Ácido gadopentético APS 469 mg/ml Solução injectável Ácido gadopentético, sob a forma de gadopentetato de dimeglumina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ácido gadopentético APS 469 mg/ml Solução injectável Ácido gadopentético, sob a forma de gadopentetato de dimeglumina"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ácido gadopentético APS 469 mg/ml Solução injectável Ácido gadopentético, sob a forma de gadopentetato de dimeglumina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. -Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. -Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. -Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto: 1. O que é Ácido gadopentético APS e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Ácido gadopentético APS 3. Como utilizar Ácido gadopentético APS 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Ácido gadopentético APS 6. Outras informações 1. O QUE É ÁCIDO GADOPENTÉTICO APS E PARA QUE É UTILIZADO Ácido gadopentético APS é um meio de contraste paramagnético para utilização na imagiologia por ressonância magnética. A captação de contraste é originada pelo sal di-n-metilglucamínico do ácido gadopentético, dimeglumina o complexo gadolínico do ácido pentético (dietileno triamina do ácido penta-acético = DTPA). Quando se utiliza uma sequência adequada (por exemplo: sequências em T1 spin eco) na imagem de ressonância magnética protónica, a diminuição do tempo de relaxação spin-lattice, induzida pelo ião gadolínio, conduz ao aumento de intensidade de sinal e, consequentemente, a aumento do contraste da imagem de certos tecidos. O ácido gadopentético, dimeglumina é um composto altamente paramagnético que conduz a uma diminuição distinguível dos tempos de relaxação mesmo nas concentrações baixas. A eficácia paramagnética, a relaxação determinada pela influência sobre o tempo de relaxação spin-lattice dos protões no plasma é de aproximadamente 4,95 l/mmol/seg. e apresenta apenas uma ligeira dependência da intensidade do campo magnético. O DTPA forma um complexo firme com o ião gadolínio paramagnético com uma estabilidade extremamente alta in vivo e in vitro (log K = 22-23). O sal de dimeglumina do ácido gadopentético é muito solúvel em água, sendo um composto extremamente hidrofílico com um coeficiente de distribuição de aproximadamente 0,0001 entre o n-butanol e o tampão, a ph 7.6. A substância não apresenta qualquer ligação às proteínas em especial ou uma interacção inibidora com enzimas (por exemplo, Na+ e K+ ATPase do miocárdio). O Ácido gadopentético APS não activa o sistema do complemento possuindo, devido a este facto, um reduzido potencial para indução de reacções anafilactóides.

2 O ácido gadopentético, dimeglumina em altas concentrações e com tempo de incubação prolongado, apresenta um ligeiro efeito in vitro na morfologia eritrocitária. Após administração intravenosa de Ácido gadopentético APS no ser humano, o processo reversível pode provocar uma hemólise fraca intravascular, o que poderá explicar o ligeiro aumento dos valores de bilirrubina e de ferro sérico, como tem sido ocasionalmente observado nas primeiras horas após a injecção. Grupo farmacoterapêutico: Meios de diagnóstico. Meios de contraste para imagem por ressonância magnética Indicações terapêuticas Este medicamento é apenas para uso em diagnóstico, por administração intravenosa. Intensificação do contraste em imagem craniana e raquidiana por ressonância magnética (IRM). Principalmente para demonstração de tumores e para posterior esclarecimento do diagnóstico diferencial nas suspeitas de meningioma, neurinoma (acústico), tumores de crescimento infiltrativo (p.ex. glioma) e metástases; para a demonstração de tumores pequenos e/ou isointensos; na suspeita de recidivas após cirurgia ou radioterapia; para a visualização diferencial de neoplasias raras como hemangioblastomas, ependimomas e pequenos adenomas pituitários; para melhor determinação da extensão tumoral em tumores não cerebrais. Adicionalmente na IRM raquidiana: diferenciação de tumores intra- e extramedulares; demonstração de partes sólidas de tumores na siringe conhecida; determinação da extensão intramedular do tumor. Intensificação do contraste em IRM de corpo inteiro. Incluindo o esqueleto facial, a região do pescoço, a cavidade torácica incluindo o coração e a cavidade abdominal, a mama, a bacia e o aparelho locomotor activo e passivo, e imagem dos vasos por todo o corpo. Ácido gadopentético APS proporciona designadamente informação de diagnóstico: -para a demonstração ou exclusão de tumores, inflamações ou lesões vasculares; -para determinação da extensão e delimitação destas lesões; -para a diferenciação da estrutura interna de lesões; -para avaliação da situação da irrigação sanguínea de tecidos normais e patologicamente alterados; -para diferenciação do tecido tumoral e cicatricial após terapêutica; -para reconhecimento de uma recidiva de prolapso discal pós-operatória; -para determinação semi-quantitativa da função renal em associação com o diagnóstico anatómico. 2. ANTES DE UTILIZAR ÁCIDO GADOPENTÉTICO APS Não utilize Ácido gadopentético APS Ácido gadopentético APS está contra-indicado em caso de hipersensibilidade ao ácido gadopentético ou a qualquer um dos excipientes.

3 A utilização de ácido gadopentético está também contra-indicada em doentes com insuficiência renal grave (TFG <30 ml/min/1,73 m2). Tome especial cuidado com Ácido gadopentético APS Ácido gadopentético APS não deve ser usado por via intratecal. Hipersensibilidade Têm sido observadas reacções de hipersensibilidade do tipo alérgico após a utilização de meios de contraste para IRM, com o ácido gadopentético. São possíveis reacções graves, incluindo choque anafiláctico. A maioria destas reacções ocorre na meia hora seguinte à administração de meios de contraste. Contudo, podem ocorrer em casos raros reacções tardias (após horas ou dias), como aliás com outros meios de contraste desta classe. São recomendados cuidados especiais nos casos de reacções de hipersensibilidade. Tal como com outros meios de contraste administrados por via intravenosa, o Ácido gadopentético APS pode estar relacionado com reacções anafilactóides/hipersensibilidade ou outras reacções idiossincráticas que se caracterizam por manifestações cardiovasculares, respiratórias e cutâneas. O risco de hipersensibilidade é maior nas seguintes situações: -Reacção prévia a meios de contraste, história de asma brônquica ou outras perturbações alérgicas Desta forma, antes da injecção de qualquer meio de contraste, o doente deve ser interrogado sobre episódios de alergia (por exemplo, alergia ao marisco, febre dos fenos, urticária), sensibilidade a meios de contraste e asma brônquica, uma vez que a incidência registada de reacções adversas a meios de contraste é superior em doentes nestas condições, podendo ser considerada a pré-medicação com antihistamínicos e/ou glucocorticóides. Os doentes com asma brônquica estão em risco especial de broncospasmo ou uma reacção de hipersensibilidade. -Doentes a tomarem beta-bloqueadores Os doentes que sofram reacções enquanto tomam beta-bloqueadores podem ser refractários ao tratamento padrão de reacções de hipersensibilidade com agonistas beta. -Doença cardiovascular Os doentes com doença cardiovascular são mais susceptíveis a reacções de hipersensibilidade graves ou até mesmo fatais. Se ocorrerem reacções de hipersensibilidade, a administração do meio de contraste tem que ser imediatamente interrompida e, caso necessário, instituída terapêutica específica por um acesso venoso. É portanto aconselhável usar uma cânula fixa flexível para administração intravenosa de meio de contraste. Devem estar acessíveis (à mão) fármacos adequados, um tubo endotraqueal e um ventilador, de modo a permitir medidas imediatas em situações de emergência.

4 Insuficiência renal grave Foram notificados casos de fibrose sistémica nefrogénica (NSF) associada à utilização de ácido gadopentético e de alguns outros agentes de contraste contendo gadolínio em doentes com insuficiência renal grave (TFG < 30 ml/min/1,73 m2). Assim, o ácido gadopentético não deve ser utilizado nestes doentes (ver Não utilizar Ácido gadopentético APS). O risco de desenvolvimento de NSF em doentes com insuficiência renal moderada é desconhecido. Desta forma, o ácido gadopentético deve ser utilizado com precaução em doentes com insuficiência renal moderada (TFG ml/min/1,73 m2). Todos os doentes devem ser monitorizados, em particular doentes com idade superior a 65 anos, ao nível da disfunção renal através da obtenção do historial clínico e/ou testes laboratoriais. O ácido gadopentético pode ser removido do organismo através de hemodiálise. Recém-nascidos e bebés Nos recém-nascidos e nos bebés até 1 ano de idade, o ácido gadopentético deve ser apenas utilizado após ponderação cuidadosa, devido à imaturidade da função renal. A dosagem requerida deverá ser administrada manualmente. Perturbações convulsivas Os doentes com perturbações convulsivas ou lesões intracranianas podem ter um risco aumentado de convulsões, tal como foi notificado raramente em associação com administração de ácido gadopentético. Devem ser tomadas medidas de precaução nos doentes com predisposição para convulsões, por exemplo, monitorização rigorosa, devendo estar disponíveis para uso imediato todo o equipamento e fármacos necessários para contrariar quaisquer convulsões que possam ocorrer. Na ausência de estudos de compatibilidade, este medicamento não deverá ser misturado com outros. Ao utilizar Ácido gadopentético APS com outros medicamentos Informe o médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Não são conhecidas interacções com outros medicamentos. Interferência com testes de diagnóstico O resultado da determinação do ferro sérico por métodos complexiométricos (ex.: batofenantrolina) no prazo de 24 horas após o exame com Ácido gadopentético APS pode apresentar valores baixos inexactos, devido ao DTPA livre presente na formulação do meio de contraste. Ao utilizar Ácido gadopentético APS com alimentos e bebidas

5 As náuseas e vómitos são possíveis acontecimentos adversos, conhecidos em todos os meios de contraste para IRM. O doente deve portanto evitar comer nas duas horas que antecedem o exame, de modo a reduzir o risco de aspiração. Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Gravidez Ainda não foi demonstrada a inocuidade de ácido gadopentético durante a gravidez. Assim, deve-se ponderar a indicação, com especial rigor, nas mulheres grávidas. Os estudos toxicológicos sobre a reprodução em animais não indicaram qualquer potencial teratogénico ou qualquer outro potencial embriotóxico, após uma administração de ácido gadopentético durante a gravidez. Aleitamento O ácido gadopentético é transferido para o leite materno numa quantidade muito limitada (um máximo de 0,04% da dose administrada). Não é esperado qualquer dano para o bebé lactente, pela experiência até à data. Condução de veículos e utilização de máquinas Não são conhecidos efeitos. 3. COMO UTILIZAR ÁCIDO GADOPENTÉTICO APS Utilizar Ácido gadopentético APS sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Modo de administração e posologia Informação geral Devem observar-se as normas de segurança habituais na imagem por ressonância magnética, p.ex. exclusão de pacemakers, implantes ferro-magnéticos. As recomendações para o uso de Ácido gadopentético APS são entre 0,14 Tesla e 1,5 Tesla, independentemente da intensidade do campo magnético. Ácido gadopentético APS destina-se exclusivamente a administração por via intravenosa. Só deve ser aspirado para a seringa imediatamente antes da aplicação. Qualquer solução de meio de contraste não utilizada num exame deve ser desprezada. Pode iniciar-se a IRM com captação de contraste imediatamente após a administração. Tal como com outros procedimentos de diagnóstico com utilização de meio de contraste, recomenda-se a observação do doente após o procedimento. Dieta

6 As náuseas e vómitos são possíveis acontecimentos adversos, conhecidos em todos os meios de contraste para IRM. O doente deve portanto evitar comer nas duas horas que antecedem o exame, de modo a reduzir o risco de aspiração. Recém-nascidos (<1 mês) e bebés (1 mês 2 anos) Em recém-nascidos e bebés a dose necessária deve ser administrada manualmente. Ansiedade Estados acentuados de excitação, ansiedade e dor podem aumentar o risco de efeitos secundários ou intensificar reacções relacionadas com o meio de contraste. A estes doentes pode ser dado um sedativo. Posologia As administrações intravasculares de meios de contraste devem ser feitas, sempre que possível, com o doente deitado, que, depois do final da injecção, deve ser vigiado pelo menos durante meia hora, dado que a maioria dos efeitos indesejáveis ocorre durante esse período. Imagem craniana e raquidiana por ressonância magnética Adultos, adolescentes e crianças (incluindo recém-nascidos e bebés) Geralmente, a administração de 0,2 ml de Ácido gadopentético APS/kg de peso corporal é suficiente para uma boa intensificação e para responder à questão clínica. Se, apesar de uma IRM com captação de contraste normal, persistir uma forte suspeita clínica de uma lesão, pode-se, com uma injecção adicional de 0,2 ml ou mesmo de 0,4 ml de Ácido gadopentético APS/kg peso corporal em adultos, aumentar o rendimento de diagnóstico do exame, nos 30 minutos seguintes, fazendo-se de imediato a IRM. Para a exclusão de metástases ou de tumores recorrentes em adultos, uma injecção de 0,6 ml de Ácido gadopentético APS/kg peso corporal proporciona frequentemente um diagnóstico de maior confiança. Dose máxima: 0,6 ml (adultos) ou 0,4 ml (crianças) de Ácido gadopentético APS/kg de peso corporal. IRM de corpo inteiro Adultos, adolescentes e crianças Geralmente, a administração de 0,2 ml de Ácido gadopentético APS/kg de peso corporal é suficiente para uma boa intensificação e para responder à questão clínica. Em casos especiais, p.ex. nas lesões com reduzida vascularização e/ou pequeno espaço extracelular, pode ser necessária, principalmente na utilização de sequências ponderadas em T1 relativamente fracas, a administração de 0,4 ml de Ácido gadopentético APS/kg peso corporal para se obter um efeito de contraste adequado. Nos casos de exclusão de uma lesão ou de recidivas tumorais em adultos, a injecção de 0,6 ml de Ácido gadopentético APS/kg peso corporal pode proporcionar um diagnóstico de maior confiança.

7 Pode ser necessária a injecção até 0,6 ml/kg de peso corporal para a visualização de vasos, consoante a região em investigação e a técnica do exame. Dose máxima: 0,6 ml (adultos) ou 0,4 ml (crianças) de Ácido gadopentético APS/kg de peso corporal. Crianças (idade inferior a 2 anos): a experiência obtida na indicação "IRM de corpo inteiro" em crianças com idade inferior a dois anos é limitada. Se utilizar mais Ácido gadopentético APS do que deveria Até à data não foram observados ou relatados sintomas de intoxicação originados por uma sobredose na utilização clínica. A sobredosagem acidental pode causar os seguintes efeitos, devido à hiperosmolalidade de Ácido gadopentético APS: aumento da pressão arterial pulmonar, diurese osmótica, hipervolémia e desidratação. Nos doentes com insuficiência renal, a função renal deverá ser cuidadosamente monitorizada. No caso de uma sobredosagem inadvertida ou nos casos em que a função renal se encontra substancialmente afectada, o Ácido gadopentético APS pode ser removido do corpo por hemodiálise. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como todos os medicamentos, Ácido gadopentético APS pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Os efeitos secundários associados ao uso de ácido gadopentético são geralmente ligeiros a moderados e transitórios por natureza. Contudo, já foram referidas reacções graves e com risco de vida, assim como mortes. As reacções mais frequentemente registadas são náuseas, vómitos, cefaleias, tonturas, sensação de dor, sensação geral de calor e calor ou frio no local de injecção. As reacções tardias ao meio de contraste são raras (ver Tomar especial cuidado com Ácido gadopentético APS). Frequência de reacções adversas dos dados pré-aprovação (ensaios clínicos): Baseado na experiência com mais de 2000 doentes (incluindo 32 voluntários saudáveis) incluídos nos estudos pré-aprovação, foram observados e classificados pelos investigadores como relacionados (possivelmente, provavelmente ou definitivamente) os efeitos indesejáveis descritos abaixo. A tabela seguinte classifica os efeitos indesejáveis por sistema corporal e frequência:

8 Sistema Corporal Frequente (= 1/100) Pouco frequente (= 1/1000, < 1/100) Raro (< 1/1000) Nervoso Olhos Cefaleias (n=32) Tonturas (n=9), parestesia (n=6) Agitação (n=1), enxaqueca (n=1), zumbidos (n=1), convulsões (n=2), vertigens (n=1) Conjuntivite (n=1) Ouvidos Dor de ouvido (n=1) Cardíaco Angina de peito (n=1) Vascular Vasodilatação (n=5) Hipotensão (n=1), hipertensão (n=1), flebite (n=1), rubor facial (n=1) Respiratório Rinorreia (n=1), dispneia (n=1), Gastrointestinal Pele e tecido subcutâneo Perturbações gerais e do local de administração irritação da orofaringe Vómitos (n=9), Dor de estômago (n=1), alterações de paladar boca seca (n=2), (n=3), polidipsia (n=1), náuseas (n=18) perturbações GI (n=2) Urticária (n=1), Rash (n=3) edema localizado (n=1), Frio no local de Queimadura Dor torácica (n=1), injecção (n=23) (localizada) (n=4), fraqueza (n=1), calor (localizado) febre (n=2), (n=5), frio (n=1), calor no local de palidez (n=2), injecção (n=3), dor (n=1), queimadura no local de cansaço (n=1), injecção (n=3), dor (localizada) (n=1), dor no braço de sensação de calor (n=1), injecção (n=6) reacção no local de injecção (n 2) Frequência de reacções adversas dos dados de ensaios clínicos e espontâneas: Sistema Corporal Reacções anafilactóides/ hipersensibilidade Frequente (= 1/100) Pouco frequente Raro (= 1/1000, < (< 1/1000) Angioedema, conjuntivite, tosse, prurido, rinite, esternutação, urticária, broncospasmo, espasmo da laringe, edema da laringe/faringe hipotensão Sanguíneo Alterações passageiras dos níveis séricos de ferro e Nervoso Tonturas, cefaleias, parestesia Agitação, confusão, perturbações de visão, olfacto, audição ou fala, convulsões, tremores, dor de ouvido, dor

9 Olhos Lacrimação, dor ocular Cardíaco Perturbação passageira clinicamente significativa na frequência cardíaca e pressão arterial, perturbação no ritmo Vascular ou função cardíaca e paragem Reacções circulatórias acompanhadas de vasodilatação periférica, hipotensão e síncope subsequente, taquicardia reflexa, dispneia, agitação, confusão e cianose que Respiratório Perturbação passageira na frequência respiratória, dispneia, dificuldade respiratória, tosse, paragem Gastrointestinal Náuseas, respiratória edema pulmonar Dor abdominal, diarreia, vómitos alterações de paladar, boca Hepato-biliar Alterações passageiras dos níveis das enzimas hepáticas Pele e tecido Angioedema, reacção de rubor subcutâneo com vasodilatação, urticária, Renal e urinário Incontinência id h urinária, urgência urinária, em doentes com insuficiência renal préexistente: aumento da creatinina sérica e insuficiência Perturbações gerais e Sensação de Lombalgia, dor de articulações, do local de calor, cefaleias dor torácica, mal-estar, administração calafrios, febre, sudação,reacções vasovagais, alterações da temperatura corporal, extravasação, dor local, frio, calor ligeiro e edema inflamação e necrose As frequências estimadas são baseadas em dados obtidos em estudos pré- e pósaprovação em mais de doentes, assim como em dados de notificação espontânea. Foram também notificados casos de NSF com o ácido gadopentético. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR ÁCIDO GADOPENTÉTICO APS Não conservar acima de 25 C. Proteger da luz, conservando os frascos na embalagem exterior.

10 Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não utilize Ácido Gadopentético APS após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após VAL.. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente. 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Ácido gadopentético APS -A substância activa deste medicamento é o ácido gadopentético sob a forma de gadopentetato de dimeglumina. Cada ml de solução injectável de Ácido gadopentético APS contém 469,01 mg de gadopentetato de dimeglumina, equivalente a 0,5 mmol de ácido gadopentético. -Os outros componentes são: meglumina, ácido dietilenotriaminopentético (DTPA), água para preparações injectáveis Qual o aspecto de Ácido gadopentético APS e conteúdo da embalagem Ácido gadopentético APS apresenta-se em frascos para injectáveis de vidro tipo I ou tipo II, incolores, com rolha e cápsula de fecho. Encontra-se em embalagens de: -5 ou 10 frascos contendo 5 ml de solução injectável; -1, 5 ou 10 frascos contendo 10 ml de solução injectável; -1, 5 ou 10 frascos contendo 15 ml de solução injectável; -1, 5 ou 10 frascos contendo 20 ml de solução injectável; -5 ou 10 frascos contendo 30 ml de solução injectável; -5 ou 10 frascos contendo 100 ml de solução injectável. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado FARMA-APS, Produtos Farmacêuticos, S.A. Rua João de Deus, n.º 19 Venda Nova Amadora Portugal Fabricante Farma-APS, Produtos Farmacêuticos, S.A. Rua João de Deus, 19 - Venda Nova Amadora Portugal

11 Sanochemia Pharmazeutika AG Landegger Strasse 7 A-2491 Neufeld Austria Este folheto informativo foi aprovado pela última vez em

Ácido gadopentético Ceapharma 469 mg/ml Solução injectável

Ácido gadopentético Ceapharma 469 mg/ml Solução injectável FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ácido gadopentético Ceapharma 469 mg/ml Solução injectável Ácido gadopentético, sob a forma de sal de dimeglumina Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AUTRITIS 4%, 40 mg/ ml, SOLUÇÃO CUTÂNEA Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. OMNISCAN 287 mg/ml (0,5 mmol/ml) solução injectável Gadodiamida

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. OMNISCAN 287 mg/ml (0,5 mmol/ml) solução injectável Gadodiamida FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR OMNISCAN 287 mg/ml (0,5 mmol/ml) solução injectável Gadodiamida APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alertin 10 mg comprimidos Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

1. O que é Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada e para que é utilizada?

1. O que é Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada e para que é utilizada? FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão Alfacalcidol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Tropicil Top 5 mg/ml Colírio, solução Tropicil Top 10 mg/ml Colírio, solução

FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Tropicil Top 5 mg/ml Colírio, solução Tropicil Top 10 mg/ml Colírio, solução FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tropicil Top 5 mg/ml Colírio, solução Tropicil Top 10 mg/ml Colírio, solução Tropicamida Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Benylin 2,8 mg/ml + 0,4 mg/ml Xarope Cloridrato de Difenidramina + Levomentol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias.

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias. TFOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levotiroxina sódica Deka 25 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 50 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 100 micrograma comprimidos

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CETIX, 10 mg, Comprimido para chupar Cetirizina Leia atentamente este folheto porque contém informação importante para si Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VASILIUM, 10 mg, Comprimidos Flunarizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoterol 0,001 mg/ml Xarope Cloridrato de Clenbuterol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR Kestine 20 mg liofilizado oral Ebastina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Kestine liofilizado oral Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DULCOLAX 10 mg supositório Bisacodil Laxante por contacto Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NIFLUX, 50 mg/ml + 8 mg/ml, Xarope Carbocisteína + Sobrerol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Labesfal 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoterol 0,02 mg Comprimidos Cloridrato de Clenbuterol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM OPTONE 0,13 ml/ml Solução para lavagem oftálmica Água de Hamamélis Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos Perindopril APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa.

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Generis 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 6 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Veroven 20 mg/g gel Hidrosmina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tussilene, 10mg, Pastilha Bromidrato de dextrometorfano APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. BÁLSAMO ANALGÉSICO LABESFAL, associação, pomada

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. BÁLSAMO ANALGÉSICO LABESFAL, associação, pomada FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR BÁLSAMO ANALGÉSICO LABESFAL, associação, pomada Salicilato de metilo / Cânfora / Óleo essencial de terebintina / Mentol Este folheto contém informações

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Metibasol 5 mg Comprimidos Tiamazol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Lidocaína + Adrenalina Mokepiti 36 mg/1,8 ml + 0,0225 mg/1,8 ml Solução injectável

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Lidocaína + Adrenalina Mokepiti 36 mg/1,8 ml + 0,0225 mg/1,8 ml Solução injectável FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lidocaína + Adrenalina Mokepiti 36 mg/1,8 ml + 0,0225 mg/1,8 ml Solução injectável Cloridrato de Lidocaína + Tartarato de Adrenalina Leia atentamente este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CHIBROXOL 3 mg/ml Colírio, solução Norfloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

A Fluoresceína SERB 100 mg/ml é uma solução injectável contida numa ampola de 5 ml.

A Fluoresceína SERB 100 mg/ml é uma solução injectável contida numa ampola de 5 ml. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluoresceína SERB 100 mg/ml solução injectável Fluoresceína sódica Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loftyl 50 mg/5 ml solução injectável Cloridrato de buflomedil APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Rinerge 0,5 mg/ml Solução para inalação por nebulização Cloridrato de oximetazolina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Rinerge 0,5 mg/ml Solução para inalação por nebulização Cloridrato de oximetazolina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rinerge 0,5 mg/ml Solução para inalação por nebulização Cloridrato de oximetazolina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Albumina Humana AMPDR 200 g/l Solução para perfusão Albumina Humana

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Albumina Humana AMPDR 200 g/l Solução para perfusão Albumina Humana FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Albumina Humana AMPDR 200 g/l Solução para perfusão Albumina Humana Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

minox 2 20 mg/ml Solução cutânea

minox 2 20 mg/ml Solução cutânea FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR minox 2 20 mg/ml Solução cutânea Minoxidil Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

1. O QUE É CLORETO DE SÓDIO PROAMP 0,9%, solução injectável E PARA QUE É UTILIZADO?

1. O QUE É CLORETO DE SÓDIO PROAMP 0,9%, solução injectável E PARA QUE É UTILIZADO? Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou Farmacêutico. Este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Doxiproct, 40mg/g + 20mg/g, pomada rectal

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Doxiproct, 40mg/g + 20mg/g, pomada rectal FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxiproct, 40mg/g + 20mg/g, pomada rectal Dobesilato de cálcio mono-hidratado + Cloridrato de lidocaína Este folheto contém informações importantes para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CICLOVIRAL 50 mg/g Creme Aciclovir Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Marac 8 mg, Solução oral Cloridrato de beta-histina

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Marac 8 mg, Solução oral Cloridrato de beta-histina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Marac 8 mg, Solução oral Cloridrato de beta-histina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos Módulo 1.3.2 FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. beta-histina gp 16 mg comprimidos Leia este folheto com atenção antes de tomar

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Deca-Durabolin 100, 100 mg/1 ml solução injectável Decanoato de nandrolona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

Nome do Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Nome do Titular da Autorização de Introdução no Mercado: FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película Paracetamol Cafeína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose.

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose. Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Tedec 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lactulose Pharmakern 666,7 mg/ml Xarope Lactulose, líquida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Não utilize Azep: - Se tem alergia à substância ativa, azelastina, ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6)..

Não utilize Azep: - Se tem alergia à substância ativa, azelastina, ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).. Folheto informativo: Informação para o utilizador Azep 1 mg/ml solução para pulverização nasal Cloridrato de azelastina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento,

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Minitil 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mucosolvan 30 mg Comprimido cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

XILONIBSA 2% com epinefrina contém lidocaína base 31,14 mg/1,8 ml e epinefrina base 0,0225 mg/1,8 ml.

XILONIBSA 2% com epinefrina contém lidocaína base 31,14 mg/1,8 ml e epinefrina base 0,0225 mg/1,8 ml. XILONIBSA 2% com Epinefrina FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO X I L O N I B S A 2% com EPINEFRINA COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA XILONIBSA 2% com epinefrina contém lidocaína base 31,14

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Meborilan 10 mg Cápsulas Nifedipina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nicorandilo Generis 10mg comprimidos Nicorandilo Generis 20mg comprimidos Nicorandilo $3529$'2(0 Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Vitalipid N Infantil, associação, emulsão injectável Retinol, ergocalciferol, alfatocoferol, fitomenadiona Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

1. O QUE É CLORETO DE SÓDIO PROAMP 20% concentrado para solução para perfusão, E PARA QUE É UTILIZADO?

1. O QUE É CLORETO DE SÓDIO PROAMP 20% concentrado para solução para perfusão, E PARA QUE É UTILIZADO? FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico. Este medicamento foi

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tamoxifeno Generis 10 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 20 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 30 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 40 mg Comprimidos APROVADO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão Azitromicina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada.

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada. FOLHETO INFORMATIVO Libradin 10, cápsulas de libertação prolongada de 10 mg Libradin 20, cápsulas de libertação prolongada de 20 mg Cloridrato de barnidipina Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao ácido azelaico ou a qualquer outro componente de Finacea. Ver, por favor, a secção 6. Outras informações.

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao ácido azelaico ou a qualquer outro componente de Finacea. Ver, por favor, a secção 6. Outras informações. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finacea, 150 mg/g, gel Ácido azelaico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina Xarmix 1,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 3 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 4,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gammaglobulina Antihepatitis B P Behring 200 UI/ml Solução injectável Imunoglobulina Humana contra a Hepatite B Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tilavist 20 mg/ml colírio, solução Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

1. O que é Kanakion MM Pediátrico e para que é utilizado. Kanakion MM Pediátrico é uma vitamina lipossolúvel com propriedades antihemorrágicas.

1. O que é Kanakion MM Pediátrico e para que é utilizado. Kanakion MM Pediátrico é uma vitamina lipossolúvel com propriedades antihemorrágicas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Kanakion MM Pediátrico 2mg/0,2 ml solução injetável Fitomenadiona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio.

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio. FOLHETO INFORMATIVO Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 12,5 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 25 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase.

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina ToLife 1,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 3 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 4,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO:INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO:INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO:INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Dextrometorfano Tussilene, 2mg/ml, Solução oral Bromidrato de dextrometorfano

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Linha da Frente 100 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Mucosolvan Perlonguets 75 mg Cápsula dura de libertação prolongada cloridrato de ambroxol

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Mucosolvan Perlonguets 75 mg Cápsula dura de libertação prolongada cloridrato de ambroxol Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mucosolvan Perlonguets 75 mg Cápsula dura de libertação prolongada cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Liderfen 50 mg/g Gel Ibuprofeno -Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. -Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Flexbumin 200 g/l, solução para perfusão.

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Flexbumin 200 g/l, solução para perfusão. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Flexbumin 200 g/l, solução para perfusão Albumina Humana Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VOMIDRINE 50 mg comprimidos Dimenidrinato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Wynn 1,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 3 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 4,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 6 mg Comprimidos

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol Folheto informativo: Informação para o utilizador Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Levotuss pertence ao grupo farmacoterapêutico: Aparelho respiratório. Antitússicos e expectorantes. Antitússicos.

Levotuss pertence ao grupo farmacoterapêutico: Aparelho respiratório. Antitússicos e expectorantes. Antitússicos. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levotuss 6 mg/ml Xarope levodropropizina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Alfuzosina ratiopharm 10 mg Comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Alfuzosina ratiopharm 10 mg Comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alfuzosina ratiopharm 10 mg Comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) Leia atentamente este folheto antes de tomar Alfusozina ratiopharm

Leia mais