Auxiliar de Enfermagem 01.01.01.001-0 - Atividade Educativa / Orientação em Grupo na Atenção Básica - Consiste nas atividades educativas, em grupo, sobre ações de promoção e prevenção à saúde, desenvolvidas na unidade ou na comunidade. Recomenda-se o mínimo de 10 (dez) participantes, com duração mínima de 30 (trinta) minutos. Deve-se registrar o número de atividades realizadas por mês. 01.01.01.003-6 - Prática Corporal / Atividade Física em Grupo - Atividade física desenvolvida em grupo por profissionais qualificados, realizada no estabelecimento de saúde ou na comunidade. Informar número de atividades realizadas em grupo por mês. 01.01.03.001-0 - Visita Domiciliar por Profissional de Nível Médio - atividade profissional externa solicitada e supervisionada por profissional enfermeiro segundo objetivos pré-estabelecidos, já incluídas ações executadas, tais como: cadastramento familiar, identificação, encaminhamento e acompanhamento da população alvo para atendimento nas unidades de saúde. 03.01.05.010-4 - Visita Domiciliar Pós Óbito - Consiste na visita domiciliar realizada por um ou mais profissionais de saúde aos familiares de paciente em atenção domiciliar que faleceu com objetivo de apoiá-los no processo de luto. 01.01.04.002-4 - Avaliação Antropométrica - É um método de investigação em nutrição baseado na aferição do peso, da altura e de outras medidas do corpo humano e na composição corporal global. Trata-se de um importante recurso para a avaliação do estado nutricional do indivíduo em todas as fases do curso da vida e ainda oferece dados para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. As informações obtidas com a avaliação antropométrica e a interpretação do estado nutricional contribuem para o sistema de vigilância alimentar e nutricional - SISVAN, pois permitem monitorar a situação nutricional de grupos populacionais específicos e subsidiar políticas e ações para promoção da saúde e da alimentação saudável, prevenção e controle de agravos nutricionais. 03.01.10.002-0 - Administração de Medicamentos em Atenção Básica (Por Paciente) - Consiste no ato de administrar medicamentos, por paciente, independente da quantidade de medicação administrada, prescrita nas consultas/atendimentos. 01.01.10.003-9 Aferição de Pressão Arterial - Este procedimento destina-se a aferição da pressão arterial quando não faz parte da consulta. 02.14.01.001-5 Glicemia Capilar Teste especifico para diabetes mellitus.
03.01.10.010-1 - Inalação / Nebulização - Procedimento de inaloterapia/nebulização, que inclui medicamentos. 03.01.10.009-8 ENEMA - Introdução de solução lubrificante no reto, através do anus, com o objetivo de esvaziar o intestino em situações de obstinação intestinal ocasional. Preparo para exames ou cirurgias e remoção de resíduos de ENEMA baritado. 03.01.10.013-6 - Ordenha Mamaria - Extração manual de leite humano por meio de manobras e massagens realizadas nas mamas de mulheres lactantes, com o objetivo de facilitar a amamentação, prover leite humano para bebe que não consegue sugar e fazer doação de leite excedente ao consumo do bebe. 03.01.10.014-4 Oxigenoterapia - Administração de 02 a uma pressão maior que a encontrada na atmosfera ambiental, objetivando fornecer o oxigênio necessário ao metabolismo corporal, em caso de dificuldade respiratória. 03.01.10.015-2 - Retirada de Pontos de Cirurgias Básicas (Por Paciente). 04.01.01.002-3 - Curativo Grau I c/ ou s/ Debridamento - Tratamento de lesão aberta, caracterizada por pequena área de tecido afetado nos aspectos de extensão, profundidade e exsudato (grau i), com a finalidade de promover cicatrização, evitar contaminação e/ou tratar infecção. Realizado em serviços de saúde e no ambiente domiciliar. 03.01.10.018-7 - Terapia de Rehidratação Oral - Reposição de água e eletrólitos por via oral, para crianças ou adultos em situações de perdas de grandes volumes de líquidos em curto espaço de tempo. Realizado em serviços de saúde e no ambiente domiciliar.
Técnico de Enfermagem Atendimento em Grupo - Educação em saúde - número de atendimentos em grupo para desenvolvimento de atividades de educação em saúde. Consideram-se como grupo para a realização de ações de educação em saúde, aqueles que contam com, no mínimo, 10 participantes e duração mínima de 30 minutos. Este procedimento pode ser realizado tanto por profissionais de nível superior como por aqueles de nível médio. Não considere as atividades educativas realizadas pelos ACS. Reuniões - registrar o número de reuniões realizadas pelo ACS, que contaram com a participação de 10 ou mais pessoas, com duração mínima de 30 minutos e com o objetivo de disseminar informações, discutir estratégias de superação de problemas de saúde ou de contribuir para a organização comunitária. 01.01.01.001-0 - Atividade Educativa / Orientação em Grupo na Atenção Básica - Consiste nas atividades educativas, em grupo, sobre ações de promoção e prevenção à saúde, desenvolvidas na unidade ou na comunidade. Recomenda-se o mínimo de 10 (dez) participantes, com duração mínima de 30 (trinta) minutos. Deve-se registrar o número de atividades realizadas por mês. 01.01.01.003-6 - Prática Corporal / Atividade Física em Grupo - Atividade física desenvolvida em grupo por profissionais qualificados, realizada no estabelecimento de saúde ou na comunidade. Informar número de atividades realizadas em grupo por mês. 01.01.03.001-0 - Visita Domiciliar por Profissional de Nível Médio - atividade profissional externa solicitada e supervisionada por profissional enfermeiro segundo objetivos pré-estabelecidos, já incluídas ações executadas, tais como: cadastramento familiar, identificação, encaminhamento e acompanhamento da população alvo para atendimento nas unidades de saúde. 03.01.05.010-4 - Visita Domiciliar Pós Óbito - Consiste na visita domiciliar realizada por um ou mais profissionais de saúde aos familiares de paciente em atenção domiciliar que faleceu com objetivo de apoiá-los no processo de luto.
02.01.02.004-1 - Coleta de Material p/ Exame Laboratorial - Consiste na coleta de material para exame de laboratório, realizada por profissional capacitado, fora da unidade laboratorial (em posto de coleta), com garantia de transporte adequado do material para o laboratório. 03.01.05.008-2 - Antibioticoterapia Parenteral - Consiste no ato de administrar antibiótico por via parenteral, por paciente, independente da quantidade de medicação administrada, prescritas nas consultas/atendimentos realizadas no domicilio. Deve ser informado a cada dose administrada. 03.01.05.011-2 - Administração de Imunoderivados (Oral E/Ou Parenteral) - Consiste na aplicação de vacina/imunização em pacientes domiciliados. 03.01.10.018-7 - Terapia de Rehidratação Oral - Reposição de água e eletrólitos por via oral, para crianças ou adultos em situações de perdas de grandes volumes de líquidos em curto espaço de tempo. Realizado em serviços de saúde e no ambiente domiciliar. 03.01.10.002-0 - Administração de Medicamentos em Atenção Básica (Por Paciente) - Consiste no ato de administrar medicamentos, por paciente, independente da quantidade de medicação administrada, prescrita nas consultas/atendimentos. 01.01.10.003-9 Aferição de Pressão Arterial - Este procedimento destina-se a aferição da pressão arterial quando não faz parte da consulta. 01.01.10.003-9 Aferição de Pressão Arterial - Este procedimento destina-se a aferição da pressão arterial quando não faz parte da consulta. 03.01.10.010-1 - Inalação / Nebulização - Procedimento de inaloterapia/nebulização, que inclui medicamentos. 02.14.01.001-5 Glicemia Capilar Teste especifico para diabetes mellitus. 03.01.10.015-2 - Retirada de Pontos de Cirurgias Básicas (Por Paciente). 03.01.10.009-8 ENEMA - Introdução de solução lubrificante no reto, através do anus, com o objetivo de esvaziar o intestino em situações de obstinação intestinal ocasional. Preparo para exames ou cirurgias e remoção de resíduos de ENEMA baritado. 03.01.10.004-7 - Cateterismo Vesical de Alivio - Introdução, com técnica asséptica, de um cateter estéril na bexiga, através da uretra, com o objetivo de drenar a urina. 03.01.10.013-6 - Ordenha Mamaria - Extração manual de leite humano por meio de manobras e massagens realizadas nas mamas de mulheres lactantes, com o objetivo de facilitar a amamentação, prover leite humano para bebe que não consegue sugar e fazer doação de leite excedente ao consumo do bebe.
03.01.10.014-4 Oxigenoterapia - Administração de 02 a uma pressão maior que a encontrada na atmosfera ambiental, objetivando fornecer o oxigênio necessário ao metabolismo corporal, em caso de dificuldade respiratória. 04.01.01.002-3 - Curativo Grau I c/ ou s/ Debridamento - Tratamento de lesão aberta, caracterizada por pequena área de tecido afetado nos aspectos de extensão, profundidade e exsudato (grau i), com a finalidade de promover cicatrização, evitar contaminação e/ou tratar infecção. Realizado em serviços de saúde e no ambiente domiciliar.