PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO
|
|
|
- Dina Rodrigues Freire
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Letras Disciplina: Literatura Portuguesa I Professor: Socorro Almeida Código: Carga Horária: 60 Créditos: 3 Pré-requisito(s): Teoria da literatura Período: 3 Ano: EMENTA: Expressão literária portuguesa do período trovadoresco ao pré-romantismo 3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Estudar e conhecer a Literatura Portuguesa desse período, através de várias fontes literárias e históricas, estabelecendo um parâmetro entre a teoria e a análise através de textos, e observar influências causadas em nossa cultura. Estudar diacronicamente a Literatura Portuguesa do Medievo ao Arcadismo, articulando as obras desses períodos com o contexto sociocultural do qual fazem parte. 4. OBJETIVO(S) ESPECÍFICOS(S) DA DISCIPLINA: Levar os alunos a conhecer criticamente obras significativas do Trovadorismo, do Humanismo, do Classicismo; do Barroco e do Arcadismo português; Ao final do período o aluno deve estar apto ao conhecimento histórico-literário de Portugal e do desenvolvimento dessa arte através dos tempos. Estabelecer relações entre as obras literárias dos períodos mencionados e o contexto sócio-cultural em que estão inseridas. Desenvolver o senso crítico em relação ao processo artístico empreendido pelos agentes fundadores da tradição literária portuguesa que permanecem presente ainda nos dias de hoje. Ler e investigar textos desse período, buscando compreender a percepção e apresentação da visão de mundo do homem em cada época. O aluno deverá reconhecer em textos lidos, aspectos dos períodos estudados, além de estar apto à leitura crítica desses textos. Compreender o processo de intertextualidade e entender como nós, contemporâneos, podemos construir paralelos entre o presente e o passado através dos textos literários e, ao mesmo tempo, compreender as perspectivas estéticas e literárias do passado e sua importância\a para o amadurecimento da literatura.
2 5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade I: A Queda do Império Romano e a ascensão da Igreja; A Formação de Portugal e da literatura portuguesa; Visão histórica e literária do Período Medieval; Formação e origem da literatura portuguesa.; Gêneros e formas da Literatura Portuguesa Medieval. Trovadorismo (poesia e prosa), através de análises textuais: Cantigas de amor; Cantigas de amigos; Cancioneiros; Cantigas satíricas (escárnio e maldizer). Prosa Medieval: Novelas de cavalaria; os ciclos e as principais novelas Cronicões; Hagiografias; Nobiliários. Humanismo: Fernão Lopes e a nova consciência do povo português Poesia e prosa; As mudanças na produção da poesia (forma, métrica e conteúdo) O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende; O Teatro popular; O Teatro de Gil Vicente. As características, ideologia e perspectivas do teatro vincentino Trabalho com as peças, Auto da Lusitânia, Auto da Alma, Auto da Índia, A farsa de Inês Pereira e O Auto da Barca do Inferno. Classicismo A chegada do Renascimento e o Classicismo na literatura Contexto histórico e sociocultural do Classicismo. Ideologia, características na literatura Luis Vaz de Camões e os poetas menores: Leitura e análise de poemas de Camões e outros poetas, assim como dados biográficos e estilo desses autores; Leitura analítica de Os Lusíadas; A novela; O conto; Teatro; Literatura de viagens; Historiografia; Prosa doutrinária
3 Unidade II: Período Barroco: Contexto histórico, ideologia, forças embasadoras origem, características e desenvolvimento no mundo e em Portugal O Barroco em Portugal, introdução, poesia, estilos, forma e representantes; Historiografia e seus representantes; Epistolografia e seus representantes; Teatro e os principais representantes Arcadismo: Arcadismo, Neoclassicismo e Iluminismo. Origem, contexto histórico em Portugal, características e ideologia do período Poesia; Os Poetas da Arcádia e os Poetas Dissidentes; As várias fases de Bocage e da poesia bocageana; Prosa doutrinária; Teatro 6. METODOLOGIA DO TRABALHO: A metodologia busca fornecer ao espaço de sala de aula um caráter dinâmico e dialógico. Assim, contaremos com aulas expositivas, fundamentadas em textos críticos, estéticos, teóricos sobre os estilos de época abordados no curso. Dessa forma podemos contar com atividades com: Leitura, análise e discussão de textos literários em aula. Trabalhos individuais e em grupo;. Estudo comparativo de textos antigos e contemporâneos e de textos literários de diferentes origens.; Aulas explicativas e discursivas; Leitura através do cinema e de textos Aulas expositivas, através de slides; Exercícios; Debates; Seminários; Pesquisas; Análise de textos poéticos, prosaicos ou teóricos com apresentação em sala; Produção de textos de acordo com os temas trabalhados Estudos dirigidos feitos de várias formas: perguntas elaboradas pelo professor e perguntas formuladas pelos próprios alunos sobre os assuntos estudados de forma que todos sejam perguntados e todos tenham a oportunidade de perguntar, também pode ser feito por equipes como em um jogo de quem sabe mais, com as trocas dos assuntos, ou seja, um grupo X pergunta sobre assunto A ao grupo Y enquanto esse grupo pergunta sobre outra coisa, depois esses assuntos são trocados, assim os dois grupos serão levados a ler todos os textos.
4 7. SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Domínio do conteúdo, Assiduidade, Pontualidade, Habilidades e competências para ler e escrever textos da literatura portuguesa em diálogo com outros discursos e outros sistemas semióticos. Trabalhos em grupo e individuais, Participação nas atividades. Provas escritas e orais Estudos e pequenas tarefas feitas em sala como memória de aula, ficha crítica do seminário do dia; Estudos dirigidos Seminários; 8 - DISTRIBUIÇÃO DE NOTAS 1ª UNIDADE: Apresentação da peças vicentinas - Serão avaliados aspectos como, grau de criticidade, desenvoltura, clareza, organização, entendimento do assunto e transmissão do conhecimento adquirido. Avaliação com valor de 10,0- dez pontos. Estudo dirigido com questões abertas para serem respondidas e debatidas em que se avaliará a desenvoltura, grau de criticidade, apreensão do conhecimento. Atividade com valor de 10,0 dez pontos Prova escrita com perguntas abertas e fechadas em que serão avaliados aspectos como: coesão e coerência textual, entendimento do assunto, clareza nas respostas, interpretação de texto. Prova com valor de 10,0 dez pontos. OBS.:.As notas serão somadas e divididas por três para obter a média da primeira unidade DISTRIBUIÇÃO DE NOTAS 2ª UNIDADE: Apresentação de textos - sobre o período barroco e de textos contemporâneos com aspectos barrocos. Apresentação de textos do período árcade em que serão avaliados, entre outros aspectos, a desenvoltura, apreensão do conhecimento e o grau de criticidade. Avaliação terá valor de 10,0 dez pontos. Estudo dirigido sobre Barroco e Arcadismo em forma de debate, em duas etapas: na primeira as questões serão produzidas pelos alunos e lançadas aos grupos, de forma que todos os grupos perguntem e respondam perguntas e debatam. A segunda etapa terá as questões formuladas pelo professor e lançada a um grupo de cada vez e os outros grupos ou alunos individualmente, depois da resposta dada, terão a oportunidade de avaliar a resposta e complementá-la se necessário, essas participações também serão pontuadas. Atividade com valor de 10,0 dez pontos. Prova escrita com perguntas abertas e fechadas abrangendo todo o assunto do semestre, em que serão avaliados aspectos como: coesão e coerência textual, entendimento do assunto, clareza nas respostas, interpretação de texto.
5 Prova com valor de 10,0 dez pontos. Obs. Todos os aspectos serão analisados dentro dos parâmetros especificados pelo professor na hora da divisão do trabalho. As notas serão somadas e divididas por três para obter a média da primeira unidade 09- ATENDIMENTO EXTRA-CLASSE: Acontecerá sempre que o aluno tiver necessidade ou se a disciplina exigir um atendimento extra para trabalhos. Esses atendimentos ocorrerão pelo [email protected] ou com prévio acordo para uma conversa. 12. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES (*) As atividades postas no cronograma podem sofre alterações de acordo com a necessidade da turma, da disciplina ou por algum imprevisto e até mesmo mudanças de planos para um melhor desenvolvimento da disciplina. 10. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ABDALA JUNIOR. Benjamin; PASCHOALIN, Maria Aparecida. História Social da Literatura Paulo: Ática, AMORA, Soares. Presença da Literatura Portuguesa, Era Clássica, 5ª ed. São Paulo: Difel CAMÕES, Luiz Vaz. Sonetos, São Paulo: Martin Claret, Os Lusíadas, São Paulo: Cultrix, 2002 MASSAUD, Moisés. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, A Literatura Portuguesa Através dos Textos. São Paulo: Cultrix, Literatura Portuguesa Moderna. São Paulo, Cultrix, Pequeno Dicionário da Literatura Portuguesa. S. Paulo: Cultrix, SARAIVA, A. J. & LOPES, O. História da Literatura Portuguesa. Lisboa: Porto Editora, Portuguesa. São BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BERARDINELI, Cleonice. Antologia do Teatro de Gil Vicente, 3ª ed. Rio Janeiro: Nova Fronteira, 1984 CADEMARTORI, Lígia. Períodos Literários, 9ª ed. São Paulo Ática: 2002 CAMÕES, Luiz, Os Lusíadas, São Paulo: Cultrix, 2002 GOMES, Álvaro Cardoso. Literatura Comentada de Gil Vicente, São Paulo: Abril GOTLIB, Nadia Bottella. Literatura Comentada, (Luiz Vaz de Camões). São Paulo: Abril, DELUMEAU, Jean. Civilização do Renascimento. Lisboa: Estampa, Europa na idade média(a). São Paulo: Martins Fontes, ECO, Umberto. Arte e beleza na estética medieval. 2. ed. São Paulo: Globo, LANCIANI, Giulia e TAVANI, GIUSEPPE. A Cantiga de Escárnio e Maldizer, Lisboa: Colibri, PINHEIRO, Célio. Introdução a Literatura Portuguesa. São Paulo: Pioneiro, 1991 SAMUEL, Rogel. Manual de Teoria Literária 12ª. ed. Petrópolis: Vozes, SÉRIE NOSSOS CLÁSSICOS DA LITERATURA PORTUGUESA, (AGIR). Rio de Janeiro: Vozes, SARAIVA. Antônio José. Para a história do romance português: das origens ao século XX. Lisboa: Dom Quixote, SOARES, Angélica. Gêneros Literários (Série Princípios). São Paulo: Ática, 1983., SPINA, A. Presença da Literatura Portuguesa. Era medieval. Vol. 1. Ed. Difusão Européia do Livro, TUFANO, Douglas. Estudos da Literatura Portuguesa. São Paulo: Moderna, VIANA, Antônio Fernando & BARRETO, José Ricardo Paes. Cruzamentos Poéticos, Portugal-Brasil, Recife: Nova Presença, VIEIRA, Pe. Antônio. Sermões. 14. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.
6
PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO
PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Letras Disciplina: Literatura Portuguesa I Professor: Paula Cristina Ribeiro da Rocha de Morais Cunha Código: Carga Horária: 60 Créditos: 3
PLANO DE CURSO. Deverá compreender de forma crítica, as transformações artísticas de um modo geral, especialmente da literatura, na contemporaneidade.
PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Letras Disciplina: Literatura Portuguesa III Professor: Maria do Socorro Pereira de Almeida E-mail: [email protected] Código: Carga Horária:
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Literatura Portuguesa I. Professor(es):
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Semestre/ Módulo: 5º Semestre Componente Curricular: Literatura Portuguesa I Professor(es): Carga Horária: 50 horas Período: 1º Semestre/2017
UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR
4 PLANO GERAL DA OBRA INTRODUÇÃO UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR 11 O que é a literatura? 11 Porquê História de Literatura em Portugal e não da Literatura Portuguesa? 12
PERÍODO: Origem do reino português, da língua e da literatura portuguesa Introdução à literatura portuguesa visão geral
PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Literaturas de Língua Portuguesa I PERÍODO: PROFESSOR: Márcia Maria de Melo Araújo CH Semanal: 4 CH Total: 60 CH Teórica: 60 CH Prática: EMENTA: Visão cronológica das
2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro;
EIXO TEMÁTICO: 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. 1. Diferenciar o texto literário do não-literário. 2. Diferenciar
PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO
2017/2018 1º Período PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Literatura Portuguesa ANO: 10.º CURSO: Secundário Total de aulas Previstas: 76 Mês Conteúdos Programáticos N.º Aulas Estratégias Avaliação
Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:
PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 1º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Estudos de Fonética e Fonologia
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA 2 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rogério Santana CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 64h CARGA HORÁRIA SEMANAL:
AVALIAÇÃO Testes escritos e seminários.
CARGA HORÁRIA: 60 horas-aula Nº de Créditos: 04 (quatro) PERÍODO: 91.1 a 99.1 EMENTA: Visão panorâmica das literaturas produzidas em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São
1. Fernando Pessoa. Oralidade. Leitura
1. Fernando Pessoa Oralidade Exposição sobre um tema. Tema musical. Rubrica radiofónica. Texto de opinião. Anúncio publicitário. Documentário. Debate 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros.
PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PERÍODO 83.1 / 87.2 EMENTA: Os gêneros literários: divisão e evolução. Caracterização segundo critérios intrínsecos e / ou extrínsecos. A teoria clássica e as teorias modernas
ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL
ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2015 / 2016 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO A MÉDIO E A LONGO PRAZO - PORTUGUÊS - 10º ANO MANUAL: SENTIDOS, ASA Período Domínios / Tópicos de Conteúdo Metas Curriculares
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Planificação Anual da Disciplina de Português 10º ano Cursos Profissionais Ano Letivo de 2016/2017 Manual adotado: não há manual adotado Domínios e Objetivos Sequências/Conteúdos
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Disciplina: Literatura Brasileira: Literatura de formação ao Romantismo Carga Horária: 50h presenciais Semestre Letivo / Turno: 4º semestre
FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO
FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Disciplina: Literatura Brasileira III Carga Horária: 50h Semestre Letivo / Turno: 5º semestre Professora: Jucimeire Ramos
6. PLANOS DE DISCIPLINAS
6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO
Curso: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Disciplina: Teoria da Literatura II FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Semestre Letivo/Turno: 2º Semestre Professores: Adriana Silene Vieira, Fernando Andrade,
INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO SERVIÇO ESCOLAR
DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 5º ANO TEMAS / CONTEÚDOS Aulas Previstas (*) Unidade 1 Textos narrativos 1 No tempo em que os animais falavam fábulas e outros
PORTUGUÊS ANO: 9º ANO LETIVO
ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 9º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ü Ler e interpretar
MÓDULO N.º 1 POESIA TROVADORESCA FERNÃO LOPES
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RESTAURANTE / BAR PLANIFICAÇÃO MODULAR DISCIPLINA: PORTUGUÊS 10º9 CONTEÚDOS OBJETIVOS HORAS / TEMPOS AVALIAÇÃO MÓDULO N.º 1 POESIA TROVADORESCA FERNÃO LOPES - Cantigas
INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO LITERATURA PORTUGUESA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO LITERATURA PORTUGUESA INTRODUÇÃO O papel da literatura é determinante na formação dos alunos, na vertente da experiência
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h DOCENTE RESPONSÁVEL: GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES
PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA II PRÉ-REQUISITO: LITERATURA PORTUGUESA I UNIDADE CURRICULAR:
Ensino Técnico Integrado ao Médio
Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Mairiporã Etec: Mairiporã Código: 27 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de
ENSINO BÁSICO METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO AULAS PREVISTAS PERÍODO LETIVO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 9.º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
A disciplina de Língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver nos alunos um conjunto de capacidades ao nível da
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 9º ANO A Ano Letivo: 202/203 Introdução / Metas Consigna-se no Despacho n.º 530/202, de 8 de abril de 202, que o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares
Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019
Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Português Ano: 10.º Curso: Básico Científico-Humanístico X Profissional Planificação Período Sequências/Temas/Módulos
Planificação Anual. Disciplina de Português
Planificação Anual Disciplina de Português N.º e nome Módulo Horas Tempos (45 ) Conteúdos de cada módulo 1. Poesia trovadoresca - Contextualização histórico-literária - Espaços medievais, protagonistas
WWW.OZIRIS.PRO.BR [email protected] LITERATURA PORTUGUESA I Docente responsável: Prof. Dr. Ozíris Borges Filho FORMAÇÃO TEÓRICA: Trovadorismo; Humanismo; Renascimento; Barroco; Arcadismo; Romantismo;
Trovadorismo Trovadorismo
Trovadorismo Trovadorismo O Trovadorismo é a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Seu surgimento ocorre no mesmo período em que Portugal começa a despontar como nação independente, no
Carga Horária: 50 horas Período: 1º semestre de 2017
FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 5º semestre Disciplina: Literatura Brasileira: Modernismo à Contemporaneidade Professora: Ms. Jucimeire
Metodologia(s)/Estratégias. Trabalho individual ou de grupo; Diálogo com os alunos;
PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO:LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Todos os cursos ANO:12.º - ANO LETIVO: 2018/2019 MANUAL: Outras Expressões
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Resolução do teste diagnóstico
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL Ensino Secundário Profissional DISCIPLINA: Português ANO: 12º ANO LETIVO 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS
Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE
Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE OBS: Disciplinas de Grego e Latim migraram para o Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas DEPAC a partir
Competências/ Objectivos Conteúdos Estrutura Cotações
Duração da Prova: 90 minutos + 30 minutos de tolerância Modalidade: Escrita Leitura. detectar linhas temáticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto;. processar a informação
Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO
EIXO TECNOLÓGICO: INFRAESTRUTURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES FORMA/GRAU: ( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:
Os Docentes: Luís Magalhães, Adélia Silvestre, Anabela Campos e Patrícia Lima PLANIFICAÇÃO ANUAL 10.º ANO DE ESCOLARIDADE OBJETIVOS GERAIS
A planificação que se apresenta é uma adaptação da que acompanha o manual O Caminho das Palavras. Servirá de matriz a todos os professores que estão a leccionar o 10º, sendo adaptada e reajustada de acordo
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 - ESTREMOZ Competências Gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA 2018-2019 - 10º Ano COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Leitura / Oralidade Seguir
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: PORTUGUÊS 12º Ano 2017-2018 Professoras: Maria de Fátima Anjinho Correia Tavares Crujo Maria Filomena Franco de Matos
DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série
DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2016/2017
AGRUPAM ENTO DE ESCOL AS ANSEL M O DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 10º ano 2016/2017 Domínios de referência Metas Curriculares:
PLANO DE CURSO. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano:
PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago e-mail: CH Teórica: 80h CH
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2015/2016
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 10º ano 2015/2016 Domínios de referência Metas Curriculares:
Conteúdos Objectivos/Competências a desenvolver Tempo* Estratégias Recursos Avaliação
Conteúdos Objectivos/Competências a desenvolver Tempo* Estratégias Recursos Avaliação Apresentação: Turma e professor Programa Critérios de avaliação Conhecer os elementos que constituem a turma, criando
Ensino Técnico Integrado ao Médio
Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/12 Etec Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: SANTANA
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 - ESTREMOZ Competências Gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA 2016-2017 - 10º Ano COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Leitura / Oralidade Seguir
c A/ HISTORIA E ANTOLOGIA DA LITE RAT U RA PORTUGUESA j O S c c u o ÍVI VOLUME II o Tomo I SERVIÇO DE BIBLIOTECAS E APOIO À LEITURA
c A/537808 HISTORIA E ANTOLOGIA DA LITE RAT U RA PORTUGUESA j O S c c u o ÍVI VOLUME II o Tomo I SERVIÇO DE BIBLIOTECAS E APOIO À LEITURA índice Volume II - Tomo I S é c u l o s X V I. n. 10 CANCIONEIRO
Módulo 8 Fernando Pessoa, Mensagem / Poetas contemporâneos
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CLÁSSICAS E ROMÂNICAS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 CURSO PROFISSIONAL GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS - PORTUGUÊS - 12.º Módulo 8 Fernando Pessoa, Mensagem / Poetas contemporâneos
OBJETIVOS. C onteúdo P rogramático I FONÉTICA E FONOLOGIA: ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS
PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Curso: Etim Controle Ambiental Carga Horária Anual: 64 horas-aula Docente Responsável: Carmelo José da
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,
ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL
Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL ESCOLA: Secundária Dr.Solano de Abreu DISCIPLINA: Português ANO: 12º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. I BIMESTRE 1. O Texto
59 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR : Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série/Período: 2º Ano
Aprendizagens Essenciais Disciplina de Português 10.º Ano 2018/19 DESCRITORES DO PERFIL Domínios / AE: Conhecimentos, capacidades e atitudes
1.º Período (Número de aulas previstas: +/- 50) Unidades / Textos Unidade 1 O português: génese, variação e mudança Principais etapas da formação e evolução do português: a) Do latim ao galegoportuguês:
Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Gerais Específicos
Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 3º ano Carga Horária: 80 h/a 67 h/r Docente: Rosa Lúcia Vieira Souza
SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS, COM HABILITAÇAO EM LÍNGUA PORTUGUESA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA I PRÉ-REQUISITO: TEORIA LITERÁRIA I UNIDADE CURRICULAR:
LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE
LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE Série Área de Conhecimento 1-LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE Linguagens e códigos e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 147h 160 aulas
1º ano LINGUAGEM E INTERAÇÃO
A escrita com instrumento de interação social Opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal Unidade 4 - capítulo 12, 13 e 14 Palavras: emprego e valor semânticodiscursivo;
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Professores: 2º SEMESTRE / 2014
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em Letras Língua ESpanhola Componente Curricular: Teoria da Literatura II Carga Horária: 50h Semestre/ Módulo: 2º semestre Professores: Período: 2º
IDADE MÉDIA POESIA TROVADORESCA CONTEXTUALIZAÇÃO
IDADE MÉDIA Espaço de tempo compreendido entre a queda do Império Romano no Ocidente, no século V, e a queda do Império Romano no Oriente, no século XV. Apesar de bastante longo, trata-se de um período
ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL
Escola Secundária Dr. Solano de Abreu Abrantes ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 12º ANO LETIVO 2012/2013 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS
Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:
PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 2º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Aspectos morfológicos e
5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)
ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS
1. EMENTA Visão diacrônica das correntes estéticas da Literatura Portuguesa do período medieval ao final do séc. XIX. Abordagem crítica dos seguintes movimentos: Trovadorismo, Humanismo, Renascimento,
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA II NOME DO CURSO: PEDAGOGIA
1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 2º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA II NOME DO CURSO: PEDAGOGIA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 2. EMENTA Leitura do mundo e leitura de
6 Referências bibliográficas
6 Referências bibliográficas ABDALA JR., Benjamin. Literatura, história e política. São Paulo: Ática, 1989. ALMEIDA, António Ramos de. A arte e a vida. Porto: Latina Editora, 1945. CÉSAR, Maria Cecília
FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE
PLANO DE CURSO FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Letras com Habilitação em Português e Inglês Disciplina: Práticas Interdisciplinares IV Professor: Joranaide
Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Geral Específicos
Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 1º ano Carga Horária: 160 h/a 133 h/r Docente: Anna Giovanna Rocha Bezerra
2 Em que data começou o Trovadorismo em Portugal, e que fato marcou essa data?
Escola de Educação Básica Hemes Fontes Petrolândia - SC Professor: Ricardo Luís Mees Data: 07/06/2019 Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura 1ª SÉRIE I Aluno (a): LITERATURA - TROVADORISMO Responda
1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64)
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 12º ANO 1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) Oralidade O11 Compreensão do oral Unidade S/N (Conclusão da planificação do 11º Ano) Cânticos
COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia PLANO DE CURSO
COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2013.1 Professor:
DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA E CONTEÚDOS
Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 9 º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERIODO DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA E CONTEÚDOS Poema declamado/musicado (escuta ativa) Crónica/rubrica radiofónica
Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra
Classicismo Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Contexto O século XV traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, relegando para segundo plano o deus todopoderoso do período medieval.
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso:Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Disciplina: Literaturas Étnicas em Língua Professores: José Wildzeiss Neto / Ana Lúcia
FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE
PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Leitura e Produção Textual Professor: Wilma Cléa Ferreira e-mail: [email protected] Código: Carga Horária: 60 H Créditos:
Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01
C U R S O D E E N G E N H A R I A D A C O M P U TA Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.400 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Código: ENG110 Pré-requisito:----------
