Tutorial para proteger PenDrive contra vírus Autor(es) Lucas Fank Colaborador(es) 9 de abril de 2019
SUMÁRIO 1 Sumário 1 Introdução 2 2 Formatar 2 3 Imunizando 4 4 Conclusão 7
1. INTRODUÇÃO 2 1 Introdução O uso de PenDrives em computadores de acesso compartilhado, principalmente com Windows, frequentemente infectam estes dispositivos e acabam se espalhando. A imunização funciona contra infecções automáticas, ou seja, não resolverá o problema se você vier a copiar um arquivo infectado para uma pasta e depois executá-lo em seu computador A maioria dos vírus se instala, por padrão, na raiz do PenDrive com um arquivo autorun.inf, que no Windows é responsável por chamar automaticamente um executável que esteja dentro de qualquer mídia removível, se o vírus se instala em um PenDrive, ele cria o tal arquivo com uma entrada de execução automática para ele. Ou seja, em todo computador que o PenDrive for conectado, o vírus será executado e o infectará também. 2 Formatar Para iniciar o procedimento é preciso Formatar o PenDrive no sistema de arquivos NTFS. Para isso, conecte o PenDrive em um computador com Windows, que não esteja infectado, e clique com o botão direito do mouse sobre ele e clique em Formatar, aí irá abrir uma janela como a da Figura 2.1. Obs. Antes de realizar a Formatação, faça um Backup dos arquivos que deseja salvar, copiando eles para o computador, por exemplo, pois todos os arquivos do PenDrive serão excluídos no processo de formatação Na janela de formatação, da Figura 2.1, no campo Sistema de Arquivos selecione a opção NTFS e no campo Rótulo do volume defina o nome desejado para o PenDrive.
2. FORMATAR 3 Figura 2.1 Formatar o PenDrive em NTFS Após fazer esta configuração na janela de formatação, clique em Iniciar. Agora o PenDrive será formatado e na conclusão aparecerá uma mensagem que conclusão. Todas as janelas podem ser fechadas.
3. IMUNIZANDO 4 3 Imunizando Abra o Bloco de Notas e digite nele as linhas a seguir: [AutoRun] LABEL=PENDRIVE Obs. Após o símbolo =, sem espaços, você pode colocar um nome personalizado para seu PenDrive Agora salve o arquivo no PenDrive, indo em Salvar Como e troque o Tipo do Arquivo para Todos os Arquivos e o nome do arquivo para de autorun.inf, para então salvar, como mostra a Figura 3.1. Figura 3.1 Salvar arquivo autorun.inf Abra as propriedades do arquivo autorun.inf e defina a ele os atributos Oculto e Somente Leitura, como mostra a Figura 3.2.
3. IMUNIZANDO 5 Figura 3.2 Ocultar arquivo autorun.inf Crie uma ou mais pastas para guardar todos seus arquivos. Dê a elas o nome que desejar. Entre nas propriedades do seu PenDrive e acesse a guia Segurança, clicando depois em Editar para alterar os atributos das permissões para Todos, desmarque tudo exceto Leitura, Listar Conteúdo da Pasta e Ler e Executar, como mostra a Figura 3.3. Confirme clicando em OK.
3. IMUNIZANDO 6 Figura 3.3 Alterando as permissões do PenDrive Obs. Caso aparece uma mensagem de Erro ao aplicar segurança para a pasta textttsystem Volume Information, clique em continuar Tente colar ou criar qualquer arquivo na raiz do seu PenDrive. O Windows irá solicitar permissão de administrador e, mesmo que seja concedida, ele irá exibir um erro, que é mostrado na Figura 3.4, o que significa que os atributos de apenas leitura selecionados foram aplicados com sucesso Figura 3.4 Erro ao copiar algo para o Pendrive
4. CONCLUSÃO 7 Abra as propriedades das pastas que você criou e repita o mesmo processo, porém, marcando todas as opções para elas, como mostra a Figura 3.5 Figura 3.5 Alterando as permissões das Pastas 4 Conclusão A partir deste momento você possuirá um PenDrive imunizado. A raiz não permite gravação de nada e o arquivo autorun.inf já existe, porém sem permissão alguma para alteração de seu conteúdo. Não se esqueça de que, qualquer coisa que você for copiar para o PenDrive deverá ser colocada dentro da(s) pasta(s) que foi(foram) criada(s), ou você receberá a mensagem de erro. As permissões são válidas para qualquer computador e a imunização funciona contra infecções automáticas. Não resolverá nada se você vier a copiar um arquivo infectado para uma pasta e depois executá-lo em seu computador