Investigação Narrativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Investigação Narrativa"

Transcrição

1 Metodologia de Investigação I Investigação Narrativa Ana Matos Filomena Barradas Neusa Branco Mestrado em Educação - DEFCUL

2 Nós organizamos a nossa experiência diária e a nossa experiência de acontecimentos humanos principalmente sob a forma de narrativa. Criamos histórias, desculpas, mitos, razões para fazer ou não fazer. (Bruner, 1991, referido por Galvão, 1998, p. 115) Vivemos através de histórias, ou seja, pensamos, imaginamos e fazemos escolhas morais de acordo com estruturas narrativas. (Oliveira, Segurado & Ponte, 1999, p. 194)

3 Porquê a narrativa? (...) as histórias tornaram-se um meio de capturar a complexidade, a especificidade e inter-relação dos fenómenos com que lidamos. (Carter, 1993, citado por Galvão, 1998, p.116)

4 O que é a narrativa? A definição de narrativa é apresentada por diversos autores: ( ) as narrativas são histórias que se reportam a acontecimentos passados e específicos e têm propriedades comuns. (Labov, 1972/1982, referido por Galvão, 1998, p.121) Uma narrativa é a apresentação simbólica de uma sequência de acontecimentos ligados entre si por determinado assunto e relacionados pelo tempo. (Scholes, 1981, referido por Galvão, 1998, p.122)

5 Autobiografias Biografias Narrativas pessoais Histórias de vida Investigação Narrativa Etnobiografias Etnografias Memórias populares Entrevistas narrativas

6 Investigação qualitativa do tipo interpretativo - Começou por se focar: nos professores, enquanto indivíduos. na compreensão pessoal que revelam sobre si próprios e sobre os processos e orientações dentro dos quais se situam e situam os trabalhos das suas escolas. (Luwish, 2002) - Pode facilitar a aproximação à opinião, às ideias, à experiência e à prática dos professores, a partir das suas próprias percepções. (Oliveira, 1999)

7 Construção das narrativas ( ) é essencial, em primeiro lugar, dar voz ao professor, deixá-lo contar a sua história mas, simultaneamente, construir uma relação colaborativa que facilite a participação comum na elaboração das narrativas. (Oliveira, 1998, p. 49) Para a construção das narrativas podem concorrer diversos tipos de dados e não, simplesmente, as histórias orais ou escritas dos professores. Por exemplo: - Notas de campo; entrevistas; conversas informais. (Oliveira, 1998)

8 O processo de investigação narrativa Segundo Riessman (1993) existem cinco níveis de representação: Dar sentido Contar Transcrever Analisar Ler (Galvão, 1998)

9 Como pode o investigador estruturar a narrativa? Modelo de Labov 1 Resumo Sobre o que é? 2 Orientação Quem? Quando? O quê? Onde? 3 Complicação da acção Então o que aconteceu? 4 Avaliação E então? 5 Resolução O que aconteceu finalmente? 6 Coda Transporta a narrativa para o presente. (Opcional) (Cortazzi, 1993)

10 História - Teresa Houve uma altura que eu achei que eles não iam conseguir lá chegar (à expressão geradora) porque estavam muito agarrados a isto, à expressão dos números. Então, houve alguns grupos em que eu fui dizendo Vejam como é que contam os fósforos. Arranjem uma maneira sistemática de contar e não sei quê. Resumo Porque, como foi assim que eu lá cheguei, achei que era a melhor maneira. Orientação Mas depois pensei assim, quem é que me diz que os miúdos não chegam lá de outra maneira? Complicação da acção Então deixei de dizer isto. Pensei, Não digo nada, absolutamente nada, nem que eles não descubram nada a aula inteira. E fiquei realmente com a sensação que eles não iam descobrir nada a aula inteira, que não iam descobrir a expressão geradora. Resolução da acção E ao fim e ao cabo aqueles outros dois grupos conseguiram lá chegar por outro processo. De maneira que não sei se não é melhor não lhes dizer nada e deixá-los a desenvencilharem-se e depois logo se vê. Avaliação/Coda

11 Exemplo de um estudo que se inclui no âmbito da investigação narrativa, realizado por Hélia Oliveira, em Conhecer as perspectivas das professoras sobre a natureza das investigações matemáticas e o papel do professor e dos alunos.

12 A partir da análise da narrativa, construída através da interacção entre a professora e a investigadora, foi possível distinguir cinco características principais a respeito do papel do professor numa aula com uma investigação matemática: Criar condições para o desenvolvimento da actividade; Predispor para a actividade; Sustentar a actividade; Promover o desenvolvimento do processo investigativo; Promover a comunicação e o desenvolvimento de conceitos e procedimentos. (Oliveira, 1999)

13 História - Tânia Eu agora não tenho porta-voz rotativo, porque acho que resulta mais fazer com porta-voz escolhido por mim. Quando é rotativo, eles já sabem quem vai falar de seguida e os que não falam de seguida não estão atentos à discussão do grupo. Assim, sou eu que escolho o porta-voz. Eu lanço uma questão para resolverem em grupo. Assim que vejo que há um mais distraído da discussão, assim que acaba ou a um minuto de acabar a discussão, eu passo e digo: O porta-voz vais ser tu. Ele, que não estava a tomar atenção, tenta saber o que se passou para me explicar de seguida. Escolhendo eu o porta voz sei quem é que escolho e vou àqueles que, naquele momento, estavam mais distraídos, mas dou-lhes a oportunidade, um bocadinho antes de falarem, de saberem que vão ser eles. Nunca é um castigo. Além de que eles não se apercebem porque é que eu os escolhi. Normalmente eu estou do outro lado da sala, passo por ali e digo: Neste grupo vais ser tu o porta-voz. Não sabe porque é que foi escolhido, só sabe que não esteve com atenção e assim que eu me afasto, discretamente, pergunta aos colegas: Qual é a resposta? Qual é a resposta? Imediatamente os colegas lhe explicam tudo, ele julga que eu não dei por nada, porque depois eu vejo que ele sabe, mas eu sei perfeitamente porque é que o escolhi. Dei-lhe oportunidade DEFCUL de -aprender 2004/05 e é isso que eu quero.

14 Validação da investigação narrativa: Persuasão; Correspondência; Coerência; Uso pragmático. (Riessman, 1993, referido por Oliveira, 1998)

15 Diferenças entre o método narrativo e outras formas de análise qualitativas: Método narrativo: Há a participação directa do professor na elaboração do próprio discurso; Permite a compreensão experimental do pensamento dos professores; É ideal para analisar histórias de professores; As histórias revelam conhecimento tácito; Têm lugar num contexto significativo; Elbaz Apelam a tradição de contar histórias; (1990 Geralmente está envolvida uma lição moral a ser aprendida; Podem dar voz ao criticismo de um modo social aceitável; Reflectem a não separação entre pensamento e acção no acto de contar. (Galvão, 1998, pp. 124 e 125)

16 Limitações do método narrativo: Dificuldade na distinção entre uma história mais significativa de outra menos significativa. (Luwisch, 2002) Selecção, por parte dos narradores, da informação de forma a tornar a história mais apelativa. (Blumenfeld, 1995, referido por Luwisch, 2002) Perigo de não considerar a interpretação, os valores e a própria história do investigador. (Carter, 1993, referido por Galvão, 1998)

17 Método da Narrativa Exaustivo Rico Difícil Aprofundamento / Necessidade de estratégias e recolha de informação Experiência humana / Interacções entre pessoas Conjugação coerente de todos os elementos passíveis de análise Método de investigação interacção entre investigadores e participantes Método de análise domínio das técnicas linguísticas Relato da investigação discurso claro e coerente (Galvão, 1998)

18 Referências Bibliográficas Cortazzi, M. (1993). Narrative Analysis. London: The Falmer Press. Galvão, C. G. (1998). Professor: O início da prática profissional. (Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM. Luwish, F. E. (2002). O Ensino e a identidade narrativa. Revista de Educação, XI (2), Oliveira, H. M. (1998). Actividades de investigação na aula de matemática: Aspectos da prática do professor. (Tese de mestrado, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM. Oliveira, H. M. (1999). Narrativa na prática e na investigação sobre as investigações matemáticas dos alunos. In P. Abrantes, J. P. Ponte, H. Fonseca, & L. Brunheira (Eds), Investigações matemáticas na aula e no currículo (pp ). Lisboa: Projecto MPT e APM. Oliveira, H. M., Segurado, M. I., & Ponte, J. P. (1999). Tarefas de investigação em matemática: Histórias da sala de aula. In P. Abrantes, J. P. Ponte, H. Fonseca, & L. Brunheira (Eds.), Investigações matemáticas na aula e no currículo (pp ). Lisboa: Projecto MPT e APM.

Investigação Narrativa

Investigação Narrativa Metodologia de Investigação I Investigação Narrativa Ana Matos Filomena Barradas Neusa Branco Mestrado em Educação - DEFCUL Nós organizamos a nossa experiência diária e a nossa experiência de acontecimentos

Leia mais

INVESTIGAÇÃO NARRATIVA

INVESTIGAÇÃO NARRATIVA 1 INVESTIGAÇÃO NARRATIVA Ana Matos Neusa Branco Mestrado em Educação Didáctica da Matemática Filomena Barradas Mestrado em Educação Supervisão e Orientação Pedagógica 1 Introdução nós organizamos a nossa

Leia mais

Narrativas em Educação. Cecília Galvão Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (Isabel Allende, Paula)

Narrativas em Educação. Cecília Galvão Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (Isabel Allende, Paula) Narrativas em Educação Cecília Galvão Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa A minha vida faz-se ao contá-la e a minha memória fixa-se com a escrita; o que

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

NARRATIVAS EM EDUCAÇÃO Narratives in Education

NARRATIVAS EM EDUCAÇÃO Narratives in Education NARRATIVAS EM EDUCAÇÃO Narratives in Education 1 Cecília Galvão 2 A minha vida faz-se ao contá-la e a minha memória fixa-se com a escrita; o que não ponho em palavras no papel, o tempo apaga-o. (...) A

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

Índice. Capítulo I Introdução 1. Capítulo II O professor 17. Objectivo e questões do estudo 2. O contexto do estudo 9

Índice. Capítulo I Introdução 1. Capítulo II O professor 17. Objectivo e questões do estudo 2. O contexto do estudo 9 Capítulo I Introdução 1 Objectivo e questões do estudo 2 O contexto do estudo 9 Capítulo II O professor 17 O conhecimento profissional do professor 19 O professor é um profissional 19 A natureza do conhecimento

Leia mais

Avaliações das e nas escolas: entre uma resposta colectiva e uma resposta individual

Avaliações das e nas escolas: entre uma resposta colectiva e uma resposta individual I Congresso Ibero-Brasileiro de Política y Administración de la Educación VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, IV Congresso do Fórum Português de Administração Educacional

Leia mais

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano ÁREA CURRICULAR DE ESTUDO ACOMPANHADO PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/2010 8º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/2010 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Formação continuada de educadores de infância Contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar

Formação continuada de educadores de infância Contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar Formação continuada de educadores de infância Contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar Maria José Rodrigues [1]; Rui Marques Vieira [2] [1]

Leia mais

Metodologia de Investigação Educacional

Metodologia de Investigação Educacional Metodologia de Investigação Educacional Estilos de Investigação Isabel Chagas, DEFCUL Estilos de Investigação Surveys (sondagens) Estudos Experimentais Estudos Interpretativos Estudo de Caso História de

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade 1º Período 1/13 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Ano Lectivo

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Observe! Vai ver que encontra.

Observe! Vai ver que encontra. Observe! Vai ver que encontra. In: Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem /IIE Lisboa: IIE, 1994 Todos os dias, nas escolas, propomos aos nossos alunos a realização de diversas actividades, realçamos

Leia mais

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília)

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Nós enquanto parceiros, enquanto rede de parceiros do grupo comunitário da Alta de Lisboa, o grupo de inserção aqui da empregabilidade tem como

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

CAPÍTULO 5 PLANO DE FORMAÇÃO

CAPÍTULO 5 PLANO DE FORMAÇÃO CAPÍTULO 5 PLANO DE FORMAÇÃO Desde sempre, existiram divergências entre o que os investigadores educacionais propõem e o que os professores fazem. Muitos professores consideram irrelevantes os resultados

Leia mais

Lista de teses na área da avaliação

Lista de teses na área da avaliação Lista de teses na área da avaliação Afonso, A. (1997). Políticas educativas e avaliação educacional: para uma análise sociológica da reforma educativa em Portugal (1985-1995) (Tese doutoramento, Universidade

Leia mais

O trabalho de projecto e a relação dos alunos com a Matemática

O trabalho de projecto e a relação dos alunos com a Matemática O trabalho de projecto e a relação dos alunos com a Matemática A experiência do Projecto MAT 789 Paulo Abrantes 1994 Mestrado em Educação - Didáctica da Matemática - 2005/2007 Desenvolvimento Curricular

Leia mais

Paulina Mata. Novembro 2006

Paulina Mata. Novembro 2006 Paulina Mata Novembro 2006 Ciência, Cientistas Actividade científica fica Que figuras associa a estas palavras? Porquê estudar Ciência e Tecnologia? - Compreender o mundo em que vivemos - Formar um espírito

Leia mais

Grounded Theory: Aspectos teóricos e metodológicos. Guilhermina Lobato Miranda

Grounded Theory: Aspectos teóricos e metodológicos. Guilhermina Lobato Miranda Grounded Theory: Aspectos teóricos e metodológicos Guilhermina Lobato Miranda Grounded Theory: Aspectos teóricos É uma metodologia de natureza qualitativa, partilhando características com outras metodologias

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 15 Ano Letivo 2012/2013

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 15 Ano Letivo 2012/2013 Ensino Básico Informação Prova de Equivalência à Frequência - 15 Disciplina: Espanhol Ano Letivo 2012/2013 9º Ano de escolaridade 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Espanhol

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 6º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS Alargamento da compreensão a géneros formais e públicos do oral. Criação de autonomia

Leia mais

Investigação sobre o conhecimento e a formação de professores Síntese da discussão do grupo temático

Investigação sobre o conhecimento e a formação de professores Síntese da discussão do grupo temático Investigação sobre o conhecimento e a formação de professores Síntese da discussão do grupo temático Ana Maria Boavida Escola Superior de Educação de Setúbal Maria de Fátima Guimarães Escola Superior de

Leia mais

Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars

Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars Departamento de Matemática Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars Meios Computacionais no Ensino Professor:

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Grelha de Avaliação Oral (a preencher pelo professor)

Grelha de Avaliação Oral (a preencher pelo professor) 1 Grelha de Avaliação Oral (a preencher pelo professor) Compreende as instruções do professor Compreende enunciados orais simples Compreende enunciados orais complexos Escuta atentamente COMPREENSÃO O

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 8º ANO A Ano Letivo: 2012/2013 Introdução /Metas Consigna-se no Despacho n.º 5306/2012, de 18 de abril de 2012, que o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão.

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão. O GÊNERO TEXTUAL BILHETE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NA APAE BELÉM Albéria Xavier de Souza Villaça 1 Bruna

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

Mestrado em Educação Área de Especialização: Didáctica da Matemática Metodologia da Investigação I. A Entrevista

Mestrado em Educação Área de Especialização: Didáctica da Matemática Metodologia da Investigação I. A Entrevista Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Departamento de Educação Mestrado em Educação Área de Especialização: Didáctica da Matemática Metodologia da Investigação I A Entrevista Cristina Costa Guida

Leia mais

Aprender a Observar...Observando!

Aprender a Observar...Observando! FCUL Mestrado em Didáctica das Ciências 2004/2006 Metodologia da Investigação I Aprender a Observar...Observando! António Barão Mestrado Formação Pessoal e Social Marisa Temporão Paula David Mestrado Didáctica

Leia mais

(REFORMULAÇÃO) Elaborado por: Filomena Lemos

(REFORMULAÇÃO) Elaborado por: Filomena Lemos (REFORMULAÇÃO) Elaborado por: Filomena Lemos 19-03 - 2011 1 APRESENTAÇÃO 1. Nome da Sequência: É Carnaval e ninguém leva a mal. 2. Contexto/projecto: Representação do bailinho na Mostra Talentos 3. Ano

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

AS LÍNGUAS DE CABO VERDE

AS LÍNGUAS DE CABO VERDE UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA GERAL E ROMÂNICA AS LÍNGUAS DE CABO VERDE UMA RADIOGRAFIA SOCIOLINGUÍSTICA Anexo 6: Guião de Entrevista Tese orientada pela Prof.

Leia mais

O que é um problema?

O que é um problema? O que é um problema? Um problema é uma tarefa em que te são indicados de forma mais ou menos clara os dados que necessitas para a resolveres e o objetivo a atingir. Num problema, compreendes facilmente

Leia mais

Departamento Curricular de Línguas

Departamento Curricular de Línguas Escola Básica Integrada c/ji Fialho de Almeida- Cuba Departamento Curricular de Línguas Ano Lectivo de 2007/2008 Critérios de avaliação Em reunião de Departamento Curricular de Línguas e de acordo com

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

10 perguntas para Henry Mintzberg - ISTOÉ DINHEIRO

10 perguntas para Henry Mintzberg - ISTOÉ DINHEIRO 10 perguntas para Henry Mintzberg - ISTOÉ DINHEIRO (https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20110506/perguntas-para-henrymintzberg/49969 acessado em 31/07/2018) 10 perguntas para Henry Mintzberg

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Informação-Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Chaves Informação-Prova de Equivalência à Frequência Exame de Equivalência à Frequência Espanhol LE II Prova 15 2017 3.º Ciclo do Ensino Básico I Introdução O

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Avaliação Sumativa E Melhoria Das Aprendizagens: Uma Discussão Necessária

Avaliação Sumativa E Melhoria Das Aprendizagens: Uma Discussão Necessária Avaliação Sumativa E Melhoria Das Aprendizagens: Uma Discussão Necessária Agenda 1. Introdução 2. Algumas Considerações Sobre Avaliação Das Aprendizagens 3. Avaliação Formativa E Avaliação Sumativa 4.

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula BARDIN. L. Análise de conteúdo. Paris: Presses Universitaires de France, 1977. Parte I, Cap. II Grupo Inovação Instituto

Leia mais

Promover a articulação curricular através de processos de contextualização.

Promover a articulação curricular através de processos de contextualização. Promover a articulação curricular através de processos de contextualização. José Carlos Morgado Universidade do Minho Carlinda Leite Preciosa Fernandes Ana Mouraz Universidade do Porto Universidade do

Leia mais

Que instrumentos utilizar na observação? (continuação)

Que instrumentos utilizar na observação? (continuação) Que instrumentos utilizar na observação? (continuação) In: Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem /IIE Lisboa: IIE, 1994 REGISTOS DE INCIDENTES CRÍTICOS Os registos de incidentes críticos consistem

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho) Disposições Gerais CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho) As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação

Leia mais

Resumo e Reflexão do artigo: Descobrir o princípio alfabético, por Ana Cristina Silva

Resumo e Reflexão do artigo: Descobrir o princípio alfabético, por Ana Cristina Silva Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Licenciatura em Educação Básica - 3º ano, turma B U.C.: Introdução à Didáctica do Português Docentes: Helena Camacho 2009/2010 Resumo e Reflexão

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 3º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Inglês

Leia mais

Atuação do professor em Sala de Aula e Inovação do Ensino. Anne L. Scarinci

Atuação do professor em Sala de Aula e Inovação do Ensino. Anne L. Scarinci Atuação do professor em Sala de Aula e Inovação do Ensino Anne L. Scarinci Problema motivador Indício: truncamento da seqüência pedagógica Caracterizar a atuação do professor em sala de aula Onde buscamos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Metodologia da Investigação Científica. Documento de Apoio às aulas presenciais Documento de Apoio às aulas presenciais

APRESENTAÇÃO. Metodologia da Investigação Científica. Documento de Apoio às aulas presenciais Documento de Apoio às aulas presenciais Documento de Apoio às aulas presenciais APRESENTAÇÃO Metodologia da Investigação Científica Tereza Ventura Doctor Europeus (Ciências da Educação, Universidade de Sevilha, Espanha) Especialista em Matemática

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

1. A comunicação e a argumentação em sala de aula

1. A comunicação e a argumentação em sala de aula COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Profª Drª Regina Maria Pavanello Universidade Estadual de Maringá reginapavanello@hotmail.com Resumo: Os professores mostram,

Leia mais

Cantiga folheto de cordel

Cantiga folheto de cordel Ficha de transcrição / Alenquer / Cantiga folheto de cordel Cantiga folheto de cordel Classificação: Cantiga narrativa de folheto de cordel Assunto: História de uma criança maltratada pelo pai que parte

Leia mais

Entrevista com Belisotex. Belmiro Oliveira. Presidente do Conselho de Administração. (sem pagina Web - Textil)

Entrevista com Belisotex. Belmiro Oliveira. Presidente do Conselho de Administração. (sem pagina Web - Textil) Entrevista com Belisotex Belmiro Oliveira Presidente do Conselho de Administração (sem pagina Web - Textil) R. A Belisotex é uma empresa que iniciou a actividade no final de 1986. Iniciamos numa unidade

Leia mais

Apêndice C Relatórios dos alunos

Apêndice C Relatórios dos alunos 132 Apêndice C Relatórios dos alunos Segundo os alunos dessa 8ª série, até então nunca tinham feito um relatório, tendo sido essa sua primeira oportunidade para fazer um. Alguns alunos, que entenderam

Leia mais

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof.

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof. A Didáctica das Línguas Síntese do Ponto 1 Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Prof. Helena Camacho Teresa Cardim Nº 070142074 Raquel Mendes Nº 070142032 Setúbal, Abril

Leia mais

Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia

Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Realizado por: Maria Francisco ENTREVISTA PARA O ESTUDO DO USO DE REDES SOCIAIS, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES Unidade Curricular de Metodologias de Investigação

Leia mais

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0 NÍVEL DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA A1/A2 COMPETÊNCIA COMUNICATIVA PARTE 1 PRAGMÁTICA LINGUÍSTICA Unidade 0 Vamos aprender Português! Identificar marcas da identidade cultural portuguesa / língua portuguesa

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Internacionlização, transnacionalidade e os problemas éticos colocados pela globalização OBJECTIVO: Reconhecer condutas éticas conducentes à preservação da solidariedade e do respeito numa comunidade

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º Ano Turmas A e B

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º Ano Turmas A e B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º Ano Turmas A e B COMPETÊNCIAS GERAIS CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

ELEME M NT N O T S O D A D A NA N R A RAT A I T V I A V Mariana Bandeira

ELEME M NT N O T S O D A D A NA N R A RAT A I T V I A V Mariana Bandeira ELEMENTOS DA NARRATIVA Mariana Bandeira A narração é um relato centrado em uma sequência de fatos em que as personagens atuam (se movimentam) em um determinado espaço (ambiente) e em um determinado tempo.

Leia mais

Transcrição da entrevista da professora. Guião de entrevista semiestruturada

Transcrição da entrevista da professora. Guião de entrevista semiestruturada Anexo I Transcrição da entrevista da professora Guião de entrevista semiestruturada 1. Como carateriza o Gonçalo? Caraterização do 2. De que forma o aluno está integrado na turma? aluno 3. Como é que interage

Leia mais

Efacec Direcção de Sistemas de Energia - Subestações/ Carlos Freitas (Engº) Entrevista: 18/12/08 das 17h30 às 18h00

Efacec Direcção de Sistemas de Energia - Subestações/ Carlos Freitas (Engº) Entrevista: 18/12/08 das 17h30 às 18h00 Codificação desta entrevista: DEFA04 Efacec Direcção de Sistemas de Energia - Subestações/ Carlos Freitas (Engº) Entrevista: 18/12/08 das 17h30 às 18h00 AB É responsável por que área aqui na empresa? CF

Leia mais

anue P or uga l F erre ra Fernando Serra Procurem aqui: www. l gl b o a b d van a t ge.ip i le l ir i ia.

anue P or uga l F erre ra Fernando Serra  Procurem aqui: www. l gl b o a b d van a t ge.ip i le l ir i ia. Fazer Investigação e Escrever Artigos ISCEE/Storg, Maio 2009 Ferreira Fernando Serra globadvantage Center of Research in International Business & Strategy www.globadvantage.ipleiria.pt portugal@estg.ipleiria.pt

Leia mais

Março 2010 Filomena Lemos

Março 2010 Filomena Lemos Março 2010 Filomena Lemos Entende-se por leitura o processo interactivo que se estabelece entre o leitor e o texto, em que o primeiro apreende e reconstrói o significado ou os significados do segundo.

Leia mais

Root cause analysis. O que é «root cause analysis»?

Root cause analysis. O que é «root cause analysis»? Metodologias de Diagnóstico e Elaboração de Relatórios FASHT Root cause analysis Profª Cesaltina Pires cpires@uevora.pt O que é «root cause analysis»? É um processo para investigar e identificar as «raízes»

Leia mais

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO?

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? Vou visitar uns amigos portugueses e não sei bem o que fazer. Vi nas telenovelas

Leia mais

Proposta I. Blocos Objectivos Questões Práticas de sala de aula 1.Identificar estratégias

Proposta I. Blocos Objectivos Questões Práticas de sala de aula 1.Identificar estratégias Proposta I Blocos Objectivos Questões Práticas de sala de aula 1.Identificar estratégias 2.Identificar recursos e materiais 3.Analisar a atitude do professor (desempenho /relacionamento) 1.a) Que tipo

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Índice 8 A felicidade pode estar na valorização? Pode, digo eu! 11 1. CASA 13 COMPRAS E POUPANÇA 15 DECORAÇÃO 29 2. ROUPA 40 GUARDA-ROUPA BÁSICO: O Que Todas as

Leia mais

Ameaças À Validade de Uma Investigação

Ameaças À Validade de Uma Investigação Ameaças À Validade de Uma Investigação Isabel Chagas Validade Interna As diferenças observadas na variável dependente são o resultado directo de uma manipulação da variável independente? Se alguém enunciar

Leia mais

Planificação Modular de Português

Planificação Modular de Português /Competências transversais a diversos módulos a abordar ao longo do ano: Mobilizar conhecimentos prévios. Compreender enunciados orais e escritos Expressar-se oralmente e por escrito com correcção e clareza,

Leia mais

A vossa realidade A vossa realidade, Página 1

A vossa realidade A vossa realidade, Página 1 A vossa realidade! A vossa realidade, Página 1 Uma árvore é capaz de produzir um fruto, mas precisa de ser alimentada. Do mesmo modo, nós, como seres humanos ao cimo desta Terra, temos uma possibilidade,

Leia mais

Rendimento, Desenvolvimento e Transições Escolares:

Rendimento, Desenvolvimento e Transições Escolares: 17 novembro 2012 Universidade de Évora Rendimento, Desenvolvimento e Transições Escolares: Processos Cognitivos e Aprendizagem Vitor Cruz Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa

Leia mais

Nº CRIANÇAS: 19. PROJECTOS /TEMÁTICAS: Primavera. Sequenciação de actividades/situações de aprendizagem

Nº CRIANÇAS: 19. PROJECTOS /TEMÁTICAS: Primavera. Sequenciação de actividades/situações de aprendizagem INSTITUIÇÃO FORMADORA: ISEC CURSO: Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino Básico PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 30 /03/2011 INSTITUIÇÃO DE INTERVENÇÃO: Jardim

Leia mais

Caracterização da Investigação-Acção

Caracterização da Investigação-Acção Caracterização da Investigação-Acção Trabalho realizado por: Áurea Medeiro Catarina Drogas Inês Ângelo Teresa Santos Departamento de Educação Outubro 2004 Síntese da Apresentação: Caracterização da metodologia

Leia mais

29/11/2009. Entrevista do Presidente da República

29/11/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na chegada ao hotel Villa Itália Cascais-Portugal, 29 de novembro de 2009 Jornalista: (incompreensível) Presidente:

Leia mais

DIDÁCTICA DA ACTIVIDADE FÍSICA I

DIDÁCTICA DA ACTIVIDADE FÍSICA I DIDÁCTICA DA ACTIVIDADE FÍSICA I AULA 4 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA ANÁLISE RELATÓRIOS (N=14) ESTRUTURA INTERNA 1. INTRODUÇÃO 2. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 3. ANÁLISE CRÍTICA

Leia mais

Referir actividades relacionadas com as férias e os tempos livres. Saber orientar-se num aeroporto. Falar sobre a importância da língua inglesa

Referir actividades relacionadas com as férias e os tempos livres. Saber orientar-se num aeroporto. Falar sobre a importância da língua inglesa AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS LÌNGUA ESTRANGEIRA I (Inglês 9º Ano) 1º PERÍODO AULAS PREVISTAS ( 38 a 41 ) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2010/2011 Competências

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

- Missão Impossível -

- Missão Impossível - APRENDER CIÊNCIA SEM TRABALHO EXPERIMENTAL - Missão Impossível - Afonso, Margarida, margarida.afonso@ese.ipcb.pt Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Escola Superior

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL 60 SEGUNDOS NA RIBALTA

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL 60 SEGUNDOS NA RIBALTA ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL 60 SEGUNDOS NA RIBALTA Ensino Secundário / Profissional Breve descrição A atividade pretende trabalhar as competências de comunicação, improviso e gestão do tempo, uma

Leia mais

Planificação de Português para o 10º ano Ano Letivo 2015/16

Planificação de Português para o 10º ano Ano Letivo 2015/16 Módulo 1 Textos de caráter autobiográfico. Textos informativos e dos domínios transacional e educativo (declaração, requerimento, contrato, carta). Textos de caráter autobiográfico (memórias, diários,

Leia mais

Tarefas de escrita. Planificação Redacção Revisão

Tarefas de escrita. Planificação Redacção Revisão MANUAL H Actividades de outros domínios Ficha demonstrativa das características estruturais e formais da biografia e autobiografia. (p. 95-96) Leitura e interpretação de 1 texto. (p.97) Referência à construção

Leia mais

Conhecimento Explícito da Língua. Escrita EXPRESSÃO ORAL. Compreensão do Oral. Leitura. Elaborado por: Filomena Lemos

Conhecimento Explícito da Língua. Escrita EXPRESSÃO ORAL. Compreensão do Oral. Leitura. Elaborado por: Filomena Lemos EXPRESSÃO ORAL Conhecimento Explícito da Língua Compreensão do Oral Elaborado por: Filomena Lemos 18-06 - 2010 1 APRESENTAÇÃO 1. Nome da Sequência: Um escritor na escola 2. Contexto/projecto: Visita à

Leia mais

A pesquisa narrativa: uma introdução

A pesquisa narrativa: uma introdução A pesquisa narrativa: uma introdução Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva UFMG/CNPq/FAPEMIG A Revista Brasileira de Lingüística Aplica (RBLA), em seu oitavo ano de existência, passa agora a ser financiada

Leia mais

A LÓGICA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS. Profa. Enimar J. Wendhausen

A LÓGICA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS. Profa. Enimar J. Wendhausen A LÓGICA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS Profa. Enimar J. Wendhausen Objetivo do capítulo Explicar como o trabalho acadêmico deve ser estruturado. Ou seja, discute a lógica deste tipo de trabalho. Todo trabalho

Leia mais

- Gostava de falar da tua dinâmica de criador e da tua dinâmica de gestor de uma organização como as Oficinas do Convento. Como as equilibras?

- Gostava de falar da tua dinâmica de criador e da tua dinâmica de gestor de uma organização como as Oficinas do Convento. Como as equilibras? ENSAIOS TIAGO FRÓIS Exposição - Portugal Convento da Saudação Montemor-o-Novo 16 JUN 2013 a 07 JUL 2013 Entrevista de Rui Horta a Tiago Fróis constante no catálogo: - Gostava de falar da tua dinâmica de

Leia mais

Esse é um formulário com perguntas referentes às suas forças, fraquezas, habilidades e a forma como é percebido e lembrado.

Esse é um formulário com perguntas referentes às suas forças, fraquezas, habilidades e a forma como é percebido e lembrado. FEEDBACK 360 PORQUÊ 360? Para ter consciência da sua marca pessoal, o feedback 360 é muito importante. Esse é um formulário com perguntas referentes às suas forças, fraquezas, habilidades e a forma como

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Acompanhe o leitor competente em ação. Leio o titulo: A moringa, a geladeira e a roupa no varal. São três coisas

Leia mais

Grelha de Análise de Conteúdo

Grelha de Análise de Conteúdo Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Metodologias de Investigação Ano Lectivo 2012-2013 Tema 3 A Análise de Dados Grelha de Análise de Conteúdo Laura Ferreira Aluna nº 1202067 1 Grelha de Análise

Leia mais

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC ANEXO VI Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam

Leia mais

2ª FEIRA 12 DE MARÇO

2ª FEIRA 12 DE MARÇO 2ª FEIRA 12 DE MARÇO INTRODUÇÃO Bom dia! Já passámos mais de metade da Quaresma. O tempo passa mesmo depressa! Dentro deste espírito quaresmal, gostaríamos de refletir sobre o que temos recebido de Deus.

Leia mais