Sala de Leitura : Lugar de aprender e conviver E.E. BRIGADEIRO FARIA LIMA Sala 5 2ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Eliana Martins Sanches Rodrigues Realização:
Foco O presente projeto tem por foco o uso da Sala de Leitura como um espaço de apoio à aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento.
Contexto de Aplicação A Sala de Leitura atende a todos os alunos da escola, no período da manhã e tarde, num total de 350 crianças, distribuídas nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades da Sala de Leitura fazem parte do currículo da escola e são desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Contexto de Aplicação Situada no Bairro Perdizes, a E.E. Brigadeiro Faria Lima atende a alunos de nível socioeconômico médio-baixo. Muitos alunos residem em bairros distantes e ficam no contraturno em instituições de apoio.
Contexto de Aplicação Os pais dos alunos têm o ensino fundamental e médio completos e trabalham nas proximidades da escola como porteiros, motoristas, empregadas domésticas, manicures e demais empregos do comércio local.
Justificativa O presente projeto propõe mostrar as possibilidades de uso da Sala de Leitura além de instrumento de apoio às atividades escolares. É um centro de informação e um local de convivência, que possibilita aos alunos estarem juntos, quer para o trabalho, quer para a discussão de temas e para o ato prazeroso de ler.
Justificativa O livro não se esgota em si, mas se desdobra em discussões e ações, propiciando a reflexão, a argumentação e o desenvolvimento da fantasia, elementos necessários à expressão de ideias, opiniões e sentimentos.
Objetivo Desenvolver, por meio de um trabalho integrado, habilidades de ordem cognitiva e emocional que possibilitem aos alunos selecionar informações em diferentes fontes de pesquisa, desenvolver a reflexão e argumentação, favorecer a autonomia para fazer escolhas, cultivar o prazer da leitura, conviver em harmonia com seus pares.
Objetivo Utilizar a Sala de Leitura como espaço privilegiado para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais essenciais à aprendizagem e ao convívio social.
Desenvolvimento/ Metodologia A implantação da presente proposta teve início com a reorganização do espaço, otimizando mobiliário e acervos já existentes: identificação das estantes com material colorido, alegrando o ambiente; organização dos livros nas estantes, de acordo com os anos escolares, para facilitar o acesso dos alunos;
Desenvolvimento/ Metodologia distribuição de mesas e carteiras de modo a facilitar a realização das atividades de pesquisa e trabalho em grupo; elaboração de normas de convivência, de modo a garantir a harmonia nas relações; criação de espaço para contação de histórias, com disponibilização de fantoches;
Desenvolvimento/ Metodologia instalação para acesso à internet; organização do horário de trabalho das turmas na Sala de Leitura. As atividades realizadas na Sala de Leitura são definidas pelo professor da classe, que conta com o apoio das responsáveis pelo ambiente, que preparam os materiais a serem utilizados e colaboram para o desenvolvimento da atividade proposta.
Recursos Utilizados O presente projeto implicou a otimização dos recursos já disponíveis na Sala de Leitura e de materiais existentes na escola
Registros
Registros
Registros
Registros
Resultados O trabalho desenvolvido na Sala de Leitura trouxe como resultado o interesse dos alunos em participar das atividades ali realizadas, maior responsabilidade e cuidado com os livros, gosto pela leitura, respeito pelo ambiente e prazer em estar no espaço.
Conclusões A Sala de Leitura é um espaço que favorece a formação das crianças, uma vez que as atividades ali realizadas proporcionam o desenvolvimento de habilidades essenciais para a aprendizagem e para o fortalecimento das relações pessoais.