MÓDULO 3 PARTE 4 ADOÇANTES Monique Neis Nutricionista
HISTÓRIA DOS ADOÇANTES Descobertos por acaso São usados há mais de 100 anos Até a década de 80, existiam apenas três tipos de adoçantes/edulcorantes: o Aspartame, o Ciclamato de Sódio e a Sacarina Sódica.
PONTOS POSITIVOS Melhoram o sabor dos alimentos Auxiliam o paciente com diabetes a seguir a dieta Muito importante para crianças com Diabetes
PONTOS NEGATIVOS São substâncias químicas não reconhecidas pelo organismo Câncer de bexiga e redução de testosterona em ratos ciclamato Atravessam a barreira placentária Aumento de peso Aumento do apetite Efeito laxativo Desconforto gástrico Sabor residual
Sacarina Sacarina ou E 954: Descoberta acidentalmente em 1879 Proibido na França e Canadá.
Sacarina Estudos demonstram que a Sacarina Sódica cruza a barreira placentária e pode ser identificada no sangue do cordão umbilical logo após o parto.
Ciclamato Ciclamato ou E 952: É 50 vezes mais doce que o açúcar. Os ciclamatos estão proibidos nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra e França. Seu uso é contraindicado para grávidas.
Ciclamato Constituído pelo ácido ciclohexilsulfâmico e sais de sódio, cálcio e potássio. É comercializado em mais de 50 países mas é proibido nos Estados Unidos.
DIET, LIGHT OU ZERO?
Ciclamato Refrigerantes com ciclamato: Coca-zero, Sprite Zero, Fanta Zero e Kuat Zero. Sugestão: usar a versão light que contém aspartame
Aspartame Aspartame ou E 951: Seu poder adoçante é 200 vezes superior ao da sacarose. Foi descoberto por acaso pelo químico James Schlatter da Searle Co em 1965, testando uma droga para úlceras estomacais.
Aspartame
Acessulfame-K Acessulfame-k ou E 950: Não é metabolizado pelo organismo e tem poder adoçante 200 vezes maior que a sacarose
Lactitol Lactitol. É empregado para a confecção de doces.
Sorbitol Sorbitol ou álcool de açúcar: Tem as mesmas vantagens e inconveniências que a frutose, porém pode causar diarreia se for consumido em excesso. É o adoçante geralmente utilizado nas gomas de mascar "sem açúcar".
Sucralose Sucralose ou E 955: Açúcar modificado com átomos de cloro, é 600 vezes mais potente que o açúcar comum. Seguro
Neo-hesperidina Neo-hesperidina di-hidrocalcona ou E 959 Elaborado da laranja amarga
Neotame O mais potente que existe; adoça 8 mil vezes mais que o açúcar, suporta altas temperaturas, usado em bebidas diet
Polidextrose Polidextrose ou E 1200: Adoçante utilizado por suas propriedades gelificadoras e espessantes, ideal para a produção de sobremesas;
Agave Azul Comercializado na forma de calda: calda de Agave Planta origem mexicana Poder dulçor maior que o açúcar comum. Composto principalmente de açúcares como frutose e dextrose Possui baixo índice glicêmico.
Açúcar de coco Extraído da resina do coqueiro, não é produzido no Brasil. Custa mais de R$ 100 o quilo.
ADOÇANTE ENGORDA? O uso de adoçantes pode aumentar o apetite, aumentar o consumo de calorias e colaborar no ganho de peso.
GESTAÇÃO SACARINA E CICLAMATO Devido às limitadas informações disponíveis e ao seu potencial carcinogênico em animais, a sacarina e o ciclamato devem ser evitados durante a gestação (Torloni et al, 2007).
GESTAÇÃO ASPARTAME O aspartame tem sido extensivamente estudado em animais, sendo considerado seguro para uso na gestação, exceto para mulheres homozigóticas para fenilcetonúria (Torloni et al, 2007)
GESTAÇÃO SUCRALOSE E ACESSULFAME A sucralose e o acessulfame-k não são tóxicos,carcinogênico ou mutagênicos em animais. Como esses dois adoçantes não são metabolizados, parece improvável que seu uso durante a gestação possa ser prejudicial (Torloni et al, 2007)
GESTAÇÃO ESTÉVIA A estévia, substância derivada de uma planta nativa brasileira, não produz efeitos adversos sobre a gestação em animais, porém não existem estudos em humanos.
GESTAÇÃO (Manitol, sorbitol, xilitol, eritrol, lactilol, isomalte, maltilol, lactose, frutose, maltodextrina, dextrina e açúcar invertido) são substâncias consideradas seguras Aspartame, a sucralose, o acessulfame e a estévia podem ser utilizados com segurança durante a gestação (Torloni et al, 2007).
Qual o melhor adoçante? Os adoçantes mais indicados são: aspartame, a sucralose, o acessulfame e a estévia. Evitar: sacarina e ciclamato