COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSOR (A): Alair Matilde Naves DISCIPLINA: Filosofia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS Fevereiro Conhecimento Março Pensamento crítico e criativo Abril Repertório Cultural CONTEÚDOS Introdução O viver reflexivo a arte de pensar. O pensar filosófico pensar a si mesmo. Capítulo 1 O surgimento da filosofia O encantamento com o mundo e com a vida. O pensamento mítico. Os pré-socráticos. Capítulo 2 Sócrates, Platão e os Sofistas O movimento sofista. A busca da verdade conhece-te a ti mesmo. Teoria das formas e conhecimento da essência. Capítulo 3 Aristóteles e a filosofia helenística A experiência e a ciência. Os níveis de conhecimento ato e potência. As escolas helenistas e paz interior. HABILIDADES COMPETÊNCIA 1: Questionar todas as possibilidades dos significados dados pela cultura, considerando as diversas dimensões e perspectivas sobre as quais se compôs a produção filosófica: a natureza, a arte, a linguagem, a moral, o conhecimento, a ética, a política, elaboradas a partir dos diferentes sistemas, tradições e correntes de Filosofia. (Investigação). H1. Definir conceitos fundamentais para a compreensão dos temas filosóficos. H2. Reconhecer o conhecimento como meio de entendimento das relações que estabelecemos com o mundo e com os outros homens.
H6. Identificar as características das diversas formas de conhecimento, destacando seus objetos de estudo. H7. Reconhecer linguagem, conhecimento e pensamento como elementos fundadores das culturas. H8. Diferenciar o conhecimento filosófico de outras formas de conhecimento: mito, senso comum, arte e ciência. H10. Analisar os limites de cada forma de conhecimento sabendo adequá-los a cada contexto e etapa da aprendizagem de forma significativa. H11. Analisar o contexto histórico e cultural do surgimento do helenismo. H12. Explicar a importância do helenismo e sua influência na organização do pensamento medieval cristão. H14. Conhecer as concepções filosóficas do helenismo a partir de seus fundamentos e objetos de estudo: Ceticismo, Cinismo, Epicurismo e Estoicismo. H15. Compreender o ceticismo como a impossibilidade de alcançarmos uma única verdade. H18. Entender a necessidade de conciliação entre fé e razão como estruturadora do pensamento cristão medieval. COMPETÊNCIA 2: Compreender a aprendizagem como um processo condicionado pelas interações do indivíduo com o meio e com outros indivíduos que dividem um mesmo espaço social e histórico, relacionando conhecimentos de diferentes áreas numa perspectiva interdisciplinar e privilegiando questões específicas para a discussão e apropriação reflexiva dos conteúdos (contextualização). H1. Selecionar as ideias mais importantes que estruturam os temas filosóficos, facilitando sua compreensão. H3. Reconhecer os mitos e sua interpretação como conhecimento significativo sobre o mundo e o homem. H4. Apresentar as funções do mito nas sociedades como segurança diante do desconhecido e formação de modelos exemplares. H6. Entender os significados do conhecimento mítico nas sociedades primitivas, estabelecendo comparações com os seus significados nas sociedades modernas e contemporâneas. COMPETÊNCIA 3: Aprender a argumentar; tematizar, criticar, apresentar opiniões, convicções, estudos, teses, razões que conduzam a uma conclusão fundamentada em princípios racionais, compreendendo e usando a língua portuguesa como produtora dos significados sobre o mundo, o humano, desenvolvendo um olhar especificamente filosófico, analítico, investigativo, questionador e reflexivo (argumentação).
H1. Compreender o processo e o contexto histórico do surgimento da filosofia no ocidente. H2. Compreender a physis como visão de mundo que abrange a natureza como uma totalidade, específica da antiguidade grega. H7. Problematizar os conceitos de dogmatismo e ceticismo como possibilidades e limites do conhecimento e da verdade. H8. Distinguir senso comum e senso crítico, a partir de seus critérios de conhecimento. H12. Contrastar a ideia de democracia na atualidade relacionada a seus fundamentos na democracia grega. H15. Definir a maiêutica e a ironia como métodos de conhecimento fundadores do pensamento socrático. H16. Interpretar as metáforas socráticas, compreendendo o pensamento de Sócrates como um parteiro de ideias e seus métodos de conhecimento. H17. Entender a crítica de Sócrates aos sofistas como uma reflexão sobre os limites e possibilidades do argumento como arte da persuasão. H18. Reconhecer a contribuição pedagógica dos sofistas no desenvolvimento de técnicas de ensino da gramática e da retórica, fundamentais na formação dos jovens para o debate público. H20. Diferenciar mundo sensível e inteligível na concepção platônica do conhecimento e sua influência na concepção de homem e de mundo. H21. Comparar idealismo e realismo a partir das ideias platônicas. H23. Compreender o pensamento político de Platão através de alguns conceitos que fundam sua teoria política como: a natureza das leis, a educação, a forma de governo. H24. Interpretar a Alegoria da Caverna relacionando-a à teoria das ideias de Platão. H27. Reconhecer a importância de uma atitude responsável com o meio ambiente nos processos de produção da ciência. COMPETÊNCIA 4: Construir racionalmente valores, de forma crítica e consciente, em busca da orientação mais adequada às ações dos indivíduos na vida pública e privada (construção racional dos conceitos). H1. Contrastar as concepções de conhecimento em Platão e Aristóteles. H2. Compreender a prática da virtude, como o conjunto das qualidades essenciais que constituem o homem de bem, no pensamento de Aristóteles. H6. Compreender a relação entre ética e política no pensamento de Aristóteles através de alguns conceitos que fundam sua teoria política como: a natureza das leis, a educação, as formas de governo e de instituições. H10. Conhecer raciocínio indutivo e dedutivo.
H15. Identificar os temas filosóficos através de diferentes formas de linguagem. H16. Analisar a arte como forma de conhecimento, compreendendo suas funções e significados nas sociedades. H17. Compreender o naturalismo como concepção de homem e de mundo no período clássico. H20. Compreender o mito e seus significados pedagógicos e filosóficos no contexto do teatro e da tragédia grega. H23. Reconhecer a importância de uma atitude responsável com o meio ambiente nos processos de produção da ciência. H24. Relacionar política grega e medieval, identificando afinidades e rupturas. H25. Analisar as relações entre as ações éticas e o exercício da política. PROJETOS Empreendedorismo e Projeto de Vida Educação Financeira Modulo 1 Autoconhecimento e inteligência emocional Autoestima e autoconhecimento. Inventário da autoestima. Somos produto de nossas escolhas. Somos todos cidadãos. Diálogo Interno. Cenas da vida. Valores e atitudes. Diário de Bordo. TRABALHOS E/OU PESQUISAS Trabalho Individual Exercícios do livro Trabalho em dupla Trabalho em grupo em sala Produção de texto DICAS DE APROFUNDAMENTO: Filmes: Alexandria Matrix
Livros / Revistas / Sites: www.criticanarede.com.br A alegoria da caverna A república DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS Avaliação 1 Valor: 9,0 Simulado Valor: 9,0 Trabalhos Valor: 12,0 Trabalho Individual 4,0 Exercícios do livro 2,0 Trabalho em dupla 2,0 Trabalho em grupo em sala 4,0