Problema do vendedor: uma abordagem via algoritmos genéticos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Problema do vendedor: uma abordagem via algoritmos genéticos"

Transcrição

1 Problema do vendedor: uma abordagem via algoritmos genéticos Dandara de Almeida Machado 1, Juliana Verga Shirabayashi 1 1 Universidade Federal do Paraná (UFPR) Campus Jandaia do Sul dandaraalmeidaa@gmail.com; juliana.verga@ufpr.br Resumo: Neste trabalho, estudamos o problema do vendedor, que é uma variante do Problema do Caixeiro Viajante (PCV). O PCV resume-se em um determinado vendedor partindo de uma cidade inicial que deseja visitar todas as cidades listadas, e voltar à cidade de origem, com o objetivo de percorrer essas cidades uma única vez e com o menor caminho possível. Ele é um problema de otimização combinatória que serve de plataforma de teste para diversos métodos de resolução na mesma. Primeiramente foi feita a modelagem para o problema do vendedor, que diferentemente do problema do caixeiro viajante, não necessita retornar à cidade de origem. Para resolver tal problema, primeiramente utilizamos um algoritmo clássico de caminhos mínimos, que mostrou-se eficiente apenas para problemas pequenos; posteriormente utilizamos algoritmos genéticos, que são mais versáteis e encontram soluções boas e factíveis para diversos problemas, inclusive problemas do tipo do PCV, como é o caso do problema do vendedor. Palavras-Chave: Problema do Vendedor; Algoritmo Genético; 1. Introdução A pesquisa por técnicas que resultem em implementações computacionais eficientes é bastante ativa e possibilita a resolução de diversos problemas, desde os mais simples até os maiores e mais complexos (Ahuja,1993; Arenales,2006). O interesse por técnicas de otimização é de grande importância no mundo atual, por exemplo, empresas sempre querem maximizar seus lucros ou diminuir seus custos, e nesse sentido a pesquisa se faz necessária para que sempre tenhamos métodos mais eficientes para resolver os problemas. Através de um estudo de técnicas de otimização, como por exemplo: otimização linear e não linear, é possível modelar diferentes problemas reais e compreender a obtenção de suas soluções (Ford,1962; Beveridge,1970; Gondran,1984; Edgar, 1989; Berthold,1999).

2 O problema mais clássico e o mais conhecido na literatura que é um problema de programação linear (PPL) é o do caixeiro viajante (PCV), onde um vendedor percorre várias cidades uma só vez e volta obrigatoriamente para origem, com o objetivo de percorrer a menor distancia, ou o menor tempo de viagem (Simon,2013). Difícil falar sobre PCV, e não pensar na teoria de grafos. Geralmente estes tipos de problemas de otimização de rotas terrestre e aéreas são modelados através da teoria de grafos, que pode resolver vários tipos de problemas reais e é muito utilizada em criações de aplicativos para celular e computador, e também para a interatividade entre as pessoas que utilizam redes sociais (Ford,1962; Goldbarg, 2000). O problema que vamos tratar neste trabalho é uma variante do PCV, e é chamado de problema do vendedor. Resumidamente, consiste em um vendedor sair de uma cidade de origem, por exemplo, São Paulo, e fazer entregas de produtos em Ourinhos, Cornélio Procópio, Bandeirantes e seu destino final é Londrina. Para descobrirmos qual o caminho ideal para este vendedor percorrer, é necessário obter o caminho mínimo entre as cidades. Nem sempre a menor distância em quilômetros vai ser a melhor solução, pois obrigatoriamente o vendedor precisa deixar todas as suas encomendas, não podendo deixar nem um cliente sem seu pedido. O grafo abaixo representa o exemplo descrito acima. Neste caso, o nó 1 representa a cidade de São Paulo, o nó 2 representa a cidade de Ourinhos, o nó 3 representa a cidade de Cornélio Procópio e o nó 4 representa a cidade de Londrina. Os pesos, em km, utilizados foram: 1 2: 374, 1 3: 473, 1 4: 537, 2 3: 94, 2 4: 161, 3 4: 66. Para encontrar o melhor caminho para o vendedor neste exemplo, utilizamos o algoritmo de caminho mínimo de Ford-Moore-Bellman (Ahuja,1993; Arenales, 2006), implementado no Matlab, que forneceu o seguinte caminho: com custo 534 (km). O algoritmo Ford-Moore-Bellman é um algoritmo de caminho mínimo, e ao usá-lo no problema do vendedor, percebemos que, para um número maior de cidades (mais que 10) o mesmo é inviável.

3 A seguir, apresentamos a modelagem para o problema do vendedor. 2. Modelagem do problema A formulação matemática para o problema do vendedor é dada pelas equações a seguir (Lawler,1985; Simon,2013): sujeito a: onde: número de cidades. Onde a variável binária assume valor igual a um, se o arco for escolhido para integrar a solução, e em caso contrário, e é um subgrafo de G, e é o número de vértices do subgrafo. Segue abaixo uma descrição detalhada das restrições do problema Garante que todo fluxo que chega ao nó deve ser igual a um. Garante que todo fluxo que sai do ao nó deve ser igual a um. subciclos. Garante que as outras duas restrições são validas, evitando

4 3. Metodologia de solução Ao resolver o problema apresentado na introdução, através do algoritmo de Ford-Moore- Bellman, vimos que o mesmo resolve com eficiência problemas de pequeno porte (até 10 cidades), logo não é o algoritmo mais indicado para resolver problemas como o apresentado neste trabalho. Diante disso, optamos por utilizar algoritmos genéticos (AGs), o qual está brevemente descrito a seguir. Os AGs são algoritmos probabilísticos de busca e otimização baseados nos princípios da evolução natural e genética natural. Fala-se que ele funciona de forma semelhante à teoria da seleção natural, pois usa o mesmo conceito, onde os melhores indivíduos sobrevivem, e partir destes geram descendentes que carregam suas características, por tanto tendem a ter o mesmo fenótipo de seus ancestrais (Simon, 2013). Os AGs buscam soluções sub-ótimas, a partir da criação de uma população de indivíduos mais aptos, levando à otimização da função objetivo. Para criar essa população, o AG, através de configurações iniciais gera indivíduos aleatoriamente, a partir disso é feita uma avaliação de cada indivíduo, selecionando os mais aptos, e por mutação ou cruzamento, que são os operadores genéticos do algoritmo, cria-se as novas gerações de indivíduos. Cada indivíduo na população é uma possível solução para um determinado problema.

5 O AG gera uma solução candidata a solução utilizando uma estrutura parecida com a de um cromossomo, e aplica os operadores genéticos a essa estrutura para manter informações importantes para a solução do problema (Simon,2013). Segue abaixo um fluxograma que resume e mostra o funcionamento de um AG. Para maiores detalhes, consultar (Lawler, 1985; Simon, 2013). Figura 1: Fluxograma do funcionamento de um AG. Função custo A função custo, ou função de avaliação, calcula numericamente o valor do parâmetro associado ao cromossomo. Em geral, os parâmetros do problema entram em conflito, por isso cria-se a função de aptidão ou função objetivo, a fim de encontrar o ponto ótimo. Escolha da população inicial Uma das formas de inicializar a população é escolher aleatoriamente cada indivíduo dentro do espaço de busca. A aleatoriedade permite uma diversidade e boa distribuição da população inicial. Com essa técnica, permite criar uma boa distribuição, pois procura a solução em um maior espaço de busca, sem importar se são soluções boas ou não, assim criando uma maior diversidade e a população evoluindo. Isso é muito importante para uma população, pois sem diversidade, a população estará cada vez mais semelhante, e assim não ocorrendo à evolução.

6 Seleção O AG, como já dito antes, é baseado na seleção natural, onde sobrevivem os mais fortes, então os mais aptos geram mais filhos. Vale ressaltar que o algoritmo seleciona de forma aleatória, então nem sempre só sobrevivem os melhores, permitindo que os indivíduos menos aptos gerem filhos, porém os melhores têm as maiores probabilidades de sobreviverem. E dentro do AG, existem vários mecanismos para utilizar na hora de selecionar, como roleta, roleta viciada, torneio, sorteio, elitismo, entre outros, onde a escolha de qual método utilizar vai depender de qual é mais eficiente para o seu problema e suas restrições. Cruzamento - Crossover Através do cruzamento acontece a troca do material genético, ou seja, a recombinação de determinadas partes das sequências de caracteres dos pares de cromossomos, assim gerando um novo indivíduo, garantindo a recombinação da população e uma maior probabilidade de se produzir uma população de indivíduos mais evoluídos que seus pais. Como na seleção, no cruzamento também há vários mecanismos que permitem fazer o crossover, como por exemplo: Operador Patially Mapped Crossover (PMX), Operador Order Crossover (OX) e o Operador Cycle Crossover (CX). E todos eles escolhem aleatoriamente dois pais e troca parte de seu padrão genético, a diferença é como cada um deles faz na hora dessa troca. Mutação Após o cruzamento é feito a mutação, que é utilizada como um método para manter a diversidade genética na população. O operador mutação percorre toda a cadeia de bits do cromossomo, invertendo os valores deles, e assim mudando o valor de um determinado bit de 1 para 0 ou de 0 para 1, com o intuito de resgatar algum indivíduo que possa ter perdido durante a evolução. A taxa de mutação, que é um comando inicial do algoritmo, geralmente é baixa, a fim de não impactar muito nas alterações de genes da população. Por fim, o AG tem muitas vantagens, principalmente para problemas de otimização, pois é versátil para se obter soluções ótimas globais. Ele também trabalha baseado na codificação do problema e oferece suporte para a elaboração de um programa computacional abrangente, resolve uma diversidade grande de problemas complexos de forma rápida e confiável, e é considerado um algoritmo simples por conta de ser facilmente implementado e flexível, podendo ser aplicado nos mais diversos tipos de problemas. Por

7 outro lado, ele tem grande dificuldade para obter o ótimo global exato, e requer um grande número de avaliações de funções de aptidão. Para ilustrar o funcionamento de um AG no problema do vendedor, segue um exemplo. O AG foi implementado em Matlab 7.0, com as seguintes configurações: População inicial: aleatória; Seleção: roleta; Crossover: PMX; Mutação: inversão; Taxa de mutação: 0.05; Tamanho da população: 53; Número de gerações: 50; Critério de parada: número de gerações; Os dados abaixo são referentes à instância Berlin52 do TSPLib ( que é um repositório com instâncias para o problema do caixeiro viajante e suas variantes. Esta instância contém 52 locais da cidade de Berlin, Alemanha.

8 Figura 2: 52 locais da cidade de Berlin representados por pontos. Após a execução do algoritmo implementado, obtemos o seguinte resultado para este problema. Figura 3: Menor caminho para o problema Berlin52. A distância total percorrida foi de 8925 (em 13 segundos de execução), que representa o quanto o vendedor irá percorrer até atender todos os clientes. 4. Considerações Finais Após estudar o problema do vendedor, concluímos que o mesmo não pode ser resolvido através de métodos exatos, por isso optou-se por utilizar métodos heurísticos. O algoritmo genético mostrou-se eficiente para resolver o problema do vendedor, outras instâncias estão sendo testadas a fim de realizar comparações com resultados encontrados em trabalhos da literatura. Como trabalhos futuros, pretendemos fazer testes com dados reais referentes ao problema aqui estudado, programar outros tipos de operadores de cruzamento, seleção, mutação a fim de comparar os resultados obtidos. Outra perspectiva é lidar com algoritmo híbrido, unindo as técnicas de AG com a teoria dos conjuntos fuzzy.

9 Referências AHUJA, T. L.; MAGNANTI, R. K.. Network Flows. Prentice Hall, Philadelphia, PA, USA, 846p ARENALES, M. N.; ARMENTANO, V.; MORABITO, R., YANASSE, H.. Pesquisa Operacional. 1 a Edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, BERTHOLD, M.; HAND, D. J.. Intelligent Data Analysis: An introduction, Springer-Verlag. 515p, BEVERIDGE, G.; SCHECHTER, R.. Optimization: Theory and Practice, McGraw-Hill, New York, EDGAR, T.E.; HIMMELBLAU, M.. Optimization of chemical processes, McGraw-Hill, New York, 666p, FORD, D. R.; FULKERSON, L.R.. Flows in networks. Princeton University Press, New York, GOLDBARG, H.P.L.; LUNA, M. C.. Otimização Combinatória e Programação Linear. Editora Campus, Rio de Janeiro, 518p, GONDRAN, M.; MINOUX, M.. Graphs and Algorithms. John Wiley and Sons, New York, 650p, LAWLER, E. L.; RINNOOY-KAN, A. H. G.; LENSTRA, J. K.; SHMOYS, D. B. The Traveling salesman problem: a guided tour of combinatorial optimization. [S.l.]: Edição de Wiley, p. SIMON, D.. Evolutionary Optimization Algorithms - biologically inspired and population - based approaches to computer intelligence. John Wley & Sons, 742p, 2013.

Algoritmos Genéticos. Princípio de Seleção Natural. Sub-áreas da Computação Evolutiva. Idéias básicas da CE. Computação Evolutiva

Algoritmos Genéticos. Princípio de Seleção Natural. Sub-áreas da Computação Evolutiva. Idéias básicas da CE. Computação Evolutiva Computação Evolutiva Algoritmos Genéticos A computação evolutiva (CE) é uma área da ciência da computação que abrange modelos computacionais inspirados na Teoria da Evolução das Espécies, essencialmente

Leia mais

OTIMIZAÇÃO FUNÇÕES UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS NO APLICATIVO MS EXCEL RESUMO INTRODUÇÃO

OTIMIZAÇÃO FUNÇÕES UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS NO APLICATIVO MS EXCEL RESUMO INTRODUÇÃO OTIMIZAÇÃO FUNÇÕES UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS NO APLICATIVO MS EXCEL Miquéias Augusto Ferreira Nantes 1, Douglas Peixoto de Carvalho 1 (Alunos do Curso de Matemática da Universidade Anhanguera - Uniderp)

Leia mais

3 Algoritmos Genéticos

3 Algoritmos Genéticos Técnicas de Inteligência Computacional 33 3 Algoritmos Genéticos Este capítulo resume os principais conceitos sobre o algoritmo evolucionário empregado nesta dissertação. É apresentada uma breve explicação

Leia mais

Algoritmo Genético. Inteligência Artificial. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto

Algoritmo Genético. Inteligência Artificial. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Algoritmo Genético Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Introdução 2. Conceitos Básicos 3. Aplicações 4. Algoritmo 5. Exemplo Introdução São técnicas de busca

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 6 Algoritmos Genéticos M.e Guylerme Velasco Roteiro Introdução Otimização Algoritmos Genéticos Representação Seleção Operadores Geneticos Aplicação Caixeiro Viajante Introdução

Leia mais

Algoritmos Genéticos. Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Outubro/2008

Algoritmos Genéticos. Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Outubro/2008 Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Outubro/2008 Introdução São técnicas de busca e otimização. É a metáfora da teoria da evolução das espécies iniciada pelo Fisiologista e Naturalista inglês Charles Darwin.

Leia mais

Introdução aos Algoritmos Genéticos

Introdução aos Algoritmos Genéticos Introdução aos Algoritmos Genéticos Prof. Matheus Giovanni Pires EXA 868 Inteligência Artificial Não-Simbólica B Universidade Estadual de Feira de Santana 2 Algoritmos Genéticos: Introdução Introduzidos

Leia mais

Métodos de Busca. Inteligência Artificial. Algoritmos Genéticos. Algoritmos Evolucionários. Prof. Ms. Luiz Alberto Contato:

Métodos de Busca. Inteligência Artificial. Algoritmos Genéticos. Algoritmos Evolucionários. Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: Inteligência Artificial Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Métodos de Busca Busca Cega ou Exaustiva: Não sabe qual o melhor nó da fronteira a ser expandido. Apenas distingue o estado objetivo

Leia mais

Métodos de pesquisa e Optimização

Métodos de pesquisa e Optimização Métodos de pesquisa e Optimização Victor Lobo Importância para os SAD Definir o caminho a tomar depois de se ter trabalhado os dados 1ª Fase: Analisar os dados disponíveis Visualização OLAP, relatórios

Leia mais

Computação Evolutiva Eduardo do Valle Simões Renato Tinós ICMC - USP

Computação Evolutiva Eduardo do Valle Simões Renato Tinós ICMC - USP Computação Evolutiva Eduardo do Valle Simões Renato Tinós ICMC - USP 1 Principais Tópicos Introdução Evolução Natural Algoritmos Genéticos Aplicações Conclusão 2 Introdução http://www.formula-um.com/ Como

Leia mais

Implementação De Um Algoritmo Genético Codificado Para A Solução do Problema do Caixeiro Viajante

Implementação De Um Algoritmo Genético Codificado Para A Solução do Problema do Caixeiro Viajante Implementação De Um Algoritmo Genético Codificado Para A Solução do Problema do Caixeiro Viajante 1 Resumo Neste trabalho será realizada a codificação do algoritmo genético para a solução do problema do

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ALGORITMOS GENÉTICOS. Metaheurísticas de Buscas

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ALGORITMOS GENÉTICOS. Metaheurísticas de Buscas PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ALGORITMOS GENÉTICOS Metaheurísticas de Buscas ALGORITMOS GENÉTICOS (AG) Popularizados por John Holland podem ser considerados os primeiros modelos algorítmicos

Leia mais

Exemplo de Aplicação de Algoritmos Genéticos. Prof. Juan Moisés Mauricio Villanueva cear.ufpb.br/juan

Exemplo de Aplicação de Algoritmos Genéticos. Prof. Juan Moisés Mauricio Villanueva cear.ufpb.br/juan Exemplo de Aplicação de Algoritmos Genéticos Prof. Juan Moisés Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br cear.ufpb.br/juan Estrutura do Algoritmo Genético Algoritmo genético Inicio t = 0 inicializar P(t)

Leia mais

Metahuerísticas: Algoritmos Genéticos. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng.

Metahuerísticas: Algoritmos Genéticos. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. Metahuerísticas: Algoritmos Genéticos Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 8) Meta-heurísticas Classificação de métodos heurísticos: os métodos

Leia mais

Otimização. Unidade 6: Algoritmo Genético. Jaime Arturo Ramírez. 7. Teoria do processo evolutivo num GA. 8. Aspectos avançados

Otimização. Unidade 6: Algoritmo Genético. Jaime Arturo Ramírez. 7. Teoria do processo evolutivo num GA. 8. Aspectos avançados Otimização Jaime Arturo Ramírez Conteúdo 1. Introdução 2. Analogia de mecanismos de seleção natural com sistemas artificiais 3. Algoritmo genético modelo 4. Um GA simples 5. Representação, genes e cromossomos

Leia mais

Introdução a Algoritmos Genéticos

Introdução a Algoritmos Genéticos Introdução a Algoritmos Genéticos Tiago da Conceição Mota Laboratório de Inteligência Computacional Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Outubro de 2007 O Que São? Busca

Leia mais

Um Algoritmo Genético para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo

Um Algoritmo Genético para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo Um Algoritmo Genético para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo Francisco Henrique de Freitas Viana Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio Departamento de Informática

Leia mais

4 Métodos Existentes. 4.1 Algoritmo Genético

4 Métodos Existentes. 4.1 Algoritmo Genético 61 4 Métodos Existentes A hibridização de diferentes métodos é em geral utilizada para resolver problemas de escalonamento, por fornecer empiricamente maior eficiência na busca de soluções. Ela pode ser

Leia mais

Otimização com Algoritmos Genéticos no MATLAB. Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET-RJ

Otimização com Algoritmos Genéticos no MATLAB. Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET-RJ Otimização com Algoritmos Genéticos no MATLAB Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET-RJ Conteúdo do Mini-Curso PARTE 1 Teoria PARTE 2 Prática Conteúdo do Mini-Curso PARTE 1 Teoria 1.1. Conceitos Básicos de

Leia mais

Prática 00. Total 04. Pré-requisitos. No. De Créditos 04

Prática 00. Total 04. Pré-requisitos. No. De Créditos 04 Disciplina Otimização Combinatória Departamento Carga Horária Semanal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 1 PROGRAMA DE DISCIPLINA Departamento de Computação Teórica Pré-requisitos

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Prof. Kléber de Oliveira Andrade pdjkleber@gmail.com Algoritmos Genéticos Conteúdo Introdução O Algoritmo Genético Binário Noções de Otimização O Algoritmo Genético com Parâmetros

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS

COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS Rosiana da Silva Lopes Danilo César Rodrigues Azevedo rosianalopes16@gmail.com danilo.azevedo@ufpi.edu.br.com

Leia mais

Algoritmo Genético. Teoria da Evolução Princípio seguido pelos AGs

Algoritmo Genético. Teoria da Evolução Princípio seguido pelos AGs Algoritmo Genético Técnica de busca e otimização. Metáfora da teoria da evolução das espécies iniciada pelo Fisiologista e Naturalista inglês Charles Darwin. Desenvolvido por John Holland (1975) e seus

Leia mais

PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULO UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULO UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULO UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS FLÁVIO JOSE VIANA ORIENTADOR: GUSTAVO CAMPOS BANCA EXAMINADORA: EDUARDO BHERING FREDERICO COELHO Resumo Neste trabalho foi descrito

Leia mais

Otimização com Algoritmos Evolutivos

Otimização com Algoritmos Evolutivos Otimização com Algoritmos Evolutivos Francisco Pereira (xico@dei.uc.pt) ELBCE 2016 (Setembro 2016) Resumo Problem Optimization Method Solution } Algoritmos Evolutivos } Propriedades e funcionamento } Exemplos

Leia mais

Otimização por Enxame de Partículas (PSO) e Otimização por Colônias de Formigas (ASO) aplicadas ao Problema do Caixeiro Viajante (TSP)

Otimização por Enxame de Partículas (PSO) e Otimização por Colônias de Formigas (ASO) aplicadas ao Problema do Caixeiro Viajante (TSP) Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Otimização por Enxame de Partículas (PSO) e Otimização por Colônias de Formigas (ASO) aplicadas ao Problema do Caixeiro Viajante

Leia mais

Algoritmos genéticos Abordagem unificada de algoritmos evolutivos simples

Algoritmos genéticos Abordagem unificada de algoritmos evolutivos simples Introdução Inspiração biológica Histórico da computação evolutiva Algoritmo evolutivo simples Programação evolutiva Estratégias evolutivas Algoritmos genéticos Abordagem unificada de algoritmos evolutivos

Leia mais

SOLUÇÕES HEURÍSTICAS PARA O JOGO DE DAMAS

SOLUÇÕES HEURÍSTICAS PARA O JOGO DE DAMAS Universidade Federal do Tocantins SOLUÇÕES HEURÍSTICAS PARA O JOGO DE DAMAS Diogo Rigo de Brito Guimarães Alexandre Tadeu Rossini da Silva Objetivo Implementar soluções heurísticas para o Jogo de Damas

Leia mais

GT-JeDi - Curso de Desenv. de Jogos IA para Jogos. Gustavo Pessin 2007

GT-JeDi - Curso de Desenv. de Jogos IA para Jogos. Gustavo Pessin 2007 GT-JeDi - Curso de Desenv. de Jogos IA para Jogos Gustavo Pessin 2007 Cronograma Base conceitual Exemplo: Achando o máximo de uma função... Como criar uma pequena aplicação: Exercício-Exemplo [Animal selvagem...]

Leia mais

APLICAÇÃO DE ALGORITMOS BIO-INSPIRADOS EM CONTROLE ÓTIMO

APLICAÇÃO DE ALGORITMOS BIO-INSPIRADOS EM CONTROLE ÓTIMO APLICAÇÃO DE ALGORITMOS BIO-INSPIRADOS EM CONTROLE ÓTIMO Profa. Mariana Cavalca Baseado em: Material didático do Prof. Dr. Carlos Henrique V. Moraes da UNIFEI Curso de verão da Profa. Gisele L. Pappa Material

Leia mais

3. ALGORITMOS GENÉTICOS

3. ALGORITMOS GENÉTICOS 1 3. ALGORITMOS GENÉTICOS PARTE 1 3.1 Analogia Física: a evolução das espécies 3.2 A Tradução Matemática: o algoritmo básico 3.3 Codificação dos Indivíduos 3.4 Avaliação da Aptidão de um Indivíduo 3.5

Leia mais

Algoritmos Evolutivos Canônicos

Algoritmos Evolutivos Canônicos Algoritmos Evolutivos Canônicos Como representar os indivíduos Vetor de comprimento fixo com L características escolhidas previamente. Ex.: Definição

Leia mais

Algoritmos Genéticos e Evolucionários

Algoritmos Genéticos e Evolucionários Algoritmos Genéticos e Evolucionários Djalma M. Falcão COPPE/UFRJ PEE e NACAD falcao@nacad.ufrj.br http://www.nacad.ufrj.br/~falcao/ http://www.nacad.ufrj.br/~falcao/ag/ag.htm Resumo do Curso Introdução

Leia mais

Algoritmos Genéticos Fundamentos e Aplicações. Prof. Juan Moisés Mauricio Villanueva

Algoritmos Genéticos Fundamentos e Aplicações. Prof. Juan Moisés Mauricio Villanueva Algoritmos Genéticos Fundamentos e Aplicações Prof. Juan Moisés Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br Conteúdo Introdução Inteligência Artificial (IA) Algoritmos Genéticos Aplicações de Algoritmos

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 06 Algoritmos Genéticos Prof. Augusto Baffa Métodos de Busca Busca Cega ou Exaustiva: Não sabe qual o melhor nó da fronteira a ser expandido.

Leia mais

04 Grafos: caminhos e coloração SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II

04 Grafos: caminhos e coloração SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II 04 Grafos: caminhos e coloração SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2011/1 Moacir Ponti Jr.

Leia mais

Pesquisa Operacional. Evanivaldo Castro Silva Júnior

Pesquisa Operacional. Evanivaldo Castro Silva Júnior Evanivaldo Castro Silva Júnior Conteúdo Fundamentos da Pesquisa Operacional. Modelos Lineares. Métodos de solução gráfica e algoritmo simplex. Aplicações de Programação Linear. Análise de Sensibilidade.

Leia mais

Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO

Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO Tipos de Problemas 1. Dada uma variedade de alimentos, escolher uma dieta de menor custo que atenda as necessidades nutricionais de um indivíduo?

Leia mais

Computação Evolutiva Parte 2

Computação Evolutiva Parte 2 Computação Evolutiva Parte 2 Fabricio Breve fabricio@rc.unesp.br 29/03/2017 Fabricio Breve 1 Computação Evolutiva Evolução pode ser visto como: Processo capaz de localizar soluções para problemas oferecidos

Leia mais

3 Otimização Evolucionária de Problemas com Restrição

3 Otimização Evolucionária de Problemas com Restrição 3 Otimização Evolucionária de Problemas com Restrição 3.1. Introdução Este capítulo resume os principais conceitos sobre os algoritmos evolucionários empregados nesta dissertação. Primeiramente, se fornece

Leia mais

Prática 02. Total. Pré-requisitos 2 MTM112. N o

Prática 02. Total. Pré-requisitos 2 MTM112. N o Disciplina Pesquisa Operacional I MINISTÉRIO DA Departamento DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO Carga Horária Semanal Pré-requisitos 1 CIC170 Teórica EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA DE ENSINO 1 PROGRAMA DE DISCIPLINA

Leia mais

UMA COMPARAÇÃO EMPÍRICA DE OPERADORES DE CROSSOVER PARA O PROBLEMA DE JOB SHOP COM DATAS DE ENTREGAS

UMA COMPARAÇÃO EMPÍRICA DE OPERADORES DE CROSSOVER PARA O PROBLEMA DE JOB SHOP COM DATAS DE ENTREGAS XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

C o m p u t a ç ã o M ó v e l. André Siqueira Ruela

C o m p u t a ç ã o M ó v e l. André Siqueira Ruela C o m p u t a ç ã o M ó v e l André Siqueira Ruela Sumário Revisão sobre AGs. Codificação de uma Rede Neural. AG em treinamento supervisionado. AG em treinamento não supervisionado. Revisão: Algoritmos

Leia mais

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros.

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros. Lista de Exercícios Programação Inteira ) Resolva os problemas a seguir usando o método B&B a) Max z = 5 x + 2 y s.a x + y 2 x + y 5 x, y 0, x e y inteiros b) Max z = 2 x + y s.a x + 2y 0 x + y 25 x, y

Leia mais

ENG-418 OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS QUÍMICOS

ENG-418 OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS QUÍMICOS Universidade Federal da Bahia - UFBA Escola Politécnica EP Departamento de Engenharia Química - DEQ Laboratório de Controle e Otimização de Processos Industriais - LACOI Disciplina: Otimização de Processos

Leia mais

Programação Matemática

Programação Matemática Programação Matemática Professoras: Franklina Toledo e Maristela Santos* Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo USP *Estes slides foram feitos em colaboração

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NO PROGRAMA OPTIMI

DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NO PROGRAMA OPTIMI DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NO PROGRAMA OPTIMI BIONDI C. O.¹, VIANNA S. S. V. 2, RODRIGUES M. T. M.³ 1 Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos

Leia mais

Optimização Não-linear

Optimização Não-linear Optimização Não-linear Problemas de optimização não-linear A função a minimizar (maximizar) não é linear Exemplo: Z=43x 2 +log(x 2 )*sin(x x3 ), com x 3 -x 2! < 0 Não existem métodos universais para este

Leia mais

Estruturas de Dados II. Caixeiro Viajante

Estruturas de Dados II. Caixeiro Viajante Estruturas de Dados II Prof. a Mariella Berger Caixeiro Viajante 1. Objetivo O objetivo deste trabalho é implementar diferentes soluções para o problema clássico do Caixeiro Viajante. 2. Introdução O Problema

Leia mais

Algoritmo de caminho mínimo para grafos coloridos aplicado a redes de transporte multimodal

Algoritmo de caminho mínimo para grafos coloridos aplicado a redes de transporte multimodal Trabalho apresentado no XXXV CNMAC, Natal-RN, 2014. Algoritmo de caminho mínimo para grafos coloridos aplicado a redes de transporte multimodal Juliana V. Shirabayashi Universidade Federal do Paraná -

Leia mais

Árvore Binária de Busca Ótima

Árvore Binária de Busca Ótima MAC 5710 - Estruturas de Dados - 2008 Referência bibliográfica Os slides sobre este assunto são parcialmente baseados nas seções sobre árvore binária de busca ótima do capítulo 4 do livro N. Wirth. Algorithms

Leia mais

4 Metáforas de Optimização

4 Metáforas de Optimização 4 Metáforas de Optimização O gigantesco avanço tecnológico que vem sofrendo os sistemas de computação, mais precisamente as unidades de processamento, criou a base para o uso efetivo da Inteligência Computacional,

Leia mais

3. ALGORITMOS GENÉTICOS

3. ALGORITMOS GENÉTICOS 1 3. ALGORITMOS GENÉTICOS PARTE 2 3.7 Aspectos de Implementação do Algoritmo 3.8 Seleção da Codificação 3.9 Operadores Genéticos Modificados 3.10 Outros operadores: elitismo, reinicialização e niching

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA DECISÃO PARA TRATAR O PROBLEMA DE ROTEAMENTO E COBERTURA COM MÁXIMO RETORNO ÀS ÁREAS SENSÍVEIS

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA DECISÃO PARA TRATAR O PROBLEMA DE ROTEAMENTO E COBERTURA COM MÁXIMO RETORNO ÀS ÁREAS SENSÍVEIS ANÁLISE ESTATÍSTICA DA DECISÃO PARA TRATAR O PROBLEMA DE ROTEAMENTO E COBERTURA COM MÁXIMO RETORNO ÀS ÁREAS SENSÍVEIS Maria José Pinto, Mônica Maria De Marchi Instituto de Estudos Avançados (IEAv) E-mails:

Leia mais

Estrutura comum dos AEs Seleção

Estrutura comum dos AEs Seleção Estrutura comum dos AEs Seleção Todos os AEs mantém uma população de tamanho m por: Utilizando uma população como fonte de pais para produzir n descendentes Reduzindo o tamanho da população expandida de

Leia mais

5COP096 TeoriadaComputação

5COP096 TeoriadaComputação Sylvio 1 Barbon Jr barbon@uel.br 5COP096 TeoriadaComputação Aula 13 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Sumário - Problemas NP-Completo Algoritmos Não-deterministas; Classes NP-Completo e NP-Dificil; Teorema

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Figura: Capa do Livro Hamburger, H., Richards, D. Logic and Language Models for Computer Science, Prentice Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Otimização por Colônia de Formigas (Ant Colony Optimization - ACO)

Otimização por Colônia de Formigas (Ant Colony Optimization - ACO) Otimização por Colônia de Formigas (Ant Colony Optimization - ACO) Eros Moreira de Carvalho Gabriel Silva Ramos CI209 - Inteligência Artificial BCC - Bacharelado em Ciência da Computação DInf - Departamento

Leia mais

Resolução do problema do caixeiro viajante assimétrico (e uma variante) através da relaxação Lagrangeana

Resolução do problema do caixeiro viajante assimétrico (e uma variante) através da relaxação Lagrangeana Resolução do problema do caixeiro viajante assimétrico (e uma variante) através da relaxação Ana Maria A.C. Rocha e João Luís C. Soares Departamento de Produção e Sistemas Escola de Engenharia Universidade

Leia mais

Algoritmos Genéticos em Ambientes Paralelos

Algoritmos Genéticos em Ambientes Paralelos Algoritmos Genéticos em Ambientes Paralelos Michele Alves de Freitas Batista Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais michele.afreitas@gmail.com Lamartine Nogueira Frutuoso Guimarães Instituto Nacional

Leia mais

Pesquisa Operacional II. Professor João Soares de Mello

Pesquisa Operacional II. Professor João Soares de Mello Pesquisa Operacional II Professor João Soares de Mello http://www.uff.br/decisao/notas.htm Ementa Teoria dos grafos (pré-requisitos: PO I, Álgebra Linear) Programação não linear (pré-requisitos: PO I,

Leia mais

Método Simplex dual. Marina Andretta ICMC-USP. 24 de outubro de 2016

Método Simplex dual. Marina Andretta ICMC-USP. 24 de outubro de 2016 Método Simplex dual Marina Andretta ICMC-USP 24 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO

INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO Título do Trabalho: APLICATIVO EM SCILAB PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS Autor (es): André Monteiro Klen e Vanessa Sabino Palavras-chave: Roteamento de

Leia mais

Algoritmos Genéticos. Indivíduos em uma população competem por recursos e parceiros. Os indivíduos mais bem sucedidos em cada competição vão produzir

Algoritmos Genéticos. Indivíduos em uma população competem por recursos e parceiros. Os indivíduos mais bem sucedidos em cada competição vão produzir Algoritmos Genéticos Algoritmos Genéticos (GA) são algoritmos de busca heurística baseados em ideias de seleção natural e genética. Dessa forma, eles representam uma forma inteligente de se fazer uma busca

Leia mais

Análise da Performance de um Modelo de Escalonamento Baseado em Pesquisa Tabu Aplicado em um Sistema de Manufatura Flexível

Análise da Performance de um Modelo de Escalonamento Baseado em Pesquisa Tabu Aplicado em um Sistema de Manufatura Flexível Análise da Performance de um Modelo de Escalonamento Baseado em Pesquisa Tabu Aplicado em um Sistema de Manufatura Flexível Antonio G. RODRIGUES, Leandro T. HOFFMANN e Arthur T. GÓMEZ Universidade do Vale

Leia mais

Introdução ao Algoritmo Genético

Introdução ao Algoritmo Genético Introdução ao Algoritmo Genético Sadao Massago Agosto de 2013 1 Introdução O algoritmo genético é um método de otimização bio insperado, desenvolvida por John Henry Holland em 1975. Segundo a teoria evolucionária

Leia mais

Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira. MACS 11.º Ano Problema do Caixeiro Viajante

Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira. MACS 11.º Ano Problema do Caixeiro Viajante Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira MACS 11.º Ano Problema do Caixeiro Viajante Problema do Caixeiro Viajante Trata-se de um problema matemático que consiste, sendo dado um conjunto de cidades

Leia mais

ALGORITMOS GENÉTICOS SEMINÁRIO APRESENTADO PARA A DISCIPLINA OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA E

ALGORITMOS GENÉTICOS SEMINÁRIO APRESENTADO PARA A DISCIPLINA OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA E UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA MESTRADO EM INFORMÁTICA RÔMULO FERREIRA DOURO ALGORITMOS GENÉTICOS SEMINÁRIO APRESENTADO PARA A DISCIPLINA OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA

Leia mais

x y Grafo Euleriano Figura 1

x y Grafo Euleriano Figura 1 Grafo Euleriano Um caminho simples ou um circuito simples é dito euleriano se ele contém todas as arestas de um grafo. Um grafo que contém um circuito euleriano é um grafo euleriano. Um grafo que não contém

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL FLUXO MÁXIMO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL FLUXO MÁXIMO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL FLUXO MÁXIMO Email: marcosdossantos_coppe_ufrj@yahoo.com.br SUMÁRIO Introdução; Aplicações; Premissas; Teorema de Ford-Fulkerson; Fluxo Máximo como

Leia mais

Teoria da Complexidade Computacional

Teoria da Complexidade Computacional Teoria da Complexidade Computacional 25 de novembro de 2011 Enquanto a teoria de análise de algoritmos estuda a análise de complexidade de algoritmos, a teoria da complexidade estuda a classificação de

Leia mais

Teoria dos Grafos AULA

Teoria dos Grafos AULA Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br AULA Caminho mínimo - Algoritmo de Djskstra Preparado a partir

Leia mais

Ricardo Matsumura de Araújo Professor Assistente FURG Doutorando PPGC / UFRGS Orientador: Luis C. Lamb

Ricardo Matsumura de Araújo Professor Assistente FURG Doutorando PPGC / UFRGS Orientador: Luis C. Lamb Ricardo Matsumura de Araújo Professor Assistente FURG Doutorando PPGC / UFRGS Orientador: Luis C. Lamb Aprendizado de Máquina IA Estatística Computação Diz-se que um algoritmo é capaz de aprender de uma

Leia mais

Cap. 2 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos

Cap. 2 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos Teoria dos Grafos e Aplicações 8 Cap. 2 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos 2.1 Grafo É uma noção simples, abstrata e intuitiva, usada para representar a idéia de alguma espécie de relação entre os

Leia mais

Objetivo: Encontrar uma combinação de produtos que dê o maior lucro possível. Decisão a ser tomada Objetivo: Maximizar o lucro total

Objetivo: Encontrar uma combinação de produtos que dê o maior lucro possível. Decisão a ser tomada Objetivo: Maximizar o lucro total Brincando com a Otimização Linear ou Lego of my simplex ( Pendegraft,199) Socorro Rangel DCCE - IBILCE - UNESP O Problema Matéria Prima Disponível 6 peças grandes 8 peças pequenas Especificação do produto

Leia mais

Ciclos hamiltonianos e o problema do caixeiro viajante

Ciclos hamiltonianos e o problema do caixeiro viajante Ciclos hamiltonianos e o problema do caixeiro viajante Algoritmos em Grafos Marco A L Barbosa cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Leia mais

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Introdução à Pesquisa Operacional Origens militares Segunda guerra mundial Aplicada na alocação de

Leia mais

Análise Comparativa de Algoritmos Heurísticos para Resolução do Problema do Caixeiro-Viajante em Grafos Não Clusterizados

Análise Comparativa de Algoritmos Heurísticos para Resolução do Problema do Caixeiro-Viajante em Grafos Não Clusterizados Análise Comparativa de Algoritmos Heurísticos para Resolução do Problema do Caixeiro-Viajante em Grafos Não Clusterizados Daniela Brandão Nascimento (UNISUL) danibra@unisul.br João Neiva de Figueiredo

Leia mais

CONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE OPERADORES MORFOLÓGICOS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO GENÉTICA.

CONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE OPERADORES MORFOLÓGICOS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO GENÉTICA. CONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE OPERADORES MORFOLÓGICOS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO GENÉTICA. Emerson Carlos Pedrino * e-mail: ecpedrin@sel.eesc.sc.usp.br Valentin Obac Roda ** e-mail: valentin@sel.eesc.sc.usp.br

Leia mais

Utilizando um Algoritmo Genético para Encontrar os Zeros de uma Função Real

Utilizando um Algoritmo Genético para Encontrar os Zeros de uma Função Real Utilizando um Algoritmo Genético para Encontrar os Zeros de uma Função Real Amarildo de Vicente 1, Rogério Luis Rizzi 1 1 Colegiado do Curso de Matemática Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade

Leia mais

meio de busca Seções 3.1, 3.2 e 3.3

meio de busca Seções 3.1, 3.2 e 3.3 Resolução de problemas por meio de busca Capítulo 3 Russell & Norvig Seções 3.1, 3.2 e 3.3 Agentes de resolução de problemas Agentes reativos não funcionam em ambientes para quais o número de regras condição

Leia mais

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros.

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros. Lista de Exercícios Programação Inteira ) Resolva os problemas a seguir usando o método B&B a) Max z = 5 x + y s.a x + y x + y 5 b) Max z = x + y s.a x + y 0 x + y 5 c) Max z = x + y s.a x + 9y 6 8 x +

Leia mais

Benemar Alencar de Souza

Benemar Alencar de Souza Benemar Alencar de Souza Métodos de Otimização Aplicados Questões introdutórias O que é otimização? i Por que otimização é importante? Como tratar a otimização i como um problema? Quais objetivos são usuais?

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude. Prof. Humberto Brandão

Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude. Prof. Humberto Brandão Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude Prof. Humberto Brandão humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Universidade Federal de Alfenas versão da aula: 0.4 Introdução Problemas intratáveis ou difíceis são comuns

Leia mais

Algoritmos Genéticos. Luis Martí LIRA/DEE/PUC-Rio. Algoritmos Genéticos

Algoritmos Genéticos. Luis Martí LIRA/DEE/PUC-Rio. Algoritmos Genéticos Luis Martí LIRA/DEE/PUC-Rio Baseado nas transparências dos professores: Teresa B. Ludermir (UFPE) Ricardo Linden (CEPEL) Marco Aurélio Pacheco (PUC-Rio) Conteúdo! Introdução! O Algoritmo Genético Binário!

Leia mais

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana Otimização Linear Profª : Adriana Departamento de Matemática adriana@fc.unesp.br wwwp.fc.unesp.br/~adriana Bibliografia ARENALES, ARMENTANO, MORABITO e YANASSE. Pesquisa Operacional, Campus, 2007. BERTSIMAS,

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada.

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. Teoria dos Grafos Valeriano A de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilceunespbr, socorro@ibilceunespbr Grafos Hamiltonianos Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro

Leia mais

UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO SIMULATED ANNEALING USANDO O MODELO MARKOVIANO APLICADA AO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE

UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO SIMULATED ANNEALING USANDO O MODELO MARKOVIANO APLICADA AO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE A pesquisa Operacional e os Recursos Renováveis 4 a 7 de novembro de 2003, Natal-RN UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO SIMULATED ANNEALING USANDO O MODELO MARKOVIANO APLICADA AO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE Iloneide

Leia mais

Resolução de problemas por meio de busca. Inteligência Artificial

Resolução de problemas por meio de busca. Inteligência Artificial 1 Resolução de problemas por meio de busca (Capítulo 3 - Russell) Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto 2 Estrutura 1. Agente de resolução de problema 2. Tipos de problema

Leia mais

Quinta-feira, 11 de abril

Quinta-feira, 11 de abril 15.053 Quinta-feira, 11 de abril Mais alguns exemplos de programação inteira Técnicas de planos de corte para obter melhores limitações Entregar: Observações de Aula 1 Exemplo: Localização do corpo de

Leia mais

Construção de uma Ferramenta para Evoluir Estratégias e Estudar a Agressividade/Cooperação de uma População submetida ao Dilema dos Prisioneiros

Construção de uma Ferramenta para Evoluir Estratégias e Estudar a Agressividade/Cooperação de uma População submetida ao Dilema dos Prisioneiros Construção de uma Ferramenta para Evoluir Estratégias e Estudar a Agressividade/Cooperação de uma População submetida ao Dilema dos Prisioneiros generalizá-lo para várias outras situações, como em problemas

Leia mais

MODELOS PROBABILÍSTICOS

MODELOS PROBABILÍSTICOS Disciplina de BIOLOGIA COMPUTACIONAL Mestrado em ENGENHARIA BIOMÉDICA 4º Ano, 1º Semestre 2007/08 MODELOS PROBABILÍSTICOS Relatório 4 Ana Calhau Ângela Pisco Nuno Santos 54605 55748 55746 Palavras-Chave:

Leia mais

Aplicação do algoritmo de Dijkstra para o problema de roteamento da frota de táxis partindo de um ponto fixo

Aplicação do algoritmo de Dijkstra para o problema de roteamento da frota de táxis partindo de um ponto fixo Aplicação do algoritmo de Dijkstra para o problema de roteamento da frota de táxis partindo de um ponto fixo Heverton Ramos dos Santos 1 Alamir Rodrigues Rangel Jr 2 O presente artigo visa demonstrar uma

Leia mais

Inteligência Artificial. Conceitos Gerais

Inteligência Artificial. Conceitos Gerais Inteligência Artificial Conceitos Gerais Inteligência Artificial - IA IA é um campo de estudo multidisciplinar e interdisciplinar, que se apóia no conhecimento e evolução de outras áreas do conhecimento.

Leia mais

COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA: 1 aula de 1h40min PLANO DE ENSINO

COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA: 1 aula de 1h40min PLANO DE ENSINO CURSO: Graduação em Matemática 1º semestre de 2016 DISCIPLINA: PESQUISA OPERACIONAL 2 PROFESSOR(ES): Vincent Gérard Yannick Guigues & Elivelton Ferreira Bueno CARGA HORÁRIA: 60h PRÉ-REQUISITO: CÁLCULO

Leia mais

Grafos: caminhos mínimos

Grafos: caminhos mínimos quando o grafo é sem pesos, a determinação de um caminho mais curto pode ser feita através de uma busca em largura caminho mais curto é aquele que apresenta o menor número de arestas quando o grafo tem

Leia mais

André Andrade Costa. Otimização do Gas Lift Contínuo com Restrições por Algoritmo Genético

André Andrade Costa. Otimização do Gas Lift Contínuo com Restrições por Algoritmo Genético André Andrade Costa Otimização do Gas Lift Contínuo com Restrições por Algoritmo Genético Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia Elétrica da PUC/Rio como parte dos requisitos para a obtenção

Leia mais

INVESTIGANDO O PROBLEMA DA MOCHILA IRRESTRITA EM SUA VERSÃO BIDIMENSIONAL

INVESTIGANDO O PROBLEMA DA MOCHILA IRRESTRITA EM SUA VERSÃO BIDIMENSIONAL INVESTIGANDO O PROBLEMA DA MOCHILA IRRESTRITA EM SUA VERSÃO BIDIMENSIONAL Mirella Augusta Sousa Moura, mirella.asm14@hotmail.com Thiago Alves de Queiroz, th.al.qz@catalão.ufg.br Resumo: Empacotamento consiste

Leia mais

Aula 10: Tratabilidade

Aula 10: Tratabilidade Teoria da Computação DAINF-UTFPR Aula 10: Tratabilidade Prof. Ricardo Dutra da Silva Na aula anterior discutimos problemas que podem e que não podem ser computados. Nesta aula vamos considerar apenas problemas

Leia mais