FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO
|
|
|
- Luís Rios Bennert
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Disciplina: Literatura Brasileira: Literatura de formação ao Romantismo Carga Horária: 50h presenciais Semestre Letivo / Turno: 4º semestre Profª Jucimeire Endo Período: 1º semestre/2017 Ementa da disciplina Gerais EMENTA: Estudo das influências estrangeiras e períodos da literatura brasileira. Análise da Literatura Informativa, Barroca, Árcade e Romântica. - Formar educadores eticamente comprometidos com o mundo em transformação, tendo como princípio a interdisciplinariedade e a contextualização. - Ao final do período o aluno deverá estar apto a identificar textos da literatura quinhentista e jesuítica, barroca, árcade e romântica bem como saber sua importância para a formação da literatura atual no país. - O aluno deverá compreender a importância literária e histórica desses movimentos no Brasil e no mundo e ter aptidão para ler criticamente obras que façam parte desses contextos literários. Conteúdo 1. QUINHENTISMO BRASILEIRO: Literatura Informativa e Catequética 1.1 Contextualização: o Brasil no século XVI. 1.2 A Carta" - Pero Vaz de Caminha. 1.3 Características e objetivos da Literatura Informativa. 1.4 Literatura Catequética: José de Anchieta. 1.5 Leitura e análise de texto infromativos e de algumas obras de José de Anchieta e de Manuel da Nóbrega. 1.6 A Prosopopéia Bento de Teixeira. 2. BARROCO 2.1 Contextualização: a Reforma e a Contra-Reforma na Europa/ a monocultura do açúcar no Brasil/ As invasões. 2.2 Características da obra barroca. 2.3 Gregório de Matos Guerra. 2.4 Leitura e análise de poemas barrocos. 3. ARCADISMO E ROMANTISMO 3.1 Expressões que embasaram o Arcadismo e o Romantismo brasileiro e seus principais representantes. 3.2 Aspectos considerados árcades e românticos na literatura. 3.3 A importância literária e histórica dos movimentos literários árcades e românticos no Brasil e no mundo e suas influências. 3.4 A metalinguagem e a intertextualidade na literatura árcade e
2 Bibliografia Básica romântica. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, CANDIDO, Antônio & CASTELO, J.A. Presença da Literatura textos. São Paulo: Cultrix, CAMINHA, Pero Vaz. A carta. Disponível em: Acesso em: Bibliografia Complementar Critérios de Avaliação BELOTO, Rosa Maria Mijas. Literatura Informativa. Informativa? - in Revista Tema - 24 e 25. São Paulo: Faculdades Teresa Martin, COUTINHO, Afrânio; COUTINHO, Eduardo de Faria. A Literatura no Brasil. 7ª Ed. São Paulo: Globo, FRANCHETTI, Paulo. Estudos de literatura brasileira e portuguesa. São Paulo: Ateliê Editorial, NEJAR, Carlos. História da literatura brasileira. Da Carta de Caminha aos contemporâneos. São Paulo: Leya, SANT ANA, Affonso Romano de. Análise Estrutural de romances brasileiros. Petrópolis: Vozes, ALENCAR, José. Iracema. Acesso em: ALENCAR, José. Senhora. Acesso em: º bimestre: MP1 => avaliação individual com valor de 6,0 pontos; trabalho com valor de 2,0 pontos e avaliação institucional com valor de 2,0 pontos e com caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. 2º bimestre: MP2 => avaliação individual com valor de 6,0 pontos e avaliação por meio de trabalhos que podem ser em grupo no valor de 4,0 pontos. AULA 1 Primeira semana - Explicar os objetivos, recursos e a dinâmica das aulas da disciplina de Literatura Brasileira I. - Dar ciência ao aluno dos mecanismos de avaliação empregados e programa do curso de Literatura Brasileira I no quarto semestre. - Reconhecer as características estilísticas da literatura de informação na Carta, de Pero Vaz de Caminha. - Apresentação do programa da disciplina de Literatura Brasileira I. - Prática de análise sobre A carta, de Pero Vaz de Caminha.
3 Referências - CAMINHA, Pero Vaz. A carta. Disponível em: pdf. Acesso em: Aula 2 Segunda semana - Apresentar as origens e perspectivas da literatura brasileira. Referências Observações - Origens e perspectivas da literatura brasileira. - Renascimento europeu e medievalismo no Brasil. BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São - Exposição dialogada. - Data show. - Análise de textos. AULA 3 TERCEIRA SEMANA - Situar, histórica e estilisticamente, a literatura brasileira em duas grandes eras: a Era Colonial e a Era Nacional. - Estereótipos medievais na cultura colonialista. - Conquista, exploração e dominação através do estudo religioso. Referências Observações - Exposição dialogada. - Data show. - Análise de textos. AULA 4 QUARTA SEMANA - Reconhecer as características estilísticas da produção literária de Pero de Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Souza. - Literatura informativa Pero de Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Souza. Referências AULA 5 QUINTA SEMANA - Situar, historicamente, a Literatura Jesuítica. - Prática de análise de algumas produções de José de Anchieta. Literatura Jesuítica ideologia e características.
4 Referências AULA 6 SEXTA SEMANA - Situar, histórica e estilisticamente, o período barroco. - Permitir um conhecimento crescente do contexto barroco por meio das obras Gregório de Matos. - Analisar textos para a compreensão do estilo barroco e as características estilísticas de algumas produções literárias de Gregório de Matos. - O movimento Barroco, origem, ideologia, contexto histórico brasileiro, representantes. - O conflito existencial, o estilo e as características barrocas. - Leitura e análise de textos de Gregório de Matos. Referências AULA 7 SÉTIMA SEMANA Referências - Refletir sobre questões específicas da literatura informativa, literatura jesuítica e literatura barroca. - Avaliar seminários dos alunos sobre literatura de informativa, jesuítica e barroca - Apresentação de seminários dos alunos sobre literatura informativa, literatura jesuítica e literatura barroca. Discussão sobre questões apresentadas pelos alunos AULA 8 OITAVA SEMANA Instrumento AVALIAÇÃO bimestral para composição da nota P1.
5 Temas abordados Critérios As questões da prova deverão envolver: - Literatura de Informação. - Literatura Jesuítica. - Literatura Barroca. MP1 =>avaliação individual com valor de 6,0 pontos; trabalho com valor de 2,0 pontos e avaliação institucional com valor de 2,0 pontos e com caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. AULA 9 NONA SEMANA - Rever o conteúdo do primeiro bimestre e analisar os pontos ainda falhos de assimilação por parte dos alunos. - Devolutiva da avaliação. - Prova refeita em conjunto com os alunos. AULA 10 DÉCIMA SEMANA - Situar, histórica e estilisticamente, o período árcade. - Analisar textos para a compreensão do estilo árcade e as características estilísticas de algumas produções literárias de Cláudio Manuel da Costa. - Introdução às concepções da Literatura Brasileira. - Ideologia e Representantes do Arcadismo Brasileiro. - Prática analítica da poesia lírica Obras poéticas Cláudio Manuel da Costa. Referências AULA 11 DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA - Analisar textos para a compreensão do estilo árcade e as características estilísticas de algumas produções literárias de Tomás Antônio Gonzaga. Prática analítica da Lira XXI, em Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga. Referências AULA 12 DÉCIMA SEGUNDA SEMANA - Compreender a importância literária e histórica do movimento romântico no Brasil e no mundo e sua influência na literatura romântica.
6 Referências - Analisar textos para a compreensão do estilo romântico da 1ª geração da poesia romântica brasileira e as características estilísticas de algumas produções literárias de Gonçalves Dias. - Caracteres gerais sobre o Romantismo no Brasil. - A poesia romântica da 1ª geração do Romantismo brasileiro. - Prática Analítica da poesia Canção do Exílio Gonçalves Dias. AULA 13 DÉCIMA TERCEIRA SEMANA - Analisar textos para a compreensão do estilo românticoda 2ª e da 3ª geração da poesia romântica brasileira e as características estilísticas de algumas produções literárias de Álvares de Azevedo e Castro Alves. 2ª geração do romantismo no Brasil: análise de poemas de Álvares de Azevedo. - A 3ª geração da poesia romântica brasileira. - Prática analítica de O Navio Negreiro Castro Alves. Referências Paulo: Cultrix, textos. São Paulo: Cultrix, AULA 14 DÉCIMA QUARTA SEMANA - Analisar questões que envolvem as gerações do Romantismo: 1)Nacionalismo; 2)Religiosidade; 3) Ilogismos 4)Idealização da mulher. -Seminários sobre cada um dos tópicos acima mencionados em autores cuja obra apresente as questões suscitadas. Referências Paulo: Cultrix, textos. São Paulo: Cultrix, AULA 15 DÉCIMA QUINTA SEMANA - Observar os aspectos considerados românticos na literatura em prosa de José de Alencar. - Análise da obra Iracema, de José de Alencar.
7 Referências AULA 16 DÉCIMA SEXTA SEMANA - Observar os aspectos considerados românticos na literatura em prosa de José de Alencar. Conteúdo - Análise da obra Senhora, de José de Alencar Referências AULA 17 DÉCIMA SÉTIMA SEMANA Instrumento AVALIAÇÃO bimestral para composição da nota P2. Temas As questões da prova deverão envolver: abordados - Literatura Árcade. - Literatura Romântica: prosa e poesia. Critérios MP2 =>avaliação individual com valor de 6,0 pontos e avaliação por meio de trabalhos que podem ser em grupo no valor de 4,0 pontos. AULA 18 DÉCIMA OITAVA SEMANA - Fixar conteúdo do segundo bimestre, a partir da revisão da prova. Observações - Devolutiva da prova. Discussão acerca do conteúdo dado em prova. AULA 19 DÉCIMA NONA - Fixar conteúdo do segundo bimestre, a partir da revisão da prova. - Avaliar e encerrar o curso. - Devolutiva da prova. - Roda de perguntas e respostas sobre o andamento e aproveitamento do curso. Autoavaliação dos alunos e avaliação do professor pelos alunos e vice-versa, oralmente. AULA 20 - VIGÉSIMA Recuperação
8 Todo o conteúdo da disciplina desenvolvido ao longo do semestre.
FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO
FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Disciplina: Literatura Brasileira III Carga Horária: 50h Semestre Letivo / Turno: 5º semestre Professora: Jucimeire Ramos
Carga Horária: 50 horas Período: 1º semestre de 2017
FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 5º semestre Disciplina: Literatura Brasileira: Modernismo à Contemporaneidade Professora: Ms. Jucimeire
SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS, COM HABILITAÇAO EM LÍNGUA PORTUGUESA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA I PRÉ-REQUISITO: TEORIA LITERÁRIA I UNIDADE CURRICULAR:
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO
Curso: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Disciplina: Teoria da Literatura II FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Semestre Letivo/Turno: 2º Semestre Professores: Adriana Silene Vieira, Fernando Andrade,
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Literatura Portuguesa I. Professor(es):
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Semestre/ Módulo: 5º Semestre Componente Curricular: Literatura Portuguesa I Professor(es): Carga Horária: 50 horas Período: 1º Semestre/2017
2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro;
EIXO TEMÁTICO: 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. 1. Diferenciar o texto literário do não-literário. 2. Diferenciar
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Professores: 2º SEMESTRE / 2014
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em Letras Língua ESpanhola Componente Curricular: Teoria da Literatura II Carga Horária: 50h Semestre/ Módulo: 2º semestre Professores: Período: 2º
DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série
DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA 1º ANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA 1º ANO DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA SIGLA: LIT Carga Horária
AVALIAÇÃO Testes escritos e seminários.
CARGA HORÁRIA: 60 horas-aula Nº de Créditos: 04 (quatro) PERÍODO: 91.1 a 99.1 EMENTA: Visão panorâmica das literaturas produzidas em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso:Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Disciplina: Literaturas Étnicas em Língua Professores: José Wildzeiss Neto / Ana Lúcia
5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)
ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,
PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PERÍODO 83.1 / 87.2 EMENTA: Os gêneros literários: divisão e evolução. Caracterização segundo critérios intrínsecos e / ou extrínsecos. A teoria clássica e as teorias modernas
PLANO DE CURSO. Deverá compreender de forma crítica, as transformações artísticas de um modo geral, especialmente da literatura, na contemporaneidade.
PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Letras Disciplina: Literatura Portuguesa III Professor: Maria do Socorro Pereira de Almeida E-mail: [email protected] Código: Carga Horária:
Carga Horária: 50 h Período: 1º semestre de 2017
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Disciplina: Literaturas Étnicas em Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Profª Dra. Adriana Silene Vieira
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. I BIMESTRE 1. O Texto
59 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR : Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série/Período: 2º Ano
ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.)
ROMANTISMO POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) Antes do ROMANTISMO, o Movimento do Arcadismo imperava. Ele iniciou-se com a fundação em Portugal, em 1756,
CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 4º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Literatura Brasileira III 04h/a xxx xxx 60 h/a xxx xxx EMENTA Visão das estéticas modernas do pré-modernismo
PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO
PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Letras Disciplina: Literatura Portuguesa I Professor: Paula Cristina Ribeiro da Rocha de Morais Cunha Código: Carga Horária: 60 Créditos: 3
Colégio Santa Dorotéia
ISTRUES Prezado(a) aluno(a), Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 2º - Ensino Médio Professora: Ana Lúcia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: As atividades
1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese)
1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) O ROMANTISMO foi um movimento artístico, político, filosófico e literário surgido nas últimas décadas do Século XVIII
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DELETRAS E COMUNICAÇÃO PARFOR HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DELETRAS E COMUNICAÇÃO PARFOR HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA PROFA. MAYARA R. GUIMARÃES ATIVIDADE À DISTÂNCIA:
ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli
ROMANTISMO: POESIA Profa. Brenda Tacchelli INTRODUÇÃO Empenho em definir um perfil da cultura brasileira, no qual o nacionalismo era o traço essencial. Primeira metade do século XIX Com a vinda da corte
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA GLORIA GONCALVES DE AZEVEDO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Artigo enciclopédico Este texto gerador é um
Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Geral Específicos
Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 1º ano Carga Horária: 160 h/a 133 h/r Docente: Anna Giovanna Rocha Bezerra
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA 2 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rogério Santana CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 64h CARGA HORÁRIA SEMANAL:
O ROMANTISMO. O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do
ROMANTISMO O ROMANTISMO O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do século XVIII. Perdura até meados do século XIX. Opunhase ao classicismo, ao racionalismo e Iluminismo.
PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO
PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Letras Disciplina: Literatura Portuguesa I Professor: Socorro Almeida Código: Carga Horária: 60 Créditos: 3 Pré-requisito(s): Teoria da literatura
Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Gerais Específicos
Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 3º ano Carga Horária: 80 h/a 67 h/r Docente: Rosa Lúcia Vieira Souza
6. PLANOS DE DISCIPLINAS
6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h DOCENTE RESPONSÁVEL: GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES
PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA II PRÉ-REQUISITO: LITERATURA PORTUGUESA I UNIDADE CURRICULAR:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO. Semestre letivo. 1. Identificação Código
Professor(es) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 017 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Panorama Cultural da Literatura
PLANO DE ENSINO. [Digite aqui] Copyrights Direito de uso reservado à Faculdade Sumaré
PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Disciplina: História da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre Letivo / Turno: 1º Semestre Professoras: Período: 1º semestre de 2015 Dados de acordo com o Projeto do
Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:
PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 1º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Estudos de Fonética e Fonologia
ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira
ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO Séc. XIX (Brasil) Independência do Brasil POESIA CARACTERÍSTICAS Individualismo e subjetivismo; Sentimentalismo; Culto à natureza; Formas de
RESOLUÇÃO Nº 63/2002
RESOLUÇÃO Nº 63/2002 Estabelece a relação de obras literárias do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação nos anos letivos de 2004, 2005 e 2006. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO
LITERATURA COLONIAL QUINHENTISMO
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental
Resoluções das atividades
Resoluções das atividades 01 B Aula 4 Romantismo no Brasil Primeira geração: poesia indianista Atividades para sala Com a Independência do Brasil, ocorrida em 1822, instalou-se um sentimento de nacionalismo
PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURAS CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DISCIPLINA: Literatura Brasileira II Professor: Edson Soares Martins
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LITERATURA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LITERATURA PLANO DE ENSINO SEMESTRE : 2016:2 Letras Libras EAD CÓDIGO DA DISCIPLINA: LLV9102-0105062 (20142) NOME DA DISCIPLINA: Introdução aos Estudos da Literatura TURMA: Polos
Ementa. Objetivos: Metodologia: Avaliação: Cronograma CÓDIGO DA DISCIPLINA: LSB NOME DA DISCIPLINA: Literatura Surda. TURMA: Turma e 06440
CÓDIGO DA DISCIPLINA: LSB 7604 NOME DA DISCIPLINA: Literatura Surda TURMA: Turma 06441 e 06440 HORAS/AULA SEMANAL: 4 h/a TOTAL DE HORAS/AULA: 60 h/a NOME DO PROFESSOR (A): Profª Drª Rachel Sutton-Spence
ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - CAAB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - FACL CURSO LETRAS LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE CURSO ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA
PERÍODO: Objetivos : a) 1.2. Conteúdo 1.21 I Métodos Utilizados: A literatura no Brasil Introdução ã Literatura Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA I CARGA HORÁRIA: 60 horas-aula Nº de Créditos:
Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas
Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - Grade Curricular Sugerida (C/H) Primeiro Período Seminário, Educação e Sociedade 40 Introdução aos Estudos Históricos
maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas
Exercícios preparatórios para P7 Literatura Prof. Ítalo Puccini 1) I. A terra Esta terra, Senhor, me parece que, da ponta que mais contra o sul vimos até outra ponta que contra o norte vem, de que nós
LITERATURA, ESTILOS E ÉPOCAS
LITERATURA, ESTILOS E ÉPOCAS Não é significativo que o que é considerado como o início da literatura brasileira é uma carta escrita por um português? Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho,
MATRIZ CURRICULAR LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS
MATRIZ CURRICULAR Curso: LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS Graduação: LICENCIATURA Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO
Recuperação 1º semestre os Anos
Recuperação 1º semestre 2012 2 os Anos Os quadros seguintes apresentam a distribuição de conteúdos que serão abordados em cada um dos plantões de recuperação do 1º semestre de 2012. Após esses quadros,
PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º
PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.
Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE
Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE OBS: Disciplinas de Grego e Latim migraram para o Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas DEPAC a partir
SUPLEMENTO DE ATIVIDADES
SUPLEMENTO DE ATIVIDADES 1 NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: Considerado um dos mais importantes romances brasileiros, Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, se inscreveu de forma
3) As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - LITERATURA PROFESSOR: Renan Andrade TURMA: 1ª Série EM REVISÃO 1) Comente a respeito das vertentes lírica e épica da poesia de Camões. 2) Não se relaciona à medida
Literatura. / Profª Rosa
Literatura www.licaopratica.com.br / Profª Rosa Envio do material: e-mail. Pagamento: BB ou Caixa. Formato dos arquivos enviados: Powerpoint/PDF. CRUZADINHAS DE LIVROS 1. Os lusíadas 2. Vidas secas 3.
LITERATURA COLONIAL QUINHENTISMO
GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental
PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA II CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO
PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA II CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2º ANO CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A
CONTEÚDOS PARA AS PROVAS FINAIS - 2º ANO EM
CONTEÚDOS PARA AS PROVAS FINAIS - 2º ANO EM - 2016 PORTUGUÊS FÍSICA Interpretação textual/ Análise de produção textual Diferença entre análise morfológica, sintática e semântica Verbos definição, exemplos,
PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS
PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PLANOS DE AULAS BOLSISTAS: Jéssica Pereira, Denise Oliveira e Taiana Azevedo DATA DA AULA: 10 /09/2012 AULA No.: 1 PLANO DE AULA CONTEÚDOS: Dinâmica de grupo OBJETIVO GERAL:
UNIDADE ACADÊMICA: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA SUBUNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM PROFESSOR(A): AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA
UNIDADE ACADÊMICA: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA SUBUNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM PROFESSOR(A): AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA PLANO DE ATIVIDADE ACADÊMICA CÓDIGO DISCIPLINA LTAB004
Plano de Ensino Docente
Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial
Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 8º Semestre Professor(es): Cristiana Jorge
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE LETRAS CCAE Curso de Letras - Inglês
PROGRAMA DA DISCIPLINA: TEORIA LITERÁRIA I Docente: Profª. Drª. Elaine Cristina Cintra Período: 2017.2 Carga horária: 60 horas Créditos: 4 I. EMENTA Objetivos Geral: Discutir os princípios teóricos fundamentais
Plano de Trabalho Docente Ensino Médio
Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: Prof. Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Língua
PLANO DE ENSINO. Carga Horária Semestral: 40h. Semestre do Curso: 2º.
PLANO DE ENSINO. 2016 Curso: Pedagogia. Disciplina: História. Carga Horária Semestral: 40h. Semestre do Curso: 2º. 1 - Ementa (sumário, resumo) História. História do Brasil: Colonial, Imperial e Republicano.
HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE º ANO/1º SEMESTRE
HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE 2014 1º ANO/1º SEMESTRE 2 aulas) Observação: Leitura e Produção de Textos I * * (LNG1050) Habilidades Básicas Integradas do Inglês: Produção
1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa.
Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social 1º ano Respeito à fala do outro e aos seus modos de falar. texto, com foco
EMENTA OBJETIVO GERAL
Ensino Fundamental II 9º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 9º ano A 2017 1.1 Prosa e verso na era da informação
PLANO DE ENSINO
PLANO DE ENSINO 2014.2 Gestão de Processos Decisórios 5º. Semestre Carga Horária: 47 h Ementa Conceituação e desenvolvimento de modelos de otimização e de séries temporais. Realização de inferências estatísticas,
Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão
CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA. 3ªs SÉRIES DO ENSINO MÉDIO. PROF. João Nilson P.
CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA 3ªs SÉRIES DO ENSINO MÉDIO PROF. João Nilson P. de Alencar PLANEJAMENTO ANUAL ANO 2017 OBJETIVO GERAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 2 Semestre Unidade Santana Professor(es):
PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º
PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função
Colégio Santa Dorotéia
Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 2º Ensino Médio Professora: Ana Lúcia Atividade para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2017 As pedras no caminho? Vou guardá-las para
CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO 2º BIMESTRE/2014 1ª SÉRIES A/B/C GRAMÁTICO Danilo ADVÉRBIO, PRONOMES
CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO 2º BIMESTRE/2014 1ª SÉRIES A/B/C GRAMÁTICO Danilo ADVÉRBIO, PRONOMES LITERATURA Sandro METRIFICAÇÃO FIGURAS DE LINGUAGEM TROVADORISMO (CONTEXTO HISTÓRICO, CARACTERISTICAS DAS ANTIGAS
Portuguesa. divulgação. Língua. Comparativos curriculares. Material de
Comparativos curriculares SM Língua Portuguesa Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Língua Portuguesa e o currículo do Estado de Santa Catarina Apresentação Professor, Devido
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO. MOMENTOS COLETIVOS SEMESTRAIS TURNO NOTURNO 2014 Professor Selvino Holzbach
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS TOLEDO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Guarani, 1640 Centro Fone: 45 3252 7479 Fax: 45 3252 3247 Toledo/Paraná http://www.tooceebjatoledo.seed.pr.gov.br
Segundo trimestre Modernismo: 1ª geração Modernismo: 2ª geração Modernismo: 3ª geração. Terceiro trimestre Tendências contemporâneas
PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARINOS Curso: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Bárbara da Silva. Literatura. Aula 13 - Arcadismo
Bárbara da Silva Literatura Aula 13 - Arcadismo O Arcadismo ou Neoclassicismo surge no contexto do denominado Século das Luzes (XVIII), em que a Europa passou por grandes transformações, como a decadência
Matéria: literatura Assunto: modernismo - mário quintana Prof. IBIRÁ
Matéria: literatura Assunto: modernismo - mário quintana Prof. IBIRÁ Literatura MÁRIO QUINTANA (1906-1994) Obras: Rua dos cataventos, Canções; Sapato florido, Espelho mágico, O aprendiz de feiticeiro,
PLANO DE ENSINO. Antropologia e educação. Cultura da infância e da família. Construção dos modos de viver humanos. Formas alternativas de culturas.
PLANO DE ENSINO 2016 Curso: PEDAGOGIA Disciplina: Antropologia Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Antropologia e educação. Cultura da infância e da família.
PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º
PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização
COLTEC UFMG PLANO DE CURSO Disciplina: Língua Portuguesa Prof. Edson Santos de Oliveira Turma 204
COLTEC UFMG PLANO DE CURSO - 2015 Disciplina: Língua Portuguesa Prof. Edson Santos de Oliveira Turma 204 Disciplina: Carga horária total: Língua Portuguesa e Lit. Brasileira 160 aulas Ano: 2015 2015 Curso:
PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º
PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos
Plano de Trabalho Docente Ensino Médio
Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: História Série: 1 Eixo Tecnológico:
