PLANO DE ENSINO ÁREA CONCENTRAÇÃO ( X ) DOMÍNIO CONEXO ( ) NÍVEL: MESTRADO ( X ) DOUTORADO ( X )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO ÁREA CONCENTRAÇÃO ( X ) DOMÍNIO CONEXO ( ) NÍVEL: MESTRADO ( X ) DOUTORADO ( X )"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Economia Brasileira ÁREA CONCENTRAÇÃO ( X ) DOMÍNIO CONEXO ( ) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: NÍVEL: MESTRADO ( X ) DOUTORADO ( X ) DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Políticas e Econômicas NÚMERO DE CRÉDITOS: 06 CARGA HORÁRIA TOTAL: 90 CH Teórica: 90 CH Prática: 00 CH T/P: 00 NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS: 04 NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS: 20 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- Introdução - As vias de desenvolvimento no capitalismo 2- O debate sobre o desenvolvimento no Brasil ( ) 3- A crise de 1929, a Grande Depressão e suas repercussões no Brasil 4- A formulação de um projeto nacional de desenvolvimento ( ), o problema do financiamento interno e externo do desenvolvimento, a aliança com os EUA e a coligação desenvolvimentista em torno da expansão do mercado interno 5- Dois projetos para o Brasil: a polêmica entre Roberto Simonsen e Eugênio Gudin 6- A reorganização da economia mundial no pós-guerra e a nova divisão internacional do trabalho: o surgimento de uma semiperiferia 7- O governo Dutra e o fracasso da reunificação das classes dominantes em torno de um projeto

2 8- O II governo Vargas e os impasses do projeto desenvolvimentista: o financiamento do desenvolvimento e a inserção da classe trabalhadora na vida política 9- O interregno Café Filho e a insustentabilidade do projeto liberal 10- O governo JK: o desenvolvimento associado e o esgarçamento da coligação desenvolvimentista em torno do mercado interno 11- O governo Quadros: a busca de uma saída conservadora 12- O governo Goulart: a insustentabilidade do nacional desenvolvimentismo EMENTA: Discutir a questão das vias de desenvolvimento do capitalismo no Brasil. O foco da discussão reside no período , tendo como referência as transformações do capitalismo em escala mundial e as bases sociais e políticas dos diferentes projetos em luta no período. OBJETIVOS DA DISCIPLINA: O objetivo da disciplina é discutir a economia brasileira no período de 1930 a O período do chamado nacional desenvolvimentismo. Especial atenção será dispensada aos embates travados entre os diferentes projetos em luta naquele momento que definiram os rumos da economia brasileira. De um lado, buscaremos discutir as bases sociais e políticas desses projetos e de outro os condicionantes externos, que balizaram o desenvolvimento econômico brasileiro naquele período. Dessa forma, objetiva-se contribuir para a compreensão das vias de desenvolvimento do capitalismo no Brasil. METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas expositivas e seminários CRITÉRIOS DE AVALIÇÃO DA APRENDIZAGEM: Um trabalho final sobre os pontos abordados durante o curso BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ABREU, Marcelo de Paiva. O Brasil e a economia mundial ( ). Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, (org.). A ordem do progresso. Cem anos de política econômica republicana ( ). Rio de Janeiro: Campus, 1992 ALMEIDA, Lúcio F. Uma ilusão de desenvolvimento. Nacionalismo e dominação burguesa nos anos JK. Florianópolis: UFSC, AMSDEN, Alice. A ascensão do resto. São Paulo: EDUNESP, 2009.

3 ARRIGHI, Giovanni. A ilusão do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, AYRES, Leonardo; FONSECA, Pedro C. Dutra. Liberalismo ou desenvolvimento associado? Uma interpretação da política econômica do governo Dutra ( ). Análise Econômica, ano 35, número especial, p , BAER, Werner. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil (Dois séculos de história). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, O governo João Goulart. São Paulo: EDUNESP, O milagre alemão e o desenvolvimento do Brasil ( ). São Paulo: Editora UNESP, BARAN, Paul. A Economia Política do Desenvolvimento. São Paulo: Abril Cultural, BARBOSA de OLIVEIRA, Alonso A. Processo de industrialização. Do capitalismo originário ao atrasado. São Paulo: EDUNESP/UNICAMP, BASTOS, Pedro P. Z. e FONSECA, Pedro C. D. (org.). A era Vargas. São Paulo: EDUNESP, A construção do nacional desenvolvimentismo e a dinâmica da integração entre Estado e o mercado nos setores de bases. Revista Economia, v. 7 n.4, p , Liberal esclarecido ou aliado fiel? Sobre a natureza política econômica externa brasileira no governo Dutra ( ). Revista Economia, v. 11, n. 4, p , dez O presidente desiludido: a campanha liberal e o pêndulo de política econômica no governo Dutra ( ). História Econômica &, História de Empresas, v. 7, n. 1, p , jan./jun BELLUZZO, Luís G. De Mello; COUTINHO, Renata (Orgs.). Desenvolvimento capitalista no Brasil : ensaios sobre a crise. São Paulo: Brasiliense, BENNEVIDES, Maria V. M. O governo Kubitschek. Desenvolvimento econômico e estabilidade política. Rio de Janeiro, A UDN e o udenismo: ambiguidades do liberalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, BETHELL, Leslie (org.). América Latina após São Paulo: EDUSP, 2015.

4 BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento Econômico Brasileiro. O ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, BLOCK, Fred. Los origenes del desorden económico internacional. México: Fondo de Cultura Económico, BORGES. Maria A. Eugênio Gudin. Capitalismo e Neoliberalismo. São Paulo: Bienal/EDUC, BRESSER-PEREIRA L. Carlos. Desenvolvimento e crise no Brasil: história, economia e política de Getúlio Vargas a Lula. São Paulo: Editora 34, A construção política do Brasil. São Paulo: Editora 34, CAMPOS, Fábio A. de. Complexo internacional e a Lei de Remessas de Lucro ( ). Revista da SEP. Niterói, n. 45, out. dez., p , ; RODRIGUES, Fernando H. Lemos. Transnacionalização do capital e os limites do desenvolvimento: um diálogo com Celso Furtado sobre a experiência brasileira ( ). História Econômica & História de Empresas. São Paulo, v. 17, n. 2, p , CANO, Wilson. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil, São Paulo: Global, Soberania e política econômica na América Latina. São Paulo: UNESP, CARDOSO, Fernando H. e FALETTO, Enzo. Dependência e Desenvolvimento na América Latina: ensaios de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, CARONE, Edgard. A Quarta República ( ). Rio de janeiro: DIFEL, 1980 CORSI, Francisco L. Estado Novo: política externa e projeto nacional. São Paulo: EDUNESP, Política econômica e projeto de desenvolvimento: uma análise comparativa do Brasil e da Argentina ( ). Campinas: IE-UNICAMP, Relatório de Pesquisa, 2012 (mimiografado). D ARAUJO, Maria C. (Org.). As instituições brasileiras da era Vargas. Rio de Janeiro: FGV, DINIZ, ELI C. Empresário, Estado e capitalismo no Brasil: Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

5 DRAIBE, Sônia M. Rumos e metamorfoses: um estudo sobre a constituição do Estado e as alternativas de industrializacão do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, FARIAS, Francisco P. Estado Burguês e classes dominantes no Brasil. Curitiba: CRV, FAUSTO, Boris. A revolução de Historiografia e história. São Paulo: brasiliense, FERNANDES, Floretan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, FERREIRA, Jorge; DELGADO, L. N. (orgs.). O Brasil republicano. O tempo do nacional estatismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, ; GOMES, Angela C Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, FIORI, José L. (org.). Estados e Moedas no Desenvolvimento das Nações. Petrópolis: Vozes, Em busca do dissenso perdido. Ensaios críticos sobre a festejada crise do Estado. Rio de Janeiro: Insight, FLORENTINO, Manolo e FRAGOSO, João. O arcaísmo como projeto. Mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil no Rio de Janeiro ( ). Rio de Janeiro: Diadorm, FONSECA, Pedro C. Dutra. Vargas: o capitalismo em construção. São Paulo: Brasiliense: Sobre a intencionalidade da política econômica industrializante do Brasil na década de Revista de Economia Política, V. 23, n. 1 (89), jan.- mar., p , O mito do populismo econômico de Vargas. Revista de Economia Política, V. 31, n.1 (121), jan. - mar., p , Legitimidade e credibilidade: impasses na política econômica do governo Goulart. Revista Estudos Econômicos, V.34, n. 3, p , FRANK, A. G. Acumulação dependente e subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliensse, FRIEDEN, Jeffry A. Capitalismo Global. História econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, FURTADO, Celso. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo Cultura, 1961.

6 . Formação econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, GENNARI, Adilson M. Réquiem ao capitalismo nacional: lei de remessas de lucro no governo João Goulart. São Paulo: Cultura Acadêmica, GERSCHENKRON, Alexander. O atraso econômico em perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Contraponto/Centro Celso Furtado, GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. São Paulo: Vértice, (org.). Minas e os fundamentos do Brasil moderno. Belo Horizonte: UGMG, HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX: São Paulo: Cia. das letras, IANNI, Octávio. O colapso do populismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Estado e Planejamento econômico no Brasil: Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, A ideia de Brasil moderno. São Paulo: Brasilense, LEOPOLDI, Maria A. P. Política e interesse. As associações industriais, apolítica econômica e o Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, LESSA, Carlos Francisco. Quinze anos de política econômica. São Paulo: Brasiliense, LIMA, Marcos C. (org.). Os boêmios cívicos. A assessoria econômicopolítica de Vargas ( ). Rio de Janeiro: Centro Celso Furtado: LIMONIC, Flávio e MARTINHO, Carlos P. (Orgs.). A Grande Depressão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, LOCHERY, Neill. Brasil: os frutos da guerra. Rio de Janeiro: Intrínseca, LOUREIRO, Felipe P. Empresários, trabalhadores e grupos de interesse. A política econômica nos governos Jânio Quadros e João Goulart, São Paulo: EDUNESP: LOUREIRO, Maria R. (org.). 50 Anos de Ciência Econômica no Brasil. Petrópolis: Vozes, LOVE, Joseph L. Teorias do subdesenvolvimento na Romênia e no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, MALAN, Pedro. et.al. Política econômica externa e industrialização no Brasil: Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1977.

7 MANTEGA, Guido. A Economia Política Brasileira. São Paulo/ Petrópolis: Polis/Vozes, O pensamento econômico brasileiro de 60 a 80: os anos rebeldes. In: LOUREIRO, Maria R. (org.). 50 anos de pensamento econômico no Brasil. Petrópolis: Vozes, MARINI, Rui Mauro. Dialética de la dependência. México: Era, MAZZEO, Antônio C.; LAGOA, Maria. Isabel (orgs.). Corações vermelhos. Os comunistas no século XX. São Paulo: Cortez, MAZZUCCHIELLI, Frederico. Os anos de chumbo. Economia e política internacional no entreguerras. São Paulo: UNESP, Os dias de sol: a trajetória do capitalismo no pós-guerra. Campinas: FACAMP, MELLO, João C. de. O capitalismo tardio. São Paulo: Brasiliense, MOORE JR., Berrington. As origens sociais da ditadura e da democracia. Senhores e camponeses na construção do mundo moderno. São Paulo; Martins Fontes, MOURA, Gerson. Autonomia na dependência: a política externa brasileira ( ). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, OLIVEIRA, Francisco. A economia da dependência imperfeita. São Paulo: Graal, Crítica a Razão Dualista. O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, OLIVEIRA, Lucia L. et al. Estado Novo Ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, POLANYI, Kral. A Grande Transformação. Rio de Janeiro: Campus, PRADO JR., Caio. A Revolução Brasileira. São Paulo: Brasiliense, História econômica do Brasil. 26 ed. São Paulo: Brasiliense, Formação do Brasil Contemporâneo. Colônia. 18 ed. São Paulo: Brasiliense,1983. SAMPAIO JR., Plínio A. Entre a Nação e a Barbárie. Os dilemas do capitalismo Dependente. Petrópolis: Vozes, SARETTA, Fausto. A política econômica brasileira, Revista de Sociologia e Política, V. 4/5, SCHMITZ, H. Industrialisation strategies in less developed countrys: some lessons of historical experience. In: The Journal of Development Studies, 1984.

8 SIMONSEN, Roberto C. e GUDIN, Eugênio. A controvérsia do planejamento econômico na economia brasileira. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Getúlio a Castelo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, SILVA, Ricardo. A ideologia do estado autoritário no Brasil. Chapecó: Argos, SILVA, Sergio S. Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo: Alfa Omega, SINGER, Paul Desenvolvimento e crise. Rio de Janeiro: Paz e Terra, A crise do Milagre. Rio de Janeiro: Paz e Terra, SODRÉ, Nelson W. Formação histórica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, SOUZA, Maria C. C. Estado e partidos políticos no Brasil ( ). São Paulo: Alfa- Omega, TAVARES, Maria da C. TAVARES, M. C. Da substituição de importações ao capitalismo financeiro. Ensaios sobre economia brasileira. Rio de Janeiro, Zahar, Acumulação de capital e industrialização no Brasil. Campinas: UNICAMP, TOLEDO, Caio N. ISEB: fábrica de ideologias. Campinas, EDUNICAMP, TROTSKI, Leon. A revolução permanente. São Paulo: Kairós, VIANNA, Luís. W. Liberalismo e sindicato no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, VIZENTINI, Paulo G. F. Política exterior e desenvolvimento ( ): o nacionalismo e a política externa independente. Revista Brasileira de História, v. 14, n. 27, p , WIRTH, Jhon. A política de desenvolvimento na era Vargas. Rio de Janeiro: FGV, DOCENTE RESPONSÁVEL: Francisco Luiz Corsi ASSINATURA: Aprovação pelo Conselho de Curso/Programa: Data: Assinatura:

9

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 01/08/2001 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: FACULDADE DE DIREITO Programa de Pós-Graduação: Direito Político e Econômico Curso: Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Doutorado Disciplina Pensamento Industrial

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL:

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL: Obtido em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/ciclo-introdutorio-em-ciencias-humanas/programas-das-disciplinas-do-cich/programas-2017-1/%20-%20topicos%20em%20historia%20d CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta)

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Centro: CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus: CASCAVEL. Disciplina Código Denominação Carga horária

PLANO DE ENSINO. Centro: CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus: CASCAVEL. Disciplina Código Denominação Carga horária PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO: 2009 ANO DO CURSO: 4 Ano Curso: CIÊNCIAS ECONÔMICAS Modalidade: BACHARELADO Turno: Noturno Centro: CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus: CASCAVEL Disciplina

Leia mais

Ficha de catalogação de monografia de graduação

Ficha de catalogação de monografia de graduação Ficha de catalogação de monografia de graduação Autor Borck, Igor Sulaiman Said Felicio, 1988- Título UMA ANÁLISE SOBRE O CAPITAL PRIVADO NACIONAL NOS ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INDUSTRIALIZAÇÃO

Leia mais

Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: Disciplina: História do Brasil IV Carga Horária: 50 horas

Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: Disciplina: História do Brasil IV Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: Disciplina: História do Brasil IV Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 5º Semestre Unidade Santana Professor(es):

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Disciplina: Estado e capitalismo no Brasil: interpretações e processos. Prof. Dr.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Disciplina: Estado e capitalismo no Brasil: interpretações e processos. Prof. Dr. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Disciplina: Estado e capitalismo no Brasil: interpretações e processos. Prof. Dr. David Maciel EMENTA: O curso se propõe analisar o Estado brasileiro e sua relação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Disciplina: ECO 02209 Economia Brasileira Período:

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VIII - Pensamento Sociológico Brasileiro CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC

Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC ECONOMIA BRASILEIRA Programa, Cronograma e Bibliografia Recomendada Prof. Dr. Amaury Patrick Gremaud Programa Aula Conteúdo 1 Apresentação e aspectos gerais

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VIII - Pensamento Sociológico Brasileiro CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Metodologia. Aulas expositivo-dialogadas, empregando o quadro.

Metodologia. Aulas expositivo-dialogadas, empregando o quadro. Instituto de Economia Graduação em Ciências Econômicas (Bacharelado) Programa da Disciplina Tópicos em Economia Brasileira I: Construção da Nação e Desenvolvimento Econômico no Brasil nas Reflexões de

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC Edital 010/2011 Concurso Público Professor 40h DE Disciplinas: Formação Econômica do Brasil,

Leia mais

Proporcionar ao aluno a compreensão da trajetória da economia brasileira a partir dos anos trinta do século XX, até o período atual.

Proporcionar ao aluno a compreensão da trajetória da economia brasileira a partir dos anos trinta do século XX, até o período atual. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PLANO DE ENSINO Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE CLASE. Obrigatória Optativa Eletiva

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE CLASE. Obrigatória Optativa Eletiva PLANO DE CLASE Departamento/ Facultad: FACULTAD DE DERECHO Programa de Post-Graduación: Derecho Político y Económico Grado Maestría Doctorado Maestría Profesional Nombre de la asignatura: Pensamiento Industrial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ANEXO 1 - Plano de Ensino MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Economia Brasileira

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 5º / Noturno

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 5º / Noturno Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Pensamento político e social brasileiro (PPSB) CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

U N I V ER S I D A D E E S T A D U A L D E G O I Á S UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

U N I V ER S I D A D E E S T A D U A L D E G O I Á S UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Principais conceitos e aspectos dos processos de crescimento e desenvolvimento econômico. Abordagem histórica, teórica e institucional comparativa do desenvolvimento econômico. Novas estratégias

Leia mais

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL IEDAR CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM Disciplina: ECO 01100 Formação Econômica

Leia mais

História político-institucional da produção historiográfica brasileira ( )

História político-institucional da produção historiográfica brasileira ( ) 1 FACULDADE DE HISTÓRIA DA UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Linha de Pesquisa: Poder, Sertão e Identidades. Semestre 2013/02 (Segundas feiras: 14h 18h) Disciplina (60 h/a) História político-institucional

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina HIS464 Laboratório de Ensino de História I

Programa Analítico de Disciplina HIS464 Laboratório de Ensino de História I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de História - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 6 6

Leia mais

Unidade: FACE Semestre: Pré-Requisitos: Nenhum Horário: Segundas e Terças

Unidade: FACE Semestre: Pré-Requisitos: Nenhum Horário: Segundas e Terças MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PLANO DE ENSINO Disciplina: Formação Econômica do

Leia mais

... Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano Universidade Federal de Pernambuco Laboratório de Estudos sobre Espaço e Política - LEP

... Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano Universidade Federal de Pernambuco Laboratório de Estudos sobre Espaço e Política - LEP TEORIA DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO URBANA EMENTA DA DISCIPLINA: A disciplina se propõe analisar o quadro de planejamento e gestão urbana no Brasil a partir da compreensão da estruturação do espaço nacional

Leia mais

DISCIPLINA: FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL (CÓD. ENEX60091) PERÍODO: 6º PERÍODO

DISCIPLINA: FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL (CÓD. ENEX60091) PERÍODO: 6º PERÍODO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL (CÓD. ENEX60091) PERÍODO: 6º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 40 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes

Leia mais

Daniel Francisco Nagao Menezes

Daniel Francisco Nagao Menezes Course Syllabus Template Department/Faculty: Law School Graduate Program: Political and Economic Law Degree Academic Master s Doctorate (PhD) Professional Master s Course Name Brazilian Industrial Thinking

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA Curso: Ciências Economicas Disciplina: Ciência Política - SP0 5234 Carga horária

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Graduação em Gestão de Políticas Públicas 2. Código: AI0180 3. Modalidade(s):

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Professor(es): Dr. José Francisco Siqueira Neto / Dr. Gilberto Bercovici

PLANO DE ENSINO. Professor(es): Dr. José Francisco Siqueira Neto / Dr. Gilberto Bercovici PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: FACULDADE DE DIREITO Programa de Pós-Graduação: Direito Político e Econômico Curso: Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Doutorado Disciplina: ESTADO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: SOCIOLOGIA BRASILEIRA Código: 134082 Docente: Prof. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br 1. Objetivos

Leia mais

Forma de avaliação: participação nos seminários e trabalho final.

Forma de avaliação: participação nos seminários e trabalho final. 1 FLS-6337 Partidos e Eleições no Brasil Pós-1945 2º Semestre de 2018 Prof. Dr. André Singer Objetivos Com o fim do Estado Novo, o Brasil ingressa na era da democracia de massas. Até então, além de as

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA FEA - PUC/SP PROGRAMA DE ENSINO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA FEA - PUC/SP PROGRAMA DE ENSINO PROGRAMA DE ENSINO CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS ANO: 2009/ 1 o semestre DISCIPLINA: PADRÕES DE DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 60 h/aula PROFESSOR: CHRISTY GANZERT PATO EMENTA Capitalismo

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2S/ FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANO DE ENSINO - 2S/ FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PLANO DE ENSINO - 2S/2010 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS TURNO: NOTURNO DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO SEMESTRE: 4º N DE CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 68 HS/AULAS

Leia mais

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política. Disciplina: Pensamento e Política no Brasil: o Seminário Marx ( )

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política. Disciplina: Pensamento e Política no Brasil: o Seminário Marx ( ) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Disciplina: Pensamento e Política no Brasil: o Seminário Marx (1958-1964) Docentes responsáveis: Prof. André Singer e Prof. Bernardo

Leia mais

1ª Unidade: O pensamento desenvolvimentista e a agenda do desenvolvimento na América Latina

1ª Unidade: O pensamento desenvolvimentista e a agenda do desenvolvimento na América Latina Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade - FACE Departamento de Economia, Pós-Graduação Disciplina: Economia Latino-Americana Período letivo: 2016.2, 2 créditos, sem

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Campus de Ourinhos CURSO: Geografia CÓDIGO DISCIPLINA SERIAÇÃO IDEAL Geopolítica do Mundo Contemporâneo 4 ano/2 semestre DOCENTE RESPONSÁVEL: OBRIG./OPT./EST. PRÉ/CO-REQUISITOS ANUAL/SEMESTRAL

Leia mais

Primeiro módulo (dias 22, 27, 29 de agosto, 3, 5, 10, 12 e 17 de setembro):

Primeiro módulo (dias 22, 27, 29 de agosto, 3, 5, 10, 12 e 17 de setembro): U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R I O D E J A N E I R O C E N T R O D E F I L O S O F I A E C I Ê N C I A S S O C I A I S I N S T I T U T O D E F I L O S O F I A E C I Ê N C I A S S O C I A I

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS P L A N O D E E N S I N O

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS P L A N O D E E N S I N O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS P L A N O D E E N S I N O Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea Curso: CIÊNCIAS

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2017 Responsável Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é introduzir os alunos no campo de

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL - FACULDADE DE ECONOMIA - FACE CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS

INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL - FACULDADE DE ECONOMIA - FACE CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL - FACULDADE DE ECONOMIA - FACE CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS Disciplina: HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL Carga horária: 68h 4 créditos Período letivo: 2º

Leia mais

Legislação brasileira anti-preconceito anti-racismo: contextualização histórica Ementa: Objetivo:

Legislação brasileira anti-preconceito anti-racismo: contextualização histórica Ementa: Objetivo: DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DISCIPLINA: Legislação brasileira anti-preconceito e anti-racismo: contextualização histórica PROFESSOR(ES): Alvaro

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. PROFESSOR Paulo Silvino Ribeiro TITULAÇÃO Doutor

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. PROFESSOR Paulo Silvino Ribeiro TITULAÇÃO Doutor Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Pensamento Político e Social Brasileiro (PPSB) CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Disciplina: História da Política Externa Brasileira A Diurno/A Noturno 2018.II - DAESHR024-14SB/NAESHR024-14SB

Disciplina: História da Política Externa Brasileira A Diurno/A Noturno 2018.II - DAESHR024-14SB/NAESHR024-14SB Disciplina: História da Política Externa Brasileira A Diurno/A Noturno 2018.II - DAESHR024-14SB/NAESHR024-14SB Professor: Demétrio G. C. de Toledo, Bacharelado em Relações Internacionais Turma e horários:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 041.3101.0 SOCIOLOGIA MODERNA 1ª 02 34 1º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS ANDRÉ

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA FEA - PUC/SP PROGRAMA DE ENSINO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA FEA - PUC/SP PROGRAMA DE ENSINO PROGRAMA DE ENSINO CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS ANO: 2008/ 2 o semestre DISCIPLINA: PADRÕES DE DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 60 h/aula PROFESSOR: CHRISTY GANZERT PATO EMENTA Capitalismo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: SOCIOLOGIA I 0560055 1.2. Unidade:

Leia mais

Estado e Desenvolvimento Econômico no Brasil Contemporâneo

Estado e Desenvolvimento Econômico no Brasil Contemporâneo Estado e Desenvolvimento Econômico no Brasil Contemporâneo DAESHR005-13SB/DBESHR005-13SB/NAESHR005-13SB (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC 2017.II (Ano

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Fundamentos da pesquisa e produção de conhecimentos em Serviço Social

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2008 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em História ano REGIME DISCIPLINA CARGA HORÁRIA História do Brasil III (República) OBJETIVOS

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em História ano REGIME DISCIPLINA CARGA HORÁRIA História do Brasil III (República) OBJETIVOS CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em História 2017 4 ano REGIME DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Anual História do Brasil III (República) SE PC TE TOT 04 15 95 110 EMENTA Revisão crítica das abordagens

Leia mais

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p )

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Trabalho e teoria do valor em Marx Créditos: 04 Semestre: 2019/01

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2019 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Allan Razzera A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação, estigmas

Leia mais

Sumário. Introdução geral. 1. Objetivos e metodologia... 5

Sumário. Introdução geral. 1. Objetivos e metodologia... 5 Sumário Agradecimentos... 1 Introdução geral 1. Objetivos e metodologia... 5 2. Algumas características básicas do quadro analítico subjacente ao debate desenvolvimentista brasileiro... 11 2.1 Introdução...

Leia mais

AUP-270 : Planejamento de estruturas urbanas e regionais II A formação do espaço nacional

AUP-270 : Planejamento de estruturas urbanas e regionais II A formação do espaço nacional AUP-270 : Planejamento de estruturas urbanas e regionais II A formação do espaço nacional 1º semestre de 2011 Professores: Andreína Nigriello Nuno Fonseca Csaba Deák (professor convidado) Klára Kaiser

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2017.2 Turma: 3309/3339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

P R O G R A M A D E E N S I N O. Curso: Programa de Pós-Graduação em Economia Ano letivo: 2018 Semestre: 2

P R O G R A M A D E E N S I N O. Curso: Programa de Pós-Graduação em Economia Ano letivo: 2018 Semestre: 2 P R O G R A M A D E E N S I N O Curso: Ano letivo: 2018 Semestre: 2 Disciplina: Economia Brasileira Carga horária: 60 Código: ECO 104 Responsável: Michel Deliberali Marson Ementa: Colonização e o desenvolvimento

Leia mais

DISCIPLINA OPTATIVA: HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MILITAR BRASILEIRA. 45h/3 créditos

DISCIPLINA OPTATIVA: HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MILITAR BRASILEIRA. 45h/3 créditos DISCIPLINA OPTATIVA: HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MILITAR BRASILEIRA 45h/3 créditos Ementa: História da aviação militar no Brasil. Primórdios da aviação militar. Precedentes do uso do avião como um instrumento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 22/01/2008 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E. & GENTILI, P. (Orgs). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

Leia mais

O curso tem por objetivo reunir, analisar e contextualizar uma literatura sobre trabalhadores urbanos no Brasil.

O curso tem por objetivo reunir, analisar e contextualizar uma literatura sobre trabalhadores urbanos no Brasil. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax

Leia mais

Paulo Emílio Matos Martins Oswaldo Munteal [Orgs.] RASIL EM EVIDÊNCIA: A UTOPIA DO DESENVOLVIMENTO EDITORA PUC FGV EDITORA

Paulo Emílio Matos Martins Oswaldo Munteal [Orgs.] RASIL EM EVIDÊNCIA: A UTOPIA DO DESENVOLVIMENTO EDITORA PUC FGV EDITORA Paulo Emílio Matos Martins Oswaldo Munteal [Orgs.] RASIL EM EVIDÊNCIA: A UTOPIA DO DESENVOLVIMENTO EDITORA PUC FGV EDITORA Sumário 11 Desenvolvimento e solidariedade Eduardo Campos 1 5 Para não ser mais

Leia mais

Disciplina: Estado e Política Social no Brasil. cod DR. Sociedade, Poder Político e Estado: Gênese social e política do Brasil.

Disciplina: Estado e Política Social no Brasil. cod DR. Sociedade, Poder Político e Estado: Gênese social e política do Brasil. Programa de Pós Graduação em Política Social PPGPS 2º semestre 2018 Disciplina: Estado e Política Social no Brasil. cod. 336262 DR Ementa Sociedade, Poder Político e Estado: Gênese social e política do

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Ciências e Letras/UNESP/Campus de Araraquara CURSO: Administração Pública MODALIDADE: Bacharelado/Licenciatura DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Antropologia,

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 1. Disciplina: Tópicos Especiais em Movimentos Sociais Código: DSS 7180 Pré-requisito: Turmas: 06639 Fase: Semestre: 2017-2 Professora: Dra. Maria del Carmen Cortizo Carga horária: 04 ha semanais (72 ha)

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR

COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSI D ADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA B AH I A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PROGRAM A DE COMPO NENTES CUR RI CULARES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Disciplina: Política Social Código: DSS 7121 Pré-requisito DSS 7120 Turma: 04309 Fase: 4ªfase Semestre 2017.2 Professores: Drª Dilceane Carraro Carga Horária: 4h/a semanais Ementa Determinações sócio-históricas

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2016 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Carolina Galvanese A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2015 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Clarissa Magalhães A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Geografia ANO/SEMESTRE: 2014.2 CURSO: Geografia FASE: 6ª DISCIPLINA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO HORÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO HORÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME DA CRÉDITOS CARGA

Leia mais

Estado e Sociedade no Brasil

Estado e Sociedade no Brasil DEPARTAMENTO: Ciências Sociais e Jurídicas CURSO: Curso de Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo DISCIPLINA: Estado e Sociedade no Brasil Professor: Luiz Carlos Bresser-Pereira e Ana

Leia mais

ECONOMIA POLÍTICA. Paulo Cruz Correia Economia Política Serviço Social 67h 2 aulas semanais Valdir Anhuci

ECONOMIA POLÍTICA. Paulo Cruz Correia Economia Política Serviço Social 67h 2 aulas semanais Valdir Anhuci ECONOMIA POLÍTICA Docente: E-mail: Nome da Disciplina: Curso: Carga horária Total (horas): Aulas: Coordenador de Curso: Paulo Cruz Correia correiapc@yahoo.com.br Economia Política Serviço Social 67h 2

Leia mais

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 1.1 - Surgimento, evolução e classificação das Ciências Sociais no decurso histórico. 1.2 - "Ciências Sociais" versus

Leia mais

2º Semestre TURNO CARGA HORÁRIA I Termo Vespertino 36 horas/aula Professora: Maria Alda Barbosa Cabreira

2º Semestre TURNO CARGA HORÁRIA I Termo Vespertino 36 horas/aula Professora: Maria Alda Barbosa Cabreira Faculdade de Tecnologia de Garça FATEC - Garça PLANO DE ENSINO Curso: Tecnologia em Informática Gestão de Negócios Disciplina: Economia I Ano: 2009 2º Semestre TURNO CARGA HORÁRIA I Termo Vespertino 36

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA P R O G R A M A D E E N S I N O CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA:

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Disciplina: Políticas de Educação e de Saúde - 2019 Responsáveis: Marcela Pronko e

Leia mais

PUC-Rio Departamento de Economia VERSÃO 1 ECO 1404: Economia Brasileira Contemporânea I Prof. Marcelo de Paiva Abreu

PUC-Rio Departamento de Economia VERSÃO 1 ECO 1404: Economia Brasileira Contemporânea I Prof. Marcelo de Paiva Abreu 1 PUC-Rio Departamento de Economia 2012.2 VERSÃO 1 ECO 1404: Economia Brasileira Contemporânea I Prof. Marcelo de Paiva Abreu O curso está organizado cronologicamente da seguinte forma: I. Introdução:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Revisão crítica das abordagens historiográficas relativas aos temas em estudo: transição do Império para a República; natureza do regime republicano brasileiro; evolução econômica-política e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS Disciplina: Historiografia Brasileira 1. EMENTA Estudo e reflexão sobre as matrizes da historiografia brasileira relacionando-as com as principais correntes históricas; percepção dos momentos de rupturas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134856 - Sociologia do Desenvolvimento Rural Turma A Período Letivo: 2018.1 Segunda e quinta-feira, das

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

Plano de Ensino CENTRO DE ENSINO CCJE. Qualificação / link para o Currículo Lattes:

Plano de Ensino CENTRO DE ENSINO CCJE. Qualificação / link para o Currículo Lattes: Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. UNIVERSIDADE nº 91): FEDERAL DO ESPÍRITO

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003708A - Fundamentos Socioeconômicos I: Cidade e Cidadania Docente(s) Jefferson Oliveira Goulart Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas DISCIPLINA... : FSL0117 Introdução à Sociologia DEPARTAMENTO... : Sociologia/FFLCH TURMAS... : 12, 13, 21 e 24 PROFESSOR... : Alexandre Abdal (aleabdal@usp.br) OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA A disciplina

Leia mais

Caracterização da disciplina Nome da disciplina: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL

Caracterização da disciplina Nome da disciplina: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL Código da disciplina DABHQ0003-15SB Caracterização da disciplina Nome da disciplina: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária 48 horas Aula prática: x Campus: SBC Código da turma:

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2018 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Ana Claudia Andreotti A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

Observar a característica da economia de agricultura tropical; Estudar a característica da economia extrativista mineira;

Observar a característica da economia de agricultura tropical; Estudar a característica da economia extrativista mineira; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: IV CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: Formação Econômica do Brasil. NOME DO CURSO: Economia. 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

Leia mais

REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA

REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA OBJETIVOS Objetivo Geral Oportunizar ao licenciando a compreensão da realidade educacional brasileira princípios, fins, objetivos e formas de organização, relacionando-a

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESP

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESP 1 Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESP No equilíbrio entre as várias partes do livro, dei maior peso à fase que se inicia nos fins do século XIX e vai até os dias de hoje. Deliberadamente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, HUMANS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, HUMANS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, HUMANS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Tópicos Especiais em História Política: Cultura Política e Política no Brasil Republicano.

Leia mais

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto Formação espacial do Brasil Responsável: Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é tornar os alunos aptos a compreender quais são as principais explicações concorrentes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Disciplina: Política e Administração ADM 2163 Foco : Empresários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL ANEXO 1 DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS IDENTIFICAÇÃO: Disciplina (nome): Teoria Política Característica: [X] Obrigatória Período: 1º [ ] Optativa CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: _6_

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2018.1 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

Desenvolvimento econômico e social no Brasil

Desenvolvimento econômico e social no Brasil Desenvolvimento econômico e social no Brasil Responsável: Prof. Arilson Favareto Estágio docência: Carolina Galvanese e Clarissa Magalhães A ementa do curso Principais aspectos empíricos e teóricos da

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS. Geral

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS. Geral PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: História III Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 3º ano Carga Horária: 2 a/s - 80 h/a - 67

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PLANO DE ENSINO I- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Disciplina: ECOP 44 - Economia Brasileira Professores: Pedro Cezar Dutra Fonseca

Leia mais