CENTRO ARTÍSTICO CULTURAL BELÉM AMAZÔNIA
Entenda o significado do chamado Terceiro Setor Compreender a definição entre o primeiro, segundo e o chamado terceiro setor tem sido alvo de constantes discussões e dúvidas entre membros ativos - ou não - da sociedade civil. De maneira direta, o primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a "ajudar" nas questões sociais, através de inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor.
Entenda o significado do chamado Terceiro Setor O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que têm como objetivo gerar serviços de caráter público. O chamado terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o primeiro setor (Estado) e o segundo setor (Mercado).
Entenda o significado do chamado Terceiro Setor Dentro das organizações que fazem parte do terceiro setor, estão as Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades filantrópicas, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), organizações sem fins lucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos. O terceiro setor não é público nem privado, mas sim uma junção do setor estatal e do setor privado para uma finalidade maior: suprir as falhas do Estado e do setor privado no atendimento às necessidades da população, em uma relação conjunta.
Entenda o significado do chamado Terceiro Setor Dados da Revista Democracia Viva, uma publicação bimestral do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) apontam que o terceiro setor possui 12 milhões de pessoas, entre gestores, voluntários, doadores e beneficiados de entidades beneficentes, além dos 45 milhões de jovens que veem como sua missão ajudar o próximo contribuindo com as causas mais diversas. Por Roseane Moura -da Redação (Aracaju/SE) Publicação: 20/06/2006-19:05:00
ORIGEM DO CONCEITO TERCEIRO SETOR Surgido nos EEUA na década de 70, no contexto da reestruturação capitalista projeto de desmonte da atividade estatal, neoliberalismo. Direitos conquistados pelos trabalhadores X interesses do grande capital Conceito vinculado a filantropia Terceiro setor um debate ideológico produzido no interior dos interesses do grande capital (MONTAÑO, CARLOS, O terceiro Setor e a questão social: Crítica ao padrão emergente de intervenção social, p. 17).
ORIGEM DO CONCEITO TERCEIRO SETOR Conceito segmenta as lutas em esferas ou setores automatizados, desarticulados da totalidade social, personificando o Estado, o mercado e a sociedade civil desarticulando o padrão de resposta deve dar a questão social, desenvolvido, a partir das lutas de classes, no Welfare state. Conceito ideológico falsa consciencia para encobris e desarticular o real. Análise centrada na categoria trabalho e nas condições entre capital e trabalho. Esperança e otimismo no suposto poder democratizador do terceiro setor é irmão da desesperança e do pessimismo que se tem com relação a o estado democrático e de direito.
ORIGEM DO CONCEITO TERCEIRO SETOR Generalização: não diferencia filantropia, assistencialismo, ONGs, fundações (ligadas ou não a empresas). Entidades ambientalistas, de defesa dos direitos trabalhistas. Todo esse conjunto entendido como fenômeno que pode ser comparado as políticas social que tem o pendulo de duas compreensões concessão de serviços x produto histórico de lutas. Terceiro setor regulado pelo 1º e 2º SETOR, com verbas destinadas e campos delimitados conforme as demandas de mercado. Novo conceito ambiental de Economia Verde. Debate é funcional a tais transformações para hegemonia do capital.
Gestão organizacional do terceiro setor Diferença da natureza de princípios e finalidade (ESTATUTO, REGIMENTO INTERNO, ATAS, PROCESSO DECISÓRIO, CONSELHOS, ASSEMBLÉIAS) De quais organizações falamos: Filantrópicas; ONGs Sindicatos OSCIPS Fundação
Gestão organizacional do terceiro setor Eficiência de empresa com verbas de filantropia. Governo repassa grandes verbas a empresas em detrimento do serviço público (privatização de seguridade, saúde, educação). Setores que mais oferecem condições de trabalho: meio ambiente, shows com grandes artistas, com retorno imediato de imagem. Busca constante de editais, renovação de pessoal a seis meses / um ano. Falta de continuidade de ações. Ausência de políticas públicas.