LITERATURA, ESTILOS E ÉPOCAS
|
|
|
- Ian Ventura Sacramento
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 LITERATURA, ESTILOS E ÉPOCAS
2
3 Não é significativo que o que é considerado como o início da literatura brasileira é uma carta escrita por um português?
4 Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas;e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma. (Pero Vaz, Sexta, 1 de Maio, 1500)
5 A carta de Pero Vaz Caminha é muito simbólica, pois o motivo pelo qual ela foi escrita é, basicamente, o grande motivador de toda literatura vinda do Brasil durante grande parte desse primeiro século dos portugueses aqui nas terras do Novo Mundo: Informar os portugueses que a exploração dessas terras seria um bom investimento.
6 Durante todo esse primeiro século dos portugueses aqui no Brasil (XVI) temos a predominância do estilo literário Quinhentismo, as vezes também denominado como Literatura Informativa. Características marcantes do Quinhentismo/Literatura de Informação: Muitos dos textos são crônicas informativas que procuram exaltar as terras novas, numa tentativa de atrair a atenção de Portugal. (Levantamento de dados) Uso de muitos adjetivos e superlativos. Aqui era a terra exótica, com belezas ímpares. Havia alguma poesia por parte dos Jesuítas (especialmente Anchieta) mas sempre religiosa ou voltada para a conversão dos nativos. ( Oh cordeirinho... ) Exatamente pela questão da conversão é que nota-se um forte cunho de doutrinamento na literatura. Existe também uma forte ideia de pedagogia por trás desses textos jesuítas, pois eles também falavam bastante sobre pressupostos e ensinamentos da Companhia de Jesus (A ordem dos jesuítas, fundada por Inácio de Loyola). Por fim, a literatura Quinhentista fala bastante sobre como estava acontecendo a conquista do Brasil, informando a coroa para onde seus recursos estavam indo.
7 O próximo estilo literário que emerge no Brasil é o Barroco. O início do Barroco no Brasil é marcado pela publicação da Prosopopeia em 1601 por Bento Teixeira. Ele vai até + ou 1768, com a publicação de Obras Poéticas de Cláudio Manuel da Costa. Duas tendências muito presentes dentro da literatura Barroca são: O Cultismo: É o chamado jogo de palavras. Nele está presente o formalismo e o vocabulário rebuscado, bem como o emprego frequente das figuras de linguagem. O Conceptismo: É o chamado jogo de ideias. Nele está presente o raciocínio e o pensamento lógico. As principais características do Barroco são: Uma linguagem muito rebuscada, dramática e exagerada. Existe uma enorme valorização dos detalhes. Há uma conexão entre o profano e o religioso. Há muita dualidade na literatura Barroca, em função da brevidade da vida e, por extensão, o conflito eterno entre a vida e a morte, o corpo e a alma. (carpe diem)
8 Alguns exemplos de figuras de linguagem muito comuns na literatura Barroca são: Antítese: Onde há presença de opostos/contrastes. Ex: Vista por fora é pouco apetecida / Porque aos olhos por feia é parecida; / Porém, dentro habitada / É muito bela, muito desejada. (Manuel Botelho de Oliveira) Paradoxo: Uso de expressões contraditórias, absurdas e bizarras. Ex: Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado. (Gregório de Matos) Hipérbole: Uso de expressões exageradas. Ex: Romperam-se enfim as cataratas do céu (Padre Antônio Vieira) Metáfora: A comparação de palavras em que um termo substitui outro. Ex: Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada (Gregório de Matos) Anacoluto: Ruptura na ordem normal das palavras. Ex: As Délficas irmãs chamar não quero, (Bento Teixeira) É importante lembrar que durante o período do Barroco no Brasil, a colônia vivia sua era de ouro, Minas Gerais forneciam muito ouro para a coroa e a capital mudou-se de Salvador para o Rio.
9 O Fim do Barroco é marcado pela publicação de Obras Poéticas de Cláudio Manoel da Costa (1768), como também pela fundação da Arcádia Ultramarina (1769?) em Vila Rica (Ouro Preto). Ao contrário do Barroco, o Arcadismo não procura trabalhar com oposições, preferindo o equilíbrio clássico. Os escritores do Arcadismo buscam ser mais objetivos que os escritores do Barroco, usam um vocabulário mais simples. Ao invés de usarem muitas figuras de linguagem, os escritores do Arcadismo preferem o sentido denotativo das palavras. Há um crescente interesse pelo retorno aos clássicos (a cultura greco-romana).
10 Um tema muito presente na linguagem Barroca é o bucolismo, ou seja, a vida pastoral, no campo, longe das cidades. Há também um grande interesse por parte dos escritores da vida cotidiana. O Arcadismo tem forte influência da revolução industrial e do Iluminismo, ou seja, o progresso tecnológico e científico tem forte reflexo na linguagem do Arcadismo. Há na literatura Arcadista uma constante busca pela perfeição. A mulher é muito idealizada na linguagem Arcadista, e existe também uma preferência pela pureza e ingenuidade humana. É muito comum o uso de figuras mitológicas. As cidades são consideradas como lugares indesejados e o campo se torna um refúgio.
11 Há na literatura Arcadista uma grande crítica à vida nos centros urbanos, sendo preferível viver em lugares mais amenos e bucólicos; a famosa busca pelo nobre selvagem de Rousseau. Indo na direção contrária ao Barroco, há no Arcadismo uma busca por cortar o desnecessário, para ficar apenas com o simples. Como o Arcadismo é muito influenciado também pela Revolução Francesa, podemos observar uma crítica à nobreza e ao clero, um pensamento caracteristicamente burguês da época. Essa mistura de influências, Revolução Francesa e Iluminismo, faz emergir três Temas/pilares que se repetem muito no Arcadismo: Natureza, razão, verdade.
12 O Romantismo no Brasil começa com a publicação de Suspiros poéticos e Saudades (1836) de Domingos José Gonçalves de Magalhães. O Romantismo Europeu é muito influenciado pela publicação do romance Werther (1774) de Goethe, uma história contada em forma de diário e que relata o sofrimento de um jovem em decorrência de um amor não correspondido, um amor platônico. Com o advento do folhetim no Brasil, a publicação de textos atinge uma fatia muito maior da população, tornando assim a literatura mais acessível. Por influência de Werther, como também dos escritos do inglês Byron, o Romantismo no Brasil tem um forte cunho individualista/subjetivista.
13 Por começar logo após a independência do Brasil (1822) a primeira fase do Romantismo no Brasil também é conhecida como Nacionalista ou Indianista. Nessa primeira fase (1836 a1852) podemos ver muitas referências aos nativos e a temas que remetem às belezas do Brasil. Há também muito sentimentalismo e uma grande religiosidade presente. Na segunda fase (1853 a 1869) podemos perceber um crescente pessimismo e culto à morte, razão pela qual ela é conhecida como Mal do Século. Há também temas como a fuga da realidade, egocentrismo e o saudosismo. Já a terceira geração (1870 a 1880) é conhecida como Condoreira, em referência ao condor. Esta terceira geração representa uma enorme ruptura na literatura nacional.
14 Há, nos escritores da terceira geração, uma crescente preocupação social. Dessa maneira, o Romantismo Condoreiro revela escritores como Castro Alves, que começam a fazer duras críticas à sociedade, à política e aos costumes vigentes. Muitos dos escritos dessa terceira geração começam a falar sobre o abolicionismo, sobre o erotismo, o pecado e a identidade negra. Podemos observar no Romantismo no Brasil, de forma geral, que o indivíduo passa a ser um foco central, existe a necessidade de se criar heróis nacionais, de se idolatrar a pátria (ufanismo) e de criar uma identidade nacional, não há mais a necessidade de se reproduzir uma identidade Europeia. Podemos observar também um crescente interesse pelo universo folclórico e os hábitos e costumes regionais.
O ROMANTISMO. O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do
ROMANTISMO O ROMANTISMO O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do século XVIII. Perdura até meados do século XIX. Opunhase ao classicismo, ao racionalismo e Iluminismo.
ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.)
ROMANTISMO POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) Antes do ROMANTISMO, o Movimento do Arcadismo imperava. Ele iniciou-se com a fundação em Portugal, em 1756,
1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese)
1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) O ROMANTISMO foi um movimento artístico, político, filosófico e literário surgido nas últimas décadas do Século XVIII
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Disciplina: Literatura Brasileira: Literatura de formação ao Romantismo Carga Horária: 50h presenciais Semestre Letivo / Turno: 4º semestre
Bárbara da Silva. Literatura. Aula 13 - Arcadismo
Bárbara da Silva Literatura Aula 13 - Arcadismo O Arcadismo ou Neoclassicismo surge no contexto do denominado Século das Luzes (XVIII), em que a Europa passou por grandes transformações, como a decadência
CEMAS - REVISTA ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A
ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A 1 ARCADISMO O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século
BARROCO. Vaidade, de Domenico Piola
BARROCO Vaidade, de Domenico Piola. HISTORICAMENTE - Realização do Concílio de Trento, entre os anos de 1545 e 1563; - Estabelecimento da divisão da cristandade entre protestantes e católicos; - Reforma
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA GLORIA GONCALVES DE AZEVEDO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Artigo enciclopédico Este texto gerador é um
aula Barroco LITERATURA
aula Barroco LITERATURA As Escolas Literárias Barroco 1601 Arcadismo 1768 Romantismo 1836 Realismo 1881 Naturalismo 1881 Parnasianismo 1882 Simbolismo 1893 Pré-modernismo 1902 Modernismo 1922 Barroco 1601
ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli
ROMANTISMO: POESIA Profa. Brenda Tacchelli INTRODUÇÃO Empenho em definir um perfil da cultura brasileira, no qual o nacionalismo era o traço essencial. Primeira metade do século XIX Com a vinda da corte
SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS, COM HABILITAÇAO EM LÍNGUA PORTUGUESA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA I PRÉ-REQUISITO: TEORIA LITERÁRIA I UNIDADE CURRICULAR:
3) As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - LITERATURA PROFESSOR: Renan Andrade TURMA: 1ª Série EM REVISÃO 1) Comente a respeito das vertentes lírica e épica da poesia de Camões. 2) Não se relaciona à medida
ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira
ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO Séc. XIX (Brasil) Independência do Brasil POESIA CARACTERÍSTICAS Individualismo e subjetivismo; Sentimentalismo; Culto à natureza; Formas de
Professor: Luiz Romero Disciplina: Literatura Conteúdo: Arcadismo Aula: 01
Professor: Luiz Romero Disciplina: Literatura Conteúdo: Arcadismo Aula: 01 O Arcadismo no Brasil A Conjuração Mineira (1789); Literatura com forte ligação sócio-política; AUTOR OBRA - PÚBLICO O nascimento
maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas
Exercícios preparatórios para P7 Literatura Prof. Ítalo Puccini 1) I. A terra Esta terra, Senhor, me parece que, da ponta que mais contra o sul vimos até outra ponta que contra o norte vem, de que nós
Bárbara da Silva. Literatura. Aula 12 - Barroco
Bárbara da Silva Literatura Aula 12 - Barroco Reforma protestante x contra-reforma Em 1517, na Alemanha, Martinho Lutero provocou uma cisão no seio da Igreja Católica apresentando suas teses sobre os abusos
Colégio Santa Dorotéia
ISTRUES Prezado(a) aluno(a), Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 2º - Ensino Médio Professora: Ana Lúcia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: As atividades
Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº André Araújo
Aulas Multimídias Santa Cecília Profº André Araújo Prof. André Araújo 9º. ano Momento histórico do Neoclassicismo no Brasil O Brasil no século XVIII Centro econômico da Colônia deslocou-se do Nordeste
Prof.ª Kalyne Varela
Prof.ª Kalyne Varela O ROMANTISMO, estilo literário do século XIX, é a manifestação artística feita para um público consumidor novo: a burguesia. Brasil: 1808 chegada da família real portuguesa no Brasil;
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA OSMANIA DE SOUZA H GUIMARAES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO: valorização da vida bucólica O Arcadismo,
Eu quero uma casa no campo... Além do horizonte existe um lugar Bonito e tranquilo pra gente se amar ARCADISMO
Eu quero uma casa no campo... Além do horizonte existe um lugar Bonito e tranquilo pra gente se amar ARCADISMO ALÉM DO HORIZONTE (ROBERTO E ERASMO) Além do horizonte deve ter Algum lugar bonito pra viver
Resumo Aula 4 e 5 de Literatura: Classicismo, Quinhentismo e Barroco.
Resumo Aula 4 e 5 de Literatura: Classicismo, Quinhentismo e Barroco. Classicismo Período literário que surgiu na época do Renascimento. Teve inicio na Itália e difundiu-se ao longo na Europa, séc. XV
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA FABIANE EVANGELISTA DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO NO BRASIL O Arcadismo no Brasil teve
QUINHENTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira
QUINHENTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira SÉCULO XVI LITERATURA DOS VIAJANTES E LITERATURA JESUÍTICA CONTEXTO HISTÓRICO Grandes navegações; Auge do Renascimento; Ruptura na Igreja; Descoberta do Brasil.
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ADRIANA VICENTE DA SILVA DE SOUZA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Arcadismo no Brasil O Arcadismo, de modo
5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)
ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,
DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série
DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades
GREGÓRIO DE MATOS BOCA DO INFERNO
GREGÓRIO DE MATOS BOCA DO INFERNO Profª Ivandelma Gabriel Características * abusa de figuras de linguagem; * faz uso do estilo cultista e conceptista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis;
FÍSICA 1.(UNESP/2018) 2.(UNESP/2016)
FÍSICA 1.(UNESP/2018) 2.(UNESP/2016) 3.(UNESP/2013) 4.(UEL/2017) 5.(MACK/2017) 6.(MACK/2016) 7.(UNICAMP/2018) SOCIOLOGIA 8.(UNESP/2018) 9.(UNESP/2018) 10.(UNESP/2018) 11.(UNESP/2018) SOCIOLOGIA 12.(UNESP/2018)
LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:
LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das
FIGURAS DE LINGUAGEM
FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?
Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução)
O Barroco O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento
SUPLETIVO- ENSINO MÉDIO LITERATURA BRASILEIRA. QUINHENTISMO (Século XVI)
SUPLETIVO- ENSINO MÉDIO LITERATURA BRASILEIRA QUINHENTISMO (Século XVI) Ao longo do século XVI foram produzidas na Colônia textos que visavam fornecer à Metrópole o perfil da descoberta o perfil da descoberta,
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA NUBIA MORETI DE VASCONCELOS RAMOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO (1768-1808) As formas artísticas
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA LUIZ AUGUSTO VIEIRA DE CARVALHO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO É a influência literária exercida
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA PAULA MAIA Rio de Janeiro 2012 Este Texto Gerador é um trecho do artigo enciclopédico Arcadismo, parte integrante
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO
1º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 21/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta
Português 2º ano João J. Folhetim
Português 2º ano João J. Folhetim Romantismo: Cultura e Estética Burguesa Individualismo Liberalismo Culto ao Novo Cristianismo Materialismo Subjetivismo Liberdade de Expressão Imaginação Criadora Espírito
"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"
COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Médio 3º Série Profº: Raul Dias Pimenta Disciplina: Literatura Trabalho de recuperação Estudante:. No. "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" Questões sobre Quinhentismo:
1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa.
Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social 1º ano Respeito à fala do outro e aos seus modos de falar. texto, com foco
1. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
Atividade / Barroco 1. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem, o paradoxo, e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos
BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P.
BARROCO "INCÊNDIO EM MARES DE ÁGUA DISFARÇADO! RIO DE NEVE EM FOGO CONVERTIDO!" (GREGÓRIO DE MATOS) BRASIL Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO NO BRASIL O Barroco no Brasil teve início
ARTE NEOCLÁSSICA (ARCADISMO) O julgamento de Sócrates (Jacques-Louis David, 1787)
ARTE NEOCLÁSSICA (ARCADISMO) O julgamento de Sócrates (Jacques-Louis David, 1787) O ILUMINISMO (SÉCULO XVIII) * racionalismo * Enciclopedismo O ILUMINISMO (SÉCULO XVIII) * modelo: natureza * liberdade,
Aula 13.2 Conteúdo: O Quinhentismo: os jesuítas e o trabalho missionário INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA
Aula 13.2 Conteúdo: O Quinhentismo: os jesuítas e o trabalho missionário Habilidades: Conhecer o trabalho missionário jesuítico na figura de seu principal mentor: Padre José de Anchieta Revisão 1º Período
Professor: Luiz Romero. Conteúdo: Arcadismo AULA Disciplina: Literatura Portuguesa. Era Clássica
Professor: Luiz Romero Disciplina: Literatura Portuguesa Era Clássica Conteúdo: Arcadismo AULA - 01 L I T E R A T U R A P O R T U G U E S A E R A C L Á S S I C A A R C A D I S M O 1756...1825 Fundação
Slides por Carlos Daniel S. Vieira
Slides por Carlos Daniel S. Vieira Portugal (início do século XX) invasão das tropas de Napoleão vinda da Família Real para o Brasil Reino Unido a Portugal e Algarve A burguesia de Portugal entra em crise
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ELIANE CRISTINA GOMES DE ALMEIDA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR Cláudio Manuel da Costa: entre a paisagem e
ROMANTISMO. Idealização e arrebatamento. Literatura Brasileira 2ª série EM Prof.: Flávia Guerra
ROMANTISMO Idealização e arrebatamento Literatura Brasileira 2ª série EM Prof.: Flávia Guerra CONTEXTO NO BRASIL Em 1822, o Brasil conquista sua independência política, mas não tem definida sua identidade.
Divisão da Literatura Brasileira A literatura brasileira é subdividida em duas grandes eras que acompanham a evolução política e econômica do País.
Literatura Brasileira A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA PAULA FERNANDES SILVA WELFFGRANSCER Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Leia o trecho retirado de O Uruguai
LITERATURA BARROCA NO BRASIL
LITERATURA BARROCA NO BRASIL O que é o Barroco? O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido durante os séculos XVI e XVII (Europa) e XVII e XVIII (América),
POESIA RELIGIOSA "A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR" Pequei, Senhor; mas não por que hei pecado, Da vossa alta clemência me despido: Porque, quanto mais ten
ANÁLISE DAS POESIAS DE GREGÓRIO DE MATOS Esta pesquisa tem por objetivo fazer uma análise de quatro poesias, sendo do autor, Gregório de Matos da escola literária Barroco e quatro liras do autor Tomás
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARIA CRISTINA DA SILVA RIBEIRO MANHAES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O primeiro texto gerador deste ciclo,
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Literatura Portuguesa I. Professor(es):
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Semestre/ Módulo: 5º Semestre Componente Curricular: Literatura Portuguesa I Professor(es): Carga Horária: 50 horas Período: 1º Semestre/2017
ENCONTRO COM O PARAÍSO: o imaginário despertado pela Carta do Descobrimento do Brasil
ENCONTRO COM O PARAÍSO: o imaginário despertado pela Carta do Descobrimento do Brasil Lélian Patrícia de Oliveira Silveira Doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade do Minho e Universidade de Aveiro,
Literatura. Exercícios sobre Literatura Colonial. Exercícios 1. TEXTO I
Exercícios sobre Colonial Exercícios 1. TEXTO I A feição deles é serem pardos, maneira d avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA JOSE LUCIELTO CANTO MACARIO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I brasileiros: O soneto a seguir é de Cláudio Manoel
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA MARCIA SILVA FERREIRA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O texto a seguir é um soneto de Cláudio Manuel da Costa,
O outro apaixonado por Marília de Dirceu
O outro apaixonado por Marília de Dirceu Jair Vitória Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor O outro apaixonado por Marília de Dirceu é um romance histórico que narra a vida amorosa de
Literatura. - Gregório de Matos (Boca do inferno) - Padre Antônio Vieira - (Admirado por Seus Sermões)
Literatura - Gregório de Matos (Boca do inferno) - Padre Antônio Vieira - (Admirado por Seus Sermões) SEISCENTISMO / BARROCO Imagem: Michelangelo / O dilúvio universal, entre 1508 e 1509 / Fotografia tirada
6. PLANOS DE DISCIPLINAS
6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA DIONELIA DOS SANTOS RUFFATO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Este texto é um fragmento do artigo enciclopédico
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PORTUGUÊS NO BRASIL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Página 293 de 315 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PORTUGUÊS NO BRASIL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Paula Barreto Silva 114 (UESB) Ester Maria de Figueiredo Souza 115 (UESB) RESUMO Este trabalho pretende verificar
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA SHEYLLA PRUDENCIO DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I OLHA, MARÍLIA, AS FLAUTAS DOS PASTORES Olha, Marília,
BRASIL COLÔNIA ( )
2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS: Século XVIII (final) e XIX (início). Objetivo: separação de Portugal (independência). Nacionalistas. Influenciadas pelo iluminismo, independência dos EUA e Revolução Francesa.
ROMANTISMO NA ALEMANHA
Prof. Luana lemos ROMANTISMO Revolução Gloriosa (Inglaterra 1688-1689) limitação dos poderes do Rei. Revolução Francesa (1789-1799) poder da burguesia liberdade, igualdade e fraternidade. Revolução Industrial
decoração carregada, teatralidade, Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles,
OBJETIVO DA AULA: - EXPOR AS TRANSFORMAÇÕES PROVOCADAS PELAS GRANDES NAVEGAÇÕES.
CONTEÚDOS: - CONTEXTO CONTRIBUINTE ÀS GRANDES NAVEGAÇÕES. - O PIONEIRISMO PORTUGUÊS. - AS DISPUTAS ENTRE PORTUGAL E ESPANHA. - CONSEQUÊNCIAS DAS VIAGENS MARÍTIMAS. OBJETIVO DA AULA: - EXPOR AS TRANSFORMAÇÕES
LITERATURA COLONIAL QUINHENTISMO
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental
produtos manufaturados e escravos EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA METRÓPOLE Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata
produtos manufaturados e escravos METRÓPOLE EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) Características: - extração
Arcadismo e Neoclassicismo
Arcadismo e Neoclassicismo Origem do nome Recupera as características do classicismo porém em outra época = neoclassicismo Arcadismo = região da Grécia (Arcádia), região do Peloponeso, onde fica o Monte
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA Professor(a) da Disciplina: Cássio Data: 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº Nota: 1º ano Ensino Médio Período: Matutino Valor da avaliação: Conteúdos: Baroco, Gregório de Matos
ARCADISMO (NEOCLASSICISMO) Obras poéticas, Cláudio Manuel da Costa Suspiros poéticos e saudades, Gonçalves de Magalhães
ARCADISMO (NEOCLASSICISMO) 1768-1836 Obras poéticas, Cláudio Manuel da Costa Suspiros poéticos e saudades, Gonçalves de Magalhães CONTEXTO HISTÓRICO Mudança do centro econômico: Minas e RJ. Ouro e diamantes
Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO
Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Questões discursivas
A Economia Mineradora (Século XVIII) O Processo de Independência. 1 A Economia Mineradora do Século XVIII. 2 As Reformas Pombalinas
Aula 13 e 14 A Economia Mineradora (Século XVIII) 1 A Economia Mineradora do Século XVIII Setor 1601 2 As Reformas Pombalinas 3 [email protected] Objetivo da aula Analisar a crise do Antigo Sistema Colonial
Largos, Chafarizes e Pontes
78 Guia Ouro Preto Largo da Alegria (Praça Silviano Brandão) Rua Teixeira Amaral - Centro. Largo de Coimbra Largo de Coimbra (São Francisco de Assis) Largos, Chafarizes e Pontes Largo que existe entre
SERMÃO SEXAGENÁRIO. Artur Ledur Bernardo Barboza Eduardo Oliveira Gustavo Johnson Leonardo Valcarenghi Thomas Ricardo
SERMÃO SEXAGENÁRIO Artur Ledur Bernardo Barboza Eduardo Oliveira Gustavo Johnson Leonardo Valcarenghi Thomas Ricardo QUEM FOI PADRE ANTÔNIO VIEIRA? Padre Antônio Vieira nasceu em 1608, em Lisboa, e representa,
Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação
Aula 6 Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação 1 O declínio colonial Setor 1605 2 A crise do Sistema Colonial [email protected] Contexto 1.1 O Declínio Colonial no Brasil
ESTILOS LITERÁRIOS Barroco O termo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700.
ESTILOS LITERÁRIOS Barroco O termo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura
Álvaro de Campos. Ricardo Reis. Alberto Caeiro
Entre pseudónimos, heterónimos, personagens fictícias e poetas mediúnicos contam-se 72 nomes, destes destacam-se 3 heterónimos Álvaro de Campos Ricardo Reis Alberto Caeiro Álvaro de Campos De entre todos
INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL
INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 3º Ano: C31 Nº Professor: Roberto Nascimento COMPONENTE CURRICULAR:
Cipriano Barata,Pe. Agostinho Gomes, Luís Gonzaga das Virgens,João de Deus Lucas Dantas
Inconfidência Mineira Minas Gerais, área principal da mineração aurífera 1789. Elitista Predomínio de mineradores, comerciantes, profissionais liberais, intelectuais e a alta burocracia; (maçonaria) Cláudio
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA KARLA REGINA DE ALMEIDA FONSECA RODRIGUES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Artigo enciclopédico é um gênero
Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2012/2013 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período Panorâmica geral dos séculos XII e XIII. Observação directa Diálogo
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL
Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª série Professor: Daniel Disciplina: Literatura No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. (FUVEST - SP) Entende-se por literatura informativa
"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"
COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Médio 1º Série Profº: Raul Dias Pimenta Disciplina: Literatura Trabalho de recuperação Estudante:. No. "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" Questão 1 Carpe Diem. Que
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA SILVANIA CAMPOS AVELINO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este Texto Gerador é um trecho do artigo enciclopédico
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h DOCENTE RESPONSÁVEL: GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES
PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA II PRÉ-REQUISITO: LITERATURA PORTUGUESA I UNIDADE CURRICULAR:
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA CHARLES MACEDO DE FREITAS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I SONETO LXXII Cláudio Manuel da Costa Já rompe,
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ALIZETE MARIA TEODORO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Artigo Enciclopédico Este texto é parte integrante
BARROCO BRASILEIRO. O Homem em Conflito (século XVII)
BARROCO BRASILEIRO O Homem em Conflito (século XVII) ARQUITETURA BARROCA Igreja de S. Carlos Barromeu - Áustria ESCULTURA BARROCA Bernini Êxtase de Santa Tereza PINTURA BARROCA Caravaggio Judith degola
