ATIVIDADES PARA ESCOLAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADES PARA ESCOLAS"

Transcrição

1 ATIVIDADES PARA ESCOLAS 1

2 2 LOCALIZAÇÃO Estrada das Grutas Covão do Poço Alvados (A cerca de 600 m das Grutas de Santo António) Localização GPS: Latitude N Longitude W SERVIÇOS Informação Estacionamento Centro de Interpretação Alojamento Sala de Projeção Desportos Verticais Área de Merendas Bar/Cafetaria Loja Percursos Pedestres

3 O PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIROS 3

4 4 O PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIROS O Centro de Educação Ambiental Quinta da Escola está implantado num terreno de m2, na freguesia de Alvados, em pleno Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC). Abrangendo parte significativa do denominado Maciço Calcário Estremenho, o PNSAC identifica-se como uma das mais interessantes Áreas Protegidas do nosso país. A água assume um papel preponderante, ora como agente erosivo, ora como elemento fundamental à vida. É aliás, também a ela que se deve a importância do maciço calcário em termos geomorfológicos, pela multiplicidade de formas cársicas talhadas no calcário existentes em toda a sua extensão grutas, algares, dolinas, lapas, lagoas, etc. Outras formas que também aparecem nestas serras são os fósseis, restos da fauna marinha e testemunhos da presença do mar noutras eras.

5 5 O CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUINTA DA ESCOLA A Educação Ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. O principal objetivo deste projeto é levar a Escola para a Natureza, promovendo atividades de Consciencialização da Responsabilidade Ecológica junto das comunidades escolares, nomeadamente daquelas que, por inerência da sua localização geográfica, não possuem um contacto direto com a natureza. É aqui dada a oportunidade de um convívio íntimo com a natureza, através de programas desenvolvidos para o estudo da problemática do Desenvolvimento Sustentável. As nossas atividades ambientais baseiam-se nos programas escolares sendo elaboradas e implementadas por professores experientes de várias áreas disciplinares e níveis de ensino que conhecem os programas escolares e adaptam cada atividade à faixa etária dos participantes.

6 6 Realizamos igualmente atividades no âmbito do projeto ESCOLAS NA NATUREZA tendo celebrado um memorando de entendimento com o ICNB. Possuímos, para o efeito, alojamento para 64 jovens, aprovado como Alojamento Local e para a realização de Colónias de Férias Temáticas. Dispomos também de atividades de divulgação da identificação cultural da região no que diz respeito ao artesanato da zona, nomeadamente Olaria e Tecelagem, tendo dois artesãos a trabalhar nas nossas instalações realizando demonstrações, exposições e dinamizando ateliês e Workshops. Realizamos ainda passeios de burro, com ou sem carroça, espeleologia, percursos pedestres e atividades lúdicas e de aventura como escalada, slide, tiro com arco, gincanas, caça ao tesouro, jogos tradicionais, entre outros. As atividades são realizadas diariamente para escolas (sob marcação) e durante os períodos de férias (Colónias de Férias). Paralelamente poderão também as famílias e grupos organizados, participar ativamente nas atividades programadas pelo Centro de Educação Ambiental.

7 ATIVIDADES 2012/2013 7

8 8 ATIVIDADES As atividades a dinamizar no âmbito do ano letivo 2012/2013 estão agrupadas da seguinte forma: 1. Programas Ambientais 2. Programas Escola na Natureza 3. Programas Lúdicos e de Aventura

9 PROGRAMAS AMBIENTAIS 9

10 ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Iniciam-se com um PowerPoint introdutório a cada tema (ver temas abaixo), seguindo-se atividades práticas. Estas decorrem de uma forma dinâmica e divertida, com jogos didáticos, demonstrações e experiências, que facilitam o processo de aprendizagem e sensibilização. As atividades são realizadas com materiais adequados e técnicos especializados com formação superior na área das ciências, que as adequam à faixa etária dos visitantes. Ateliês: Ecologia Atmosfera Água Biodiversidade Geologia Energias Renováveis Aromáticas

11 11 ATELIÊS DE ECOLOGIA 1. Vamos fazer sabão ecológico Nível de Ensino 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Descrição / Objetivos: O óleo alimentar usado é um resíduo que constitui um grave problema de poluição da água e dos solos. Utilizando este resíduo é possível criar sabão de uma forma ecológica. 2. Vamos Compostar Nível de Ensino - 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Descrição / Objetivos: Atividade teórico prática, realizada na horta da Quinta e área envolvente, onde se pretende que os alunos aprendam mais sobre o funcionamento de uma horta biológica, nomeadamente sobre o processo de compostagem e a sua utilização.

12 12 3. Vamos Reciclar Nível de Ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos. Descrição / Objetivos: Atividade prática de reciclagem de papel, onde se aborda a importância de reciclar e reutilizar no contexto da problemática da escassez dos recursos naturais. 4. O Ecoponto Nível de Ensino Pré-escolar e 1º Ciclo. Descrição / Objetivos: Grande percentagem do que deitamos fora pode e deve de ser recuperado. É neste sentido que devemos aproveitar os resíduos produzidos reduzindo, reutilizando e, em última análise, reciclando sempre que possível. Para isso é preciso saber em que local colocar o material a reciclar. Nesta atividade os alunos aprendem a uti-

13 13 ATELIÊS DE ATMOSFERA 1. Vamos Construir uma Estação Meteorológica Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração 2h Descrição / Objetivos: Num clima mediterrânico como em Portugal, as temperaturas variam muito ao longo do ano, havendo quatro estações distintas. Através desta atividade é possível conhecer a história da meteorologia e ainda a construção de alguns instrumentos, muito úteis para medir a temperatura, a pressão a pluviosidade e a direção do vento. 2. O Efeito de Estufa Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos. Descrição / Objetivos: Através desta atividade prática, os alunos compreenderão as causas e consequências do aquecimento global e de que forma este está a ser potenciado por ação humana.

14 14 3. O Anemómetro Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos. Descrição / Objetivos: Nesta atividades os participantes reconhecem a história geral da meteorologia e experimentam a utilidade prática do anemómetro, construindo um modelo simbólico que exemplifique o seu funcionamento e utilidade. 4. O Cata-Vento Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos. Descrição / Objetivos: Nesta atividades os participantes reconhecem a história geral da meteorologia e constroem um modelo simbólico que exemplifique o funcionamento e utilidade do cata-vento, aprendendo como se determina a direção do vento.

15 15 5. Termómetro Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos. Descrição / Objetivos: Nesta atividades os participantes reconhecem a história geral da meteorologia e experimenta, a utilidade prática do termómetro, construindo um modelo simbólico que exemplifique o funcionamento e a leitura deste instrumento.

16 16 ATELIÊS DA ÁGUA 1. Como tratamos a água Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: A água potável é um recurso escasso e é por isso muito importante protegê-la e evitar o seu desperdício. Nesta atividade são simulados alguns dos processos de tratamento da água existentes numa ETAR. 2. As Chuvas Ácidas. Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos. Descrição / Objetivos: O fenómeno das chuvas ácidas tem aumentado nos últimos anos, principalmente devido à excessiva emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Os seus efeitos são observáveis nos ecossistemas de rios e lagos e também em edifícios e estátuas através da degradação que nestes provoca. Nesta atividade além de se ficar a conhecer este fenómeno é possível simulá-lo.

17 17 3. Propriedades da Água Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: A água tem características físico-químicas muito específicas que a tornam essencial para o funcionamento dos ecossistemas. Com estas atividades pretende-se demonstrar de que forma algumas dessas características determinam a existência de vida na Terra. 4. O Ciclo da Água Nível de Ensino 1º e 2º Ciclos. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: A água é um bem essencial que existe naturalmente na natureza. Nesta atividade os alunos aprendem mais sobre o ciclo da água, através da montagem de uma maquete alusiva ao comportamento da água no Maciço Calcário Estremenho.

18 18 ATELIÊS DA BIODIVERSIDADE 1. Vamos Fazer Vasinhos Nível de Ensino Pré-escolar e 1º Ciclo. Descrição / Objetivos: Atividade prática que consta da pintura de pequenos vasos de barro e no plantio por estacaria de uma planta no respetivo vaso. No final da atividade as crianças levam o seu próprio vaso para casa. 2. A Horta da Quinta Nível de Ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Descrição / Objetivos: Além de uma visita à horta pedagógica e estufa, é possível efetuar diversas atividades, dependendo da estação do ano, material disponível e condições climatéricas. As diversas atividades possíveis d realizar são a limpeza, métodos de propagação de algumas plantas, identificação de espécies, entre outras.

19 19 3. Propagação de Plantas Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Descrição / Objetivos: As plantas possuem diversas formas de reprodução e/ou propagação. Nesta atividade é dada a conhecer a importância das plantas sendo realizadas diferentes técnicas de propagação de plantas, nomeadamente por germinação, estacaria, mergulhia e alporquia. 4. Minhocário Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: As minhocas são seres pouco carismáticos, mas muito úteis, ao proporcionarem por exemplo condições favoráveis ao desenvolvimento de outros seres, nomeadamente ao abrir espaços no solo, permitindo a circulação de ar e água. Nesta atividade prática os alunos têm contacto com estes animais, construindo um minhocário onde é possível observar o seu modo de vida, revestimento, deslocação e reprodução.

20 20 5. Os Insetos da Quinta Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: Os insetos são os animais mais bem adaptados a diversos nichos ecológicos e representam um grupo com elevada importância nos ecossistemas. Através desta atividade é possível observar diversos insetos em diferentes locais, e capturá-los para uma posterior observação em laboratório. 6. As aves também precisam de casa Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração 2h Descrição / Objetivos: Com o objetivo de suscitar o gosto pela preservação das aves, esta atividade alerta para as dificuldades que estes animais encontram muitas vezes, em obter um local apropriado para fazer um ninho e cuidar das suas crias. Além da construção de um ninho em madeira, esta atividade conta com a apresentação de uma projeção teórica sobre aves e a sua preservação, com particular incidência para as aves do PNSAC.

21 21 7. Alimentador de Pássaros Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração 2h Descrição / Objetivos: É importante compreender que os animais, quando as condições do meio são desfavoráveis, têm dificuldade em obter o seu próprio alimento. Esta atividade pretende informar sobre as mudanças que os animais fazem naturalmente para se adaptarem à diferentes condições do meio e termina com a construção de um alimentador de pássaros em madeira. 8. Os Morcegos do PNSAC Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Descrição / Objetivos: Devido à elevada diversidade de grutas, lapas e algares, o PNSAC, constitui um dos locais de excelência de habitat de morcegos. Nesta atividade teórica os alunos ficam a conhecer melhor estes animais especiais que infelizmente se encontram em perigo, muitas vezes devido às crenças a eles associadas. Esta atividade deve de ser complementada com o Percurso Pedestre da Lapa pequena, para observação destes mamíferos.

22 22 9. O Ecossistema do Charco Nível de Ensino 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: É importante perceber que a maioria dos seres vivos não vivem sozinhos e que existem diversas interações entre os organismos. Com recurso ao nosso ecossistema aquático é possível perceber as relações aí existentes, assim com medir diversos parâmetros físico-químicos e biológicos, característicos de um ecossistema aquático. 10. Vamos fazer um herbário Nível de Ensino 1º,2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Descrição / Objetivos: O herbário pode ser considerado como um livro vivo, onde o coletor guarda as folhas que recolhe, havendo posteriormente lugar à sua identificação. Esta atividade é geralmente precedida por um percurso pelo Parque Natural para recolha de partes de plantas que servirão, depois de identificadas, para criar um herbário do grupo.

23 Explorando os Invertebrados Terrestres Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: Pretende-se com esta atividade reconhecer a grande diversidade do mundo vivo, desenvolver a capacidade de agrupar/classificar os organismos com base em características morfológicas observáveis e compreender a importância da conservação do mundo vivo para o equilíbrio dos ecossistemas e consequentemente para a sustentabilidade na Terra. 12. Vamos acabar com os incêndios Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: O verão é muito marcado pelo excesso de incêndios que ocorrem nas nossas florestas. Através de uma atividade prática os alunos ficaram a perceber quais as consequências dos incêndios para os ecossistemas, assim como, quais as melhores formas de os evitar.

24 Vamos dissecar uma flor Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Descrição / Objetivos: Nas plantas existem diferentes órgãos com diferentes funções. Nesta atividade é possível conhecer a anatomia de uma flor e distinguir os seus constituintes, reconhecendo a sua função. 14. À procura dos líquenes Nível de Ensino 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Descrição / Objetivos: Os líquenes são formados por uma simbiose, que consiste numa relação de mutualismo entre dois organismos, onde há vantagens para ambos. Estes organismos têm elevada importância ecológica e podem ser utilizados como bioindicadores. Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a diversidades destes seres e a sua importância nos ecossistemas.

25 Em busca do artrópodes Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Descrição / Objetivos: Os artrópodes são o grupo de animais mais bem adaptado e existem em praticamente todos os nichos ecológicos. Nesta atividades os alunos têm a possibilidade de tomar contacto com diversos exemplares deste grupo e perceber quais as características que os distinguem. 16. Brincando com os pigmentos Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos. Descrição / Objetivos: Os pigmentos são compostos químicos responsáveis pelas cores de plantas e animais e existem em quase todos os tipos de células. Estes compostos agem absorvendo e/ou refletindo seletivamente algumas partes do espectro da luz visível. É possível através desta atividade extrair pigmentos de algumas plantas servindo posteriormente para tingir alguns elementos.

26 Vamos fazer um Espantalho Nível de Ensino Pré-escolar. Descrição / Objetivos: A criação de um espantalho é uma atividade onde se desenvolve a criatividade da criança e o espírito de trabalho em grupo. Durante esta atividade é também possível reconhecer a importância de uma horta biológica e o seu funcionamento. 18. Por que é que as plantas são verdes? Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: As plantas são as principais responsáveis pelo fornecimento de oxigénio, gás essencial à vida na Terra. Através desta atividade é possível perceber como funciona a fotossíntese e quais os pigmentos fotossintéticos existentes na plantas, responsáveis pela sua cor.

27 27 ATELIÊS DA GEOLOGIA 1. O que existe por baixo dos nossos pés? Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: É importante perceber que nem todo o solo é próprio para cultivo e que devido ao desorganizado uso do solo, este tem vindo a sofrer graves modificações que têm levado à desertificação. Nesta atividade, reconhece-se os diferentes tipos de solo e as suas particularidades, bem como utilizações ao nível agrícola. 2. À descoberta dos fósseis Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos. Descrição / Objetivos: É importante saber o que é um fóssil, como se formou e como se manteve até à atualidade. Nesta atividade é dado a conhecer o processo de fossilização através da observação de fósseis marinhos, do Maciço Calcário Estremenho e é ainda possível simular o processo, podendo os participantes levar uma recordação para casa.

28 28 3. Os vulcões Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: Os vulcões são fenómenos naturais encontrandose alguns em atividade com maior ou menor periodicidade. Nesta atividade é possível simular erupções e compreender estes fenómenos. 4. Formação de uma cadeia montanhosa Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: Nesta atividade prática é simulada a formação de uma cadeia montanhosa. 5. Estalactites e Estalagmites Nível de Ensino 2º e 3º ciclo. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: A Quinta da Escola situa-se numa zona de Portugal de beleza cársica incomparável. Nesta atividade os alunos compreenderão como se formam as grutas, através de uma sessão teóricoprática.

29 29 6. Rochas e mais rochas, como as identificar? Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração 1,5h Descrição / Objetivos:. Com esta atividade pretende-se dar a conhecer o ciclo das rochas e proceder à sua identificação, nomeadamente as existentes na Quinta. 7. Visita às Grutas de Santo António Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição / Objetivos As grutas de Santo António, são umas das mais belas de Portugal devido à riqueza e diversidade de formações tais como, estalactites, estalagmites e colunas. Esta atividade consiste na visita às Grutas de Santo António.

30 30 ATELIÊ DAS ENERGIAS 1. Vamos transformar energia. Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: Explorando a questão da sustentabilidade, é possível através desta atividade experimentar a obtenção da energia proveniente do vento e do sol para diversas aplicações. 2. O forno solar. Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração 1,5h Descrição / Objetivos: Com esta atividade os alunos poderão explorar conceitos relacionados com a reflexão da luz e compreender o Sol como fonte de todas as formas de energia.

31 31 3. Construção de um aerogerador eólico. Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos. Descrição / Objetivos: O vento é uma fonte inesgotável de energia. Como tal, pretende-se que os alunos compreendam a importância da utilização desta forma de energia, em crescimento em Portugal e quais as vantagens e desvantagens da sua utilização em termos ambientais e ao nível dos ecossistemas.

32 32 ATELIÊS DE AROMÁTICAS 1. A alfazema da Quinta Nível de Ensino Pré-escolar e 1º Ciclo. Descrição / Objetivos: A alfazema é uma planta aromática e medicinal que tem vindo a ser utilizada pelo homem ao longo dos anos. A atividade prática passa pelo reconhecimento da planta na horta das aromáticas e a realização de saquinhos de cheiro que levarão consigo no final da visita. 2. Hum... que cheirinho a sabonetes Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos. Descrição / Objetivos: A alfazema é uma planta aromática e medicinal que tem diversas utilizações. Esta atividade prática consiste na confeção de sabonetes com aroma a alfazema podendo os alunos levá-los consigo no final da visita.

33 33 3. À descoberta dos aromas Nível de Ensino 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Duração 1,5h Descrição / Objetivos: Através de uma visita à nossa horta de plantas aromáticas e medicinais é possível reconhecer, com recurso aos 5 sentidos, as diferentes espécies existentes. Haverá ainda lugar ao transplante de algumas plantas bem como a utilização destas para fins gastronómicos e medicinais.

34 PERCURSOS INTERPRETATIVOS A Quinta da Escola oferece um conjunto de percursos interpretativos onde é possível observar a fauna e flora existente no PNSAC nas diversas estações do ano e treinar a capacidade de observação e leitura da paisagem. Estes percursos são acompanhados por monitores especializados nas diversas temáticas abordadas. 1. Percurso do Moinho 2. Percurso da Lapa Pequena 3. Percurso da Lapa das Cerejeiras 4. Percurso da Fórnea 5. Percurso das Nascentes do Alviela

35 35 1. Percurso do Moinho Nível de Ensino 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 2,5 h Grau de Dificuldade Baixo Descrição: Percurso onde é possível conhecer a zona envolvente do PN- SAC, nomeadamente um antigo moinho. Neste itinerário é abordado o funcionamento de um moinho e a utilização da energia eólica. 2. Percurso da Lapa Pequena Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 1,5 h Grau de Dificuldade Baixo Descrição: Durante o percurso há lugar à entrada numa pequena lapa onde é possível observar diversas características geológicas da região, assim como a provável observação de morcegos. Além desta particularidade, durante todo o percurso pode observar-se a beleza da paisagem e a fauna e flora da região.

36 36 3. Percurso da Lapa das Cerejeiras Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 2,5 h Grau de Dificuldade Médio Descrição: Neste percurso pedestre, além da observação da fauna e flora existentes no PNSAC, assim como da paisagem envolvente, há lugar à visita de uma lapa de grandes dimensões. Este local proporciona um agradável ambiente para lanchar e recuperar energias para a caminhada de volta. 4. Percurso da Fórnea Nível de Ensino 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 3 h Grau de Dificuldade Alto Descrição: A Fórnea é uma magnífica estrutura em anfiteatro com cerca de 500m de diâmetro e 250m de altura formado por rochas carbonatadas de origem marinha. Pelas suas características ecológicas, a Fórnea, possibilita a existência de uma grande variedade de habitats permitindo a visualização de diversas espécies faunísticas durante o percurso.

37 37 6. Percurso das Nascentes do Alviela Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 1,5 h Grau de Dificuldade Baixo Descrição: A nascente dos Olhos de Água do Alviela é uma das mais importantes nascentes de Portugal e situa-se na orla do Maciço Calcário Estremenho. Neste local existe um complexo de grutas que funciona como local de abrigo a diversas espécies de morcegos. Durante os meses mais quentes, estas grutas funcionam como local de berçário para estas espécies. 7. Percurso das Grutas Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 1,5 h Grau de Dificuldade Baixo Descrição: Este percurso pedestre que tem com o objetivo visitar as Grutas de Santo António ou as Grutas de Alvados permite ainda a observação da fauna e flora existentes no PNSAC, assim como a paisagem envolvente

38 38

39 PROGRAMAS ESCOLA NA NATUREZA 39

40 40 ESCOLA NA NATUREZA A finalidade deste programa, realizado em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e reconhecido pelo Ministério da Educação é proporcionar aos alunos dos diversos níveis de ensino aprendizagens fora do contexto da sala de aula, ainda que no âmbito do currículo nacional na área das ciências. Desta forma, desenvolvemos atividades que, fazendo parte do currículo, não podem ser ministradas no espaço físico da escola. No fundo pretende-se que seja um prolongamento desta, num espaço privilegiado para a realização de aprendizagens que se prendem com o saber fazer, a experimentação e o contacto com a natureza, valorizando uma regra essencial: o respeito pela vida e pelo ambiente. As atividades são desenvolvidas por professores com vários anos de experiência, sendo o programa a implementar previamente proposto à escola, podendo sempre ser adaptado às características específicas de cada grupo.

41 41 Este programa pressupõe a permanência dos alunos nas nossas instalações por um período de três dias e duas noites, (3º ao 9º ano) e dois dias e uma noite (1º e 2º ano), numa perspetiva de continuidade dos projetos a realizar. Ficarão alojados nas nossas instalações, em quartos múltiplos com um WC por quarto.

42 42 Programa de Atividades 1º ano

43 43 Programa de Atividades 2º ano Programa de Atividades 3º ano

44 44 Programa de Atividades 4º ano Programa de Atividades 5º ano

45 45 Programa de Atividades 6º ano Programa de Atividades 7º ano

46 46 Programa de Atividades 8º ano

47 Programa de Atividades 9º ano 47

48 48

49 49 PROGRAMAS LÚDICOS E AVENTURA 1. Atividades Lúdicas 2. Atividades de Aventura 3. Viagens de Finalistas

50 50 1. ATIVIDADES LÚDICAS A Quinta da Escola tem ao seu dispor um espaço com cerca de dois hectares e um conjunto de infraestruturas para o desenvolvimento de atividades lúdico - desportivas. As atividades lúdicas podem ser complementadas com as outras atividades existentes na Quinta. 1. Passeio de burro Nível de Ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos O passeio de burro é uma atividade muito apreciada por miúdos e graúdos. Estes animais de carácter muito dócil estão em vias de extinção principalmente devido ao abandono da sua utilização no transporte e nos trabalhos agrícolas. Nesta atividade os participantes têm a possibilidade de realizar um passeio pela Quinta (com carroça ou albarda), aproveitando a oportunidade para conhecer tanto o espaço como a fauna e flora da região.

51 51 2. A Roda de Oleiro Nível de Ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos Nesta atividade os alunos têm a possibilidade de sentir o barro através do seu manuseamento e introdução à Roda de Oleiro. É trabalhada a criatividade de cada participante através da moldagem do barro. 3. Vamos esgrafitar barro Nível de Ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos Recorrendo a peças já construídas, estas irão ser decoradas através da Técnica de Esgrafitar. Esta técnica pressupõe a sobreposição de diferentes tipos de barro e possibilita a exploração da criatividade através da realização de decorações semelhantes às rupestres

52 52 4. BTT Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos A Quinta da Escola tem bicicletas para a prática de ciclismo. Esta atividade pode ser realizada no espaço da Quinta, ou pelo Parque Natural. 5. Jogo de Pistas Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 3h Descrição/Objetivos A zona envolvente da Quinta permite a realização de percursos pedestres orientados através de pistas. Esta atividade é desenvolvida em equipa e permite a aquisição de conhecimentos relacionamos com orientação, resolução de problemas e trabalho em equipa.

53 53 6. Caça ao Tesouro Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos Duração 1,5h Descrição/Objetivos Nesta atividade os participantes, em equipa, têm que decifrar enigmas e interpretar mapas, com o objetivo de chegar a um tesouro final. 7. Minigolfe Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos Na Quinta existem 8 pistas com dificuldades diversas onde os participantes desenvolvem a pontaria e destreza manual.

54 54 8. Peddypaper Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 1,5h Descrição/Objetivos Provas de orientação para equipas, que consistem num percurso que está associado a perguntas e tarefas em determinados locais. São uma atividade lúdica que permite a aquisição de conteúdos sobre a fauna e flora do local e consequentemente o conhecimento do espaço da Quinta. 9. Fotopaper Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 1,5h Descrição/Objetivos Através da utilização de fotografias os participantes, organizados por equipas, têm de procurar o local específico da Quinta, representado em cada fotografia. Este jogo permite um conhecimento do espaço da Quinta da Escola, de uma forma dinâmica e divertida.

55 Jogos Tradicionais Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos Recordando os tempos antigos, é possível realizar uma diversidade de jogos tradicionais. O pião, a corrida de sacos e a malha são alguns exemplos de atividades que se podem realizar. 11. Tiro com Arco Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos O tiro com arco, que utiliza um arco e flechas para atingir um alvo, surgiu para auxiliar a caça na pré-história. Nesta atividade os participantes têm de acertar num alvo com o objetivo de atingirem mais pontos.

56 Modalidades diversas a realizar no campo de jogos Nível de Ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos Nas instalações da Quinta da Escola existe um campo para a realização de diversas modalidades desportivas, tais como futebol, andebol, voleibol, entre outras modalidades. 13. Karaoke Nível de Ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos A Quinta da Escola está equipada para a realização de karaoke. A lista de músicas é diversa, de títulos portugueses e estrangeiros, clássicos e atuais.

57 Jogos Noturnos Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração variável Descrição/Objetivos As atividades possíveis de realizar à noite, quando os grupos permanecem na Quinta mais do que um dia é diversa. As atividades são adaptadas ao grupo e faixa etária dos participantes e podem englobar observação astronómica, jogos de cooperação, orientação noturna e momentos musicais. 15. Vamos fazer pão Nível de Ensino Pré-escolar e 1º ciclo. Descrição/Objetivos A confeção de pão é uma atividade muito apreciada pelos mais pequenos. As crianças têm a oportunidade de compreender e participar nas etapas do fabrico de pão artesanal, podendo posteriormente saborear o mesmo ao lanche.

58 58 2. ATIVIDADES DE AVENTURA Na Quinta da Escola e zona envolvente, existem diversas infraestruturas (naturais e artificiais) que permitem a realização de atividades radicais. Estas atividades são acompanhadas por monitores credenciados em Desportos Verticais que asseguram o correto funcionamento de todas as atividades, o que proporciona aos visitantes momentos seguros de adrenalina e convívio. São fornecidas, todas as técnicas necessárias à realização das atividades e é utilizado equipamento de segurança individual em todos os participantes. 1. Escalada Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos Consiste na subida duma parede artificial, equipada com todo o material necessário à correta realização desta atividade. Ideal para um primeiro contacto com esta modalidade.

59 59 2. Slide Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos O Slide consta de uma descida com cerca de 100 metros, onde os participantes têm a possibilidade de sentir a adrenalina ao máximo. 3. Rappel Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos A palavra Rappel significa recuperar e foi batizada como técnica de descida por cordas. A descida é efetuada a partir de uma plataforma onde a corda se encontra devidamente amarrada. 4. Rappel e Escalada em parede real Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração 3h Descrição/Objetivos O Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros é composto por diversas formações rochosas que permitem a realização de Desportos Verticais, nomeadamente Escalada e Rappel.

60 60 5. Espeleólogo na Gruta de Alvados Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos - Nesta atividade os visitantes exploram a gruta de Alvados como se fossem Espeleólogos, recorrendo a equipamento específico. Apesar da gruta se encontrar equipada com luzes e percursos adaptados à visita, esta atividade é realizada com a gruta às escuras, para que o visitante experimente a sensação de explorar uma gruta não humanizada. 6. Arborismo Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos Consiste num sistema de fitas e cordas montado em árvores onde os participantes testam a sua capacidade de equilíbrio, percorrendo obstáculos e desafios.

61 61 7. Corrimão de Cordas Nível de Ensino 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Descrição/Objetivos Utilizando técnicas de montanhismo e progressão, os participantes terão que percorrer uma determinada distância horizontal, através de uma corda amarrada em determinados pontos de uma rocha.

62 62 3. VIAGENS DE FINALISTAS Programa de 2 dias

63 Programa de 3 dias 63

64 64

65 PREÇÁRIOS 65

66 66 Programas Escolas: * Custo Final por participante

67 67

68 68 PEÇA UMA PROPOSTA DE PROGRAMA! CONTACTOS Tlm: Verónica Paiva ; Carla Magalhães Site: info@quintadaescola.com Quinta da Escola Centro de Educação Ambiental Estrada das Grutas Covão do Poço, Alvados Animação Turística - Registo nº 60/2012 Licenciados pelo IPJ com registo nº 73/DRLVT - info@quintadaescola.com Sede: Coopescola Cooperativa de Ensino da Penha de França Travessa do Calado nº Lisboa

!"#$%&'&()*(+#,-,)")*.(( /0112/01/((

!#$%&'&()*(+#,-,))*.(( /0112/01/(( !"#$%&'&()*(+#,-,)")*.(( /0112/01/((!"#$%&' +T4*.*3#"89&(PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP(1( A4&'4":".(+:;,*3#",.(PPPPPPPPPPPPPPPPPPPP(G( A4&'4":".(5.7&%".(3"(U"#64*V"(PPPP(P1F( A4&'4":".(WX),7&.(*()*(+-*3#64"(PP/1(

Leia mais

Passeio de Burro Albarda. Slide

Passeio de Burro Albarda. Slide Passeio de Burro Albarda - Passeio em albarda (em cima do burro) ou carroça no espaço envolvente á quinta da escola (Duração aprox. 30 minutos) 20 (Ep. Baixa) 22 (Ep. Média) 23 (Ep. Alta) 48 (Ep. Baixa)

Leia mais

Pré-Projeto de Educação Ambiental

Pré-Projeto de Educação Ambiental Pré-Projeto de Educação Ambiental Vamos Descobrir e Valorizar o Alvão Ano 2014/15 Centro de Informação e Interpretação Lugar do Barrio 4880-164 Mondim de Basto Telefone: 255 381 2009 ou 255 389 250 1 Descobrir

Leia mais

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO RURAL -

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO RURAL - CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO RURAL - PARQUE DA CIDADE Apresentação do Centro Integrando território das freguesias de Aldoar e Nevogilde, o Parque da Cidade é o maior parque urbano do país, inserido

Leia mais

Plano de Educação Ambiental

Plano de Educação Ambiental Plano de Educação Ambiental Ano Lectivo 2007/08 da Quinta da Gruta, 28 de Setembro de 2007 Tipos de Actividades: Laboratoriais; Hortas; Animais; Cozinha; Atelier s Visitas temáticas; Dias Comemorativos

Leia mais

Programas Lúdicos e de Aventura

Programas Lúdicos e de Aventura Programas Lúdicos e de Aventura 1. APRESENTAÇÃO O Centro de Educação Ambiental Quinta da Escola dispõe de infraestruturas para o desenvolvimento de atividades Lúdicas e de Aventura, acompanhadas por monitores

Leia mais

Programação Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental

Programação Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental Programação Oficinas Férias de Verão Centro de Educação Ambiental Semana de 24 a 28 de Junho Oficina À 24 de junho 09h30m às 12h00 -Oficina À Esta atividade está inserida nas atividades de educação ambiental

Leia mais

CÂMARA MU NI CIPAL DE A ZAMBU JA. Centro de Educação Ambiental de Azambuja

CÂMARA MU NI CIPAL DE A ZAMBU JA. Centro de Educação Ambiental de Azambuja CÂMARA MU NI CIPAL DE A ZAMBU JA Centro de Educação Ambiental de Azambuja Página 2 Página 11 Índice Educação Ambiental.. 3 Centro de Educação Ambiental de Azambuja.... 4 Objetivos. 5 Atribuição visitas.

Leia mais

Rede de Centros de Educação Ambiental

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE DE S. ROQUE Apresentação do Centro Situado num espaço privilegiado da zona oriental da Cidade, a Quinta da Lameira, hoje conhecida por Parque de S. Roque, constitui

Leia mais

Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental Programa de Educação Ambiental 2015 / 2016 Escolas Centro de Formação Ambiental SEDE - Lisboa 2 Horário de Funcionamento das Actividades 2ª feira a 6ª feira: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 4 horários:

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da

Leia mais

PLANO DE AÇÃO (AÇÕES E ATIVIDADES PREVISTAS) 2014/2015

PLANO DE AÇÃO (AÇÕES E ATIVIDADES PREVISTAS) 2014/2015 PLANO DE AÇÃO (AÇÕES E ATIVIDADES PREVISTAS) 2014/2015 ECO-ESCOLAS Numa fase inicial do Programa Eco-Escolas, priorizou-se a realização da Auditoria Ambiental, tendo-se organizado dois inquéritos (um mais

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Quinta da Escola CAMPOS DE FÉRIAS QUINTA DA ESCOLA. 1. Apresentação

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Quinta da Escola CAMPOS DE FÉRIAS QUINTA DA ESCOLA. 1. Apresentação CAMPOS DE FÉRIAS QUINTA DA ESCOLA 1. Apresentação O Centro de Educação Ambiental Quinta da Escola é propriedade da Coopescola Cooperativa de Ensino da Penha de França, CRL, sediada em Lisboa e localiza-

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental?

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental? 1. Quais são as dimensões do Desenvolvimento Sustentável? 2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? a) Económica b) Social c) Ambiental d) Todas as anteriores a) Melhorar a nossa qualidade de vida

Leia mais

Plano Anual de Atividades de Educação Ambiental 2014-2015. Divisão de Ambiente Energia e Mobilidade

Plano Anual de Atividades de Educação Ambiental 2014-2015. Divisão de Ambiente Energia e Mobilidade Plano Anual de Atividades de Educação Ambiental 2014-2015 Divisão de Ambiente Energia e Mobilidade Introdução e objetivos As atividades abordam as diferentes temáticas ambientais, sempre com o objetivo

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Água, o ar, as rochas e o solo - materiais terrestres, o aluno deve ser capaz de: Compreender a Terra como um planeta especial

Leia mais

Geração Segura promove Geração Futura

Geração Segura promove Geração Futura ENTRONCAMENTO Geração Segura promove Geração Futura Introdução As autarquias são, cada vez mais, agentes fundamentais na implementação de uma política de segurança rodoviária a nível local. O seu papel

Leia mais

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DO COVELO

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DO COVELO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DO COVELO Apresentação do Centro Há perto de 3 séculos, a Quinta do Covelo tinha o nome de Lindo Vale, ou Bela Vista. No século XIX foi comprada por um comerciante,

Leia mais

Campos de Férias. Férias Escolares 2011

Campos de Férias. Férias Escolares 2011 Campos de Férias Férias Escolares 2011 1. A Praznik Somos uma empresa licenciada pelo Instituto Português da Juventude - alvará nº 319 - para organizar e dinamizar Campos de Férias, atribuições que incluem

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7

Leia mais

Plano de Acção 2009/2010 Planificação e calendarização das actividades

Plano de Acção 2009/2010 Planificação e calendarização das actividades Recursos Intervenientes Calendarização Água Resíduos Energia Transport es Ruído Espaços Exteriores Agricultur a Biológica Biodiversi dade Plano de Acção 2009/2010 Planificação e calendarização das actividades

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano Projeto 1 Onde existe Vida? Tempo Previsto: 4 quinzenas (do 1ºPeríodo) Ciências Naturais A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 1.ª Fase: Terra um planeta com vida 2.ª Fase: A importância

Leia mais

CRIANÇAS QUÍMICOS SABICHÕES À DESCOBERTA DA FLORA. Actividades de Verão. 11:00 13:00 (excepto aos fins de semana) 16:30 18:00

CRIANÇAS QUÍMICOS SABICHÕES À DESCOBERTA DA FLORA. Actividades de Verão. 11:00 13:00 (excepto aos fins de semana) 16:30 18:00 CRIANÇAS Actividades de Verão 11:00 13:00 (excepto aos fins de semana) 16:30 18:00 QUÍMICOS SABICHÕES Durante esta actividade os participantes contactam com experiências que lhes permitirão compreender

Leia mais

Sessões Temáticas. Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo

Sessões Temáticas. Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo Sessões Temáticas Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo Apresentação O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) foi desenvolvido no âmbito do Programa Polis,

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SACAVÉM E PRIOR. Projeto Pedagógico e de Animação de Campos de Férias

JUNTA DE FREGUESIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SACAVÉM E PRIOR. Projeto Pedagógico e de Animação de Campos de Férias JUNTA DE FREGUESIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SACAVÉM E PRIOR Projeto Pedagógico e de Animação de Campos de Férias ÍNDICE 2 Introdução Pág. 3 Princípios e Valores Pág. 3 Objetivos Gerais Pág. 4 Objetivos

Leia mais

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES NEI João Machado da Silva Justificativa Aproveitar racionalmente a pequena disponibilidade de espaço de terra do NEI João Machado da Silva na produção

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM 2º CICLO Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico- Competências Essenciais Ciências Físicas

Leia mais

Produção de Energia Alternativa

Produção de Energia Alternativa Produção de Energia Alternativa Prof.Pedro Araújo Realizado por: - Diogo Fernandes nº27097 - Gonçalo Paiva nº26743 - José Silva nº27144 Introdução A produção de energias alternativas, tem vindo a ganhar

Leia mais

plano anual de educação ambiental

plano anual de educação ambiental plano anual de educação ambiental 2009/2010 complexo de educação ambiental da quinta da gruta PROGRAMA FAMÍLIAS Grelha Resumo por Sector Sector Rios/Espaços Verdes Animais Dias comemorativos Férias Datas

Leia mais

Programa Educativo do Centro de Arqueologia de Almada 2014/2015

Programa Educativo do Centro de Arqueologia de Almada 2014/2015 Programa Educativo do Centro de Arqueologia de Almada 2014/2015 Educação Patrimonial: Trabalho educacional centrado no Património Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2013/14

PLANO DE AÇÃO 2013/14 Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade crescente de reutilização de materiais; PLANO DE AÇÃO 2013/14

Leia mais

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL MUNICÍPIO DE VOUZELA PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL 2014/2015 Designação da Formação Toxicodependências Programa de Respostas Integradas As Crianças Marcam a Diferença! Natação 1º Ciclo Prolongamento de Horário

Leia mais

2011/2012. CÂMARA MUNICIPAL ALENQUER-Divisão de Ambiente

2011/2012. CÂMARA MUNICIPAL ALENQUER-Divisão de Ambiente PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2011/2012 CÂMARA MUNICIPAL ALENQUER-Divisão de Ambiente 2011/2012 Índice: Introdução Ações de Sensibilização: Ateliers: Datas Comemorativas: Visitas de Estudo: Concursos: Projetos:

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

Informação sobre Ecossistemas Locais

Informação sobre Ecossistemas Locais Informação sobre Ecossistemas Locais Bandeira Azul 2015 1. Biodiversidade local O litoral de Vila Nova de Gaia apresenta uma considerável biodiversidade, com fauna e flora característica dos substratos

Leia mais

REGULAMENTO BOLSA DE ÁRVORES AUTÓCTONES

REGULAMENTO BOLSA DE ÁRVORES AUTÓCTONES REGULAMENTO BOLSA DE ÁRVORES AUTÓCTONES 1 REGULAMENTO BOLSA DE ÁRVORES AUTÓCTONES PROJETO FLORESTA COMUM PREÂMBULO Tendo por base o protocolo celebrado entre a AFN Autoridade Florestal Nacional, o ICNB,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

RELATÓRIO GERAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS DE SEABRA

RELATÓRIO GERAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS DE SEABRA Universidade Federal da Bahia Instituto de Biologia Departamento de Zoologia Campus Universitário de Ondina, Salvador - Bahia, Brasil 40.170-210 # (071) 3263-6564, FAX (071) 3263-6511 e-mail: 1 RELATÓRIO

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTA DO MEZIO ARCOS DE VALDEVEZ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Olá, sou o Lobito, a mascote da Porta do Mezio. Vem comigo descobrir as atividades que podes fazer na Porta do Mezio! 2013/2014 Localizado

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA 1º PERÍODO TEMAS / CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS O ALUNO DEVERÁ SER CAPAZ DE: BLOCOS (90 min) ALGUMAS SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7 5. Propostas

Leia mais

Cooperativa de Ensino A Colmeia. Projeto Curricular de Escola

Cooperativa de Ensino A Colmeia. Projeto Curricular de Escola Cooperativa de Ensino A Colmeia Projeto Curricular de Escola TRIÉNIO 2010-2013 É preciso que toda a sociedade se consciencialize que ambiente é o conjunto de tudo o que envolve o Homem, incluindo o próprio

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO O PLANETA TERRA. Ano Lectivo 2010/2011 COLÉGIO DA QUINTA INGLESA

PROJECTO PEDAGÓGICO O PLANETA TERRA. Ano Lectivo 2010/2011 COLÉGIO DA QUINTA INGLESA PROJECTO PEDAGÓGICO O PLANETA TERRA Ano Lectivo 2010/2011 COLÉGIO DA QUINTA INGLESA [ PROJECTO PEDAGÓGICO] 2010/2011 PROJECTO PEDAGÓGICO Levantamento Teórico Este projecto foi concebido para alargar os

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

Catálogo de Atividades...

Catálogo de Atividades... Catálogo de Atividades.... 2015 2016 .... O Parque YMCA CAMP ALAMBRE / PARQUE AMBIENTAL DO ALAMBRE Breve apresentação O Parque Ambiental do Alambre representa o Centro de Campo da Associação Cristã da

Leia mais

AMBIENTE E SAÚDE Ensino básico

AMBIENTE E SAÚDE Ensino básico AMBIENTE E SAÚDE Ensino básico Em articulação com os conteúdos programáticos das disciplinas de Ciências, desenvolvem-se atividades de estudo, monitorização e caracterização de parâmetros relacionados

Leia mais

ESCOLA BÁSICA D. DOMINGOS JARDO

ESCOLA BÁSICA D. DOMINGOS JARDO Unidade Didática: Terra Ambiente de Vida METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE.Antes de começar.como trabalhar em Ciências Terra Ambiente de Vida.Onde existe vida.primeira abordagem ao conceito de biosfera.salientar

Leia mais

Projeto Curricular de Escola

Projeto Curricular de Escola Projeto Curricular de Escola QUADRIÉNIO 2014-2018 Somos aquilo que comemos. Hipócrates Cooperativa de Ensino A Colmeia 2 Índice Introdução... 4 Identificação do Problema... 5 Objetivos... 6 Estratégias/Atividades...

Leia mais

Atividades de Sensibilização, Divulgação e Educação Ambiental

Atividades de Sensibilização, Divulgação e Educação Ambiental Atividades de Sensibilização, Divulgação e Educação Ambiental SENSIBILIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL A ESCOLA DE MAR é uma iniciativa individual, privada, vocacionada para o estudo, a investigação,

Leia mais

Projecto de Enquadramento Geral

Projecto de Enquadramento Geral A Política de Biodiversidade da EDP e o Envolvimento da Projecto de Enquadramento Geral Outubro 2010 A Politica de Biodiversidade da EDP no Envolvimento da Direcção de Sustentabilidade e Ambiente 1 Módulo

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015

Planificação Anual. Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Planificação Anual Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Matéria

Leia mais

Capitulo 3 Horta Orgânica

Capitulo 3 Horta Orgânica ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTALISTA SOMOS UBATUBA Conteúdo Pedagógico Capitulo 3 Horta Orgânica Organização Parceria Convênio Horta Orgânica Introdução Esta etapa é composta por atividades ligadas pelas relações

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA _7º ANO_A

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA _7º ANO_A DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA _7º ANO_A Ano Letivo: 0/03. Introdução A Educação Física, enquanto área curricular estabelece um quadro de relações com as que com ela partilham

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

AMBIENTE E SAÚDE Ensino básico - 1º, 2º e 3º ciclos Ano letivo: 2012/2013

AMBIENTE E SAÚDE Ensino básico - 1º, 2º e 3º ciclos Ano letivo: 2012/2013 AMBIENTE E SAÚDE Ensino básico - 1º, 2º e 3º ciclos Ano letivo: 2012/2013 Em articulação com os conteúdos programáticos das disciplinas de Ciências, desenvolvem-se atividades de estudo, monitorização e

Leia mais

CIENTISTAS NO PARQUE Ensino Básico - 1º, 2º e 3º Ciclos Ano letivo: 2015/2016

CIENTISTAS NO PARQUE Ensino Básico - 1º, 2º e 3º Ciclos Ano letivo: 2015/2016 CIENTISTAS NO PARQUE Ensino Básico - 1º, 2º e 3º Ciclos Ano letivo: 2015/2016 Este programa aborda os temas da Biodiversidade, da Gestão de Recursos Naturais e da Monitorização Ambiental. Em articulação

Leia mais

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente 1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS Eu um ser no ambiente Higiene Corporal Os cinco sentidos Corpo humano Perceber a importância do cuidado com o corpo, da vacinação e da prevenção de acidentes.

Leia mais

Resumo das atividades para o Nível I pré-escolar, 1º e 2º anos

Resumo das atividades para o Nível I pré-escolar, 1º e 2º anos Resumo das atividades para o Nível I pré-escolar, 1º e 2º anos Papel Como atividade propõe-se a realização de um processo artesanal de reciclagem de papel. Associada a esta temática pretende-se transmitir

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

1. Acções de sensibilização

1. Acções de sensibilização PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL / 2013-2014 As atividades propostas compreendem diferentes momentos de reflexão, discussão e ação, dirigindo-se a toda a comunidade educativa que contempla diferentes níveis

Leia mais

Ciência Viva no Verão

Ciência Viva no Verão Ciência Viva no Verão Participação da Agência Portuguesa do Ambiente 1/10 1. Ciência Viva no Verão A Ciência Viva no Verão é uma iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que

Leia mais

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo -

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Estudo do Meio 1º Ano 1º Período 2º Período 3º Período À descoberta de si mesmo - A sua identificação Conhecer a sua identificação Conhecer o seu nome

Leia mais

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique:

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: - Joana Moreira Lima nº16 - José Fernando nº17 - Sandra oliveira nº23 O carvão, o petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis.

Leia mais

Plano de ação para o tema: Resíduos

Plano de ação para o tema: Resíduos Plano de ação para o tema: Resíduos Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Concretização Avaliação- instrumentos e Indicadores (de monitorização e avaliação

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz Uma ação educativa de abertura para a comunidade Ano letivo 2014/2015 Índice 1. Introdução

Leia mais

Agrupamento de Escolas Sto. Onofre Escola Básica de Sto. Onofre - Caldas da Rainha Complemento ao plano de formação vocacional e pré profissional

Agrupamento de Escolas Sto. Onofre Escola Básica de Sto. Onofre - Caldas da Rainha Complemento ao plano de formação vocacional e pré profissional Agrupamento de Escolas Sto. Onofre Escola Básica de Sto. Onofre - Caldas da Rainha Complemento ao plano de formação vocacional e pré profissional PROJECTO (III) Ano Lectivo 2008/2009 (compostagem, horta,

Leia mais

P R O G R A M A D E E D U C A Ç Ã O A M B I E N T A L

P R O G R A M A D E E D U C A Ç Ã O A M B I E N T A L P R O G R A M A D E E D U C A Ç Ã O A M B I E N T A L SINES 2015/2016 ÍNDICE INTRODUÇÃO EDITORIAL METODOLOGIA VISUALIZAÇÂO DE FILME AMBIENTAL VISITA À AMBILITAL HORTAS VERTICAIS VERMICOMPOSTAGEM RECICLAGEM

Leia mais

Atividade de Enriquecimento Curricular. Área: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. Nível escolaridade: 1º ciclo - 1º e 2º anos

Atividade de Enriquecimento Curricular. Área: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. Nível escolaridade: 1º ciclo - 1º e 2º anos Atividade de Enriquecimento Curricular Área: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL Nível escolaridade: 1º ciclo - 1º e 2º anos Entidade: Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO A Educação Ambiental é determinante

Leia mais

193 - TRABALHOS COM HORTAS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE DIONÍSIO CERQUEIRA, SC

193 - TRABALHOS COM HORTAS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE DIONÍSIO CERQUEIRA, SC Sociedade e Natureza Monferrer RESUMO 193 - TRABALHOS COM HORTAS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE DIONÍSIO CERQUEIRA, SC Fabia Tonini 1 ; Andréia Tecchio 2 O espaço Horta Escolar pode ser utilizado como meio

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

P l a n o 2 0 1 4 FUNDAÇÃO LUSO

P l a n o 2 0 1 4 FUNDAÇÃO LUSO P l a n o 2 0 1 4 FUNDAÇÃO LUSO 1 Ações novidade no Plano de 2014 Ambiente Protocolo da Fundação Luso & Quercus Desenvolvimento de ações de valorização do ecossistemas na serra do Buçaco e a plantação

Leia mais

Estágio Ironconde Abril 2015

Estágio Ironconde Abril 2015 Estágio Ironconde Abril 2015 www.ironconde.com Estágio Ironconde Abril de 2015 Este estágio de triatlo oferece a oportunidade de treinar com um dos melhores treinadores triatlo de Portugal. Nosso objectivo

Leia mais

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a participação de toda

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES 1

MANUAL DE ATIVIDADES 1 1 ÍNDICE Atividades para o público em geral Visita à Exposição Cafetaria Termal Laboratório com Vida Ateliê de Pintura Safari Microbiano Passeio de Degustação das Águas Mineromedicinais de Furnas 2 Atividades

Leia mais

Da produção ao consumidor

Da produção ao consumidor Da produção ao consumidor 1 Da produção ao consumidor O Esporão concluiu que o seu modo de produção não estava adequado à visão da empresa: fazer os melhores produtos que a terra proporciona, de forma

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

Mais que um workshop, uma verdadeira experiência fotográfica.

Mais que um workshop, uma verdadeira experiência fotográfica. Programa Workshop Mais que um workshop, uma verdadeira experiência fotográfica. Sexta 20 de Fevereiro 21h30 Boas-vindas Sábado 21 de Fevereiro 9h - 11h30 Sessão teórica 12h - 13h Almoço pic-nic 13h - Ocaso

Leia mais

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB Serviço educativo 2014 2015 ENSINO PRÉ-ESCOLAR Visitas orientadas À descoberta do MCCB 1h00 2.50 * Conhecem a história da Batalha? Com esta visita, percorreremos os caminhos da história desta terra e destas

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS OBJETIVO Proporcionar atividades de campo visando sensibilização, conhecimento e conscientização de crianças, adolescentes, adultos e idosos sobre questões

Leia mais

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES PROJETO: CHUVA DE CORES

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá distinguir e recriar

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

Atividades desenvolvidas em colaboração com a Escola Superior de Desporto. de Rio Maior. 3. Programa Complexo desportivo de Rio Maior Cooperação,

Atividades desenvolvidas em colaboração com a Escola Superior de Desporto. de Rio Maior. 3. Programa Complexo desportivo de Rio Maior Cooperação, Atividades desenvolvidas em colaboração com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Programas 1. Programa ESDRM Cooperação entre membros de equipa; Competição; Challenger; Técnicas de Sobrevivência

Leia mais

Escola Secundária da Baixa da Banheira Departamento de Matemática e Ciências Experimentais CLUBE DA CIÊNCIA ANO LECTIVO 2010/2011

Escola Secundária da Baixa da Banheira Departamento de Matemática e Ciências Experimentais CLUBE DA CIÊNCIA ANO LECTIVO 2010/2011 CLUBE DA CIÊNCIA ANO LECTIVO 2010/2011 Clube da Ciência, Ano Lectivo 2010/2011 1 . Tempo de aplicação do projecto Os trabalhos a desenvolver no âmbito do Clube da Ciência serão realizados ao longo do ano

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 2º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Estudo do Meio Turmas : 2º ano Professores: todos os docentes

Leia mais

O ENOTURISMO. Conceito:

O ENOTURISMO. Conceito: Conceito: O conceito de enoturismo ainda está em formação e, a todo o momento, vão surgindo novos contributos; Tradicionalmente, o enoturismo consiste na visita a vinhas, estabelecimentos vinícolas, festivais

Leia mais

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos:

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê Animais do Mundo (Pré-escolar) - 48 alunos: Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos: Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Através da história deste Mosteiro, iremos

Leia mais

Simulação de um tornado Construção de um termómetro e medição da temperatura ambiente Construção de um barómetro e medição da pressão atmosférica

Simulação de um tornado Construção de um termómetro e medição da temperatura ambiente Construção de um barómetro e medição da pressão atmosférica LABORATÓRIOS [2H00-5 /Aluno] Meteorologistas de Palmo e Meio Tal como verdadeiros meteorologistas, os participantes simulam alguns dos mais comuns e destrutivos fenómenos climatéricos. Constroem instrumentos

Leia mais

Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano

Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano Guia do Professor Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano Introdução As estações do ano constituem-se em um fenômeno que o aluno constrói o conhecimento desde criança. No ensino médio ele deve ser trabalhado

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

FÉRIAS DE VERÃO 2014

FÉRIAS DE VERÃO 2014 FÉRIAS DE VERÃO 2014 O Museu da Carris oferece ateliers didáticos, interdisciplinares e criativos, que vão motivar as suas crianças durante o período de férias de Verão! Há muito para aprender, descobrir

Leia mais