SuperLogo: aprendendo com a sua criatividade O SuperLogo é um programa computacional que utiliza linguagem de programação Logo. Esta linguagem foi desenvolvida na década de 60 nos Estados Unidos no Instituto de Tecnologia Massachusetts por Seymour Papert e colaboradores. Uma das potencialidades do programa é o ensino/aprendizagem de geometria plana. A interface do SuperLogo contém uma tartaruga gráfica no centro da tela na posição (0,0) que por convenção chamaremos de Tati e uma janela de comandos. O plano de coordenadas do programa tem mil passos no eixo x e mil passos no eixo y, sendo que a Tati quando chega a um dos extremos do eixo x ou y passa para o outro extremo do mesmo eixo. Os botões de comandos são extremamente úteis. Seguem abaixo suas funções: Restaurar janela gráfica: apaga os registros na janela gráfica. Restaurar janela de comandos: apaga os comandos digitados na janela de comandos. Tat: apaga a janela gráfica. Estado: mostra informações sobre a posição do cursor gráfico. Parar: interrompe a execução de um algoritmo. Pausa: interrompe temporariamente a execução de um algoritmo. Executar: executa o comando digitado na linha de comandos.
SuperLogo. Para iniciarmos vamos conhecer os principais comandos para movimentar a Tati na interface do Comando Abreviatura Função parafrente pf Deslocamento para frente paratrás pt Deslocamento para traz paradireita pd Girar a cabeça da Tati para direita de acordo com um ângulo digitado paraesquerda pe Girar a cabeça da Tati para esquerda de acordo com um ângulo digitado usenada un Deslocamento sem registros gráficos useborracha ub Apagar registros gráficos uselápis ul Deslocamento com registros gráficos paracentro pc Retorna a posição (0,0) arco _ Desenha um arco com ângulo e raio digitados circunferência _ Desenha uma circunferência com raio digitado repita _ Repete n vezes um comando digitado espere _ Provoca uma pausa antes de executar o próximo comando mudecp _ Muda a cor de preenchimento pinte _ Pinta a região em que a Tati está inserida mudecl _ Muda cor do lápis rotule _ Escreve caracteres na tela Lista matriz de cores para colorir no SuperLogo Para mostrar como funciona alguns desses comandos vamos desenhar um quadrado no SuperLogo.
Passo 1 Vamos abrir o SuperLogo e digitar na janela de comandos os seguintes comandos: pd 90 pd 90 pd 90 Note que os comandos parafrente e paradireita, que neste caso estão abreviados, precisam ser acompanhados de um parâmetro para que a Tati posso deslocar para frente e girar para a direita de acordo com um ângulo dado. O mesmo acontece com outros comandos como paraesquerda e paraatrás. Após digitar os comandos você terá um quadrado na tela conforme a imagem abaixo. Passo 2 Vamos agora elaborar um algoritmo que reproduza esse quadrado automaticamente. Para tanto, devemos selecionar e copiar os comandos na janela de comandos. Na barra de menus vamos clicar em procedimento e depois em novo como representado na figura abaixo.
Após esse processo você abrirá uma nova tela chamada Editor de procedimentos. É nesta tela que vamos colar os comandos selecionados. Como estamos utilizando uma linguagem de programação na primeira linha do comando estará escrito aprenda quadrado que corresponde ao comando início em outras linguagens de programação e na última linha estará escrito fim. Por convenção vamos nomear o algoritmo como quadrado, mas você pode utilizar o nome que desejar. Com os comandos digitados basta clicar em área de trabalho na barra de menus e depois em atualizar. Feito isso, basta fechar a tela e testar o algoritmo. Passo 3 Para testar o algoritmo vamos apagar o quadrado desenhado na tela, clicando no botão restaurar janela gráfica na janela de comandos. Em seguida vamos digitar quadrado na janela de comandos e se tudo estiver correto a Tati desenhará um quadrado na janela gráfica. Não é necessário apagar os comandos digitados anteriormente na janela de comandos para que a Tati execute o algoritmo quadrado. No entanto, se você preferir pode apagar os comandos clicando em restaurar janela de comandos.
Passo 4 Agora que já sabemos elaborar um algoritmo vamos implementar este acrescentando comandos para colorir o quadrado. Para colorir o quadrado a Tati precisa estar posicionada dentro da região a ser colorida. Dessa forma, precisamos mover a Tati sem que haja registros gráficos. Para tanto, usaremos o comando usenada que desloca a Tati sem marcar a janela gráfica. Após movimentar a Tati para dentro da área do quadrado basta digitar o comando mudecp 10 pinte. O comando pinte vai colorir a área poligonal e o comando mudecp 10 mudará a cor do preenchimento para preto, pois o número dez corresponde a cor verde. Passo 5 Para acrescentar no algoritmo os comandos que vão colorir o quadrado basta clicar em procedimento na barra de menus e depois em editar. Então é só abrir o algoritmo chamado quadrado e acrescentar os comandos copiados da janela de comandos. Não se esqueça de atualizar o algoritmo sempre que acrescentar algum comando novo para que estes sejam validados.
Neste caso, usamos uma cor presente na lista matriz de cores do SuperLogo, mas poderíamos utilizar outra cor para colorir o quadrado. Basta fazer uma combinação de cores. Para tanto, vamos clicar em formatar na barra de menus, depois em cores e finalmente em preenchimento. Após esse procedimento abrirá uma janela com as possíveis combinações de cores. O número da cor sempre será escrito de cima para baixo. No exemplo acima o número da cor será [128 0 234]. Dessa forma, para colorir o quadrado com outra cor basta substituir o número dez da cor verde por [128 0 234] no algoritmo quadrado. Passo 6 Para finalizar vamos utilizar o comando repetição para desenharmos mais dois quadrados abaixo do original. Primeiramente devemos construir um quadrado abaixo do original com os conhecimentos que
adquirimos até aqui. Note que, o processo será o mesmo para a construção de outros quadrados. Então, vamos repetir esse processo através do comando repita que será acrescentado no algoritmo quadrado. Esse material foi elaborado com o intuito de oferecer uma pequena introdução de todas as ferramentas do SuperLogo que podem ser utilizadas para o ensino/aprendizagem de matemática, em especial de geometria plana. Além de acrescentar em nossa formação pedagógica mais um recurso computacional que pode ser utilizado na sala de aula como objeto de aprendizagem. Tudo vai depender da sua criatividade futuro professor! Referências MOTTA, Marcelo Souza; MIRANDA, Dimas Felipe de. Geometria da tartaruga: contribuições do SuperLogo ao ensino de Geometria. 2008. 94f. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008.