10 CARA DO EXCEL FÓRMULAS DO EXCEL QUE SALVARAM MEU EMPREGO
O que você vai aprender neste ebook? 1. SOMA 2. CONT.NÚM 3. CONT.VALORES 4. NÚM.CARACT 5. ARRUMAR 6. DIREITA, ESQUERDA, EXT.TEXTO 7. PROCV 8. SE 9. SOMASE, CONT.SE, MÉDIASE 10. CONCATENAR
Quem é o Cara do Excel? Tiago Guimarães é o criador e fundador do Cara do Excel. Trabalha com o Microsoft Excel há 10 anos e durante sua carreira já participou de grandes auditorias em mais de 150 empresas no Brasil. Hoje se dedica a inventar novas formas de ensinar Excel para profissionais que querem ter autonomia na hora de planejar e executar seus trabalhos no Excel. Tiago Guimarães Fundador
1. SOMA =SOMA(5; 5) =SOMA(A1; B1) =SOMA(A1:B5) A fórmula SOMA faz exatamente o que você esperaria. Ele permite que você adicione 2 ou mais números juntos. Como você pode ver, você tem a liberdade para colocar na fórmula números (5), referências a células (A1, B1) e referências a intervalos de células (A1:B5). Você pode até misturar todos os tipos numa única fórmula, como esta: =SOMA(5; 5;A1;B1;A1:B5) Esta fórmula irá somar todos os tipos de referências que você colocar nela, desde que elas apontem para números de verdade.
2. CONT.NÚM =CONT.NÚM(A1:A10) A fórmula CONT.NÚM conta o número de células dentro do intervalo especificado que contém números. Vale lembrar que esta fórmula só irá contar números: A fórmula CONT.NÚM irá ignorar as células que não forem compostas exclusivamente por números.
3. CONT.VALORES = CONT.VALORES(A1:A10) Conta o número de células que não estejam vazias no intervalo especificado. Esta fórmula irá contar a quantidade de células que possuírem números e/ou qualquer outro tipo de caractere em si. A fórmula CONT.VALORES irá funcionar com todos os tipos de dados: Ela irá contar o número de células não-vazias, independente do tipo de dado que esteja nelas.
4. NÚM.CARACT = NÚM.CARACT(A1) A fórmula NÚM.CARACT conta o número de caracteres em uma célula. Mas tome cuidado! Ela também irá contar os espaços em branco: Repare a diferença entre os dois resultados: 11 caracteres sem espaços entre as palavras contra 14 caracteres com espaços entre as palavras.
5. ARRUMAR = ARRUMAR(A1) A fórmula ARRUMAR irá remover da célula todos os espaços, exceto aqueles que estão entre as palavras. Ela é extremamente útil quando se trata de limpar os dados vindos de fora da planilha, por exemplo, quando você copia e cola dados de uma página da internet ou de um arquivo PDF e os dados chegam com espaços adicionais. Esta situação pode gerar o caos se você comparar valores usando fórmulas SE ou PROCV. Você consegue ver os espaços em branco? Imagino que não, mas o Excel consegue. Veja a diferença na quantidade de caracteres entre a célula com espaços e a célula arrumada. A fórmula ARRUMAR também irá remover os espaços em excesso que estiverem entre as palavras. Desta vez eu adicionei espaços entre cada palavra da célula A1. A fórmula ARRUMAR remove estes espaços. Veja a diferença na contagem de caracteres!
6. DIREITA, ESQUERDA, EXT.TEXTO =DIREITA(A1; número de caracteres) =ESQUERDA(A1; número de caracteres) =EXT.TEXTO(A1; ponto de início; número de caracteres) Estas fórmulas irão exibir uma sequência de caracteres contidas numa célula. A fórmula DIREITA irá mostrar a quantidade especificada de caracteres à direita de uma célula, ESQUERDA irá fazer o mesmo, mas iniciando sua sequência a partir da esquerda e EXT.TEXTO irá lhe dar o número especificado de caracteres a partir do ponto de início (em inglês esta fórmula se chama MID, de middle (meio, em português)). Você indica para a fórmula EXT.TEXTO por onde começar com o argumento ponto de início e então ela irá pegar o número especificado de caracteres de acordo com o argumento número de caracteres. No exemplo acima eu usei a fórmula ESQUERDA para capturar a primeira palavra. Eu tive de olhar na célula A1 e então pegar os 2 primeiros caracteres (considerando a esquerda como ponto de partida). Isto nos deu a palavra "Eu" do texto "Eu amo o Excel". Depois eu usei a fórmula EXT.TEXTO para capturar as duas palavras do meio. Eu tive de olhar na célula A1, começar a partir do 4º caractere e então capturar os 5 próximos caracteres. Isto nos deu a sequência "amo o". Por fim, eu usei a fórmula DIREITA para capturar a última palavra. Eu tive de olhar na célula A1 e então pegar os 5 primeiros caracteres (considerando a direita como ponto de partida). Isto nos deu a palavra Excel.
7. PROCV =PROCV (valor procurado; tabela; número da coluna; usar aproximação) De longe, esta é a fórmula de Excel mais usada no mundo. A descrição oficial desta fórmula diz: Procura um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada... Basicamente, a fórmula PROCV busca em uma lista um valor que você quer e retorna um valor correspondente. Algo semelhante acontece quando você procura pelo número do telefone de alguém numa lista telefônica: Você desliza o dedo sobre a lista de nomes e, quando encontra o que procura, desloca seu dedo para a direita para saber qual é o telefone desta pessoa. Por exemplo, se você escrever a fórmula: =PROCV( "João" ; A1:D10; 3; FALSO) Esta fórmula irá procurar pelo nome "João" numa lista e retornar a célula que fica a 3 casas de distância à sua direita. Esta é uma fórmula complicada, mas também é extremamente útil.
8. SE =SE (afirmação lógica; resultado se verdadeiro; resultado se falso) Quando você está analisando muitos dados no Excel, há momentos em que você tem vontade de fazer uma pergunta para seus dados. Imagine uma situação em que você quer saber quais são os vendedores que superaram sua meta de vendas, e você tem a tabela ao lado: Você pode usar a fórmula SE que irá dizer: Se o vendedor bateu sua meta, escreva SIM, caso contrário, escreva NÃO. (Dica: usar palavras como Sim/Não pode facilitar muito o seu entendimento dessa fórmula, especialmente quando as coisas começarem a ficar complicadas, como numa situação de vários SEs dentro de outros SEs) A fórmula a ser colocada na célula D3 seria a seguinte: =SE(B3>C3; "Sim"; "Não") Depois de copiar a célula D3 e colá-la em todas as células abaixo, conseguimos saber quais são os vendedores que superaram suas metas. Saber a resposta para uma afirmação lógica usando a fórmula SE é muito mais fácil do que descobrir manualmente!
9. SOMASE, CONT.SE, MÉDIASE =SOMASE(intervalo do critério; critério; intervalo da soma) =CONT.SE(intervalo do critério; critério) =MÉDIASE(intervalo do critério; critério; intervalo da méia) Estas fórmulas são versões diferentes de suas fórmulas principais (SOMA, CONT.NÚM e MÉDIA), mas que somente irão considerar os valores quando um critério for verdadeiro. Usando o exemplo anterior, conseguimos fazer análises detalhadas sobre os vendedores. Você irá entender mais fácil a fórmula SOMASE ao lê-la da seguinte forma: Se no intervalo D3:D11 eu encontrar o valor SIM, quero saber qual é a SOMA deste outro intervalo B3:B11. Note que no caso das fórmulas SOMASE e MÉDIASE os dois intervalos devem estar alinhados horizontalmente, caso contrário as fórmulas vão ficar malucas!
10. CONCATENAR =CONCATENAR(A1;B1;C1;...) =(A1 B1 C1...) O nome é estranho mas a fórmula é bem simples. CONCATENAR é usada para combinar dados de duas células (ou mais) em uma única célula. Isto pode ser feito usando a fórmula CONCATENAR ou simplesmente colocando o símbolo "&" entre as referências das células. Se eu tenho o texto "Microsoft" na célula A1 e o texto "Excel" na célula B1, eu poderia usar a fórmula =CONCATENAR(A1; " "; B1) e eu teria como resultado o texto "Microsoft Excel". Note que eu inseri um caractére de espaço (dentro de aspas duplas) de propósito entre as duas referencias para que o resultado não fosse "MicrosoftExcel" (tudo junto). O mesmo resultado seria alcançado se eu usasse a variação: =A1&" "&B1.
Comece a praticar agora mesmo! Curtiu esse ebook? Então fique por dentro de mais novidades sobre o Cara do Excel acessando: caradoexcel.com.br /caradoexcel Cara do Excel - Todos os Direitos Reservados.