Curso de Braille Básico com o uso de Tecnologias Assistivas. Estrutura do curso. Realização:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Braille Básico com o uso de Tecnologias Assistivas. Estrutura do curso. Realização:"

Transcrição

1 Estrutura do curso

2 o o o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva da UFRJ (CRTA) - Instituto Tércio Pacitti da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ; Acessibilidade Brasil; Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos - PROFOS - PR5/UFRJ. Coordenação Geral: Prof. José Antonio Borges. Coordenação do Curso Braille: Regina Helena Faustino Equipe técnica do Curso Braille: Alexandre Bento Tiago Paixão Borges Tutores: Alexandre Bento Marcos Fialho de Oliveira Sites: Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais Av. Athos da Silveira Ramos, 274 Edifício do CCMN - Bloco C Cidade Universitária - Rio de Janeiro CEP Caixa Postal Rio de Janeiro, RJ Brasil

3 Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. (autor desconhecido) Caro Cursista, Seja bem-vindo ao Curso Braille Básico com o uso de, denominado TecnoAssist/Braille. É uma alegria muito grande tê-lo como participante do nosso curso. Ele faz parte do projeto de Tecnologia Assistiva, uma iniciativa pioneira no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Este curso foi todo projetado para ser oferecido na modalidade de ensino EAD - Educação a Distância. Nesta modalidade, você terá uma postura autônoma, estabelecendo o seu ritmo de aprendizado, mas sempre precisando estar atento às atividades propostas e aos seus respectivos prazos. Tenha em mente que você é o principal agente de sua aprendizagem! Mas isso não quer dizer que você estará sozinho! Um tutor irá acompanhá-lo ao longo do curso e você poderá contar, em caso de dúvidas, com a equipe do projeto através do tecnoassist_braille@nce.ufrj.br. Além disso, em cada módulo você terá um fórum, que possibilitará sua interação com os demais colegas de turma, socializando experiências e descobertas. Desejamos que você faça bom proveito do curso. Equipe TecnoAssist/Braille

4 INSTITUTO TÉRCIO PACITTI (NCE) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) Atuando num modelo que combinou ensino, pesquisa e serviços, o Instituto Tércio Pacitti (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dedicou-se, ao longo de sua existência, ao desenvolvimento da cultura computacional em várias frentes. No âmbito da UFRJ, destacou-se no ensino de graduação e pós-graduação, na pesquisa aplicada, no apoio à comunidade acadêmica e na intensa atividade de prestação de serviços. No âmbito externo à UFRJ, o NCE participou ativamente, nas décadas de 70, 80 e 90, do movimento que visava à criação das bases de um Brasil tecnologicamente independente, autônomo e capaz de conceber e construir suas próprias soluções. Sua influência fez-se sentir em órgãos como CNPq, CAPES, FINEP, FAPERJ, Sociedade Brasileira de Computação, Sociedade Brasileira de Microeletrônica, Rede Nacional de Pesquisa, Comitê Gestor da Internet, SESU/MEC, Congresso Nacional, SBPC, entre outros, e na formulação da Política Nacional de Informática. Todas essas atividades têm sido realizadas por equipes de alto nível, formadas a partir de um extenso programa de capacitação de docentes e técnicos que tiveram acesso a cursos de pósgraduação no Brasil e no exterior. Inúmeros projetos de pesquisa e serviços foram mantidos numa contínua e progressiva filosofia de capacitação tecnológica. Muitos integrantes desses quadros foram alunos da UFRJ e hoje ocupam posições de destaque no cenário acadêmico.

5 PROJETO TECNOASSIST/BRAILLE O Brasil, a partir da década de 1980, adotou uma série de políticas públicas de caráter educacional, cuja tônica tem sido a inclusão escolar de alunos com deficiência, em classes do ensino regular. Como parte dessas políticas houve o aparelhamento de centenas de salas de recursos multifuncionais, equipadas com sofisticados dispositivos de tecnologia assistiva para atender, de forma complementar, as necessidades pedagógicas e tecnológicas específicas daqueles alunos. No entanto, a preparação de recursos humanos para o uso dessas salas não acompanhou os investimentos, o que tem provocado a subutilização de recursos, com graves consequências no resultado que seria esperado dos alunos com deficiência, a partir dessa sofisticada infraestrutura. O projeto TecnoAssist/Braille surgiu dessa necessidade e é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Instituto Tércio Pacitti (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Organização Social Acessibilidade Brasil, que através de um grupo de especialistas vem se dedicando ao desenvolvimento de ferramentas de tecnologia assistiva voltadas para a produção de Braille, além da disseminação desse conhecimento na modalidade a distância. O Instituto Tércio Pacitti (antigo Núcleo de Computação Eletrônica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ) foi criado em 1967 e vem, ao longo de sua existência, desenvolvendo pesquisas de altíssimo nível em diversas áreas da Computação e Eletrônica, e particularmente nos projetos de tecnologia assistiva com maior disseminação no Brasil. O Projeto TecnoAssist/Braille tem como objetivo ampliar as possibilidades dos profissionais ligados à área de educação, os professores ligados às salas de recursos multifuncionais, os gestores de tecnologia educacional e o pessoal de apoio pedagógico e técnico. Ele está sendo oferecido na plataforma MOODLE - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

6 CURSO BRAILLE BÁSICO COM O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS Ao longo dos próximos 3 meses (aproximadamente), você conhecerá a linguagem Braille e algumas tecnologias utilizadas em suas aplicações. Serão cinco módulos, a serem liberados de acordo com o planejamento e o cronograma estabelecido para o curso, sempre tendo como foco um aprendizado sedimentado. SOBRE O CURSO: Objetivos: Ensinar a técnica básica de escrita Braille na língua portuguesa; Formar servidores públicos no uso de tecnologias assistivas de apoio ao Braille. Público-alvo: Servidores públicos que atuam na área de educação. Pré-requisitos: Ter conhecimentos básicos de informática e editor de texto; Acesso a Internet; Desejável conexão de internet que permita acesso a vídeos no Youtube; Possuir conta de pessoal. Carga horária: 120 horas.

7 Metodologia: A metodologia deste curso está direcionada para a construção do conhecimento, através da aplicação prática do conteúdo, com a utilização dos softwares Braille Fácil e Monet, caracterizados como Tecnologia Assistiva. O curso será ministrado na modalidade a distância, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle. Recursos Didáticos: Durante o curso serão utilizados diferentes materiais, em um processo integrado, que buscará promover o melhor aproveitamento dos recursos didáticos disponíveis: Vídeo aulas: vídeos explicativos; Textos extras: textos complementares; Atividades avaliativas: no final de cada módulo serão propostas atividades que comporão sua média final. As atividades poderão ser: questionários de múltipla escolha, laboratórios de avaliação e/ou trabalhos práticos. Conteúdo: Ambientação (12h): Familiarização do aluno com o ambiente de aprendizagem (AVA). Explanação sobre as ferramentas a serem utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem que servirá de apoio ao curso, tais como: chat, fórum de dúvidas, fórum temático, etc. Orientação quanto às tecnologias a serem utilizadas no uso do código Braille; Um panorama sobre a História do Braille (12h): Neste módulo será abordada a história da criação e do desenvolvimento do Braille, ao longo dos anos. Serão apresentados conceitos sobre o método de escrita e leitura Braille e suas formas de transcrição.

8 O alfabeto e a escrita de palavras simples (12h): Neste módulo será apresentado o alfabeto Braille e os vários tipos de dispositivos utilizados na sua escrita, como: regletes, máquinas de escrever Braille e computadores. Atividade Desafio Trivial (6 h): Esta atividade consiste na elaboração de um exercício prático, classificado como trivial. Impressão Braille Computadorizada: Braille Fácil (12h): Neste módulo será apresentado o software Braille Fácil, uma alternativa muito simples mas poderosa para impressão de Braille na língua portuguesa. Também serão apresentados os procedimentos para a instalação de impressoras Braille. Escrita Braille, acentos, pontuação e símbolos especiais (24h): Neste módulo será apresentada a escrita de frases, sinais de pontuação em Braille e caracteres especiais como sinais de maiúsculas e números. Atividade Desafio Fácil (6 h): Esta atividade consiste na elaboração de um exercício prático, classificado como fácil. Regras e diretrizes da formatação Braille (12h): Este módulo aborda irá abordar as regras da escrita de textos reais em Braille. Também serão apresentadas noções de formatação básica de documentos, com foco em materiais relacionados com uso escolar. Atividade Desafio Médio (12 h): Esta atividade consiste na elaboração de um exercício prático, classificado como médio. Avaliação final - Questionário revisão (12h): Como trabalho final, o aluno deverá responder a um questionário de revisão, abordando todo o conteúdo do curso básico.

9 Critérios de avaliação: Ao término de cada módulo você terá atividades a serem realizadas com prazo determinado. As atividades terão como objetivo medir o seu desempenho ao longo dos módulos. Você será considerado aprovado se realizar todas as atividades avaliativas propostas ao final de cada módulo e obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete). Certificado de conclusão do curso: Será fornecido um certificado de extensão universitária, emitido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para os alunos aprovados, ou seja, com média final mínima de 7,0 (sete). Desligamento do curso: Será desligado do curso o aluno que: 1. Não efetivar sua inscrição no curso, acessando a plataforma até o dia 11 de julho de 2016; 2. Não enviar, via ambiente do curso, a imagem de um documento que comprove sua condição de servidor público; 3. Deixar de acessar o ambiente do curso, durante sua realização, por um período superior a 20 dias.

10 Dúvidas e Problemas: Sempre que surgir uma dúvida ou um problema, você deverá recorrer a Equipe, quando se referir ao conteúdo, programas computacionais ou informações sobre o curso e seu funcionamento. Para isso, envie uma mensagem no fórum do módulo correspondente a sua dúvida ou envie um mail para tecnoassist_braille@nce.ufrj.br;... ao Suporte Técnico, quando você tiver algum problema para acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou o curso. Nesses casos, envie uma mensagem para o e- mail suporte.ava@nce.ufrj.br. O prazo de resposta será até 24 horas de segunda-feira a sábado.

GUIA DO AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem

GUIA DO AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem GUIA DO AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem CRTA copyright 2015 por UFRJ/Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste guia poderá

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino

Leia mais

Maria Luzia Paiva de Andrade

Maria Luzia Paiva de Andrade Maria Luzia Paiva de Andrade DISCIPLINA: LINGUAGENS E PESQUISA AULA DE APRESENTAÇÃO 2019-1 Bem-vindos! APRESENTAÇÃO DA TUTORA Meu nome é Maria Luzia, sou formada em Letras, Especialista em Língua Portuguesa

Leia mais

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECADI /MEC PROJETO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DI Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: A Pró-Reitoria de Ensino,

Leia mais

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação Especial

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

REGULAMENTO. 1. Dos Requisitos

REGULAMENTO. 1. Dos Requisitos Dispõe sobre as regras do Curso Básico a Distância Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para os Agentes de Apoio à Educação Especial. A Escola de Formação Paulo Freire, por intermédio

Leia mais

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

EDITAL UEATec Nº 05/2017 SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARTES E TECNOLOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

EDITAL UEATec Nº 05/2017 SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARTES E TECNOLOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL UEATec Nº 05/017 SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARTES E TECNOLOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA da UFRPE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO Curso Descentralizado. Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO II

REGULAMENTO Curso Descentralizado. Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO II REGULAMENTO Curso Descentralizado Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO II São Paulo 2017 I Nome do curso Metodologia da Pesquisa

Leia mais

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial NOME DO CURSO: O Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem! Parceria entre a Uaitec e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso Ambiente Virtual de

Leia mais

Aula Inaugural Disciplinas EAD

Aula Inaugural Disciplinas EAD Aula Inaugural Disciplinas EAD Equipe Núcleo de Educação a Distância Coordenação Profª Ma. Patricia M. Mozzaquatro Chicon Demais membros Profª Ma. Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma Bel. Estevanir Sausen Funcionamento

Leia mais

Aula Inaugural Disciplinas EAD

Aula Inaugural Disciplinas EAD Aula Inaugural Disciplinas EAD 2017-2 Equipe Núcleo de Educação a Distância Coordenação Profª Ma. Patricia M. Mozzaquatro Chicon Demais membros Profª Ma. Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma Bel. Estevanir Sausen

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA COMPLEMENTAR DE CURSISTAS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO POLO IBAITI A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

Edital para Seleção de Preceptores Hospital Universitário Universidade Federal de Juiz de Fora

Edital para Seleção de Preceptores Hospital Universitário Universidade Federal de Juiz de Fora Edital para Seleção de Preceptores Hospital Universitário Universidade Federal de Juiz de Fora Processo Seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL Guia Didático da Disciplina Mercado de Capitais José Thadeu Paulo Henriques

Leia mais

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE 1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Una de Bom Despacho. Em pleno século XXI, na era digital, não poderíamos deixar de oferecer

Leia mais

REDAÇÃO PLANO DE CURSO

REDAÇÃO PLANO DE CURSO REDAÇÃO PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E REQUISITO

Leia mais

1- Da modalidade do curso

1- Da modalidade do curso Edital nº 01/2017 Processo Seletivo para o II Curso de Aperfeiçoamento: Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria do HU-UFJF/EBSERH A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do

Leia mais

CURSO AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-A3P: CONHECENDO E APLICANDO NA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE

CURSO AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-A3P: CONHECENDO E APLICANDO NA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp I ENCONTRO UNESP DE INOVAÇÕES E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR NEaD 12/11/2014 Considerando: Modificação no perfil dos estudantes (nativos digitais);

Leia mais

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva Objetivos Apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Aggeu Magalhães FIOCRUZ/PE.

Leia mais

1 ª Ed. Teleducação CURSO A DISTÂNCIA DE NUTRIÇÃO NA APS: GUIA ALIMENTAR E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. Telessaúde

1 ª Ed. Teleducação CURSO A DISTÂNCIA DE NUTRIÇÃO NA APS: GUIA ALIMENTAR E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. Telessaúde Teleducação 1 Ed. NA APS: GUIA ALIMENTAR E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS B r a s i l R e d e s Ementa O Curso a distância Nutrição na APS: Guia alimentar e Doenças crônicas não transmissíveis é uma

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EDITAL n 01 / 2017 CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA A Universidade Federal do Paraná (UFPR),, por meio do torna público o Edital 01/2017, que rege a seleção

Leia mais

RPA 008/2019 SELEÇÃO DE PROFISSIONAL AUTONOMO CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE NIVEL SUPERIOR PARA DESENVOLVEDOR DE VÍDEOS ANIMADOS 2D.

RPA 008/2019 SELEÇÃO DE PROFISSIONAL AUTONOMO CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE NIVEL SUPERIOR PARA DESENVOLVEDOR DE VÍDEOS ANIMADOS 2D. RPA 008/2019 SELEÇÃO DE PROFISSIONAL AUTONOMO CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE NIVEL SUPERIOR PARA DESENVOLVEDOR DE VÍDEOS ANIMADOS 2D. PROJETO: UNA-SUS/UnB Serviços de Terceiros Pessoa Física A

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

Gestão de Desastres e Ações de Recuperação

Gestão de Desastres e Ações de Recuperação Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil Universidade Federal de Santa Catarina Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Gestão de Desastres e Ações de Recuperação Área de desmoronamento

Leia mais

Progestão Online Edição 2012

Progestão Online Edição 2012 Sejam Bem Vindos! Progestão Online Edição 2012 Programa de capacitação continuada, em serviço, organizado na modalidade a distância para atender gestores das escolas públicas do país. Coordenadora RS:

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS 2017 1. Justificativa: No cumprimento de sua missão, o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG organizou

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2017/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Para transformar a sua Pré Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual,

Leia mais

Guia do Participante

Guia do Participante Guia do Participante Bem-vindos à Oficina Online de AVA MOODLE Prezado Participante! Esta oficina tem por objetivo a oferta de um curso online de formação no uso tecnológico e pedagógico do AVA Moodle

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Para transformar a sua Pré-Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual, é necessário que não possua nenhuma parcela

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 1 Plano de de Melhorias

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Disciplinas: Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel - é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como

Leia mais

1 ACESSO E USO DA PLATAFORMA DE ENSINO DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE EAD... 7

1 ACESSO E USO DA PLATAFORMA DE ENSINO DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE EAD... 7 2 1 ACESSO E USO DA PLATAFORMA DE ENSINO... 4 2 DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE EAD... 7 2.1 Direitos do estudante EAD... 7 2.2 obrigações do estudante EAD... 7 3 SECRETARIA ACADÊMICA DIGITAL... 8 4

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 016/2014 DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC CHAMADA PÚBLICA PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EaD EM SAÚDE

Leia mais

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD).

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). CRONOGRAMA 14/10/16 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

Leia mais

1.7 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico https://unbeducacaopobreza.wordpress.com/

1.7 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico https://unbeducacaopobreza.wordpress.com/ EDITAL EPDS/UNB N. 01/2017, DE 13 DE OUTUBRO DE 2017 PARA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE SEMIPRESENCIAL. O Coordenador

Leia mais

Mário H. Tarumoto FCT/UNESP Olga L. Anglas R. Tarumoto FCT/UNESP

Mário H. Tarumoto FCT/UNESP Olga L. Anglas R. Tarumoto FCT/UNESP Mário H. Tarumoto FCT/UNESP Olga L. Anglas R. Tarumoto FCT/UNESP Plano de apresentação Avaliação Coleta de dados Análise de dados Qualidade dos cursos Pesquisas Qualitativas e Quantitativas Avaliação e

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Sumário Parte I I. O que é EaD? II. Breve histórico da EAD no Brasil e no mundo III. A EaD no mundo contemporâneo IV. Estratégias didáticas e novas tecnologias:

Leia mais

EDITAL N 001/2019/UNA-SUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA

EDITAL N 001/2019/UNA-SUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Campus Prof. João David Ferreira Lima Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil EDITAL N 001/2019/UNA-SUS/UFSC PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) CRONOGRAMA 17/09/2018 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições. 17/09 a 24/09/2018 (até

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2018/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2018/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2018/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes 1 Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes Arraial do Cabo, setembro / 2017 2 EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PROJETO Coordenador do projeto: Risiberg Ferreira Teixeira

Leia mais

1. Apresentação crescente demanda minimizar os custos financeiros ampliar o acesso

1. Apresentação crescente demanda minimizar os custos financeiros ampliar o acesso Profissionalização da Segurança Judiciária Modalidade a Distância 1. Apresentação A CONTRESEG é uma empresa de referência na capacitação e desenvolvimento profissional de Agentes de Segurança Judiciária

Leia mais

Período de Inscrição: 13/11/2018 a 28/11/2018. Para inscrição, acesse o link

Período de Inscrição: 13/11/2018 a 28/11/2018. Para inscrição, acesse o link UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CURSISTAS QUE ATUAM COMO TUTORES OU COORDENADORES DE TUTORIA NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância SELEÇÃO DE CURSISTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância SELEÇÃO DE CURSISTAS Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...07 Papel do Tutor...09 Papel do Aluno...09

Leia mais

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. PREAE/UAB/UFMS O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Tutorial para cursar as disciplinas semipresenciais

Tutorial para cursar as disciplinas semipresenciais 1 Tutorial para cursar as disciplinas semipresenciais Prezado(a) Aluno(a), Boas Vindas Nesse tutorial apresentaremos algumas informações para que você tenha um bom desempenho nas disciplinas semipresenciais

Leia mais

Edital n. 001/ OBJETIVO

Edital n. 001/ OBJETIVO Edital n. 001/2015 Dispõe sobre o processo de seleção de servidores para participar do Curso RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA REPRESENTANTES DE EMPRESAS, realizado pelo Centro de Educação a Distância da Universidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Claudia Reyes Setembro, 2012

Claudia Reyes Setembro, 2012 Claudia Reyes Setembro, 2012 Apresentar informações sobre o papel da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar e de suas coordenadorias para a organização, qualidade e sustentabilidade Apontar

Leia mais

Instrumento de Pesquisa da Autoavaliação Institucional 2018

Instrumento de Pesquisa da Autoavaliação Institucional 2018 Instrumento de Pesquisa da Autoavaliação Institucional 2018 Pesquisa de opinião Público-alvo: Discentes Curso Presenciais Leia as instruções gerais: Prezado Estudante As suas respostas neste questionário

Leia mais

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Maria Imaculada Cardoso Sampaio (FeBAB) - imaculadasampaio@gmail.com Renata Homem de Mello (Unisa) - rhmello@prof.unisa.br

Leia mais

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Leia mais

13/10/2017 Publicação do edital 13/10 a 17/12/2017 Período de inscrições. Divulgação do resultado final. Período para interposição de recursos

13/10/2017 Publicação do edital 13/10 a 17/12/2017 Período de inscrições. Divulgação do resultado final. Período para interposição de recursos PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE SEMIPRESENCIAL PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES O Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR A DISTÂNCIA. Chamada Interna nº 002/2018 de 18 de Janeiro de 2018.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR A DISTÂNCIA. Chamada Interna nº 002/2018 de 18 de Janeiro de 2018. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR A DISTÂNCIA Chamada Interna nº 002/2018 de 18 de Janeiro de 2018. O Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância

Leia mais

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Página Inicial www.moodle.uft.edu.br Nome de usuário: Somente os números do seu CPF. Senha Inicial Padrão: 123456789 Home Neste local aparecerão

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Faculdade de Educação

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Faculdade de Educação Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Faculdade de Educação EDITAL 002/2013 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO UNIAFRO Política de Promoção da Igualdade

Leia mais

Edital n. 001/ OBJETIVO 2. PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE VAGAS 3. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO E CARGA HORÁRIA 4. INSCRIÇÕES

Edital n. 001/ OBJETIVO 2. PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE VAGAS 3. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO E CARGA HORÁRIA 4. INSCRIÇÕES Edital n. 001/2014 Dispõe sobre o processo de seleção de servidores para participar do Curso NOÇÕES BÁSICAS DE CONCILIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA REPRESENTANTES DE EMPRESAS, realizado pelo Centro

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade Presencial

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade Presencial Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

EDITAL Nº 03/ DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 03/ DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM EDITAL Nº 03/2019 EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFORMES GERAIS PARA CURSISTAS OURO PRETO 2014 APRESENTAÇÃO O Curso de Especialização em

Leia mais

INFORMATIVO DA 2 EDIÇÃO DO CURSO

INFORMATIVO DA 2 EDIÇÃO DO CURSO INFORMATIVO DA 2 EDIÇÃO DO CURSO Estão abertas as pré-inscrições para o Curso EAD SAÚDE DA PESSOA COM NECESSIDADES ODONTOLÓGICAS ESPECIAIS no período de 19/06 a 29/06/2018. Para acessar o link clique aqui.

Leia mais

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2 Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Sumário 1. Introdução 2 2. Objetivos 2 3. AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem 2 4. Navegue pelo AVA e conheça suas funcionalidades 3 5. Conheça os

Leia mais

Escola da Previdência Social. Data: outubro/2008

Escola da Previdência Social. Data: outubro/2008 Escola da Previdência Social Data: outubro/2008 Missão e Visão Missão Favorecer o desenvolvimento de competências corporativas e contribuir para a disseminação do conhecimento previdenciário por meio da

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO OPERAÇÕES BÁSICAS DISCIPLINAS ONLINE BARBACENA 2014 2º Semestre 1 Sumário Acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA... 4 Utilizando o Portal Acadêmico... 6 Avaliação de Desempenho...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA EDITAL Nº 46 DE 17/02/2017 PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM ANÁLISE

Leia mais

Pro-Reitoria de Graduação PROGRAD

Pro-Reitoria de Graduação PROGRAD CIAPES.PROGRAD@UFJF.EDU.BR 2012 Universidade Federal de Juiz de Fora Pro-Reitoria de Graduação PROGRAD Coordenação de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior CIAPES Profª. Drª. Adriana Rocha

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...08 Papel do Tutor...08 Papel do Aluno...10

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES - REGULAMENTO PARA O ESTUDANTE - 2 SUMÁRIO TÍTULO I CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

Ensino de Matemática e Física Objetivo do curso:

Ensino de Matemática e Física Objetivo do curso: Com carga horária de 420 horas o curso Ensino de Matemática e Física é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE ASTRONOMIA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE VAGAS

PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE VAGAS Edital n. 002/2015 Dispõe sobre o processo de seleção dos cursistas do Curso Fundamentos da Mediação Comunitária, realizado pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB) em

Leia mais

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E

Leia mais

Regulamento do Curso. Português Jurídico. Regulamento do Curso

Regulamento do Curso. Português Jurídico. Regulamento do Curso Regulamento do Curso Português Jurídico Regulamento do Curso 1 2 Português Jurídico Sumário 1 APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO... 5 1.1 APRESENTAÇÃO DO CURSO... 5 1.2 OBJETIVOS... 5 1.3 MODALIDADE...

Leia mais

Especialização em Sistemas de Informação com ênfase em Internet. Distância na UFRJ. Curso eisexpert. Maria Teresa Gouvêa. 27 de outubro de 2009

Especialização em Sistemas de Informação com ênfase em Internet. Distância na UFRJ. Curso eisexpert. Maria Teresa Gouvêa. 27 de outubro de 2009 Especialização em Sistemas de Informação com ênfase em Internet III Seminário de Educação a Distância na UFRJ Curso eisexpert Maria Teresa Gouvêa 27 de outubro de 2009 Curso eisexpert Capacitar profissionais

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER 1. Disposições gerais 1.1 Os Programas Esporte e Lazer, desenvolvidos por intermédio da Secretaria

Leia mais