DIAGRAMA DE CASO DE USO Descrição do Caso de Uso R1. O sistema permite o atendente cadastrar cliente. R2. O sistema permite o atendente atualizar dados do cliente. R3. O sistema permite o atendente listar dados do cliente. R4. O sistema permite o atendente excluir cadastro do cliente R5. O sistema permite o atendente realizar simulação do empréstimo com valores, período e salário diferentes.
Regra de Negócio Validação do CPF (RN001) O sistema verifica a quantidade de caracteres digitados e se corresponde a quantidade exigida de 11 caracteres para um CPF válidos ignorando pontos e traços ao digitar no sistema e não aceitar digitar o mesmo CPF para outro cliente. Cadastrar Cliente (DCU C01) Sumário: Atendente cadastra o cliente. Ator Primário : Atendente Fluxo Principal: 1. Sistema exibe opções de tarefas com acesso disponível ao atendente 2. Atendente seleciona cadastrar novo cliente 3. Sistema exibe tela de cadastro 4. Atendente insere CPF conforme (RN001) 5. Se tiver, sistema exibe cadastro e opção de atualizar,listar, excluir dados 6. Se não, sistema libera campos a ser preenchido. 7. Atendente insere dados necessários para o cadastro 8. Atendente clica em Salvar e o caso de uso termina. Fluxo Alternativo: a. Logo após o atendente salvar o cadastro o sistema exibe a tela inicia, para nova operação.
Fazer operações (DCU C02) Sumário: Atendente fazer operações Ator Primário : Atendente Precondições: Cliente está cadastrado Fluxo Principal: 1. Atendente insere dados da simulação do empréstimo 2. Atendente clica Gerar 3. Sistema exibe a tabela de empréstimo 4. Atendente clica Salvar 5. Sistema exibe aprovado 6. Atendente clica OK 7. Sistema encerra processo e o caso de uso termina. Fluxo Alternativo: a. O usuário antes de salvar empréstimo pode optar em fazer uma outra simulação, inserindo novos dados para a simulação e sendo assim, gerando uma nova simulação. Descrição das telas do caso de uso
Caso de uso: cadastrar cliente (DCU C01) a. Descrição Permite inserir dados de um determinado usuário(cliente). Fluxo Principal: 1. O atendente digita CPF. 2. O sistema valida o CPF (RN001). 3. Se não for válido o sistema exibe a seguinte mensagem CPF inválido. 5. Se for válido o sistema permite que o gerente tenha acesso em outros campos do cadastro. 6. Atendente digita todos os dados necessários e clica (Salvar).
Regras de negócios (RN001) validação do CPF do cliente Menu de opções (DCU C01) a. Descrição O menu de opções ao atendente Fluxo Principal: 1. O sistema exibe o menu que o atendente acessou. 2. O atendente escolhe sua opção.
Listar cliente (DCU C01) a. Descrição Permite o atendente listar o cliente desejado Fluxo Principal: 1. O atendente informa o CPF 2. O sistema exibe as informações do CPF cadastrado 3. O sistema volta ao menu de opções
Alterar cliente (DCU C01) a. Descrição A tela permite alterar alterar um ou mais dados de clientes cadastrado
Excluir cliente (DCU C01) a. Descrição Atendente informa o CPF do cliente
DIAGRAMA DE CLASSE (DC C01) Descrição: TelaPrincipal Classe de fronteira, onde o usuário irá informar a opção desejada CadastrarCliente Classe de fronteira, onde o usuário irá digitar todos campos, e o método verificarcpf irá verificar se o CPF foi inserido corretamente, de acordo com as Regras de Negócio, caso não tenha sido inserido corretamente o sistema retornará uma mensagem de erro("cpf inválido").
Simulacao Classe de Fronteira possui um atributo cpf que fica responsável por referencia uma simulação, e possui o método validarcpf, faz a validação do cpf atrável da classe ConnectionFatory ConnectionFatory Essa classe de controle, se responsabilizará por gerenciar o que foi colocado na classe CadastrarCliente e/ou Simulacao com o método conectar ao banco. E consultará no banco de dados BancoCliente Classe de Entidade que é responsável por retornar os valores para a classe ConnectionFatory. E onde fica armazenado os dados do Cliente. DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA (DS S01)
(DCU C02)