PROBLEMAS DALTON LIVRO 2
|
|
|
- Cármen Maria dos Santos Lencastre Cipriano
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 1 PROBLEMAS DALTON LIVRO 2 A - GUANABARA Um corpo de 60 kgf desliza sobre um plano inclinado de 4 m de altura e 8 m de comprimento. Determinar o trabalho executado pela resultante das forças que agem sobre o corpo para percorrer o plano inclinado, sabendo-se que seu coeficiente de atrito é 0,1. Supor g = 9,8 m/s 2. (F. N. Arq.) Um fio de peso desprezível, que passa por uma roldana fixa, suporta em uma das extremidades, um dinamômetro, ao qual está preso um peso P igual a 1 kgf. Na outra extremidade existe um prato de balança de peso P 1 = 120 kgf sobre o qual se encontra um peso P 2 = 1130 gf. O sistema está em equilíbrio. Adicionando ao prato um peso de 500 gf o sistema adquire um movimento uniformemente acelerado. Pede-se: a) o valor da aceleração; b) o esforço indicado na escala do dinamômetro durante o movimento. Considere o atrito desprezível e g = 9,81 m/s 2. (E. N. Eng.) Defina kwh. (E. N. Eng.) 188 Dois homens suportam em suas extremidades uma barra rígida, de seção reta constante, de comprimento igual a 2 m, que pesa 20 kgf. Em que ponto da barra deve ser colocado um peso de 40 kgf de modo que um dos homens suporte um peso duas vezes maior do que o outro? (E. N. Eng.) 189 Qual o valor da força necessária para fazer parar, num percurso de 20 cm, um projétil de massa igual a 15 g animado de velocidade igual a 400 m/s. (E. N. Eng.) 190 Enuncie a lei de Hooke e defina as grandezas que nela figuram com as respectivas unidades no sistema MKS. (E. N. Eng.) 191 Defina metacentro. (E. N. Eng.) 192 A pressão da água na rede de abastecimento de uma rua é igual a 2 kgf/cm 2. Poderá esta rede abastecer uma caixa d água localizada 30 m acima do eixo da canalização sem auxílio de bomba? (E. N. Eng.) 193 Um vaso graduado, cheio com água até o limite superior de sua graduação pesa 390 gf. Quando cheio de álcool pesa 360 gf. Sabendo que o mesmo vaso pesa 240 gf, quando vazio, calcular a densidade do álcool. (E. N. Eng.) 194 Exprima em dinas por centímetro quadrado o valor da pressão atmosférica normal. O peso específico do mercúrio é 13,6 gf/cm 3. (E. N. Eng.) 195 Defina tensão superficial e diga em que unidade se exprime no sistema C.G.S. (E. N. Eng.) 196 Um balão com seus acessórios pesa 8 kgf, quando vazio. Seu volume é de 10 m 3 quando cheio de hidrogênio em condições normais. Os pesos específicos do ar e do hidrogênio são, respectivamente, de 1,3 gf/dm 3 e 0,09 gf/dm 3. Calcular o valor da força ascensional do balão. (E. N. Eng.) 197 Uma locomotiva de peso igual a 8 tf e cujo coeficiente de atrito é 0,15, desloca um trem cujo coeficiente de atrito de rolamento é 0,005. Sabendo-se que a locomotiva arrasta 10 vagões, cada um dos quais pesa 1200 kgf, pede-se o valor da carga útil que o trem pode transportar. (E. M. Cir.)
2 2 198 Definir erro absoluto, erro relativo, erro acidental e erro sistemático. (E. M. Cir.) 199 Como se faz a graduação do vernier (ou nônio) ao décimo, ao vigésimo ao trigésimo? (E. M. Cir.) 200 De que depende a sensibilidade de uma balança e qual a sua fórmula? (E. M. Cir.) 201 Explicar a condição de equilíbrio de dois líquidos não miscíveis em vasos comunicantes e dar sua equação. (E. M. Cir.) 202 Dar a relação entre período de oscilação de um pêndulo simples e o seu comprimento. (E. N. Q.) 203 De a unidade CGS de pressão e as suas dimensões no mesmo sistema. (E. N. Q.) B Rio de Janeiro 204 Um corpo de massa m = 100 g encontra-se em repouso no ponto A (Fig. 18.3) sobre uma superfície horizontal. Aplica-se ao corpo a força F = 1 N, que atua entre os pontos A e B (distância AB = 10m). Ao atingir o ponto B a força F é retirada e o corpo se desloca entre os pontos B e C sob ação de uma força F', de intensidade variável, que realiza nesse intervalo um trabalho de 0,05 joule. Desprezando o atrito entre o corpo e a superfície, pede-se: a) a quantidade de do corpo ao atingir o ponto C em unidades MKfS movimento do corpo ao atingir o ponto B, em unidades CGS; b) a energia cinética do corpo ao atingir o ponto C em unidades MKfS. ( F. Eng.) Fig Uma esfera de pequeno diâmetro (considerada pontual) de massa Al =100 g é ligada a um eixo vertical por meio de uma barra de massa desprezível e comprimento L. A. barra é articulada com o eixo num ponto. Quando o conjunto está animado de velocidade angular em torno do eixo vertical a esfera descreve uma circunferência de raio R. Pede-se: a) o comprimento L da barra sabendo que ela faz um ângulo de 45 com o eixo quando a velocidade angular ω é de 30 rot/min; b) a energia cinética da esfera nesta posição, em unidades MKfS. Dados: g = 9,8 m/s 2 ; sen 45 = cos 45 = 0,71. (E. F. Eng.)
3 3 206 Num lugar onde um corpo de massa m = 2 utm pesa 196,2 N, qual o peso, em kgf, de um corpo de massa m ' = 2 kg? (E. F. Eng.) 207 Escreva as equações dimensionais das grandezas, massa específica e peso específico num sistema LMT. (E. F. Eng.) 208 Quais as condições que um sistema de forças deve apresentar para que, atuando sobre um corpo, não altere o seu equilíbrio? (E. F. Eng.) 209 Calcule em bárias o valor da pressão atmosférica normal, a partir da clássica experiência de Torricelli. A massa específica do mercúrio é 13,6 g/cm 3. (E. F. Eng.) 210 Um cubo com 1 cm de aresta tem massa de 10 g. Qual o volume da parte submersa quando colocada numa cuba de mercúrio? (E. F. Eng.) 211 Dê a expressão de definição do módulo de Young indicando o significado dos símbolos. (E. F. Eng.) 212 Defina a unidade de força do sistema MKfS e a de potência do MKS. (E. F. Eng.) 213 Escreva a equação dimensional das grandezas trabalho, pressão, impulsão e velocidade angular num sistema LMT. (E. F. Eng.) 214 Uma barra homogênea AB suporta em B um peso de 20 kgf. A barra está em equilíbrio, em posição horizontal, apoiada num ponto C tal que AC = 8m e CB = 2 m. Pede-se o peso da barra. (E. F. Eng.) 215 Um corpo de peso P = 10 kgf cai num lugar onde g = cm/s 2. Qual a energia cinética do corpo, em unidades MKS, 5s após o início da queda? (E. F. Eng.) 216 Calcule a massa especifica e o peso específico da água no sistema MKS num local em que g = 979 cm/s 2. (E. F. Eng.) 217 Um corpo pesa 50 kgf. Quando imerso em mercúrio apresenta um peso aparente de 10 kgf. Sendo a densidade do mercúrio em relação à água 13,6, pede-se a densidade do corpo em relação a água. (E. F. Eng.) 218 Enuncie o princípio de Pascal e explique o funcionamento da prensa hidráulica. (E.F. Eng.) 219 Um indivíduo de peso igual a 55 kgf flutua em água salgada de densidade 1,100 deixando emersa uma parte correspondente a 2 litros. Qual deve ser o volume de uma bóia de 500 gf de peso para fazer este indivíduo flutuar em água salgada de densidade 1,020 supondo que a bóia fique totalmente submersa e que o homem mantenha emersa uma parte do seu corpo de volume igual a 2 litros? (E. F. Med.) 220 Como se calcula o erro médio quadrático? (F. F. Med.) 221 Qual a velocidade de um móvel no fim de 2 s se, no sistema CGS, o espaço percorrido é dado pela equação e = t + 5 t 2? (F. F. Med.) 222 Para que serve e como se emprega o estalagmômetro? (F. F. Med.)
4 4 223 Calcular a velocidade de um corpo, em m/s, capaz de percorrer 810 km em 90 min. (E. N. Vet.) 224 Um sólido cilíndrico tem 0,10 m de altura, 0,05 m de diâmetro e 8,9 de densidade. Qual o seu peso aparente quando imerso em água? (E. N. Vet.) 225 Conceito de densidade. (E. N. Vet.) 226 Forças: definição, medida, unidades e elementos constituintes. (E. N. Vet.) 227 Demonstrar graficamente como se determina a resultante de duas forças. (E. N. Vet.) 228 Características fundamentais de uma balança de precisão. (E. N. Vet.) 229 Enunciar as leis que regem o movimento pendular. (E. N. Vet.) VESTIBULARES DE 1960 A Bahia 230 Que é velocidade média? Exemplifique. (F. Arq. Bahia) 231 Descreva um barômetro de mercúrio. (F. Arq. U. Bahia) 232 Um bate-estacas atinge uma estaca com urna energia de kgm. Seu "peso" é um cilindro de ferro que mede 50 cm de comprimento e 20 cm de diâmetro. A que altura foi o "peso" elevado para atingir esta energia? A massa especifica do ferro é 7,850 g/cm 3. Considere g = 9,8 m/s'. (F. Arq. U. Bahia) 233 Verificar se a equação do pêndulo simples é homogênea. (E. P. U. Bahia) 234 Qual o peso em kgf e em dinas de um corpo cuja massa é de 9,81 kg. (E. P. U. Bahia) 235 Onde um corpo pesa mais: no pólo ou no equador? Justifique a resposta. (E. P. U. Bahia) 236 Um indivíduo tenta puxar para si um objeto por meio de uma corda, suposta inextensível. Ambos estão sobre uma superfície horizontal per-feitamente polida. O indivíduo pesa 40 kgf e dista do objeto 40 m. Tendo dado um rápido puxão, na corda o indivíduo e o objeto deslizam um para o outro, até se encontrarem em um ponto situado a 10 m da posição primitiva do objeto. Calcular o peso do objeto. (E. P. U. Bahia) B Guanabara 237 Defina cavalo-vapor-hora. (E. N. Eng.)
5 5 238 Defina aceleração angular e diga em que unidade deve ser expressa no sistema CGS. (E. N. Eng.) 239 Defina intensidade da gravidade em um ponto e indique a respectiva unidade no sistema CGS. (E. N. Eng.) 240 Estabeleça a relação entre as unidades de pressão nos sistemas MKfS e CGS. (E. N. Eng.) 241 Na fórmula a = b c a representa uma velocidade e b uma pressão. Que grandeza representará c? (E. N. Eng.) 242 Um corpo é lançado verticalmente para cima, no vácuo, a partir do solo. Ao fim do tempo t atinge a altura máxima. Demonstre que ao cair livremente, dessa mesma altura atingirá o solo num tempo igual ao anterior. (E. N. Eng.) 243 Uma roda cujo raio tem um comprimento igual a 30 cm rola sobre um plano com velocidade linear de 3,14 m/s. Qual o número de rotações por minuto que esta roda efetua? (E. N. Eng.) 244 Qual o valor da força a ser aplicada a um corpo que pesa 50 kgf para elevá-lo verticalmente e imprimir-lhe uma aceleração igual a 2 m/s 2, sendo g = 10 m/s 2. (E. N. Eng.) 245 Sabendo-se que a constante de gravitação universal é igual a 6,7 X X 10-8 unidades CGS, calcular o valor da atração newtoniana entre duas massas puntiformes de 10 2 kg, cada uma, afastadas de 1 m de distância. (E. N. Eng.) 246 A massa de água pura que enche um reservatório possui a altura de 10 m. Calcular a pressão exercida no fundo desse reservatório e exprimi-la em kgf/m 2. 0 peso específico da água é lgf/cm 3. (E. N. Eng.) 247 Que significa módulo de Young ou de elasticidade? (F. N. Med.) 248 Dar, justificando, uma conseqüência do teorema fundamental da Hidrostática. (F. N. Med.) 249 Duas ambulâncias saem no mesmo instante do mesmo ponto para o mesmo local. Uma delas tem velocidade constante de 48 km/h e a outra aceleração constante de 30 km/h 2. Sabendo que a segunda chegou uma hora antes na frente da primeira, determinar a distância entre as ambulâncias quando a mais rápida chegar ao ponto de destino. (F. N. Med.) 250 Representar graficamente a lei da variação do período de um pêndulo simples em função do comprimento. (F. C. Méd.) Determinar, em utm, a massa de 49 kg. (F. C. Méd.) 252 Qual deve ser o momento de uma força em relação a um ponto para que a rotação de 30 acarrete um trabalho de 15,7 erg? (F. C. Méd.)
6 6 253 Qual o módulo de elasticidade da substância que constitui um fio que sob o esforço específico (tensão) de 70 kgf/cm 2 varia seu comprimento de 1%? (F. C. Méd.) 254 Um corpo dando duas voltas por segundo em movimento circular está submetido a força centrífuga de 500 dyn. Qual a força centrífuga quando este corpo passa a dar seis voltas por segundo, com o mesmo raio? (F. C. Méd.) 255 Qual a massa, em gramas, de um corpo que sob ação da força de 8 kgf adquire a aceleração de 2 m/s 2? (F. C. Méd.) 256 Um corpo em queda livre percorre 4m do tempo t. Qual o espaço percorrido no tempo 3t? (F. C. Méd.) 257 Sobre uma superfície plana de área igual a 10 cm 2 age, uniforme-mente, uma força de 6 kgf, fazendo um ângulo de 60 com a superfície. Calcular a pressão em bárias. (E. N. Q.) 258 O coeficiente de atrito entre um corpo de massa igual a 10 kg e a superfície plana horizontal sobre a qual assenta é igual a 0,2. Calcular a força mínima capaz de por o corpo em movimento. (E. N. Q.) 259 Um corpo de massa igual a 100 kg cai de uma altura de 20m. Qual o trabalho, em joules, que é capaz de fornecer se toda a sua energia for aproveitada? Qual a potência, em kw, deste sistema se o trabalho for debitado em 20 s? g = 10 3 cm/s 2. (E. N. Q.) 260 Em 10 cm 3 de um líquido, cuja massa é 8 g, são dissolvidas 2 g de uma substância. O volume aumenta de 0,5%. Qual a massa específica, em g/cm 3, da solução? (E. N. Q.) 261 Um líquido de massa específica igual a 1 g/cm 3 e tensão superficial igual a 72 d/cm, ascende 50 mm em tubo capilar. Um segundo líquido de massa específica igual a 0,8 g/cm 3 ascende, no mesmo capilar, 30 mm. Calcular a tensão superficial deste líquido. (E. N. Q.) 262 Um areômetro de haste cilíndrica tem na extremidade superior uma cavidade de 2 cm 3 e flutua na água. Quando se coloca na cavidade um peso de 1 gf ele mergulha 3 cm. Quando retirado o peso e a cavidade é cheia de um líquido, o areômetro mergulha 2,5 cm. Calcular a massa específica do líquido. (E. N. Q.) C Minas Gerais 263 Um elevador pesa 150 kgf e transporta um carga de 600 kgf à altura de 12 m. Qual o trabalho realizado pela gravidade sobre o elevador carregado em ascenção? (F. Arq. U. M. G.) 264 Estando em equilíbrio as forças paralelas da Fig. 18.4, qual o valor de x? Se x fosse igual a 2,5m quais se-riam os valores de P I e P 2? (E. Arq. U. M. G.) 265 Um sólido de massa m = kg e volume v = 11 m 3, flutua em água (massa específica kg/m 3 ).
7 7 Fig a) Quais os volumes das partes imersa e emersa? b) Qual a massa de um corpo que colocado sobre o sólido determina sua imersão total? (E. Arq. U. M. G.) 266 Definir, no movimento circular uniforme, as seguintes grandezas: período, freqüência e aceleração normal (ou centrípeta). Quais as suas expressões em função da velocidade angular? (E. Arq. U. M. G.) 267 Citar três sistemas de unidades homogêneas e explicar quais são as suas unidades fundamentais. (E. Arq. U. M. G.) 268 Como se aplica o princípio da ação e reação no caso de um corpo amarrado na extremidade de um fio horizontal girando em torno de um eixo vertical? (E. Eng. U. M. G.) 269 Um cubo de aresta a mergulhado em água tem uma parte emersa de comprimento e. É possível calcular a sua densidade sem pesa-lo? (E. Eng. U. M. G.) 270 Corpos de massa diferentes podem ter a mesma aceleração da gravidade em queda livre? Por que? (E. Eng. U. M. G.) 271 Em que condições uma fórmula física não se altera quando se muda o sistema de unidades das grandezas que nela figuram? Como se verifica essa condição? (E. Eng. U. M. G.) D Pará 272 Sobre um plano inclinado de 20 m de comprimento e 5m de altura coloca-se um corpo cujo peso é de 600 kgf. Que força paralela ao plano se deve aplicar a esse corpo para equilibra-lo sobre o piano? (E. M. Cir. Pará) 273 Que é uma experiência? (E. M. Cir. Pará) 274 Que é indução em Física? (E. M. Cir. Pará) 275 Em que se baseia a decomposição de forças angulares? (E. M. Cir. Pará) 276 Se o ponto de aplicação de uma força dada R estiver na mesma reta e entre os pontos de aplicação de duas forças F l e F 2 qual será o sentido destas forças se elas são componentes de R? (E. M. Cir. Pará)
8 8 277 Que é centro de um sistema de forças paralelas? (E. M. Cir. Pará) 278 Definir densidade de um gás. (E. M. Cir. Pará) 279 Dizer o que é densidade normal de um gás. (E. M. Cir. Pará) 280 Como se faz a graduação dos manômetros metálicos? (E. Méd. Cir. Pará) 281 Definir manômetro. (E. M. Cir. Pará) 282 Como funcionam os manômetros metálicos? (E. M. Cir. Pára) E Pernambuco 283 Um balão de 0,20 m de diâmetro está no interior de um outro balão de 0,50 m de diâmetro. O primeiro está cheio de gás de iluminação e o segundo de hidrogênio, em volta do primeiro. Determinar a força ascensional no ar. Dados: peso específico do ar = 1,29 gf/dm 3 ; densidade do gás de iluminação em relação ao ar = 0,65; densidade do hidrogênio em relação ao ar = 0,069. (F. Arq. U. Recife) 284 Uma barra rígida horizontal, pesando 8 kgf por metro de comprimento, equilibra por seu próprio peso uma força de 16 kgf aplicada em uma das extremidades, com o ponto de apoio distante 0,10 m da referida extremidade. Calcular o comprimento da barra. (F. Arq. U. Recife) 285 Uma barra homogênea de 2m de comprimento pesa 30 kgf. Dois pesos, um de 20 kgf e outro de 50 kgf são colocados sobre a barra, o primeiro a 50 cm de uma extremidade A e o segundo a 30 cm da outra. Calcular a posição do centro de gravidade do conjunto. (F. Arq. U. Recife) 286 Coloca-se em um líquido de densidade 1,05 um cubo de madeira de densidade 0,63 e 10 cm de aresta. Pede-se a altura da parte mergulhada. (F. Arq. U. Recife) 287 No movimento retilíneo uniformemente variado de um ponto material, como varia em função do tempo o espaço percorrido? (E. Eng. Pern.) 288 Um corpo caindo livremente de pequena altura é animado de um movimento retilíneo uniformemente variado. Dar as razões cinemáticas do referido movimento. (E. Eng. Pern.) 289 Relacionar com a impulsão de uma força constante a variação da quantidade de movimento de um corpo material de massa m. (E. Eng. Pern.)
9 9 290 Duas retas se cortam em ângulo reto num ponto O. Dois móveis partem, simultaneamente do encontro das retas com movimento uniforme tomando as direções das retas. As velocidades são respectivamente 6 km/h e 8 km/h. Ao cabo de 10 horas eles voltam trocando as velocidades. Qual o instante em que a distância entre os dois móveis valerá 35 km? (E. Pol. U. C. Pern.) 291 Quais as condições que deve satisfazer uma balança para que seja sensível? (E. Pol. U. C. Pern.) 292 Duas forças iguais são separadamente usadas para deslocar uni mesmo corpo. Uma delas atua na direção do deslocamento e a outra forma um ângulo 0 com o mesmo. Qual das duas forças produz maior trabalho? Por que? (E. Pol. U. C. Pern.) 293 Que é binário ou conjugado? (E. Pol. U. C. Pern.) 294 Enunciar as leis da queda livre dos corpos. (E. Pol. U. C. Pern.) 295 Qual a condição de equilíbrio das alavancas? (E. Pol. U. C. Pern.) F Rio de Janeiro 296 Dois corpos A e B de mesma massa m = 200 g, estão suspensos nas extremidades de um fio leve e flexível que passa por uma roldana de massa desprezível e sem atrito. Inicialmente os corpos encontram-se em um mesmo nível. Comunica-se então ao corpo A, por meio de uma impulsão, uma velocidade descendente v = 10 m/s e 2 s após este instante o corpo B recebe um contrapeso de massa m' = 40 g. Pede-se: a) a aceleração do corpo A após o corpo B receber o contrapeso; b) o tempo que decorre do início do movimento ao instante em que o corpo A atinge o ponto mais baixo da trajetória? c) o espaço percorrido pelo corpo até atingir esta posição. Considere g = 10 m/s 2. (E. F. Eng.) 297 Um corpo de massa m = 200 g encontra-se sobre um trilho inclinado em relação a horizontal de um ângulo de 30 (Fig ) Fig. 18.5
10 10 Do ponto C ao ponto D o trilho forma um arco de circunferência de raio R = 5m. Sobre o corpo, que inicialmente está em repouso no ponto A, é aplicada a força F = 1 N durante 2 s atingindo o corpo o ponto B. Desprezando-se o atrito entre o corpo e o trilho pede-se: a) a aceleração do corpo entre os pontos A e B; b) a velocidade do corpo no ponto C; c) a força que o corpo exerce sobre o trilho no ponto D. Dados: sen 30 = 1/2 e g = 10 m/s 2. (E. F. Eng.) 298 Qual o peso em unidades MKfS do quilograma padrão num lugar em que a aceleração da gravidade é 10 m/s 2? (E. F. Eng.) 299 Estabeleça a relação entre watt-hora e a unidade de trabalho do sistema MKfS. (E. F. Eng.) 300 Dê as equações dimensionais das grandezas potência e pressão no sistema LMT. (E. F. Eng.) 301 Sendo a densidade de uma substância igual a 2, qual o seu peso específico, em unidades MKS, num lugar em que g = 10 m/s 2? (E. F. Eng.) 302 Um corpo de massa m = 100 g descreve uma circunferência de raio R = 5m, com a velocidade de 300 rot/min. Qual a força centrípeta, em unidades MKS, que age sobre o corpo? (E. F. Eng.) 303 Enuncie o princípio fundamental da Hidrostática. (E. F. Eng.) 304 Calcule no sistema MKS o peso específico da água a 4 C num local em que a aceleração da gravidade é normal. (E. F. Eng.) 305 Um veículo desenvolvendo a potência de 100 CV tem a velocidade uniforme de 72 km/h. Qual a força que se opõe ao movimento? (E. F. Eng.) 306 Uma tábua de 3 m cuja massa é desprezível está apoiada nas duas extremidades. Sobre ela está um homem de massa igual a 60 kg, a 1m de uma das extremidades. Quais as reações dos apoios da tábua no sistema CGS? Considere g = 10 m/s 2. (E. F. Eng.) 307 Enuncie os três princípios fundamentais da Mecânica. (E. F. Eng.) 308 Um "iceberg" de forma prismática flutua com uma altura emersa de 2 m. Qual a altura da parte submersa sabendo que a densidade do gelo é de 0,9 e a massa específica da água salgada é de 1,01 g/cm 3? (E. F. Eng.) 309 Demonstrar o teorema das energias cinéticas. (E. F. Eng.)
11 11 G Rio Grande do Sul 310 Uma locomotiva pesando 100 tf percorre uma curva horizontal de 250 m de raio com a velocidade de 36 km/h. Pede-se o valor da força centrífuga. (F. Arq. U. R. G. S.) 311 Qual é a expressão da aceleração em um movimento circular uni-forme? (F. Arq. U. R. G. S.) 312 Verificara homogeneidade da fórmula F=ma. (F. Arq. U. R. G. S.) 313 Citar as unidades MKS e CGS do momento de uma força e da quantidade de movimento. (E. Eng. U. R. G. S.) 314 A energia cinética é uma grandeza escalar ou vetorial? Por que? (E. Eng. U. R. G. S.) 315 Definir densidade relativa e peso específico. (E. Eng. U. R. G. S.) 316 Princípio de Pascal: enunciado, conceituação, demonstração experimental, aplicações. (E. Eng. U. R. G. S.) H São Paulo 317 Um corpo é abandonado sem velocidade do tôpo de um arranha-céu Supondo-se desprezível a resistência do ar, pede-se: a) a velocidade com que o corpo vai passar em frente de uma janela, no ponto situado 4,9 m abaixo daquele topo; b) construir em escala o diagrama cartesiano do espaço como função do tempo para o movimento do corpo durante dois segundos que se seguem à passagem do mesmo pela posição considerada no item anterior; o dia-grama deverá ser construído com apoio em, pelo menos, quatro pontos; a escolha da escala para o desenho fica a critério de cada candidato. Dados: altura do arranha-céu = 44,1m; g=9,8m/s 2. (F. Arq. U. U. S. P.) 318 É dado um telhado plano inclinado de um ângulo 0 sobre a horizontal. Que força horizontal deve ser aplicada a um objeto, posto sobre o telhado, para permanecer em repouso, nas seguintes hipóteses: a) o atrito entre o objeto e o plano do telhado é desprezível; b) leva-se em conta o coeficiente de atrito estático entre as duas superfícies. Em que condições o objeto ficaria em repouso simplesmente apoiado sobre o plano do telhado? (F. Arq. U. U. S. P.) 319 Certa grandeza A foi medida com um erro a. Na determinação de outra grandeza B cometeu-se o erro b. Com que critério deve-se fazer a comparação desses resultados para decidir qual das duas grandezas (A ou B) se conhece com melhor precisão? Aplicação numérica: A = 2,763 km; a = 2 m B = 8,35 mm; b = 0,01 mm. (F. Arq. U. U. S. P.) 320 Pretende-se elevar uma carga R = 210 kgf a uma altura h = 12 m, usando um sarilho de raio r = 0,15 m e cujo braço de manivela é L = 0,45 m. Sabendo-se que devido a resistências passivas somente 0,7 da força aplicada a manivela é utilizada, para elevar a força R, pede-se: a) o valor da força total aplicada a manivela; b) o tempo gasto em elevar a carga R, sabendo-se que a velocidade linear da manivela é constante e vale 0,5 m/s. (F. Arq. U. Mack.) 321 Uma pedra com massa igual a 4,5 kg, cai livremente de um ponto (situado a 255 m do solo. Após 5 s de queda, calcular:
12 12 a) sua energia cinética; b) sua energia potencial. Supor g = 10 m/s'. (F. Arq. U. Mack.) 322 Qual é o princípio fundamental da Hidrostática? (F. Arq. U. Mack.) 323 Que vem a ser peso aparente de um corpo mergulhado num líquido? (F. Arq. U. Mack.) 324 Qual a relação entre as fórmulas dimensionais da potência e da força? (F. Arq. U. Mack.) 325 Qual a relação entre as unidades de pressão nos sistemas MKfS (técnico métrico) e CGS? (F. Arq. U. Mack.) 326 Um reservatório tronco-cônico, de altura igual a 3 m, apoiado na base maior, cuja área é de 10 m 2, está completamente cheio de óleo. a) Qual o valor da pressão no fundo do reservatório em unidades CGS, em mm Hg, em metros de água e em atmosferas? b) Qual a força em dinas exercida pelo óleo sobre o fundo do reservatório? c) Abandona-se na superfície do óleo uma esfera maciça de alumínio de 10 em de raio. Determinar em módulo, direção e sentido, a resultante das ações hidrostáticas do óleo sobre a esfera depois que esta ficou completamente submersa. d) Como será influenciada a resultante de que trata o item anterior se o nível do óleo no reservatório baixar de 3 m para 1,5m? Dados: densidade do óleo 0,9; massa específica do mercúrio = 13,6 g/cm 3. P. U. S. P.) g = 9,8 m/s 2. (E. 327 Três forças não coplanares podem ter resultante nula? Demonstrar. (E. P. U. S. P.) 328 Como determinar aproximadamente a densidade de um metal, do qual se tenha uma amostra, dispondo-se apenas de uma balança equipada e de uma proveta graduada? (E. P. U. S. P.) 329 Como proceder experimentalmente para determinar o diâmetro interno de um tubo capilar de vidro, utilizando apenas um líquido, um catetômetro e outro tubo capilar de diâmetro interno conhecido? (E. P. U. S. P.) 330 Uma bola é lançada verticalmente para cima com velocidade v 1 a partir de um carro que se move com velocidade horizontal v 2. Desprezando a resistência do ar, a que distância cairá a bola: a) em relação ao carro? b) em relação ao ponto de onde foi lançada? (E. P. U. S. P.) 331 Um projétil de massa igual a 15 g desloca-se e encrava-se em um bloco de madeira em repouso, de massa igual a 800 g, que se encontrava sus-penso por um fio muito longo. Se a velocidade adquirida pelo bloco é de 15 m/s qual era a velocidade do projétil no momento do impacto?
13 13 P.) Desprezar a resistência que o ar oferece ao movimento do projétil e do bloco de madeira. (E. P. U. S. 332 O princípio da ação e reação é sempre válido? Aplica-se ele ao caso de um corpo que sujeito a um sistema de força tenha liberdade de mover-se sem deformar-se? (F. Eng. Ind. P. U. C. S. P.) 333 Dois blocos A e B de pesos 1 kgf e 2 kgf respectivamente, são aproximados um do outro de modo a comprimir uma mola S existente entre eles. Após esta compressão da mola liberta-se o sistema sobre uma superfície horizontal sem atrito. A mola não estando presa aos blocos cai sobre a superfície. 0 bloco B adquire uma velocidade final de 0,5m/s. Calcule a energia potencial armazenada pela mola enquanto estava comprimida. Enuncie clara e sucintamente as leis ou princípios físicos usados na solução. A massa da mola é desprezível e a aceleração da gravidade local é 9,8 m/s" (E. Eng. S. C.) 334 Um corpo de massa igual a 10 kg pende de um dinamômetro que está preso ao teto de um elevador. Quais serão as indicações do dinamômetro nos seguintes casos: a) o elevador sobe com velocidade constante de 9,8 m/s; b) o elevador tem uma aceleração para cima de 2 m/s 2 ; c) parte-se o cabo do elevador e este cai em queda livre. Considere g = 9,8 m/s 2. (E. Eng. S. C.) 335 Exprima em kgf o peso de 10g num local onde g = 9,75 m/s'. A aceleração normal da gravidade é 9, m/s'. (E. Eng. S. C.) 336 Uma corda sem peso passa por uma roldana lisa e também sem peso. Nos extremos da corda encontram-se os corpos A, de peso 40 kgf, e B, de peso 24 kgf. Inicialmente o sistema está em repouso estando os corpos A e B sobre o soalho. Uma força F vertical é aplicada para cima sobre a roldana. Achar as acelerações dos corpos A e B quando a intensidade da força F de: a) 40 kgf; b) 72 kgf; c) 120 kgf. (E. Eng. S. C.) 337 Um elevador de kgf é sustentado por um cabo de aço.
14 14 a) Calcule a seção do cabo se o esforço de tração não deve exceder de 350 kgf/cm 2. b) O elevador desce com velocidade de 15 m/s. Qual a menor distância em que 61e pode parar se a tensão no cabo não deve exceder 700 kgf/cm 2? c) Se o comprimento do cabo em questão for de 150 m de quanto ficará esticado durante a freiagem do elevador? Dado: módulo de elasticidade do aço = kgf/cm 2. (E. Eng. U. Mack.) 338 A que esforços mecânicos fundamentais um corpo pode ser sujeito? (E. Eng. U. Mack.) 339 Uma força constante F aplicada ao bloco B de peso igual a 100 kgf desenvolve uma potência de 5CV, mantendo constante a velocidade do bloco no valor de 5 m/s. O bloco B se encontra sobre um plano inclinado cujo declive é de 3 para 4. A força F é paralela ao plano. Determinar: a) o valor da força F em kgf; b) o coeficiente de atrito entre o plano e o bloco; c) o trabalho, em kgm, transformado em calor em virtude do atrito no intervalo de 10 s. (E. Eng. U. Mack.) 340 Quais os fatores que limitam a velocidade de um veículo em estrada plana e horizontal? (E. Eng. U. Mack.) 341 De dois exemplos de máquinas simples e defina vantagem mecânica das mesmas. (E. Eng. U. Mack.) 342 O que significa a expressão "conservação da quantidade de movimento"? (E. Eng. U. Mack.) 343 Um automóvel está percorrendo uma estrada horizontal reta com velocidade constante de 100 km/h. Em um certo instante ele ultrapassa um guarda, montado em sua motocicleta, parado ao longo da pista. Nesse instante o guarda acelera a sua motocicleta a razão de 24 km/h 2 e começa a seguir o carro. a) Ao fim de quanto tempo o guarda alcança o automóvel? b) Caracterizar o movimento do automóvel em relação ao da motocicleta. c) Em que instante a velocidade relativa do automóvel é nula? Justificar as respostas. (F. Fil. Cient. Let. S. Bento. P. U. C. S. P.) 344 Demonstre que se um corpo rígido se move com aceleração vetorial constante, a sua equação do movimento é da forma x = a + bt + ct 2 : Faça um esboço gráfico da velocidade em função do tempo. (F. Odont. S. J. dos Campos) 345 Quais as condições que devem ser satisfeitas para que um corpo rígido esteja em equilíbrio? (F. Odont. S. J. dos Campos)
15 O que é energia potencial? (F. Odont. S. J. dos Campos) 347 Enuncie as leis de Newton. (F. Odont. S. J. dos Campos) 348 Enuncie a lei de Pascal. (F. Odont. S. J. dos Campos) 349 Enuncie a lei de Hooke. (F. Odont. S. J. dos Campos)
SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS
SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer
COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO Aluno (a): Professor: Jadson Rodrigo Corrêa Data: 11/09/2018 TRABALHO DE UMA FORÇA E ENERGIAS 1ª série 1. Determine o trabalho de uma força constante de 300N a aplicada a um
Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios
Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios 1. Um satélite em órbita ao redor da Terra é atraído pelo nosso planeta e, como reação, atrai a Terra. A figura que representa corretamente esse par ação-reação
LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012
LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento
Lista 12: Rotação de corpos rígidos
Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para
Movimento Uniforme Variado
Movimento Uniforme Variado 1) Partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante, e atinge a velocidade de 36 km/h, em 5 segundos. Qual o valor da aceleração, em m/s? ) É dada a seguinte
LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)
LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule
Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.
Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas
Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força
Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força 1- (PUC-RIO) Uma caixa cuja velocidade inicial
Lista 12: Rotação de corpos rígidos
Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para
MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O domínio da função real = 2ª QUESTÃO. O valor de lim +3 1 é C) 2/3 D) 1 E) 4/3 3ª QUESTÃO B) 3 4ª QUESTÃO
MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O domínio da função real = 9 é A) R B) R 3
INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL
INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas Data: / /2016 COMPONENTE
Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano?
2ª Série do Ensino Médio 01. No sistema a seguir, A e B têm massa m = 10 kg e a = 45 0. A aceleração da gravidade é de 10 m/s 2 e o peso da corda, o atrito no eixo da roldana e a massa da roldana são desprezíveis:
as forças na mesa relacionadas às interações com os blocos.
FAP151-Fundamentos de Mecânica. Junho de 2007 9 a. Lista de Exercícios. Aplicações das Leis de Newton em sistemas sem atrito. Para entregar: exercícios 13 e 20. Vínculos e a 3º lei de Newton 1. (Força
5ª LISTA DE EXERCÍCIOS
5ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: Física Geral e Experimental I CURSO: Engenharia de Produção Noturno. 2º termo Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis 01 - Um grupo de pessoas, por intermédio de uma
Segunda lei de Newton
Segunda lei de Newton Pela 1ª lei de Newton, não precisamos de força para manter a velocidade de um corpo, mas sim para produzir mudanças (variações) dessa velocidade. Newton apresenta a relação existente
DINÂMICA N, é correto afirmar que o peso do bloco B, em
DINÂMICA 7. Uma barra metálica homogênea, de,0 m de comprimento e 10 N de peso, está presa por um cabo resistente. A barra mantém dois blocos em equilíbrio, conforme mostra a figura abaixo. Sendo d 0,5
A) 50 N B) 100 N C) 200 N D) 300 N E) 400 N
Aplicações das Leis de Newton 1) Na tabela seguinte apresentamos as acelerações adquiridas por três automóveis A, B, C quando sobre eles atuam as forças indicadas abaixo. Utilizando o princípio fundamental
MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO
MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO
Lista 5: Trabalho e Energia
Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a
2ª Fase. 1º e 2º Anos. Leia com atenção todas as instruções seguintes.
2ª Fase Leia com atenção todas as instruções seguintes. As questões 01 a 16 são destinadas exclusivamente aos alunos do 1º e 2º anos, os quais devem escolher apenas 8 questões. O Caderno de Resolução com
LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS
DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre
EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE
1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço
Lista4: Trabalho e Energia
Lista 4: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder a questão
Plano de Estudo -
1. (Uel) Em uma estrada, um automóvel de 800 kg com velocidade constante de 72km/h se aproxima de um fundo de vale, conforme esquema a seguir. Dado: g=m/s 2 Sabendo que o raio de curvatura nesse fundo
Trabalho e Energia. = g sen. 2 Para = 0, temos: a g 0. onde L é o comprimento do pêndulo, logo a afirmativa é CORRETA.
Trabalho e Energia UFPB/98 1. Considere a oscilação de um pêndulo simples no ar e suponha desprezível a resistência do ar. É INCORRETO afirmar que, no ponto m ais baixo da trajetória, a) a energia potencial
Física I Prova 1 04/06/2016a
Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.
Capítulo 5 DINÂMICA θ α
Capítulo 5 DINÂMICA θ α DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 5 - DINÂMICA 5.1 Considere um pêndulo cónico com uma massa m 1 suspensa por um cabo de comprimento igual a 2,5 metros. 5.1.1 Determine a velocidade
Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
Semana 8 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
Instituto Montessori - Ponte Nova
Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) Na figura, cada quadrado tem lado de 1 unidade. Sobre os vetores mostrados ali, determine: a) Quais têm a mesma direção? b) Quais
VESTIBULARES DE 1957
1 PROBLEMAS SUPLEMENTARES VESTIBULARES DE 1957 A - Bahia 60 - Pendurado à base inferior de uma lata cilíndrica existe um bloco de ferro de 10 kg de massa. A lata tem 10 cm de raio. O conjunto está flutuando
2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias
2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias Obs: Esta lista de exercícios é apenas um direcionamento, é necessário estudar a teoria referente ao assunto e fazer os exercícios
APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS
APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE
VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA:
VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 3 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 1 m/s 2 Carga do elétron : 1,6 x 1-19 C Massa do elétron
Problemas propostos. Questões Demonstrativas
Problemas propostos Módulo 01 Nota: (i)ler atentamente o enunciado três ou mais vezes. (ii)traduzir o enunciado em um diagrama. (iii) Nomear as grandezas citadas e colocar seus valores, quando houver.
PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO
MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA
Importante: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME:
Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. As cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.
QUESTÕES DE VESTIBULARES
QUESTÕES DE VESTIBULARES 1 188-Dois homens suportam em suas extremidades uma barra rígida, de seção reta constante, de comprimento igual a 2m, que pesa 20 kgf. Em que ponto da barra deve ser colocado um
Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton
Leis de Newton Algumas aplicações das leis de Newton Equilíbrio Uma ginasta com massa 50,0 kg está começando a subir em uma corda presa no teto de uma ginásio. Qual é o peso da ginasta? Qual a força (módulo
Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:
Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo
Lista de Exercícios de Física
Lista de Exercícios de Física 1º) Suponha que, na figura ao lado, corpo mostrado tenha, em uma energia potencial EP = 20 J e uma energia cinética EC = 10 J. a) qual a energia mecânica total do corpo em?
INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA
INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas COMPONENTE CURRICULAR:
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA m g h E pg = t P = m g h 16 F (N) 8 0 2 4 S (m) Como pode cair no enem? (ENEM) Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD
REVISÃO PARA PROVA EAD Tópicos: Introdução à Física Cinemática Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Uniformemente Variado Lançamento Vertical Lançamento Oblíquo EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA
b) a intensidade da força de contato entre A e B.
LISTA DE ATRITO 1. (FGV-SP) O sistema indicado está em repouso devido à força de atrito entre o bloco de massa de 10 kg e o plano horizontal de apoio. Os fios e as polias são ideais e adota-se g = 10 m/s
Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
Semana 11 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual.
Física 2ª Lei de Newton I 2 os anos Hugo maio/12 Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual. 1. Aplica-se uma força F de intensidade 20
Revisão Leis de Newton EsPCEx 2018 Prof. Douglão
Revisão Leis de Newton EsPCEx 018 Prof. Douglão 1. Observe a figura abaixo onde duas esferas de massas iguais a m estão eletrizadas com cargas elétricas Q, iguais em módulo, porém de sinais contrários.
Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.
Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MAF- 04.05.2012 Prof. Dr. Antônio Newton Borges 1. Na caixa de 2,0 kg da figura abaixo são aplicadas duas forças, mais somente uma é mostrada. A aceleração da
EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS
EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS 1. Uma partícula, inicialmente a 2 m/s, é acelerada uniformemente e, após percorrer 8 m, alcança a velocidade de 6 m/s. Nessas condições, sua aceleração,
Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA
Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA [email protected] www.marcosbenfica.com LISTA 1 Conceitos Iniciais/Hidrostática 1) Calcular o peso específico, o volume específico e a massa específica de
Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.
Física 1 1 a prova 22/09/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua
Fundamentos de Mecânica 15ª Lista de Exercícios Junho de 2019
Sumário Aplicações das leis de Newton ao Movimento Circular... 2 Um corpo em movimento circular uniforme... 2 1) RHK E4.21 Lançamento de funda... 2 2) Velocidade e aceleração dos ponteiros do relógio...
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 1. Uma partícula move-se em linha reta, partindo do repouso
Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016
Disciplina: FÍSICA Série/Ano: 1º ANO Professores: BETO, DIOGO, PH e BILL Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens
SEGUNDA LEI DE NEWTON - EXERCÍCIOS DE APOIO
SEGUND LEI DE NEWTON - EXERÍIOS DE POIO 1) Submete-se um corpo de massa 5000 kg à ação de uma força constante que, a partir do repouso, lhe imprime a uma velocidade de 7 km/h, ao fim de 40 s. Determine:
Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia )
Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) 1) Uma força horizontal de 20 N arrasta por 5,0 m um peso de 30 N, sobre uma superfície horizontal. Os trabalhos realizados pela força de 20 N e pela
COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio
COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I - 2008 Ensino Fundamental e Ensino Médio Aluno (a): nº Classe: 2-2 Lista de exercícios para estudos de recuperação de Física Trimestre: 2º Data: / /2008 1. (Ufpr)
Estática. Vista da estrutura da ponte Golden Gate, São Francisco, Califórnia (EUA).
Estática Todo o nosso estudo até agora foi dedicado quase que exclusivamente ao movimento. Passamos da Cinemática - descrição matemática dos movimentos - à Dinâmica, em que essa descrição se aprofunda
gira sobre uma mesa horizontal sem atrito. Esse bloco está ligado a outro, de massa m 2
1º ANO 1. (UFMS) Um automóvel de massa 10 3 kg percorre, com velocidade escalar de 20m/s, um trecho circular de raio 80m, numa estrada plana horizontal. O mínimo coeficiente de atrito entre os pneus e
Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.
Lista 10: Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 1) Uma pessoa puxa horizontalmente o bloco B da figura 1, fazendo com que
Física I Prova 1 04/06/2016c
Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.
Resultante Centrípeta
Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.
FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 05 HIDROSTÁTICA REVISÃO GERAL
FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 05 HIDROSTÁTICA REVISÃO GERAL Fixação 1) A figura ao lado representa um cilindro constituído por três partes de volumes iguais a V. A parte de baixo é de ferro maciço e homogêneo,
FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos
FORÇA e INTERAÇÕES Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos Forças de longo alcance Acuam mesmo quando os corpos não estão em contacto, como por exemplo as forças
Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA
Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA [email protected] www.marcosbenfica.com LISTA 1 Conceitos Iniciais 1) Faça as seguintes conversões de unidades: a) 45 km/h em m/s. b) 100 m/s em km/h. c) 600
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 1. Dois corpos A e B, de massa 16M e M, respectivamente, encontram-se no vácuo e estão separados
Física 1. 1 a prova 23/09/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.
Física 1 1 a prova 23/09/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO P T P N θ P Como pode cair no enem? Uma máquina utiliza um carrinho para retirar carvão do interior de uma mina, puxando-o, sobre um plano inclinado, por meio
04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s².
PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Dois atletas em lados opostos
DATA DE ENTREGA: 17/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA:
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSORES: ERICH/ YVIE DATA DE ENTREGA: 17/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ªSÉRIE EM TURMAS: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Estudo dos movimentos
Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:
Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática
Leis de Newton. Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. Sir Isaac Newton
Leis de Newton Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. Sir Isaac Newton O QUE É FORÇA? A ideia de empurrar ou puxar um corpo para colocá-lo em movimento está relacionada ao conceito
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA
Engenharia Civil Exercícios de Física de Física Ficha 8 Corpo Rígido Capítulo 6 Ano lectivo 010-011 Conhecimentos e capacidades a adquirir pelo aluno Aplicação das leis fundamentais da dinâmica. Aplicação
VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA
VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante
LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO
LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO 1. Sobre uma partícula P agem quatro forças, representadas na figura abaixo. O módulo da força resultante sobre a partícula é de: a) 5 N b) 24
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 25 TRABALHO E POTÊNCIA
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 25 TRABALHO E POTÊNCIA F A θ d B F τ F d P A θ g h d C B F el Kx A t O x x B F at N F 5,00 m A P 12,0 m P A = t (numericamente) O t t Fixação 1) Um corpo de massa igual a 0,50 kg,
Capítulo MECÂNICA DOS FLUÍDOS
Capítulo 7 MECÂNICA DOS FLUÍDOS DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 7 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS 7.1 Considere dois corpos ligados por um cabo com massa e volume desprezáveis que são colocados no interior de vaso
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: EDSON JOSÉ Considere: g = 10 m/s 2 Lista de exercícios 5 1. As figuras abaixo mostram as forças que
Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1
Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida
Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SÃO CRISTÓVÃO III - 2ª SÉRIE/ EM 2010 FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS: HIDROSTÁTICA
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SÃO CRISTÓVÃO III - 2ª SÉRIE/ EM 2010 FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS: HIDROSTÁTICA 1. A razão entre a massa e o volume de uma substância, ou seja, a sua massa específica, depende
Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.
Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua
Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores)
Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12 Nome:... Número:... Pode utilizar uma calculadora e uma folha A4 (duas páginas) com fórmulas. Utilize g = 9,80 m/s 2. Grupo I (10 valores) Assinalar a
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 24 FORÇA CENTRÍPETA REVISÃO
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 24 FORÇA CENTRÍPETA REVISÃO Fixação 1) Um pêndulo é abandonado na posição A e atinge a posição E, como mostra a figura abaixo. Assinale a alternativa que melhor indica a direção
Aplicações de Leis de Newton
Aplicações de Leis de Newton Evandro Bastos dos Santos 22 de Maio de 2017 1 Introdução Na aula anterior vimos o conceito de massa inercial e enunciamos as leis de Newton. Nessa aula, nossa tarefa é aplicar
Física 1. Resumo e Exercícios P1
Física 1 Resumo e Exercícios P1 Fórmulas e Resumo Teórico Parte 1 Derivada de polinômios - Considerando um polinômio P x = ax %, temos: d P x = anx%() dx Integral de polinômios - Considerando um polinômio
Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.
Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua
1 Movimento Circular Lista de Movimento circular Cinemática do Ponto Material 7
Sumário 1 Movimento Circular 3 1.1 Lista de Movimento circular................................... 3 2 Cinemática do Ponto Material 7 3 Equilíbrio de Corpos no Espaço 9 3.1 Equilíbrio de Partícula.....................................
Exercícios de Forças em Trajetórias Curvilíneas
Exercícios de Forças em Trajetórias Curvilíneas 1. Na figura seguinte, um carrinho de massa 1,0kg descreve movimento circular e uniforme ao longo de um trilho envergado em forma de circunferência de 2,0m
FÍSICA. O kwh é unidade usual da medida de consumo de energia elétrica, um múltiplo do joule, que é a unidade do Sistema Internacional.
1 d FÍSICA O kwh é unidade usual da medida de consumo de energia elétrica, um múltiplo do joule, que é a unidade do Sistema Internacional. O fator que relaciona estas unidades é a) 1 x 10 3 b) 3,6 x 10
Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J?
Física Professores: Murilo 3ª Série EXERCÍCIOS DE Trabalho, Potência e Energia 1. Um corpo de massa 150 kg, está posicionado 17 m acima do solo. Sabendo que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², qual
CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1
ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSORES: RENATO-POMPEU ALUNO (A): N º SÉRIE: 9 a TURMA: 9A EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE POTÊNCIA, RENDIMENTO
Lista 5 Leis de Newton
Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL r P r 1 1 r 2 r 2 vm r 2 1 a a t Eixo tangente à trajetória a c a Fixação 1) Um móvel percorre 4,0km para leste e 3,0km para norte. Isso ocorre em 20 minutos.
1) Quando o cabo de um elevador se quebra, os freios de emergência são acionados contra trilhos
1) Quando o cabo de um elevador se quebra, os freios de emergência são acionados contra trilhos laterais, de modo que esses passam a exercer, sobre o elevador, quatro forças verticais constantes e iguais
Lista de Exercícios (Profº Ito) Dinâmica no Movimento Circular
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO SE NECESSÁRIO, ADOTE g = 10 m/s. 1. Um circuito de Fórmula Mundial circular, com 320 m de raio, tem como velocidade de segurança 40 m/s. Calcule a tangente do ângulo de inclinação
