CESSAL FACSAL RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DA FACULDADE DA CIDADE DE SANTA LUZIA - FACSAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CESSAL FACSAL RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DA FACULDADE DA CIDADE DE SANTA LUZIA - FACSAL"

Transcrição

1 2013 CESSAL FACSAL RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DA FACULDADE DA CIDADE DE SANTA LUZIA - FACSAL

2 RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA - DA FACULDADE DA CIDADE DE SANTA LUZIA I. DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome/ Código da IES: Faculdade da Cidade de Santa Luzia FACSAL / 1581 Caracterização de IES: Instituição Pública municipal estadual federal Instituição Privada com fins lucrativos sem fins lucrativos comunitária confessional Universidade Centro Universitário Faculdade ISE-CEFET Estado: Minas Gerais Composição da CPA Município: Santa Luzia Nome (assinalar com um *, o nome do coordenador da CPA) Cláudia Eliane Silveira (*) Gláucia Maria de Carvalho Cota Regina Rodrigues Sérgio Túlio Assunção José Cláudio Segmento que representa (docente, discente, técnico-administrativo, sociedade civil) Docente Docente Técnico Administrativo Discente Sociedade Civil Período de mandato da CPA: 14 de Agosto de 2013 a 14 de Agosto de 2014 Ato de designação da CPA: Fica designado como integrantes da Comissão Própria de Avaliação CPA a Professora Cláudia Eliane Silveira como Coordenadora do grupo, a Professora Gláucia Maria de Carvalho Cota como representante dos Docentes, a colaboradora Regina Rodrigues como representante Técnico Administrativo, o aluno Sérgio Túlio Assunção como representante dos Discentes e o Sr. José Cláudio como representante da Sociedade Civil de Santa Luzia.

3 II. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A auto avaliação institucional sempre foi uma prática na Faculdade da Cidade de Santa Luzia com o objetivo de embasar e corrigir falhas no Plano de Desenvolvimento Institucional. Em 2001 foi contratada uma empresa de recursos humanos que, em um dia não conhecido por direção, corpo docente e corpo discente chegava à Instituição e aplicava manualmente um questionário aos alunos presentes que avaliavam direção, coordenação de curso, corpo docente, secretaria, biblioteca e cantina.. Posteriormente, com a criação da CPA (Comissão Própria de Avaliação) foi atendida uma antiga reivindicação dos docentes e foi criado um questionário para que eles avaliassem a direção, a coordenação de curso e as turmas nas quais lecionavam. No decorrer do processo o questionário passou a ser disponibilizado nos sistemas WEB aluno e WEB professor. Utilizava-se a estratégia de que professores para lançar notas no sistema e alunos para acessa-las deviam anteriormente preencher o questionário elaborado pela CPA. Essa estratégia garantiu por muito tempo um alto índice de participação. Nas reuniões ordinárias da CPA, utilizava-se como base os requerimentos com solicitações e reclamações feitos pelos alunos na secretaria da Instituição, que depois de lidos e discutidos, geravam o encaminhamento das soluções. Em Agosto de 2013 a Faculdade da Cidade de Santa Luzia passou a fazer parte do grupo UNIESP. Foi eleita uma nova comissão de avaliação própria. A nova Comissão Própria de Avaliação da Faculdade da Cidade de Santa Luzia foi designada em Agosto de Juntamente com o coordenador geral das CPAS da Uniesp Oswaldo Drudi, elaborou o cronograma a ser seguido e o instrumento a ser utilizado, conforme especificado a seguir:

4 Cronograma de Atividades CPA/2013 Etapa Período Atividade 1ª 07/10/2013 a 11/10/2013 Envio, para conhecimento, das questões dos instrumentos de avaliação dos gestores. 2ª 30/09/2013 a 18/10/2013 i ) Sensibilização da comunidade acadêmica para seu envolvimento em todos os momentos do processo de auto avaliação institucional; ii) Reunião com representantes de turma 3ª 21/10/2013 a 08/11/2013 Aplicação do instrumento de avaliação 4 11/11/2013 a 22/11/2013 Levantamento dos dados: i) Análise dos dados da avaliação institucional; ii) Formação dos dados para divulgação 5ª Dezembro/2013 Elaboração preliminar dos relatórios e posterior envio para a Gestão Acadêmica. 6ª Janeiro/2014 Elaboração final dos relatórios após parecer da Gestão Acadêmica. 7 Fevereiro/2014 Devolutiva à comunidade Acadêmica 8ª Março/2014 i) Revisão final do relatório; ii) ii) Postagem no e-mec. 9ª Abril/2014 Início dos trabalhos da CPA de Avaliação dos Docentes e Conteúdos. 10ª Maio/2014 Aplicação dos Instrumentos de Avaliação de Docentes e Conteúdos Pedagógicos. O instrumento a ser utilizado foi elaborado em Setembro de Apesar dos alunos e professores ainda utilizarem, nessa fase de transição os sistemas WEB aluno e WEB professor, foi determinado que as questões fossem lançadas no sistema da UNIESP, juntamente com todas as demais instituições do grupo, para que os alunos acessassem o mesmo via internet e respondessem anonimamente às questões propostas. III. DESENVOLVIMENTO Após uma análise crítica da atual etapa do processo de auto avaliação, foi elaborado o quadro a seguir:

5 Ações Programadas nas Propostas Averiguar os motivos da insatisfação em relação aos laboratórios da FACSAL. Instalação e manutenção da caixa de sugestões para funcionários e alunos da FACSAL, permitindo que exponham ideias, façam críticas, identificando ou não a seu critério. Planejamento do processo de implantação do plano de carreira para docentes e técnicos administrativos. Atualização constante do acervo da Biblioteca. Ampliação dos processos de pesquisa e extensão e iniciação científica. Incentivar os docentes e discentes em uma maior participação nos processos decisórios relativos aos seus cursos. Ações Realizadas Levantamento da quantidade e qualidade dos equipamentos nos laboratórios de informática e da área de saúde. Instalação da caixa de sugestão no Hall de entrada e divulgação de sua função para toda a comunidade acadêmica. Estudo do plano de carreira a ser implantado. Solicitação aos docentes para encaminhar sugestões de aquisição de novas obras ao NDE. Escolha de um professor para coordenar a iniciação científica na FACSAL. Maior número de reuniões com os docentes e discentes. Maior abertura no processo decisório Resultados Alcançados Fragilidades Potencialidades Levantamento Substituição de pode não equipamentos já representar a ultrapassados. insatisfação. A participação da Liberdade de comunidade expressão sem ser acadêmica foi identificado. pequena. Maior motivação ao Lentidão do corpo docente e processo. técnicos administrativos. Falta de Atender a demanda participação dos da comunidade docentes. acadêmica. Cultura da Difusão dos comunidade conhecimentos acadêmica em desenvolvidos pouca dentro da FACSAL. participação. Processos Maior satisfação às decisórios mais necessidades dos lentes. docentes e discentes.

6 A Avaliação Foi feita a sensibilização da comunidade acadêmica e ocorreu a abertura do instrumento no sistema que ficou disponível para acesso no período de 21/10/2013 a 08/11/2013. Os dados obtidos demonstraram que: Resultados do questionário respondido pelo corpo docente: Na dimensão 1 (missão institucional), os resultados foram satisfatórios com respostas concentradas em excelente e muito bom. A grande maioria demonstrou ter conhecimento e aprovar o PDI, seus objetivos e finalidades. As ações da Instituição em consonância com o PDI também foram consideradas satisfatórias. Apenas no quesito ações da Instituição em relação entre ensino, pesquisa e extensão as respostas concentraram-se em muito bom e suficiente, mas com 26,09% de repostas na alternativa insuficiente. Na dimensão 2 ( política para o ensino, pesquisa e extensão ), Os quesitos empenho do coordenador do curso no desenvolvimento e qualidade do curso, soluções do coordenador do curso para os problemas surgidos e disponibilidade para atendimento a alunos e docentes, foram classificados como excelente e muito bom. Nos quesitos relacionados ao PPC, aos eventos científicos e ao TCC as respostas concentraram-se em excelente, muito bom e suficiente. Nas questões relativas à avaliação das turmas nas quais lecionam os docentes concentraram suas respostas nas alternativas muito bom e suficiente. A alternativa insuficiente variou entre 4,35 % e 13,04%. Na dimensão 3 ( responsabilidade social ), as respostas dos docentes concentraramse em muito bom e suficiente. Na dimensão 4 (comunicação com a sociedade) apesar das respostas concentraremse em muito bom e suficiente, ocorreu um índice que variou entre 13,04 e 21,74 % na alternativa insuficiente. Na dimensão 5 (políticas de pessoal), em relação às condições de trabalho e de crescimento profissional as respostas se concentraram nas alternativas muito bom e

7 suficiente. Já no quesito critérios para progressão funcional ocorreu um alto índice de respostas nas alternativas insuficiente (30,43%) e sem opinião (21,74% ). Na dimensão 6 (organização e gestão institucional) as respostas concentraram-se nas alternativas excelente e muito bom. Na dimensão 7 (infraestrutura) as respostas concentraram-se nas alternativas muito bom e suficiente, exceto no quesito laboratórios de informática e recursos multimídia, que obtiveram um índice considerável de respostas na alternativa insuficiente Na dimensão 8 (planejamento e avaliação) as respostas concentraram-se nas alternativas muito bom e suficiente. Na dimensão 10 (sustentabilidade financeira), 44% das respostas concentraram-se nas alternativas muito bom e suficiente, entretanto, 43,48% dos entrevistados optou pela alternativa sem opinião. Resultados do questionário aplicado ao corpo técnico administrativo: Na dimensão 1 (missão institucional) as respostas se concentraram na alternativa muito bom, que em todos os quesitos com índices que variaram entre 45,45% e 54,55%. Na dimensão 3 (responsabilidade social) acima de 54% das respostas concentraram-se na alternativa muito bom. A alternativa suficiente obteve índices que variaram entre 18,18 e 36,36%. Na dimensão 4 ( comunicação com a sociedade ), a alternativa muito bom obteve índices que variaram entre 45,45 e 63,64%. Na dimensão 5 (políticas de pessoal), no quesito condições de trabalho as alternativas muito bom e suficiente somaram 88% das respostas. O número de funcionários técnico administrativos e a oportunidade de crescimento profissional foram considerados apenas suficientes. Na dimensão 6 (organização e gestão institucional), nas duas perguntas feitas as respostas se concentraram nas alternativas excelente e muito bom. Na dimensão 7 (infraestrutura) as respostas concentraram-se na alternativa suficiente, exceto no quesito serviços da biblioteca que obteve 44,44% de votos na alternativa excelente e 22,22% na alternativa muito bom.

8 Na dimensão 8 (planejamento e avaliação) as respostas concentraram-se nas alternativas muito bom e excelente. Na dimensão 10 (sustentabilidade financeira) as respostas dividiram-se proporcionalmente nas alternativas excelente, muito bom e suficiente. Resultados do questionário aplicado ao corpo discente: Inicialmente é preciso considerar que houve uma queda significativa da participação do corpo discente na pesquisa em relação aos anos anteriores, que, em parte pode ser explicada pela novidade representada pelo sistema unificado do grupo UNIESP. Além disso, o fato dos alunos continuarem a utilizar o sistema WEB aluno internamente provocou uma acomodação, o que dificultou seu interesse em acessar o sistema UNIESP. Em relação aos resultados propriamente ditos podemos afirmar que: Na dimensão 1 (missão institucional) em relação ao conhecimento do PDI, seus objetivos e finalidades, as respostas dividiram-se nas alternativas muito bom (33, 33%), insuficiente (33, 33%) e péssimo (33,33%). O que refletiu é óbvio, no quesito ações institucional em consonância com o PDI. Na dimensão 2 (a política para o ensino, pesquisa e extensão), o empenho do coordenador do curso obteve 20% de respostas na alternativa excelente e 40% na alternativa suficiente. No quesito solução de problemas o percentual manteve-se o mesmo. Em relação à disponibilidade para o atendimento as respostas dividiram-se em excelente (40%), muito bom (20%) e suficiente (20%). O grau de satisfação em relação ao curso variou entre excelente (20%), muito bom (20%) e suficiente (40%). No quesito avaliação do PPC, 40% dos alunos optou pela alternativa muito boa, 40% pela alternativa suficiente e 20% declaram-se sem opinião. Não ocorreu nenhuma resposta nas alternativas insuficiente e péssima. Na dimensão3 (responsabilidade social), 60% dos alunos declararam como péssima a política de concessão de PROUNI e FIES. Isso se explica pelo fato que com a transição para o grupo UNIESP os alunos esperavam o aumento do número de bolsas desses programas, o que foi impedido pelo Ministério da Educação.

9 Na dimensão 4 (a comunicação com a sociedade) 40% dos alunos avaliaram-na como insuficiente. Na dimensão 6 (organização e gestão institucional, as respostas às questões propostas dividiram-se entre muito bom, suficiente e sem opinião. Na dimensão 7 (infraestrutura), a facilidade de acesso foi considerada péssima. Por outro lado a conservação do ambiente pode ser considerada suficiente e o funcionamento da biblioteca foi bem avaliado. Na dimensão 9 (atendimento ao estudante), o quesito funcionamento da secretaria obteve 20% das respostas na alternativa excelente, 40% na alternativa suficiente e 40% na alternativa péssimo. A divulgação das vagas de estágio foi considerada insuficiente. No aspecto desempenho docente e disciplinas do curso, no quesito apresentação e aplicação do plano de ensino, 40% dos docentes marcaram a alternativa muito bom e 40% suficiente. Na questão a respeito do domínio de conteúdo e didática dos professores em sala de aula, as respostas dividiram-se em excelente (20%), muito bom (40%) e suficiente (40%). Nenhum membro do corpo docente assinalou as alternativas insuficiente, péssimo e sem opinião. A relação entre corpo docente e discente pode ser apontada como outro ponto forte da instituição. Nesse quesito, 40% dos alunos consideraram como excelente, 40% como muito bom e 20% como suficiente. Mais uma vez ninguém assinalou as alternativas insuficiente, péssimo ou sem opinião. A assiduidade dos professores concentrou 80% das respostas nas alternativas excelente e muito bom e, no quesito aplicação de elementos diversificados de avaliação, as respostas dividiram-se em 20% (excelente), 20% (muito bom) e 40% suficiente. No item auto avaliação os discentes concentraram suas repostas nos quesitos assiduidade e pontualidade nas alternativas excelente e muito boa. Já no quesito desempenho em sala de aula, 80% dos alunos assinalaram a alternativa muito boa e 20% a alternativa suficiente. No quesito comportamento em sala de aula as respostas também se concentraram nas alternativas: excelente e muito bom. Entretanto, no quesito horas de estudo semanais fora da faculdade, 80% consideraram apenas suficientes. O que se explica pelo fato do corpo discente ser formado em sua maioria por alunos trabalhadores.

10 Tabulação dos Resultados Dimensão 1 - Missão Institucional Professores, técnicos administrativos, alunos: 1. Como você classifica o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade? Excelente 0,00% 9,09% 21,74% Muito Bom 33,33% 45,45% 43,48% Suficiente 0,00% 9,09% 8,70% Insuficiente 33,33% 0,00% 8,70% Péssimo 33,33% 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 36,36% 17,39% 2. Como você classifica a formulação dos objetivos e finalidades do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição? Excelente 0,00% 9,09% 17,39% Muito Bom 33,33% 45,45% 43,48% Suficiente 0,00% 9,09% 13,04% Insuficiente 33,33% 0,00% 8,70% Péssimo 33,33% 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 36,36% 17,39% 3. Como você classifica as ações praticadas pela Instituição no PDI em consonância com o proposto em sua missão institucional? Excelente 0,00% 0,00% 17,39% Muito Bom 0,00% 54,45% 34,78% Suficiente 33,33% 9,09% 21,74% Insuficiente 33,33% 0,00% 8,70% Péssimo 33,33% 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 36,36% 17,39%

11 4. Como você classifica as ações praticadas pela Instituição na relação entre ensino, pesquisa e extensão? Excelente 0,00% 18,18% 4,35% Muito Bom 0,00% 45,45% 21,74% Suficiente 33,33% 9,09% 30,43% Insuficiente 66,67% 9,09% 26,09% Péssimo 0,00% 0,00% 8,70% Sem Opinião 0,00% 18,18% 8,70% Dimensão 2 - A política para o ensino, pesquisa e extensão. (TCC, Semana de Curso, Interdisciplinar e outros) Coordenador de Curso: Professores e alunos (graduação) de cada curso: 1. Como pode ser avaliado o empenho do coordenador no desenvolvimento e na qualidade do curso no processo de pesquisa e extensão? Alunos Professores Excelente 20,00% 17,39% Muito Bom 0,00% 52,17% Suficiente 40,00% 17,39% Insuficiente 20,00% 4,35% Péssimo 20,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 8,70%

12 2. Como você considera as propostas de soluções do coordenador para os problemas surgidos no curso? Alunos Professores Excelente 20,00% 43,48% Muito Bom 0,00% 34,78% Suficiente 40,00% 17,39% Insuficiente 20,00% 0,00% Péssimo 20,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 4,35% 3. Relacionamento do coordenador com os alunos e disponibilidade para o atendimento podem ser avaliados de que forma? Alunos Professores Excelente 40,00% 60,87% Muito Bom 20,00% 30,43% Suficiente 20,00% 4,35% Insuficiente 0,00% 0,00% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 4,35% Curso Professores e alunos (graduação) de cada curso: 1. Qual seu grau de satisfação quanto ao curso estar correspondendo às suas expectativas para a futura atuação no mercado de trabalho? Alunos Professores Excelente 20,00% 34,78% Muito Bom 20,00% 43,48% Suficiente 60,00% 21,74% Insuficiente 0,00% 0,00% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 0,00%

13 2. Como você avalia o curso em relação às atividades de aplicação prática dos conteúdos estudados? Alunos Professores Excelente 20,00% 34,78% Muito Bom 20,00% 30,43% Suficiente 20,00% 21,74% Insuficiente 40,00% 8,07% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 4,35% 3. Como você avalia plano o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)? Alunos Professores Excelente 0,00% 34,43% Muito Bom 40,00% 34,78% Suficiente 40,00% 21,74% Insuficiente 0,00% 0,00% Péssimo 0,00% 4,35% Sem Opinião 20,00% 8,70% Desempenho Docente e Disciplinas do Curso (graduação): Alunos de graduação e professor de cada disciplina avaliada. 1. Como avalia a apresentação e aplicação do plano de ensino da disciplina? Alunos Excelente 0,00% Muito Bom 40,00% Suficiente 40,00% Insuficiente 20,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 00,00%

14 2. Como você avalia os professores quanto ao domínio do conteúdo e a didática em sala de aula? Alunos Excelente 20,00% Muito Bom 40,00% Suficiente 40,00% Insuficiente 00,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 00,00% 3. Como você avalia a relação professor-aluno? Alunos Excelente 40,00% Muito Bom 40,00% Suficiente 20,00% Insuficiente 0,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00% 4. Como você avalia a pontualidade e assiduidade dos professores? Alunos Excelente 20,00% Muito Bom 60,00% Suficiente 0,00% Insuficiente 20,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00%

15 5. Como você avalia a utilização dos instrumentos diversificados de avaliação, tais como provas, trabalhos, seminários e outros? Alunos Excelente 20,00% Muito Bom 20,00% Suficiente 60,00% Insuficiente 0,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00% O espaço abaixo é destinado a sugestões e criticas Pesquisa: Professores, alunos (graduação) e técnicos administrativos: 1. Como você avalia os eventos científicos na Faculdade (semana acadêmica, atividades interdisciplinares, TCC e outros)? Professores Excelente 8,70% Muito Bom 39,13% Suficiente 21,74% Insuficiente 17,39% Péssimo 4,35% Sem Opinião 8,7%

16 2. Como você avalia os meios de divulgação das atividades. (Site, TV, Mural, etc.)? Professores Excelente 4,35% Muito Bom 34,78% Suficiente 43,48% Insuficiente 8,70% Péssimo 8,70% Sem Opinião 0,00% 3. Como você avalia a relação entre professores, orientadores e alunos interessados em desenvolver projetos de conclusão de curso (TCC)? Professores Excelente 34,78% Muito Bom 21,74% Suficiente 21,74% Insuficiente 8,70% Péssimo 4,35% Sem Opinião 8,70% 2.5 Auto Avaliação: (NOVO) Alunos (graduação): 1. Avalie sua assiduidade Aluno Excelente 20,00% Muito Bom 60,00% Suficiente 20,00% Insuficiente 0,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00%

17 2. E sua pontualidade? Aluno Excelente 60,00% Muito Bom 40,00% Suficiente 0,00% Insuficiente 0,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00% 3. Quantas horas você dedica aos estudos fora da faculdade: (excelente = 10 horas diárias e péssimo = 1 hora diária) Aluno Excelente 0,00% Muito Bom 20,00% Suficiente 80,00% Insuficiente 0,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00% 4. Avalie seu comportamento em sala de aula: Aluno Excelente 40,00% Muito Bom 60,00% Suficiente 0,00% Insuficiente 0,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00%

18 5. E o comportamento de sua turma: Aluno Excelente 20,00% Muito Bom 40,00% Suficiente 40,00% Insuficiente 0,00% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00% 2.6 Professor avalia a Turma em que leciona (NOVO) Obs. Nesse caso será apresentado ao professor as turmas nas quais ele leciona. 1. Avalie o desempenho da turma: Professores Excelente 4,35% Muito Bom 56,52% Suficiente 26,09% Insuficiente 13,04% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00% 2-. Avalie o comportamento de sua turma: Professores Excelente 8,70% Muito Bom 60,87% Suficiente 26,09% Insuficiente 4,35% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00%

19 3. Avalie a pontualidade da turma: Professores Excelente 8,70% Muito Bom 43,48% Suficiente 34,78% Insuficiente 13,04% Péssimo 0,00% Sem Opinião 0,00% Dimensão 3: Responsabilidade Social Professores, alunos (graduação) e técnicos administrativos: 1. Como você avalia o favorecimento das ações relativas à responsabilidade social e a inclusão e permanência de estudantes em situação econômica desfavorecida na faculdade (PROUNI, FIES, bolsas e escola da família, dentre outros)? Excelente 0,00% 9,09% 4,35% Muito Bom 20,00% 54,55% 39,13% Suficiente 0,00% 18,18% 34,78% Insuficiente 0,00% 18,18% 13,04% Péssimo 60,00% 0,00% 0,00% Sem Opinião 20,00% 0,00% 8,70%

20 2. Como você avalia a política institucional em relação ao favorecimento de inclusão de pessoas com necessidades especiais? Excelente 0,00% 0,00% 13,04% Muito Bom 20,00% 54,55% 43,78% Suficiente 20,00% 36,36% 17,39% Insuficiente 40,00% 0,00% 13,04% Péssimo 20,00% 9,09% 0,00% Sem Opinião 0,00% 0,00% 13,04% Dimensão 4: A comunicação com a sociedade Professores, alunos (graduação) e técnicos administrativos: 1. Como avalia o acesso da comunidade externa às atividades desenvolvidas pela Instituição (Site, TV UNIESP, Mural, etc.)? Excelente 0,00% 9,09% 0,00% Muito Bom 20,00% 45,45% 30,43% Suficiente 0,00% 9,09% 30,43% Insuficiente 40,00% 18,18% 13,04% Péssimo 40,00% 0,00% 8,70% Sem Opinião 0,00% 18,18% 17,39% 2. Como você classifica os sistemas de informação da Faculdade (Site, TV UNIESP, Mural, etc.)? Excelente 0,00% 9,09% 0,00% Muito Bom 0,00% 63,64% 39,13% Suficiente 20,00% 0,00% 17,39% Insuficiente 40,00% 9,09% 21,74% Péssimo 40,00% 0,00% 8,70% Sem Opinião 0,00% 18,18% 13,04%

21 Dimensão 5: Políticas de Pessoal Professores e técnicos administrativos: 1. Como você avalia as condições de trabalho oferecidas pela FACULDADE? Técnico Professores Administrativo Excelente 11,11% 8,70% Muito Bom 44,44% 39,13% Suficiente 44,44% 34,78% Insuficiente 0,00% 17,39% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 0,00% 2. Como você avalia o número de técnico-administrativos que atendem a Faculdade? Técnico Professores Administrativo Excelente 11,11% 4,35% Muito Bom 22,22% 43,48% Suficiente 66,67% 26,09% Insuficiente 0,00% 26,09% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 0,00%

22 3. Como você avalia a possibilidade de crescimento profissional dos colaboradores na Faculdade? Técnico Professores Administrativo Excelente 22,22% 13,04% Muito Bom 22,22% 34,78% Suficiente 44,44% 21,74% Insuficiente 0,00% 17,39% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 11,11% 13,04% 4. Como você avalia os critérios para a Progressão Funcional? Técnico Professores Administrativo Excelente 22,22% 4,35% Muito Bom 33,33% 17,39% Suficiente 33,33% 26,09% Insuficiente 0,00% 30,43% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 11,11% 21,74% Dimensão 6: Organização e gestão institucional Professores, alunos (graduação) e técnicos administrativos: 1. Como você avalia as ações (acadêmicas e administrativas) da direção da Faculdade? Excelente 0,00% 11,11% 21,74% Muito Bom 20,00% 55,56% 34,78% Suficiente 40,00% 33,33% 13,04% Insuficiente 40,00% 0,00% 21,74% Péssimo 0,00% 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 0,00% 8,70%

23 2. Como você avalia a participação da direção resolução de conflitos? Excelente 0,00% 22,22% 26,09% Muito Bom 20,00% 44,44% 34,78% Suficiente 20,00% 33,33% 17,39% Insuficiente 0,00% 0,00% 13,04% Péssimo 20,00% 0,00% 0,00% Sem Opinião 40,00% 0,00% 8,70% Dimensão 7: Infraestrutura Professores, alunos (graduação e pós-graduação presencial) e técnicos administrativos: 1. Como você avalia a adequação das condições de facilidade de acesso e segurança? Excelente 0,00% 11,11% 13,64% Muito Bom 0,00% 22,22% 27,27% Suficiente 20,00% 22,22% 40,91% Insuficiente 20,00% 44,44% 9,09% Péssimo 60,00% 0,00% 9,09% Sem Opinião 0,00% 0,00% 0,00% 2. Como você avalia a manutenção e conservação das instalações físicas de sua instituição? Excelente 0,00% 11,11% 9,09% Muito Bom 0,00% 44,44% 50,00% Suficiente 20,00% 33,33% 22,73% Insuficiente 0,00% 11,11% 13,64% Péssimo 80,00% 0,00% 4,55% Sem Opinião 0,00% 0,00% 0,00%

24 3. Como você avalia as instalações e serviços da cantina? Excelente 0,00% 0,00% 13,64% Muito Bom 20,00% 22,22% 40,91% Suficiente 0,00% 44,44% 18,18% Insuficiente 0,00% 22,22% 27,27% Péssimo 60,00% 0,00% 4,55% Sem Opinião 20,00% 11,11% 0,00% 4. Como você avalia o ambiente para as aulas quanto à acústica, luminosidade, ventilação e conservação? Técnico Professores Administrativo Excelente 11,11% 9,09% Muito Bom 33,33% 27,27% Suficiente 44,44% 31,85% Insuficiente 11,11% 31,82% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 0,00% 0,00% 5. Como você avalia os equipamentos dos laboratórios de informática? Excelente 0,00% 0,00% 9,09% Muito Bom 0,00% 33,33% 31,82% Suficiente 0,00% 66,67% 13,64% Insuficiente 40,00% 0,00% 22,73% Péssimo 60,00% 0,00% 9,09% Sem Opinião 0,00% 0,00% 13,64%

25 6. Como você avalia os recursos instrucionais (TV, vídeo, DVD, retroprojetor, multimídia)? Excelente 0,00% 0,00% 4,55% Muito Bom 0,00% 33,33% 22,73% Suficiente 20,00% 44,44% 9,09% Insuficiente 20,00% 22,22% 45,45% Péssimo 40,00% 0,00% 18,18% Sem Opinião 20,00% 0,00% 0,00% 7. Como você avalia o serviço de biblioteca? Excelente 40,00% 44,44% 13,64% Muito Bom 20,00% 22,22% 45,45% Suficiente 40,00% 22,22% 22,73% Insuficiente 0,00% 11,11% 4,55% Péssimo 0,00% 0,00% 4,55% Sem Opinião 0,00% 0,00% 9,09% Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Professores e técnicos administrativos: 1. Como você avalia a divulgação dos processo de avaliação? Técnico Professores Administrativo Excelente 11,11% 13,04% Muito Bom 55,56% 47,83% Suficiente 22,22% 26,09% Insuficiente 0,00% 8,70% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 11,11% 4,35%

26 2. Como você avalia disponibilização na pagina da Instituição links com informações sobre a CPA e uma chamada a participação no processo? Técnico Professores Administrativo Excelente 22,22% 8,70% Muito Bom 44,44% 39,13% Suficiente 22,22% 26,09% Insuficiente 0,00% 8,70% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 11,11% 17,39% Dimensão 9 : Atendimento ao estudante Alunos: 1. Avalie a divulgação vagas de estágio: Alunos Excelente 0,00% Muito Bom 0,00% Suficiente 0,00% Insuficiente 40,00% Péssimo 60,00% Sem Opinião 0,00% 2. Avalie o funcionamento da Secretaria: Alunos Excelente 20,00% Muito Bom 0,00% Suficiente 40,00% Insuficiente 0,00% Péssimo 40,00% Sem Opinião 0,00%

27 3. Avalie o programa de Apoio Psicopedagógico: Alunos Excelente 0,00% Muito Bom 0,00% Suficiente 0,00% Insuficiente 40,00% Péssimo 20,00% Sem Opinião 40,00% 4. Avalie o acesso aos programas de Nivelamento: Alunos Excelente 0,00% Muito Bom 0,00% Suficiente 20,00% Insuficiente 20,00% Péssimo 40,00% Sem Opinião 20,00% Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira Professores e técnicos administrativos. 1. Como você avalia a sustentabilidade financeira da Faculdade? Técnico Professores Administrativo Excelente 22,22% 8,70% Muito Bom 33,33% 21,74% Suficiente 22,22% 21,74% Insuficiente 0,00% 4,35% Péssimo 0,00% 0,00% Sem Opinião 22,22% 43,48%

28 Aspectos demográficos (ALUNOS) 1)-Sexo Alunos Masculino 40,00% Feminino 60,00% 2)-Estado Civil Alunos Casado 60,00% Solteiro 40,00% Divorciado 0,00% Outros 0,00% 3-)Situação Profissional Alunos Desempregado 0,00% Empregado Formal 100,00% Dono do Próprio Negócio 0,00% Estagiário 0,00% 4)- O imóvel onde você mora é: Alunos Próprio 20,00% Alugado 80,00% Mora com os Pais 0,00% 5)-Quantas pessoas moram com você: Alunos De 1 a 4 80,00% De 5 a 8 20,00% Mais de 8 0,00%

29 6)-Renda: Alunos De 1 a 5 Salários Mínimos 100,00% De 5 a 10 Salários Mínimos 0,00% Acima de 10 Salários Mínimos 0,00% IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O processo só será concluído em Maio de Porém, podemos apontar que o corpo docente sinaliza necessidade de maior investimento em extensão e pesquisa e no quesito progressão funcional. O corpo técnico-administrativo também apontou a necessidade de modificações no quesito progressão funcional O corpo discente apontou um grande índice de desconhecimento do PDI. Portanto, uma das ações da Instituição em 2014 deve ser a divulgação efetiva desse documento entre os alunos. Os alunos, da mesma forma que os docentes, demonstraram insatisfação no quesito extensão e pesquisa, o que nos leva a concluir que a Instituição necessita urgentemente investir no setor de extensão e pesquisa. A política de concessão de PROUNI e FIES precisa ser intensificada. Com a transição para o grupo UNIESP os alunos esperavam o aumento do número de bolsas desses programas, o que foi impedido pelo Ministério da Educação. Corpos discentes e docentes apontaram para a necessidade de intensificar a comunicação com a sociedade. É preciso destacar também que os pontos fortes dessa instituição de ensino concentram-se no processo ensino-aprendizagem, uma vez que, como foi mencionado acima : No aspecto desempenho docente e disciplinas do curso, no quesito apresentação e aplicação do plano de ensino, 40% dos docentes marcaram a alternativa muito bom e 40% suficiente.na questão a respeito do domínio de conteúdo e didática dos professores em sala de aula, as respostas dividiram-se em excelente (20%), muito bom (40%) e suficiente (40%). Nenhum membro do corpo docente assinalou as alternativas insuficiente, péssimo e sem opinião. A relação entre corpo docente e discente pode ser apontada como outro ponto forte da instituição. Nesse quesito 40% dos alunos

30 consideraram como excelente, 40% como muito bom e 20% como suficiente. Mais uma vez ninguém assinalou as alternativas insuficiente, péssimo ou sem opinião. A assiduidade dos professores concentrou 80% das respostas nas alternativas excelente e muito bom. Ações a serem desenvolvidas o Divulgação do PDI junto ao corpo discente. De março a junho de 2014 a instituição irá providenciar uma melhor divulgação por meio do sitio da FACSAL e pela mídia interna, incluindo cartazes, painel multimídia do hall de entrada e reunião com líderes de turma. o Progressão Funcional: O plano de carreira já está em desenvolvimento pelo RH, com seus parâmetros base já definidos. o Extensão e Pesquisa. A instituição já iniciou o processo de enquadramento de um professor responsável para a iniciação científica. Vários projetos de extensão apresentados pelos professores já estão em análise para aprovação e verificação de custos.

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais

RELATO INSTITUCIONAL

RELATO INSTITUCIONAL FACULDADE IEDUCARE - FIED COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA RELATO INSTITUCIONAL 2014-2016 Tianguá-CE Março 2016 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATO INSTITUCIONAL 2014-2016 Tianguá-CE Março 2016

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO F ACULD ADE DE GU AR AR APES Autorizada pela Portaria MEC nª. 993 de 17.05.2001 - DOU 98-E de 22.05.2001 Entidade Mantenedora: INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CNPJ: 63.083.869/0005-90 RELATÓRIO

Leia mais

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Aparecida - SEMAR

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Aparecida - SEMAR A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Aparecida - SEMAR RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO CPA Sertãozinho 2012/13 Nome da Instituição A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora

Leia mais

FACULDADE SANTA EMÍLIA DE RODAT/JOÃO PESSOA-PB

FACULDADE SANTA EMÍLIA DE RODAT/JOÃO PESSOA-PB FACULDADE SANTA EMÍLIA DE RODAT/JOÃO PESSOA-PB Portaria Ministerial nº 268, de 11 de junho de 1958, publicada no Diário Oficial da União em 11 de julho de 1958 e reconhecimento pelo Decreto nº 236, de

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOCENTE SÃO LUÍS 2012 1. INTRODUÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional PDI do Instituto

Leia mais

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Gláucia Cristina Negreiros Silva Fonseca Representante do corpo técnicoadministrativo e Coordenadora da Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU

RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU Rua Rio Preto, 422 Centro UNAÍ MG CEP: 38.610-000 TELEFAX: (38) 3676 6222. Home Page: e-mail:factu@factu.br INTEGRANTES

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Instituto Paulista de Ensino FIPEN CPA - Comissão Própria de Avaliação RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Dezembro/2014 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 A O PROCESSO DE AUTO AVALIACÃO... 6 B - DIMENSÕES... 7 1.

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e avaliação Fragilidades Melhorar as reuniões da CPA e reestruturar

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior 72 73 No que concerne na autoavaliação para o ensino, pesquisa, a pós-graduação e a extensão, os dados apontam a satisfação para as questões da dimensão 2. Com exceção, do nível de formação dos alunos

Leia mais

APÊNDICE A Questionários Aplicados

APÊNDICE A Questionários Aplicados APÊNDICE A Questionários Aplicados CPA Comissão Própria de Avaliação 60 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 PESQUISA REALIZADA JUNTO AOS PROFESSORES

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 PESQUISA REALIZADA JUNTO AOS PROFESSORES RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 011 PESQUISA REALIZADA JUNTO AOS PROFESSORES DEZEMBRO DE 011 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada com fins lucrativos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 COMISSÃO PROPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 São Luis- MA 2011 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA - 2011 Programa de sensibilização de discente, coordenadores

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que?

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que? ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CCSH Questão Geral 1.1 Como você percebe a utilização dos resultados da autoavaliação como subsídio à revisão, proposição e implementação das ações

Leia mais

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Unidade Guarapari BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Você sabe o que é CPA? CPA Comissão Própria de Avaliação - é uma comissão de Autoavaliação que tem o objetivo de coordenar e articular o processo interno de

Leia mais

RESULTADOS AVIN FACULDADE PERUÍBE Elaboração coordenação CPA: Profa. Msc. Indira Coelho de Souza

RESULTADOS AVIN FACULDADE PERUÍBE Elaboração coordenação CPA: Profa. Msc. Indira Coelho de Souza RESULTADOS AVIN 2016 - FACULDADE PERUÍBE Elaboração coordenação CPA: Profa. Msc. Indira Coelho de Souza OBJETIVO: A Comissão Própria de Avaliação é um órgão de natureza consultiva e deliberativa com a

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES 2014 / 1 1. Sobre a Avaliação Institucional A LDB (Lei de Diretrizes e Bases 9394/96) consolidou como pilar essencial da educação superior, a necessidade dos processos de avaliação,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão das

Leia mais

IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP

IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL R.A.I. Documento elaborado pelos membros da CPA FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS,

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação 1 Publicização dos resultados no sítio

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI

BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI 1. Apresentação A FACCI aplicou, entre agosto e setembro de 2010, uma pesquisa de

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL)

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) RICARDO SILVA CARDOSO PRESIDENTE LOREINE HERMIDA

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2009.1 CORPO DOCENTE 2009.1 Auto-avaliação docente - 2009.1 Pontualidade no início e término das aulas 14,29% 28,57% Compatibilidade

Leia mais

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX RELATÓRIO AVALIAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA PERÍODO 2015 TABELA 1 Adesão de docentes e discentes na avaliação 2015

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS BELÉM RELATÓRIO PARCIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional I AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1.1 Natureza A avaliação institucional da Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ

Leia mais

FATEP Faculdade Pentágono

FATEP Faculdade Pentágono mantida pelo Instituto Pentágono de Ensino Superior. RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO 2012 I. DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome/ Código da IES - Faculdade Tecnologia Pentágono - 3978 Caracterização da IES: Particular,

Leia mais

FACISAS Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Sinop

FACISAS Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Sinop UNIC Educacional LTDA FACISAS Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Sinop RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL R.A.I. Documento elaborado pelos membros da CPA FACISAS Faculdade de Ciências Sociais

Leia mais

Relatório Parcial Comissão Própria de Avaliação 2015

Relatório Parcial Comissão Própria de Avaliação 2015 Relatório Parcial Comissão Própria de Avaliação 15 Infraestrutura - DISCENTES Quadro 1. Questões respondidas pelos discentes em relação à estrutura da Instituição QUESTÕES ITEM AVALIADO 1 Espaço físico

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE NUTRIÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALUNO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE NUTRIÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALUNO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE NUTRIÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALUNO PERÍODO: 7 A 16 DE JULHO DE 2010 (DURANTE A MATRÍCULA) LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA FACULDADE DE

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 1 Plano de de Melhorias

Leia mais

Questionário para auto avaliação institucional CPA FCE

Questionário para auto avaliação institucional CPA FCE Questionário para auto avaliação institucional CPA FCE A CPA agradece sua participação no processo de auto avaliação Institucional e informa que serão respeitados os princípios de confidencialidade de

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO PERÍODO: 7 A 16 DE JULHO DE 2010 (DURANTE A MATRÍCULA) LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA FACULDADE DE

Leia mais

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Comissão INSTITUTO FEDERAL Farroupilha Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Núcleo São Borja Anelise Silva Cruz Deise Busnelo Prestes Roos Éderson Tavares dos Santos Renilza Carneiro Disconci Sabrina

Leia mais

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INTERNA CPA REGULAMENTO INTERNO CPA/IESRN A

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CURSO DE FISIOTERAPIA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CURSO DE FISIOTERAPIA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CURSO DE FISIOTERAPIA No Curso de Fisioterapia, tanto o Enade quanto o Enem assumem lugar de destaque, já que a primeira verificará o nível de formação dos egressos do Curso,

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Administração Resultado da Avaliação do Curso Corpo

Leia mais

Relatório da Avaliação pela CPA

Relatório da Avaliação pela CPA FACULDADES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO VALE DO JURUENA E INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA de novembro Relatório da Avaliação pela CPA 00 Visando atender a abrangência necessária

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Engenharia de Minas Araxá Resultado da Avaliação

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA AVALIAÇÃO DO CEFET-RJ PELOS DISCENTES -2013/2 A avaliação das Instituições de Educação Superior tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da Instituição como

Leia mais

Avaliação Institucional Docentes

Avaliação Institucional Docentes Avaliação Institucional Docentes A avaliação é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, a Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Leia mais

Período de avaliação: 2015 Ato de designação da CPA: Portaria DG 002/2014

Período de avaliação: 2015 Ato de designação da CPA: Portaria DG 002/2014 Dados da Instituição FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM Código: 508 Faculdade privada sem fins lucrativos Estado: Minas Gerais Município: Itajubá Composição da CPA Vladas

Leia mais

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS Dispõe sobre a oferta de atividades de Monitoria no curso de graduação da Faculdade Processus e dá outras providências.

Leia mais

Visualização Completa do Questionários

Visualização Completa do Questionários Visualização Completa do Questionários Informações do Questionário Programa Autoavaliação Institucional UFSM 2016 Questionário Questões Gerais Descrição do Programa A ção do instrumento de autoavaliação

Leia mais

Questões Nota % DE NOTAS 4 e 5

Questões Nota % DE NOTAS 4 e 5 O conhecimento adquirido no curso com relação às suas necessidades profissionais (as suas necessidades profissionais foram atendidas com o conhecimento adquirido? Pontue de 1 a 5) 1 - Um - Fraco - 12 (2.19%)

Leia mais

E I X O S

E I X O S 0011 0010 1010 1101 0001 0100 1011 5 E I X O S 10 dimensões 5 eixos 8- Planejamento e Avaliação. 1- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional. 0011 3- Responsabilidade 0010 1010 1101 Social 0001

Leia mais

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação?

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? Na Unidade Des. sei/ se Pós- Co você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? 90,06% 6,63% 2,76% 0,55% Possuir currículos interdisciplinares,

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional PROGRAMA DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA- INSTITUCIONAL I. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL A avaliação institucional da Faculdade Presbiteriana

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO DE ZOOTECNIA CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena Batistelli

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES 2015/1

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES 2015/1 Em resposta ao Of. Circular Nº 170/2014, da Secretaria de

Leia mais

FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA RESUMO / RELATÓRIO FINAL 2011/2012

FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA RESUMO / RELATÓRIO FINAL 2011/2012 FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA RESUMO / RELATÓRIO FINAL 2011/2012 AS DIMENSÕES PROPOSTAS PELO SINAES DIMENSÃO 1 MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 FACULDADE AMADEUS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 ORGANIZAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE AMADEUS - CPA REPRESENTANTES Presidente: Eduardo de Andrade Gonçalves Vice-presidente:

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Faculdade de Direito da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista Comissão Própria de Avaliação (CPA) PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAP 2016 1. Introdução Desde 2004, a avaliação interna da Instituição Dom Bosco de Ensino e Cultura Ltda. está sob as normas do Sistema Nacional de Avaliação dos

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA RELATÓRIO PARCIAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA PERÍODO DE REFERÊNCIA: 2015 SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Leia mais

1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores

1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores 1.1. ANÁLISE DOS DADOS 1.1.1. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores O questionário aplicado na Avaliação Interna passou por algumas atualizações em 2013, o

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- CAL/2009

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- CAL/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- CAL/2009 SUBCOMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CAL Santa Maria, Janeiro de 2010 1 UNIVERSIDADE

Leia mais

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO OBJETIVO ENSINO SUPERIOR INSTITUTO SALVADOR DE ENSINO E CULTURA RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS PERÍODO DE 2016 SALVADOR/ BA 2016 COMISSÃO

Leia mais

FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTES Barretos, Março 2010 RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATOR: Prof. Dr. Rodrigo Ruiz Sanches

Leia mais

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL EIXO 1 DIMENSÃO 8 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 1 O plano de desenvolvimento do instituto PDI ( http://www.ufopa.edu.br/arquivo/portarias/2015/pdi20122016.pdf/view ) faz referência a todos os processos internos

Leia mais

Comissão para estabelecer indicadores de avaliação de disciplinas feita por discentes

Comissão para estabelecer indicadores de avaliação de disciplinas feita por discentes Comissão para estabelecer indicadores de avaliação de disciplinas feita por discentes Marcelo Nicoletti Franchin (FE/B) Norma Sueli Pinheiro Módolo (FM/Bo) Maria Tercília V.A.Oliveira (IBILCE/SJRP) Antonio

Leia mais

CONSTITUIÇÃO Comunidade Acadêmica da ESAMC

CONSTITUIÇÃO Comunidade Acadêmica da ESAMC CPA A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 1 Dimensão 2 - Acadêmico avaliando professor 1 - O professor comparece

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DA AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DA AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 1º SEMESTRE DE 2016

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 1º SEMESTRE DE 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 1º SEMESTRE DE 2016 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão

Leia mais

UNIESP CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RESULTADO GERAL DO QUESTIONÁRIO ALUNOS 2013_2/2014_02

UNIESP CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RESULTADO GERAL DO QUESTIONÁRIO ALUNOS 2013_2/2014_02 UNIESP CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RESULTADO GERAL DO QUESTIONÁRIO ALUNOS 2013_2/2014_02 1 SP/GUARATINGUETÁ DIMENSÃO 1 - MISSÃO INSTITUCIONAL 1. Como você classifica o Plano de Desenvolvimento

Leia mais

SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Elza Cristina Giostri elza@sociesc.org.br PROGRAMA Apresentação Diagnóstico de conhecimento e necessidades Conceito Geral Elaboração do relatório

Leia mais

RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia:

RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia: RELAÇÕES INTERNACIONAIS Senhor (a) coordenador (a), a seguir estão os dados referentes às respostas obtidas no questionário de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação, aplicado entre os meses de

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso de Odontologia

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso de Odontologia Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso de Odontologia A presente pesquisa foi realizada em junho de 2013, no Campus de Duque de Caxias, tendo como

Leia mais

Considerando a Resolução CSE/UFCG nº 26/2007, que homologa o Regulamento de Ensino de Graduação.

Considerando a Resolução CSE/UFCG nº 26/2007, que homologa o Regulamento de Ensino de Graduação. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS RESOLUÇÃO

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística A presente pesquisa foi realizada em março de 2013, tendo como universo 470 discentes.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. A articulação das atividades de pesquisa, com as demais atividades acadêmicas, é...

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. A articulação das atividades de pesquisa, com as demais atividades acadêmicas, é... A articulação das atividades de pesquisa, com as demais atividades acadêmicas, é... Página 1944 de 4930 A qualidade do ensino ministrado pelos professores, ao longo do seu curso, tem sido... Página 1945

Leia mais

FACULDADE SERRA DO CARMO - FASEC Comissão Própria de Avaliação - CPA. FACULDADE SERRA DO CARMO FASEC Comissão Própria de Avaliação - CPA

FACULDADE SERRA DO CARMO - FASEC Comissão Própria de Avaliação - CPA. FACULDADE SERRA DO CARMO FASEC Comissão Própria de Avaliação - CPA FACULDADE SERRA DO CARMO FASEC RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO: Referente ao ano de 2016 Palmas TO 2016 SUMÁRIO I DADOS DA INSTITUIÇÃO... 4 II CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 5 III INFORMAÇÕES PRELIMINARES... 5 OBJETIVO

Leia mais

Enfermagem. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia:

Enfermagem. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia: Enfermagem Senhor (a) coordenador (a), a seguir estão os dados referentes às respostas obtidas no questionário de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação, aplicado entre os meses de agosto e novembro

Leia mais

CPA. Comissão Própria de Avaliação

CPA. Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA O espelho da instituição A Avaliação reflete os sentidos, sentimentos e percepções. A consciência é requisito básico para garantir a veracidade do diagnóstico. CPA

Leia mais

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO Nesta proposta, que se enquadra perfeitamente no objetivo da Autoavaliação que é identificar o perfil e o significado de atuação da UFSJ, por meio de suas atividades, cursos,

Leia mais

CPA Síntese da Avaliação Institucional 2017/1

CPA Síntese da Avaliação Institucional 2017/1 CPA Síntese da Avaliação Institucional 2017/1 Este material é uma síntese dos resultados da Avaliação Institucional realizada pelos membros da comunidade acadêmica da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

Leia mais

Manual de referência para Visitas In loco

Manual de referência para Visitas In loco Manual de referência para Visitas In loco Com vistas a orientar as coordenações de curso e demais gestores da UFAL no processo de visita in loco, a procuradoria divulga um manual de referência para visita

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA SOUZA - IECS FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA SOUZA - IECS FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA SOUZA - IECS FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010/2011: Relatório sobre o questionário aplicado aos

Leia mais

PESQUISA E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO CORPO DOCENTE PRESENCIAL 1º SEMESTRE

PESQUISA E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO CORPO DOCENTE PRESENCIAL 1º SEMESTRE RELATÓRIO GERENCIAL PESQUISA E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO CORPO DOCENTE PRESENCIAL 1º SEMESTRE 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERENCIAL DA PESQUISA

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação

PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação 1 CENTRO EDUCACIONAL VISCONDE DE TAUNAY CEVITA FACULDADES INTEGRADAS DE PARANAÍBA FIPAR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação 2010 2 APRESENTAÇÃO O Plano de Ação ora

Leia mais

[1] O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade 7.56% 3.57% 32.67% 35.81% 20.40%

[1] O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade 7.56% 3.57% 32.67% 35.81% 20.40% GERAL Save as PDF Dimensão 1.1 - MISSÃO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) [1] O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade 7.56% 3.57% 32.67% 35.81% 20.40% [2] A missão da Instituição

Leia mais

RELATÓRIO AVALIAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

RELATÓRIO AVALIAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO RELATÓRIO AVALIAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO Em 2016, foram oferecidos os seguintes cursos de Pós-graduação: Engenharia de Segurança no Trabalho; Engenharia de Softwares: ênfase Web; Gestão Ambiental; Psicopedagogia

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2013 MACEIÓ Março de 2014 1 - INTRODUÇÃO O Projeto de Avaliação Institucional baseia-se nas diretrizes oriundas da Comissão Nacional de Avaliação da

Leia mais

IQO ITES QUESTIONARIO ONLINE QUESTIONÁRIO ALUNOS 2015

IQO ITES QUESTIONARIO ONLINE QUESTIONÁRIO ALUNOS 2015 IQO ITES QUESTIONARIO ONLINE Q. CPA 215 Media: 7:24:6 Prezado Aluno, QUESTIONÁRIO ALUNOS 215 O presente questionário faz parte da Avaliação Institucional Interna do ITES, conduzida pela CPA (Comissão Própria

Leia mais

INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNÓLOGICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS

INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNÓLOGICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNÓLOGICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS Diante de demandas crescentes da sociedade, a Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins FCJP e a Faculdade de Administração de

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Engenharia de Petróleo e Gás

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Engenharia de Petróleo e Gás Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Engenharia de Petróleo e Gás A presente pesquisa foi realizada em dezembro de 2010 na Unidade de Duque

Leia mais