INTRODUÇÃO A CLASSES E ORIENTAÇÃO A OBJETOS EM PYTHON. George Gomes Cabral
|
|
|
- Célia Barros Gabeira
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 INTRODUÇÃO A CLASSES E ORIENTAÇÃO A OBJETOS EM PYTHON George Gomes Cabral
2 O PARADIGMA DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS Um paradigma é uma forma de abordar um problema. Em Python, tudo é objeto!! Objetos armazenam dados, mas você também pode fazer requisições a esse objeto, pedindo que ele faça operações sobre si próprio ou sobre outros objetos. Teoricamente, você pode representar qualquer elemento conceitual no problema que você está tentando resolver (cachorros, livros, sócios, empréstimos, etc.) como um objeto no seu programa.
3 O PARADIGMA DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS Um programa é uma coleção de objetos dizendo uns aos outros o que fazer. Para fazer uma requisição a um objeto você manda uma mensagem para este objeto. Mais concretamente, você pode pensar em uma mensagem como sendo uma chamada de um procedimento ou função pertencente a um objeto em particular.
4 O PARADIGMA DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS Um objeto pode ser composto por vários outros objetos Em outras palavras: você pode criar um novo tipo de objeto empacotando objetos já existentes. Dessa forma, você pode adicionar complexidade a um programa e escondê-la por trás da simplicidade de uso dos objetos.
5 O PARADIGMA DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS Todos os objetos de um dado tipo podem receber as mesmas mensagens. Além disso, uma vez que, por exemplo, um objeto do tipo círculo é também um objeto do tipo forma geométrica, o objeto círculo aceita qualquer mensagem endereçada a uma forma geométrica. Essa capacidade de substituição de um objeto por outro é um dos mais poderosos conceitos em orientação a objetos.
6 OBJETO Definição: Um objeto é qualquer coisa, real ou abstrata, sobre a qual armazenamos dados e realizamos operações que manipulam tais dados. Unidade básica de modularização do sistema na abordagem OO. Um objeto é composto por: Atributos características ou propriedades que definem o objeto. Comportamento conjunto de ações pré-definidas (métodos).
7 ABSTRAÇÃO
8 ABSTRAÇÃO É o mecanismo que nos permite representar uma realidade complexa em termos de um modelo simplificado, de modo que detalhes irrelevantes possam ser suprimidos. Processo de filtragem de detalhes sem importância do objeto, para que apenas as características apropriadas que o descrevem permaneçam.
9 ABSTRAÇÃO Para processar algo do mundo real em um computador, temos que extrair as características essenciais. Esses dados que caracterizam o objeto são utilizados na representação no sistema. Um mesmo objeto, pode ser visualizado de formas distintas. Exemplo: Carro para a oficina, para o detran, para o consumidor.
10 EXEMPLO DE OBJETO Pássaro Atributos Nome Cor Peso Comportamento Piar Voar Comer
11 EXEMPLO DE OBJETO Pessoa Atributos Nome Cor da pele Peso Comportamento Falar Andar Comer
12 EXERCÍCIO Defina um computador pessoal segundo os princípios de Orientação a Objetos:
13 ORIENTAÇÃO A OBJETOS A expressão orientada a objetos significa que o aplicativo é organizado como uma coleção de objetos que incorporam tanto a estrutura como o comportamento dos dados. Sistema de Controle de pizzarias: Sistema que informatiza os pedidos de pizza em um restaurante. Objetos: Pedido, Pizza, Cliente, Garçom
14 CLASSES Classe: em termos simples, são apenas uma maneira de definir novos tipos que refletem objetos reais no domínio de nossos programas. Instâncias Múltiplas: classes são fábricas para gerarem um ou mais objetos. Sempre que chamamos o construtor de uma classe, geramos um novo objeto.
15 CLASSES VERSUS INSTÂNCIAS
16 HERANÇA Robôs pizzaiolos são uma espécie de robô e, assim, possuem as propriedades robóticas comuns. Herdam as propriedades comuns da categoria geral de todos os robôs. Propriedades precisam ser implementadas apenas uma vez para o caso geral, e reutilizadas por todos os robôs a serem construídos no futuro.
17 EXEMPLO DE HERANÇA Suponha que a classe ClasseB herda de ClasseA Quais métodos estão disponíveis para uma referência da ClasseB (um objeto do tipo ClasseB)? Resposta: m1(), m2(), m3() e m4()
18 EXEMPLO DE HERANÇA
19 COMPOSIÇÃO Os robôs pizzaiolos são na verdade uma coleção de componentes que trabalham em conjunto como uma equipe. Por exemplo, ele precisa de braços para enrolar a massa, motores para manusear o forno, etc. Nosso robô é um exemplo de composição (ele contém outros objetos). Cada componente (integrante da composição) poderia ser desenvolvido como uma classe definindo seu próprio comportamento e seus relacionamentos. Ex.: Um livro é composto de vários capítulos. Tanto o livro quanto o capítulo podem ser representados por objetos.
20 ENCAPSULAMENTO Na terminologia da orientação a objetos, diz-se que um objeto possui uma interface. A interface de um objeto é o que ele mostra aos outros objetos, sem descrever como o objeto conhece ou faz. A interface de um objeto define os serviços que ele pode realizar e conseqüentemente as mensagens que ele recebe.
21 ENCAPSULAMENTO Encapsulamento é a proteção dos atributos ou métodos de uma classe. Em Python existem somente o público e o privado e eles são definidos no próprio nome do atributo ou método. Atributos ou métodos iniciados por dois sublinhados e são privados. Todas as outras formas são públicas.
22 ENCAPSULAMENTO
23
24 IMPORTANDO OBJETOS (CLASSES, FUNÇÕES, ETC.) Um módulo é o arquivo de código fonte propriamente dito (arquivo com extensão.py). Um módulo pode conter vários objetos, como classes, funções e variáveis. A importação desses objetos por outro módulo pode ser feita de duas maneiras: from nome_modulo import nome_objeto Para acessar o objeto precisamos apenas digitar o nome do objeto. Exemplo: x = nome_objeto() From nome_modulo import * importa todos os objetos do módulo. import nome_modulo Para acessar um objeto do módulo precisamos digitar o nome do módulo antes. Ex.: x = nome_modulo.nome_objeto()
25 CLASSES VERSUS MÓDULOS Módulos São Pacotes de dados São criados escrevendo-se arquivos em Python São usados por meio de Importação Classes Implementam novos tipos de objetos São criadas por meio da instrução class São usadas por meio de chamadas Sempre residem dentro de um módulo
26 DESENVOLVIMENTO DE CLASSES Primeiro Exemplo: Class FirstClass: #Define um objeto classe (não uma instância) nome = None # atributo de FirstClass com valor inicial nulo def setdata(self, value): # define métodos (funções) de classe def display(self): self.data = value #self é a instância print self.data FirstClass é uma classe que tem dois métodos (funções). Normalmente, as funções dentro de uma classe são chamadas de métodos; elas são instruções def normais, mas o primeiro argumento recebe automaticamente um objeto instância implícito, quando chamadas.
27 DESENVOLVIMENTO DE CLASSES >> x = FirstClass() # self é x, é uma palavra reservada que diz que # estamos referenciando a própria instância de # nossa classe (no caso, o objeto x) >> y = FirstClass() # self é y Chamando-se essa classe dessa maneira são gerados dois objetos instância; x e y. >> x.setdata( King Arthur ) >> y.setdata( ) >>x.display() # self.data é diferente em cada instância King Arthur >>y.display()
28 CONSTRUTOR DA CLASSE O construtor de uma classe é um método responsável por inicializar uma nova instância dessa classe. Se ele não for definido o Python atribui a essa classe um construtor vazio (que apenas cria o objeto). Exemplo: class Pessoa: def init (self, nome, idade, genero): # O construtor recebe 3 # parâmetros self.nome = nome # o atributo nome da instancia que está # sendo criada recebe o valor do # parâmetro nome, e assim por diante... self.idade = idade self.genero = genero A classe pessoa tem três atributos (variáveis) que representam o estado de uma pessoa
29 CONSTRUTOR DA CLASSE Para a classe pessoa, a criação de uma nova instância deve ser da seguinte forma: x = Pessoa( Augusta, 23, F ) y = Pessoa( Fábio, 30, M ) x é uma instância (objeto) da classe Pessoa que tem nome Augusta, idade 23 e gênero F. y é uma outra instância (objeto) da classe Pessoa que tem nome Fábio, idade 30 e gênero M.
30 HERANÇA DE CLASSES Antes de se herdar uma determinada classe, precisamos importá-la para nosso módulo. As superclasses são listadas entre parênteses no cabeçalho de uma instrução class. Nesse caso, a classe C1 tem como superclasses (classes pai) as classes C2 e C3. >>class C1(C2, C3):... Todos os objetos definidos nas classes C2 e C3 estarão agora disponíveis na classe C1 através do mecanismo de herança, ou seja, C1 também é um C2 e C3.
31 HERANÇA DE CLASSES Na busca por um atributo chamado a partir da instância de um determinado objeto, o interpretador irá procurar esse atributo de baixo para cima (a partir das subclasses) e da esquerda para a direita. Exemplo: >>x = C1() >>x.display() Nesse caso o interpretador irá buscar por esse método na instância x, depois na classe C1, C2 e C3, respectivamente.
32 HERANÇA DE CLASSES As classes herdam atributos e métodos de suas superclasses import mod1 #mod1 é o módulo (arquivo.py) que contém a classe FirstClass class SecondClass(mod1.FirstClass): def init (self, nova_data): self.data = nova_data self.display() A classe SecondClass herdou o atributo data e o método display da classe FirstClass
33 HERANÇA DE CLASSES Outro exemplo: import mod1 #mod1 é o módulo (arquivo.py) que contém a classe FirstClass class SecondClass(mod1.FirstClass): #herda setdata def display(self): # altera o método display # definido em FirstClass print( valor atual = %s % self.data SecondClass define o método display para imprimir com um formato diferente. Mas como SecondClass define um atributo de mesmo nome (método display), ela efetivamente anula e substitui o método display em FirstClass
34 CHAMANDO CONSTRUTORES DA SUPERCLASSE class SuperClasse: def init (self, x):... código do construtor da superclasse... class SubClasse(Super): def init (self, x, y): Super. init (self, x)... código do construtor da subclasse... Nesse caso, quando uma nova instância da classe SubClasse for criada, será invocado o construtor da classe SubClasse que por sua vez chamará o construtor de sua superclasse (SuperClasse)
35 EXERCÍCIOS 1. Descreva o que os objetos têm em comum: a) bicicleta, carro, caminhão, avião, planador, motocicleta, cavalo b) prego, parafuso, pino, percevejo c) tenda, caverna, barraco, celeiro, casa 2. Identifique classes nos seguintes sistemas: Obs.: Instancie alguns objetos. a) Esta sala de aula; b) Um sistema de transporte urbano; c) Um ecossistema; d) Um sistema de estacionamento de veículos e) Um sistema aéreo 3. Classes possuem propriedade (atributos). Identifique propriedades pertencentes à classe PESSOA nos seguintes sistemas: a) Um sistema de controle de notas e freqüências ; b) Um sistema de registro civil; c) Um sistema de correio.
Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos
Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Orientação a Objetos Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Introdução à Programação Orientada a Objetos Conceitos Objetivos Classes e Objetos Atributos
Gustavo Callou [email protected]
Gustavo Callou [email protected] 1 Conceitos de Orientação a Objetos Objeto Classe Herança Composição Polimorfismo 2 Um paradigma é uma forma de abordar um problema. O paradigma da orientação a objetos
Programação procedimental
Prof. André Backes Programação procedimental Também chamada de programação procedural Contêm um conjunto de passos computacionais a serem executados Problemas são decompostos em sub-problemas Modularização
Orientação a objetos. Objetos ou Instâncias I
Orientação a objetos Objetos ou Instâncias Métodos ou Mensagens Encapsulamento Classes Variáveis da Classe X Variáveis da Instância Métodos da Classe X Métodos da Instância Relacionamentos Identificando
Conceitos de Orientação a Objetos. Objeto Atributo Classe Método
Conceitos de Orientação a Objetos Objeto Atributo Classe Método Objeto Tudo em Orientação Objeto é OBJETO Objeto, no mundo físico, é tipicamente um produtor e consumidor de itens de informação máquina,
Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes
Introdução ao Java Prof. Herbert Rausch Fernandes Orientação a Objetos Programação Orientada por Objetos: é a construção de sistemas de software como uma coleção estruturada de implementações de tipos
Programação Orientada a Objetos 2 Flávio de Oliveira Silva, M.Sc.
Orientação a Objetos Revisão Conceitos CLASSE CLASSIFICAÇÃO GENERALIZAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO HERANÇA INTERFACES POLIMORFISMO SOBRECARGA ENCAPSULAMENTO ABSTRAÇÃO MODULARIZAÇÃO 9 CLASSE Classe é um agrupamento
Linguagem de Programação III
Linguagem de Programação III Aula-7 Reutilização de Classes Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Introdução a POO e sua implementação em Java Atributos, métodos e encapsulamento dos mesmos Trabalhando
Programação Orientada a Objetos em Python
Programação Orientada a Objetos em Python Diego Silveira Costa Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte [email protected] 23 de junho de 2017 Ementa
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIA
LPOO - Linguagem de Programação Orientada a Objetos Prof. Msc. Célio R. Castelano Página 1 de 7 Curso Ciência da Computação Professor Célio Ricardo Castelano UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ICET INSTITUTO
Aula 15 Modelagem de Classes de Análise. Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes
Aula 15 Modelagem de Classes de Análise Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes [email protected] Outline O paradigma da OO Classes e objetos Mensagens O papel da abstração Encapsulamento
C com introdução a OO
... Centro Integrado de Tecnologia da Informação C com introdução a OO ... Centro Integrado de Tecnologia da Informação Aula 9 Ronald Dener - Instrutor Matheus Soares - Monitor 17 / outubro 17 / outubro
Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs
Programação Orientada a Objetos Professor: André Luis Meneses Silva [email protected] br.geocities.com/programacao2ufs [ Conteúdo ] Objeto Mensagens Classe Encapsulamento Visibilidade Membros de Instância
Python Orientação a Objetos. Introdução à Programação SI2
Python Orientação a Objetos Introdução à Programação SI2 Conteúdo Orientação a objetos Objeto Classe Herança Encapsulamento Polimorfismo 2 Motivação Realidade Atual Sistemas de alta complexidade Sistemas
Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS
Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS Agenda Programação Orientada a Objeto (POO) Conceitos sobre POO Pilares da POO Objeto Classe Construtores Troca de Mensagens Pilares da POO Encapsulamento
Programação Java (nível intermediário) 4. Polimorfismo
Programação Java (nível intermediário) 4 Polimorfismo Introdução Uma linguagem orientada a objetos nos permite definir novos tipos para variáveis Nós definimos um novo tipo através de uma classe Este tipo
Python Orientação a Objetos. Introdução à Programação SI2
Python Orientação a Objetos Introdução à Programação SI2 Herança Pessoa Aluno Professor Herança Animal Mamifero Ave Cachorro Gato Gavião Galinha Herança Uma classe pode herdar a definição de outra classe:
Herança e Polimorfismo
Herança e Polimorfismo Leonardo Gresta Paulino Murta [email protected] Aula de hoje Princípios do paradigma OO Herança Polimorfismo Interfaces Classes Abstratas Leonardo Murta Herança e Polimorfismo 2
Daniel Wildt
Orientação a Objetos 1 Daniel Wildt http://danielwildt.blogspot.com Agenda 2 Orientação a Objetos Classe x Objeto Representação classe Atributos / operações Construtores e Destrutores Liberando memória
Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli
Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; Tudo no mundo real pode ser representado por meio do conceito de "objeto": uma planta, uma mesa, uma pessoa, um sentimento,
Programação Orientada a Objetos. Prof. MsC Sílvio Bacalá Júnior
Programação Orientada a Objetos Prof. MsC Sílvio Bacalá Júnior Princípios básicos de OO Abstração Encapsulamento Modularidade Herança 2013 POO - Bacalá 2 Abstração Concentração nas características essenciais,
Conceitos de Programação Orientada a Objetos
Conceitos de Programação Orientada a Objetos [email protected] 80 Por que a Orientação a Objetos? As abstrações podem corresponder às "coisas" do domínio do problema, facilitando o entendimento Esta
Orientação a Objetos (OO)
CURSO: Ciência da Computação DATA: / / 2013 PERÍODO: 4 o. PROFESSOR: Andrey DISCIPLINA: Técnicas Alternativas de Programação AULA: 04 APRESENTAÇÃO: Hoje vamos discutir os conceitos de Orientação a Objetos.
Laboratório de programação II
Laboratório de programação II Paradigma de orientação a Edson Moreno [email protected] http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Sumário Contextualização Paradigma de orientação a Contextualização A construção
Modelo do Mundo Real. Abstração. Interpretação
Modelo do Mundo Real Mundo Real Abstração Interpretação Sistema de Software Modelo Algoritmo Abstração: O modelo precisa capturar apenas as características do mundo real que são importantes para o sistema
Programação Orientada a Objetos
Programação Orientada a Objetos Paradigmas de Programação Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2014. Paradigmas de Programação: Programação sequencial A solução para o problema se da através
Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java
Classes e Objetos Classes e Objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) é uma técnica de programação que se baseia na construção de classes e utilização de objetos. Os objetos são formados por dados
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Visão Geral dos Paradigmas Quais os paradigmas mais comuns? Do que é composto um programa
Recapitulando. Construtores: (Overload assinatura) public Circle() {...} public Circle(double x, double y, double r) {... }
Recapitulando Orientação a objetos: programas organizados em torno da definição de classes, instanciação de objetos e troca de mensagens. Declaração de variáveis de referencia: Circle c; Criação/instanciação
POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos
UEG - Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Posse) Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II Turma: 4 Semestre Ano: 2016 Professor: José Ronaldo Leles Júnior O que é? É uma forma de abordar um problema.
Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan
Introdução a classes e objetos Prof. Marcelo Roberto Zorzan Herança Aula de Hoje Problema Considere uma empresa que tenha tipos de empregados no aplicativo de folha de pagamento Um empregado tem nome,
Programação para Games II. Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos
Programação para Games II Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos Programação Estruturada X Programação Orientada a Objetos Orientação a Objetos É um paradigma de programação de computadores
Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina
Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Conteúdo: 1) Orientação a Objetos - Características da OO - Reutilização de código 2) Introdução à Linguagem Java - Histórico
Programação Orientada a Objetos
Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina: Programação e Sistemas de Informação Programação Orientada a Objetos Módulos 9/10/11 POO 2016/2017 História A OO surgiu no
Engenharia de Software II e III - Material para estudo Diagrama de Classe
1-Orientação a Objetos ANÁLISE ESTRUTURADA X ANÁLISE O.O. Enfoque Tradicional: Conjunto de programas que executam processos sobre dados. Enfoque Baseado em Objetos: Conjunto de coisas que tem características
Computação II (MAB 225)
Computação II (MAB 225) Fabio Mascarenhas - 2015.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/pythonoo Introdução No curso de Computação I vocês viram os conceitos básicos de programação em Python: expressões e comandos,
Capítulo 2. Orientação a Objetos
Capítulo 2 Orientação a Objetos Princípios da Orientação a Objetos Os princípios da orientação a objetos afetam todo o processo de desenvolvimento de software: Seres humanos pensam em termos de substantivos
PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES PADRONIZAÇÃO CONTRATOS
PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES No dia-a-dia lidamos com diversos aparelhos elétricos Diversas empresas fabricam aparelhos elétricos com plugues E se cada empresa decidisse por conta própria o formato dos
Orientação a Objetos Parte I. Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos)
Orientação a Objetos Parte I Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos) Histórico Gerações de Linguagens de Programação Primeira Geração: Linguagem de máquina Segunda Geração: Linguagem de montagem
Conceitos de Programação Orientada a Objetos
Conceitos de Programação Orientada a Objetos Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 02 Conceitos de 1 Conceitos Fundamentais Classe; Ocultamento de informação; Encapsulamento; Atributo; Método;
Engenharia de Software II e III - Introdução ao Diagrama de Classe
1-Orientação a Objetos ANÁLISE ESTRUTURADA X ANÁLISE O.O. Enfoque Tradicional: Conjunto de programas que executam processos sobre dados. Enfoque Baseado em Objetos: Conjunto de coisas que tem características
Programação Orientada a Objetos. Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos
Programação Orientada a Objetos Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos Questão 1 Dada a seguinte classe na linguagem JAVA: public class Carro { public String retornacor(){ ; return Azul ; private String retornachassi(){
Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno
Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno Visibilidade de membros Membro da classe derivada pode usar os membros públicos ( public ) e protegidos ( protected ) da sua classe base (como
Conceitos de Programação Orientada a Objetos
Conceitos de Programação Orientada a Objetos Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 02 Conceitos de Programação Orientada a Objetos 1 Conceitos Fundamentais Classe; Ocultamento de informação;
Programação Orientada a Objetos Flávio de Oliveira Silva 144
HERANÇA Herança é a capacidade de uma subclasse de ter acesso as propriedades da superclasse(também chamada classe base) relacionada a esta subclasse. Dessa forma os atributos e métodos de uma classe são
Curso teórico: Orientação a Objetos. Matemática computacional Marcos Aurelio Wozhiak Jr webzhiak.com.br
Curso teórico: Orientação a Objetos Matemática computacional Marcos Aurelio Wozhiak Jr webzhiak.com.br Objetivos Conhecer os conceitos fundamentais de orientação a objetos; Aprender a criar e utilizar
Orientação a objetos. Programação. Orientada a Objetos. Orientação a objetos. Orientação a objetos. Abstração e encapsulamento
Orientação a objetos Programação Orientada a Objetos Alexandre César Muniz de Oliveira Linguagens orientadas a procedimentos e linguagens orientadas a objetos Unidade de programação: funções e classes
Programação para Games II. Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos
Programação para Games II Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos Pacotes Pacotes são um modo de organizar classes e interfaces Um programa pode ser formado por centenas de classes individiduais;
Unidade: sobrecarga, construtores e herança
Unidade: sobrecarga, construtores e herança 0 Unidade: sobrecarga, construtores e herança Sobrecarga Sobrecarregar (do inglês overload) um método é criar mais métodos com o mesmo nome, porém com assinaturas
Programação Orientada a Objetos
Programação Orientada a Objetos Introdução Alguns conceitos importantes Orientação a Objetos Alguns conceitos importantes Programação Estruturada X Programação OO Classes Objetos Construtores e Destrutores
Computação II Orientação a Objetos
Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Editor Gráfico Vamos usar nosso framework do Motor, com pequenas mudanças (para permitir interação com
Laboratório de programação II
Laboratório de programação II Herança e Polimorfismo Edson Moreno [email protected] http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Herança Mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes aproveitando
Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental
Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato [email protected] Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios da Orientação a Objetos
Programação Java. Marco Fagundes. - Herança, Classes Abstratas e Interfaces Marco Fagundes -
Programação Java - Herança, Classes Abstratas e Interfaces - Marco Fagundes [email protected] 1 Tópicos Herança Ligação Dinâmica Polimorfismo 2 Herança Herança é um conceito que mapeia as classes
Orientação a Objetos. Leonardo Gresta Paulino Murta.
Orientação a Objetos Leonardo Gresta Paulino Murta [email protected] Paradigma procedimental Sinônimo: paradigma procedural Uso de subprogramação Agrupamento de código permiando a criação de ações complexas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 08 de Novembro de 2013. Contextualização Nas próximas aula iremos começar a modelar e projetar sistemas
Modelagem Orientada a Objeto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA Modelagem Orientada a Objeto Engenharia de Software 2o. Semestre de
Algoritmos e Estrutura de Dados Aula 06 Programação Orientada a Objetos em Python
Algoritmos e Estrutura de Dados Aula 06 Programação Orientada a Objetos em Python Profa. Alana Oliveira e Prof. Davi Viana [email protected] e [email protected] Se não entender, pergunte! Profa.
Programação Orientada a Objetos
Programação Orientada a Objetos Herança e Polimorfismo Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2015. Herança em POO O conceito de herança torna mais rápido o desenvolvimento de softwares complexos
Introdução. Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos
Introdução Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos [email protected] Avaliações Continuada: Resolução de Atividades Práticas em Sala; Resolução de Lista de Exercícios; Provas
Linguagem de programação Programação Orientada a objetos
Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Linguagem de programação Programação Orientada a objetos Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Paradigma da orientação a objetos Paradigma = forma de
Linguagem de Programação IV Introdução
Linguagem de Programação IV Introdução Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Orientação a objetos Classe Objeto Abstração Encapsulamento Herança Polimorfismo Plataforma Java 3 4 POO é um paradigma de programação
Análise Orientada a Objetos. Análise Orientada a Objetos; O Paradigma de Objetos; A UML.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Análise Orientada a Objetos AULA 03 Análise Orientada a Objetos; O Paradigma de Objetos; A UML. Prof. Sandrerley R. Pires Goiânia, agosto de 2003 Conceitos
PROGRAMAÇÃO I HERANÇA E POLIMORFISMO
PROGRAMAÇÃO I HERANÇA E POLIMORFISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Compreender o conceito de herança na orientação a objetos Implementar herança para reuso de código e facilitar manutenção
A B Classe Genérica D A C. Classe Especializada. Classe Especializada. Características Herdadas
Herança e Polimorfismo Prof. Bruno Gomes [email protected] Programação Orientada a Objetos Revisando -Herança Estrutura Hierárquica e modular Projeção de classes genéricas que podem ser especializadas
Engenharia de Software. Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos. Prof. Me. Rogério Ferreira
Engenharia de Software Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos Prof. Me. Rogério Ferreira 2 Roteiro Representação dos Conceitos OO Mensagens Navegabilidade Pacotes Encapsulamento Herança
nome = n; cargo = c; salario = s; public void print() { System.out.println(nome cargo salario); public void aumento( double fator){
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - Departamento de Automação e Sistemas PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS AUTOMATIZADOS - 2016/2 - P2 Nome: ------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 4 Encapsulamento e Relacionamento Cleverton Hentz
Aula 4 Encapsulamento e Relacionamento Cleverton Hentz Sumário } Encapsulamento } Propriedades } Relacionamentos } Composição } Herança 2 O que é encapsulamento? } O que vocês entendem por encapsular?!
O PARADIGMA ORIENTADO POR OBJETOS
O PARADIGMA ORIENTADO POR OBJETOS A idéia básica do paradigma orientado a objetos é imaginar que programas simulam o mundo real: um mundo povoado de objetos. Dessa maneira, linguagens baseadas nos conceitos
Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental
Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato [email protected] Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios
Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância
Classes o Objetos Um recurso comum de cada aplicativo feito até agora é que todas as instruções que realizavam tarefas localizavam-se no método main. Se você tornar parte de uma equipe de desenvolvimento
PDS Aula 1.2 Introdução a Java, POO e Composição. Prof. Bruno Moreno
PDS Aula 1.2 Introdução a Java, POO e Composição Prof. Bruno Moreno [email protected] JAVA: Introdução, Histórico, Conceitos Básicos 2 Introdução O que é Java? Linguagem de programação OO Década
Introdução à Orientação a Objetos. SSC Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012
Introdução à Orientação a Objetos SSC 121 - Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Conteúdo Histórico de OO Vantagens de OO Linguagens OO Conceitos Básicos de OO
Paradigmas de Linguagens de Programação. Suporte para Programação Orientada a Objeto
Suporte para Programação Orientada a Objeto Cristiano Lehrer Categoria das Linguagens que Suportam POO Suporte a POO acrescentado a uma linguagem já existente: C++ (também suporta programação procedural
POO29004 Programação Orientada a Objetos
POO29004 Programação Orientada a Objetos Herança Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José [email protected] http://docente.ifsc.edu.br/mello/poo 11 de setembro
Para entender o conceito de objetos em programação devemos fazer uma analogia com o mundo real:
Introdução a Orientação a Objetos com Java Autor: Professor Victor Augusto Zago Menegusso. Orientação a Objetos É um paradigma de programação que define a estrutura de um programa baseado nos conceitos
Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces
Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces Professora Sheila Cáceres Polimorfismo Polimorfismo Polimorfismo é a característica única de linguagens orientadas
Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1
Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Conteúdo Orientação a Objetos Professor Leandro Augusto Frata Fernandes [email protected] Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.2/tcc-00.226
Programação Orientada a Objetos
Programação Orientada a Objetos Herança e Polimorfismo Msc. Paulo de Tarso F. Júnior 1 Projeto Orientado a Objetos O que desejam? Produção de projetos conceitualmente simples o bastantes para serem entendidos
