mascotes ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA me adota? Secretaria Especial dos Direitos Animais
Ação educativa 2016-2º ciclo (final), 3º ciclo e Ensino Médio: MASCOTES ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA Organizadora: Tathiana Jaeger de Morais Porto Alegre, Fevereiro 2016.
JUSTIFICATIVA: Neste ano de 2016 o Rio de Janeiro irá sediar as olimpíadas, a expectativa é grande e as mascotes desta edição já foram criadas, são Vinícius (mistura de animais brasileiros) e Tom (mistura de plantas brasileiras) e já estão fazendo sucesso entre as crianças e adolescentes. As Mascotes são personagens criados para representar os jogos de uma forma descontraída e animada. Geralmente representam aspectos importantes da cultura, fauna e flora do país sede. São muito utilizados para divulgar o evento nos meios de comunicação. A ideia principal da mascote é criar um vínculo afetivo com o público. A Mascote é um recurso criativo capaz de atrair a atenção de todas as faixas etárias. Pode ser utilizado em campanhas políticas, campanhas de vacinação, festas municipais e institucionais, educação, campanhas e onde mais se desejar. As mascotes humanizam uma marca e com isso as crianças e adolescentes se identificam com os heróis das mensagens e estabelecem com eles uma relação afetiva. A publicidade descobriu que os produtos deveriam ser associados a ideias, experiências agradáveis e imagens, para evocar sentimentos e produzir emoções, assumindo a tarefa de atrair o consumidor e por isso utilizam muito a ideia das mascotes. Embasados nestas afirmações e como nos encontramos no ano das olimpíadas a Gerência de Programas Educacionais traz a ação educativa Mascotes da Seda, que será proposta aos alunos que assistam nossas palestras sobre Direitos, Bem-Estar, Proteção e Guarda Responsável de animais, nela os alunos serão convidados a criar uma mascote da seda, a partir da imagem de um animal que aguarda adoção no Programa ME ADOTA da SEDA. OBJETIVOS GERAIS: Com a ação educativa Mascotes da Seda buscamos estimular nos alunos e na comunidade uma relações de empatia, afetividade e respeito para com os animais que aguardam adoção Unidade de Medicina Veterinária da SEDA ou que vivem em situação de abandono nas ruas, mostrar a necessidade da adoção responsável, da crueldade do abandono e de como eles necessitam de um lar onde recebam os cuidados, atenção e carinho necessários. A ação educativa será proposta aos alunos que assistam nossas palestras sobre Direitos, Bem-Estar, Proteção e Guarda Responsável de animais, nela os alunos serão convidados a criar uma mascote da seda, a partir da imagem de um animal que aguarda adoção no Programa ME ADOTA da SEDA. A ação busca proporcionar visibilidade a criação dos alunos e suas idéias sobre adoção através da divulgação das mascotes nas redes sociais da SEDA e no final do ano em uma Exposição física em parceria com a Secretaria Municipal de Educação SMED.
Nós da Gerência de Programas Educacionais da Secretaria Especial dos Direitos Animais de Porto Alegre, buscamos com este projeto sensibilizar e proporcionar novas reflexões nos alunos e professores do 2º ciclo (5º e 6º anos) e 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) e Ensino Médio de Porto Alegre sobre questões envolvendo Direitos, Bem-Estar, Proteção e Guarda Responsável de Animais. Contribuindo também para o desenvolvimento nos alunos e na comunidade de atitudes e pensamento crítico, afetivo e empático sobre os animais além do senso de responsabilidade para com a vida de todos os seres vivos. PROCEDIMENTOS: No final da palestra sobre Direitos, Bem-Estar, Proteção e Guarda Responsável de Animais ministrada pela Gerência de Programas Educacionais da SEDA, nas escolas do Município de Porto Alegre, os alunos e professores serão convidados a se sensibilizar sobre as questões do abandono e dos animais que aguardam um lar a partir da imagem de um animal que aguarda adoção na Unidade de medicina Veterinária da SEDA, cada mês o Programa ME ADOTA? escolherá dois animais para a ação educativa. Após esta etapa os alunos serão convidados a criar um mascote a partir da imagem daquele animal e que transmita suas idéias sobre a Guarda responsável de animais, sobre abandono e adoção Nós da SEDA daremos um sopro inicial e os professores destes alunos irão disponibilizar um tempo de suas aulas e de sua criatividade para os alunos criarem este trabalho. Após o término do trabalho o professor parceiro irá selecionar os trabalhos que mais se destacaram e enviar para a SEDA. Os trabalhos selecionados serão vinculados nas redes sociais da SEDA, e no final do ano os trabalhos mais curtidos nas redes sociais participaram de uma exposição em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, possibilitando a visibilidade das criação dos alunos, o trabalho da escola e do professor, ampliar as relações de afetividade, respeito e empatia da comunidade com os animais e ainda ajudar um animal a ser visto com novos olhares e torcemos ser adotado. ENVIO DOS TRABALHOS: Os trabalhos devem ser enviados para o e-maill programaseducacionais@seda.prefpoa.com.br Digitalizados ou a fotografia dos mesmos em boa resolução. Contendo Dados da Escola (Nome e Endereço), da professora (Nome e formação) e dos alunos (Nome, nível de ensino e idade).
NÍVEL DE ENSINO: 2º ciclo (5º e 6º anos) 3º Ciclo (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental Final) Ensino Médio OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Refletir e construir um olhar sensível, sobre a condição dos animais que estão abandonados na rua. Estimular os alunos a explorarem o uso das linguagens seja visual, escrita E musical como uma ferramenta expressiva para comunicar suas vivências, ideias, imaginação, sentimentos e emoções. Entendimento por parte dos alunos da nossa responsabilidade para com nossos animais de estimação. Proporcionar aos alunos um aumento da auto estima a partir da exposição dos seus trabalhos nas redes sociais da SEDA. Desenvolver a sensibilidade do aluno para repensar valores éticos e humanitários, tais como; empatia, compaixão, solidariedade, respeito, senso de justiça, tolerância as diferenças e cidadania. Estimular no aluno a compaixão e assim aprenderem a viver com mais respeito por todos os seres vivos. Proporcionar ao aluno uma atitude proativa, onde o mesmo tem a oportunidade de desenvolver o senso de responsabilidade e dever de cuidar do planeta em que vivemos e de todos seres vivos que o habitam. Contribuir para o desenvolvimento de atitudes e pensamento crítico dos alunos. Capacitar os jovens a agirem com responsabilidade enquanto cidadãos e a tomarem decisões baseadas nestes conceitos Apresentar cuidados básicos que os animais necessitam. Contatos: Gerência de Programas Educacionais Secretaria Especial dos Direitos Animais de Porto Alegre (51) 3289 8906 ou 8900 - programaseducacionais@seda.prefpoa.com.br
mascotes ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA me adota? Secretaria Especial dos Direitos Animais