MONTEIRO E MONTEIRO ADVOGADOS ASSOCIADOS RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA REUNIÃO CMI - RJ Expositor: Samuel Soares
Nossa Estrutura
Recuperação Tributária Novos Benefícios Fiscais Aplicáveis ao Segmento da Construção Civil
Recuperação Tributária PIS/COFINS Lei nº. 9.718/98 Construtoras
PIS/COFINS 9.718/98 Fundamentação Jurídica Conceito de Faturamento art. 3º, 1º da Lei nº. 9.718/98 Ampliou a base de cálculo do PIS /COFINS, determinando que o faturamento passou a corresponder à receita bruta. Isso fez com que o PIS/COFINS passassem a incidir sobre valores estranhos ao real faturamento.
PIS/COFINS 9.718/98 Fundamentação Jurídica Receitas Financeiras Valores que passaram a compor a base tributável Receitas estranhas ao faturamento (art. 9º, Lei nº. 9.718/98) São RECEITAS FINANCEIRAS, exemplificativamente: (a) - rendimentos em aplicações financeiras; (b) receitas não operacionais, oriundas de ressarcimento de tributos, aluguéis, além das que resultaram de correção monetária e juros; (c) Cláusulas de reajustamento em contratos de prestação continuada, como o INCC.
PIS/COFINS 9.718/98 Fundamentação Jurídica Julgamento do Supremo Tribunal Federal Recurso Extraordinário nº. 346.084/PR O STF declarou a inconstitucionalidade do 1º do art. 3º da Lei 9.718/98. Assim a base de cálculo do PIS/COFINS é tão somente a receita bruta das vendas de mercadorias, de mercadorias e serviços e de serviços de qualquer natureza.
PIS/COFINS 9.718/98 Fundamentação Jurídica Revogação da lei inconstitucional Lei nº. 11.941/2009 Em virtude de sua patente inconstitucionalidade, inclusive assim julgada pelo STF, o parágrafo 1º do art. 3º da Lei nº. 9.718/98 foi completamente extinta do mundo jurídico, ao ser revogado pela Lei nº. 11.941/2009.
PIS/COFINS 9.718/98 Fundamentação Jurídica PSV N. 22 Proposta de Súmula Vinculante PSV 22 O STF se manifestou favoravelmente à edição de Súmula Vinculante que definirá os contornos do julgamento que declarou a inconstitucionalidade da ampliação da base de cálculo do PIS/COFINS. A única pendência para a publicação da Súmula é definir a exata redação do seu conteúdo.
PIS/COFINS 9.718/98 Fundamentação Jurídica Determinação da PGFN para não se opor em ações judiciais questionando a Lei nº. 9.718/98 Parecer PGFN 492/2010 Portaria PGFN 294/2010 A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN baixou a Portaria 294/2010 com base no Parecer 492/2010, determinando a todos os seus Procuradores que não mais deverão se opor ao direito dos contribuintes referente à inconstitucionalidade do art. 3º, 1º da Lei nº. 9718/98.
Recuperação Tributária FGTS SOBRE VERBAS INDENIZATÓRIAS
FGTS VERBAS INDENIZATÓRIAS FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA - O art. 15, 6º da Lei nº. 8.036/90, ao se reportar ao 9º do art. 28 da Lei nº. 8.212/91, indica as parcelas do salário do empregado que devem ser incluídas na base de cálculo do FGTS. Aludida tributação NÃO poderá recair sobre as verbas que visam indenizar/recompensar o trabalho.
FGTS VERBAS INDENIZATÓRIAS Figuram-se verbas de caráter indenizatório (exemplificativamente): - auxílio-doença - aviso prévio indenizado - terço constitucional de férias -horas extras -Auxílio ferramenta O período de recuperação retroage aos últimos 30 (trinta) anos, tendo em vista a prescrição trintenária aplicável à espécie
Recuperação Tributária CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE O TERÇO DE FÉRIAS
INSS SOBRE FÉRIAS Pelos mesmos motivos que amparam a exclusão do FGTS sobre as verbas indenizatórias, é possível retirar da base de cálculo da Contribuição Previdenciária patronal os valores pagos a título do terço de férias. As importâncias que tenham sido pagas a esse título constituem mera medida indenizatória e preventiva (da exaustão do empregado), e por isso, não servis à tributação. Possível, assim, a recuperação dos dos valores indevidamente pagos nos últimos 5 (cinco) anos, acrescido da Taxa SELIC
INSS SOBRE FÉRIAS- Precedente STF RE 593068/SC Repercussão Geral da Matéria EMENTA: CONSTITUCIONAL. REPERCUSSÃO GERAL. TRIBUTÁRIO. SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. REGIME PREVIDENCIÁRIO. CONTRIBUIÇÃO. BASE DE CÁLCULO. TERÇO CONSTITUCIONAL DE FÉRIAS. GRATIFICAÇÃO NATALINA (DÉCIMO-TERCEIRO SALÁRIO). HORAS EXTRAS. OUTROS PAGAMENTOS DE CARÁTER TRANSITÓRIO. LEIS 9.783/1999 E 10.887/2004. CARACTERIZAÇÃO DOS VALORES COMO REMUNERAÇÃO (BASE DE CÁLCULO DO TRIBUTO). ACÓRDÃO QUE CONCLUI PELA PRESENÇA DE PROPÓSITO ATUARIAL NA INCLUSÃO DOS VALORES NA BASE DE CÁLCULO DO TRIBUTO (SOLIDARIEDADE DO SISTEMA DE CUSTEIO).
Recuperação Tributária REFIS DA CRISE REDUÇÃO
REFIS DA CRISE - REDUÇÃO Possibilidade de redução dos juros de mora aplicados pela Fazenda sobre os créditos tributários que foram objetos de confissão e parcelamento pela Lei n.º 11.941/2009. A redução constitui o importe de 16,55% da dívida, que é o valor relativo aos juros de mora incidentes entre o período da adesão até a consolidação do saldo devido pelo contribuinte.
Recuperação Fiscal SINCOR
SINCOR Definição SINCOR é uma conta-corrente que o Fisco Federal mantém em seu sistema referente aos seus contribuintes, no bojo da qual são lançados todos os créditos por ventura existentes em seu favor.
SINCOR Trabalhos em Andamento Informações Prestadas Pela Receita Federal
SINCOR Trabalhos em Andamento Informações Prestadas Pela Receita Federal
SINCOR Trabalhos em Andamento Informações Prestadas Pela Receita Federal
MONTEIRO E MONTEIRO ADVOGADOS ASSOCIADOS Rua Eng. Oscar Ferreira, n 47, Casa Forte, Recife - PE Fone/Fax: (81) 2121-6444 www.monteiroefilho.com.br reginaaleixo@monteiroefilho.com.br