da designação via sistema/correios, o fluxo encaminhará o processo para a tarefa Preparar citação e(ou) intimação da audiência. A tarefa será aquela destinada às intimações das partes para a referida audiência, conforme figura abaixo: 2.3.3. Informar DJE - Após a expedição das Intimações/Citações, via sistema, apenas para as Varas da Justiça Comum, poderá ser informado o conteúdo a ser publicado no Dje. OBS: Juizados Cíveis devem desconsiderar este item e seguir para o próximo.
2.3.4 Aguardar a Audiência - Concluídas as intimações, o processo será encaminhado para a tarefa (Vciv) Aguardar Audiência. 3. Realizar Audiência 3.1 Para realizar a audiência, o processo deverá estar na tarefa (Vciv) Aguardar Audiência. Nela, ao clicar em Próxima ação haverá diversas opções. O servidor deverá escolher a opção desejada e clicar em OK para prosseguir. No caso de realização de audiência selecionar Realizar Audiência e após clicar em OK.
3.2 Minutar Ata - Na tarefa (VCIv) Realizar audiência, clicar em Minutar Ata de Audiência. Em seguida, na tarefa (VCIv) Minutar ata de audiência, escolha o modelo desejado. Em seguida, caso haja documentos para serem juntados ao processo, clique em Incluir Anexos. Encerrada a Audiência, clique em Gravar e, após, Informar dados da audiência. OBS: Caso deseje sair da tarefa (Vciv) Minutar ata de audiência e voltar para a tarefa Análise de Secretaria clicar em Ignorar e sair da tarefa.
3.3 Dados da Audiência Realizada - Na próxima tela, deverão ser preenchidos dados da audiência (Realizada/ Não Realizada; Realizador; Conciliador; Houve acordo; Valor do acordo) e, em seguida, obrigatoriamente, clicar no botão Gravar, conforme figura abaixo. 3.4. O próximo passo é escolher, em Próxima ação, o andamento processual que se deseja após a audiência: CASO I - Encaminhar para assinatura do conciliador Leva o processo para a tarefa (VCIv) Assinar ata de audiência pelo conciliador, a qual possibilita apenas a assinatura da minuta de audiência pelo conciliador. Após, o processo irá para a tarefa (VClv) Análise da Secretaria*. *Os processos advindos do fluxo (JESP) irão para a tarefa de transição Processos Recebidos do Fluxo Antigo. CASO II - Encaminhar para a assinatura do magistrado Leva o processo para a tarefa (VCIv) Assinar ata de audiência pelo magistrado a qual possibilita apenas a assinatura da minuta de audiência pelo magistrado. Após, o processo irá para a tarefa (VClv) Análise da Secretaria*. *Os processos advindos do fluxo (JESP) irão para a tarefa de transição Processos Recebidos do Fluxo Antigo. CASO III - Informar Movimentação Processual Nos casos em que houve um Despacho, Decisão ou Sentença na minuta da audiência e necessita, além da movimentação de realização de audiência, da movimentação referente a Despacho, Decisão e Sentença.
Abaixo, será exemplificado o caso III. 3.4 Movimentação Processual - Ao clicar em Informar Movimentação Processual, clique em Gravar, assim o processo irá para a tarefa (Vciv) Informar Movimentação. Nela, deverá ser selecionada a movimentação processual referente ao ato judicial proferido na minuta de audiência.
Após, clique no botão Encaminhar para assinatura do magistrado com ato judicial, conforme tela abaixo. O processo irá para a tarefa Assinar ata de audiência com ato judicial, na qual o magistrado assinará. Ao ser assinado, o processo será encaminhado para a tarefa Análise de secretaria* e a secretaria poderá dar o devido andamento.
*Os processos advindos do fluxo (JESP) irão para a tarefa de transição Processos Recebidos do Fluxo Antigo.
REALIZAÇÃO Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação PRODUÇÃO Equipe do PJe EDIÇÃO Secretaria de Comunicação Social